Adoção animal

Gato sem pelo: saiba tudo sobre a raça Sphynx

Publicado - 05 Janeiro 2024 - 11h20

Atualizado - 17 Maio 2024 - 21h13

Caso você seja uma pessoa que pensa em gato e vem a imagem de um animalzinho fofinho e cheio de pelos, o Sphynx não vai corresponder às suas expectativas. O Sphynx é uma raça muito peculiar e inconfundível! A principal característica física dele é não ter pelos, apenas uma leve penugem em cima da pele. O rosto fino e as orelhas pontudas também são típicos do “gato sem pelo”, como também é chamado.

Mas, se a aparência física pode ser um tanto quanto diferente, a personalidade do Sphynx pode te surpreender. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o Sphynx: preço, cuidados, comportamento e curiosidades. Dá só uma olhada!

Raio-x do gato Sphynx

  • Origem: Canadá
  • Pelagem: sem pelos
  • Cores: todas as cores são aceitas
  • Personalidade: apegado, carinhoso, sociável, inteligente e brincalhão
  • Nível de energia: moderado
  • Expectativa de vida: 14 anos

Qual é a origem do gato sem pelo?

O Sphynx é um gato pelado que surgiu pela primeira vez no Canadá, em 1966, quando uma gatinha deu luz à vários filhotes sem pelos. Nesse momento, surgiram várias especulações sobre a saúde dos animais, acreditando que eles estavam doentes por não terem pelos. No entanto, uma segunda ninhada confirmou que essa característica peculiar não era indício de nenhum problema de saúde, e sim uma mutação genética. 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em seguida, foram feitos vários testes de cruzamentos com o objetivo de fixar esse traço nos pets, mas que não foram bem sucedidos. Somente em 1975 é que a criação do gato Sphynx, de fato, começou a partir do cruzamento entre dois animais pelados. Em 1988, a raça foi oficialmente reconhecida pela organização americana Cat Fanciers Association.

Vale destacar que existem alguns rumores quando o assunto é a origem do Sphynx. Há quem acredite que o gato sem pelos já está entre nós há séculos e pertencia ao povo asteca, mas não há nenhum registro que comprove isso.  

Conheça as principais características físicas do Sphynx, o gato pelado

Com uma pele macia e que fica completamente exposta, o Sphynx é conhecido por ser um gato sem pelo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ele não é totalmente "pelado": na verdade, esses animais possuem uma fina camada de penugem por toda a extensão do seu corpo, que é imperceptível para quem olha de longe. Esses pequenos pelinhos costumam se concentrar em maior quantidade próximo as orelhas, rabo e barriga do gato Sphynx.

Já as cores do gato são um aspecto bem diversificado. É possível encontrar o Sphynx preto, Sphynx cinza, Sphynx branco, Sphynx creme, Sphynx vermelho e vários outros tons. Tudo vai depender da pigmentação da pele do animal. Ah, e vale destacar que o valor do gato Sphynx costuma variar de acordo com algumas de suas características físicas, e isso inclui a cor da sua pele.

Outro ponto "exótico" do Sphynx é que ele não possui vibrissas. Sim, ele é um gato sem bigodes. Mas não se preocupe: apesar do bigode de gato ser super importante para o equilíbrio e noção espacial felina, o bichano compensa isso com outras habilidades e recursos corporais.

Sphynx: comportamento e temperamento do gato sem pelo

A aparência exótica não interfere em nada na  personalidade do gato sem pelo. Assim como qualquer gato, o Sphynx é muito ativo e adora brincar sozinho, com outros animais e com seus donos. Muito apegados, eles são ideais para quem quer dormir com um gatinho esquentando os pés. Sim, mesmo sendo um gato que não tem pelo, eles são quentinhos! Mas se por um lado essa característica de ser agarradinho com os donos é boa, por outro, eles não gostam de ficar sozinhos. Logo, se você não pode dedicar muito tempo ao Sphynx, gato talvez essa não seja a melhor opção para você.

O gato Sphynx também é muito inteligente, adora se comunicar pelos miados, e pode ser adestrado até mesmo para aprender alguns truques. Adestrar gato, apesar de não ser comum, é algo totalmente possível e que pode fortalecer ainda mais a relação entre o bichano e o tutor. Por isso, além dos típicos brinquedos de gato, uma boa ideia é investir no adestramento do gato sem pelo.

Adriano Leite, de Curitiba, tem uma gatinha dessa raça e conta que ela é mesmo um grude: "A Cookie é apaixonante. Ela adora dormir comigo, dificilmente não dorme agarrada em mim ou embaixo da coberta (sempre encostada nas minhas pernas). E como ela adora carinho! Já chega ronronando e se esfregando. Quando filhote, queria mamar no meu pescoço. Ela gosta muito da minha presença pra brincar com ela também, preferindo brincar comigo do que sozinha".

Foto de gato sem pelo

A alimentação do gato pelado deve ser balanceada e nutritivaGato pelado: quanto custa? Preço varia de acordo com características do petO gato Sphynx preto é um dos mais procurados entre os amantes da raçaO gato pelado não é totalmente pelado: ele tem uma leve camada de pelosO Sphynx é um gato sem pelo divertido, carinhoso e sociávelGato pelado tem um metabolismo mais acelerado

 

5 curiosidades sobre o gato Sphynx

  1. O primeiro nome da raça foi "Moon Cat".
  2. Além do Sphynx, também existem outras raças de gatos sem pelo, como o Don Sphynx e o Peterbald.
  3. Por ser um gato sem pelo, o Sphynx pode ficar bronzeado se pegar sol e está mais suscetível a queimaduras.
  4. Apesar de aparentar serem gélidos, os animais pelados costumam ser muito quentinhos.
  5. O Sphynx já fez aparição em uma série de televisão bem famosa: Friends. No episódio, a personagem Rachel adota um bichano da raça, mas não permanece com ele.

Gato Sphynx filhote: como cuidar e o que esperar do bichano?

Os filhotes de gato são naturalmente fofos, mas você já imaginou quando é um gato sem pelo? A fofura é ainda maior, mesmo que seja algo peculiar. Como qualquer outro gatinho, o Sphynx é super curioso nos primeiros meses de vida e já demonstra ter uma grande inteligência logo no início. Ele é esperto, atento e ama explorar tudo ao redor. Ao mesmo tempo, também é muito apegado com os humanos e ama estar perto dos donos o tempo todo. Para o gato sem pelo, valor da família é enorme!

Para adquirir um gato pelado filhote, não esqueça de saber os cuidados que serão necessários com a sua saúde nos primeiros meses. É importante aplicar todas as vacinas para gatos obrigatórias, assim como o vermífugo. Também é recomendado testar o gatinho para FIV e FeLV, por precaução.

Em questão de preço, Sphynx não é uma das raças mais caras, mas também não é tão barato. Além do mais, lembre-se que antes de levar um gato Sphynx filhote para sua casa, é necessário fazer toda a adaptação do ambiente para recebê-lo do jeito certo. Na lista do enxoval para gato sem pelo filhote, não esqueça de incluir:  tela de proteção em todas as janelas e basculantes, comedouro, bebedouro, caixa de areiaarranhador e outros brinquedos, cama para o gato e caixa de transporte.

 

Cão Sphynx no colo de criança
Gatos da raça Sphynx podem ser um grude com o dono

 

Principais cuidados com a rotina do gato sem pelo

  • Escovação dos pelos: não há necessidade de escovar os pelos, mas você pode utilizar uma luva para retirar a penugem morta.

  • Higiene: a oleosidade da pele do Sphynx é maior do que em outras raças, então o gato sem pelo precisa de banhos periódicos ou higiene feita com lenços umedecidos.
  • Proteção solar: a falta de pelos cobrindo a pele dos Sphynx requer cuidados específicos. O uso de protetor solar para gatos é muito importante.
  • Sensibilidade ao frio e calor: o gato sem pelo é mais sensível ao frio e ao calor. É importante prestar atenção e oferecer uma roupa para gato se aquecer no inverno, além de refrescá-lo no verão.
  • Dentes: é importante escovar os dentes do gato sem pelos pelo menos duas vezes por semana para prevenir contra o tártaro e outros problemas bucais.

  • Orelhas: a higiene dos ouvidos deve ser realizada com produtos específicos para pets pelo menos duas vezes por mês. Isso ajuda a evitar infecções, como a otite.

  • Unhas: acostume o gatinho a cortar as unhas regularmente, pois as garras muito compridas podem incomodá-lo e até machucá-lo. O recomendado é fazer isso sempre que estiverem com tamanho grande.

Sphynx: gato precisa de uma alimentação balanceada

A alimentação da raça de gato sem pelo não tem nenhum mistério. Assim como qualquer outro gato saudável, a ração seca aliada à ração úmida já supre a necessidade de nutrientes. Também é necessário incentivar o consumo de água com o uso de fontes e manter a água sempre fresca e limpa. Além disso, a ração úmida também precisa ser oferecida frequentemente. Ela é uma maneira adicional dos gatos ingerirem líquidos e preservar a saúde dos rins.

Caso o seu gato Sphynx tenha algum problema de saúde, seja filhote ou sênior, é importante buscar orientação com o veterinário responsável. Adequar o tipo ração, quantidade ou suplementar pode ser necessário e essencial para garantir a qualidade de vida do animal.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Sphynx?

As dermatites são mais comuns no Sphynx do que em gatos peludos. Por isso, qualquer machucado ou mudança de textura deve ser analisada pelo veterinário. Além disso, outras condições podem afetá-lo, como a cardiomiopatia hipertrófica, miopatia hereditária, displasia da valva mitral e displasia coxofemoral. Portanto, uma recomendação importante é manter o acompanhamento médico em dia!

Não se esqueça também de aplicar as vacinas de gato nos primeiros meses de vida do pet, e reforçá-las anualmente. A aplicação de vermífugos e remédios antiparasitários deve ser feita regularmente. Vale lembrar que ao adquirir um gato pelado, preço também deve levar em consideração consultas veterinárias e os reforços das vacinas.

Mais foto de gatos pelados

O valor de gato sem pelo não é nada perto da companhia desse gatinhoO Sphynx cinza tem uma aparência elegante e charmosaGato Sphynx, assim como outros felinos, adora tirar uma sonecaO preço do gato sem pelo é de, no mínimo, R$ 3 milGato pelado mesclado com outras cores é uma possibilidadeGato sem pelo filhote é uma fofura

Gato Sphynx: preço costuma ser a partir de R$ 3 mil

Para quem quer um gato pelado, a pergunta que não quer calar é: quanto custa um gato sem pelo? Quando se trata de preço, gato Sphynx pode ser encontrado a partir de R$ 3.000 e, em alguns casos, chega a ultrapassar R$ 5.000, dependendo das características do animal. A cor é um fator que influencia nesse aspecto, mas não o único. O sexo, bem como a linhagem genética, também determinam o valor do gato pelado. Gata sem pelo sempre é mais cara!

Se você quer adquirir um gato de raça com segurança, deve saber onde comprar gato Sphynx no Brasil. Uma dica é conferir as condições do local, limpeza e cuidados com a mãe. Existem muitos gatis que exploram as fêmeas à exaustão para procriar e depois que atingem a maturidade são deixadas de lado. Não se deixe enganar por fotos dos filhotes e pesquise, converse com outros donos. Para ter um gato sem pelo, preço não deve ser o mais importante, e sim saber que ele é bem tratado.

Adriano Leite também dá uma dica para quem está pensando em ter um Sphynx: "Eu me tornei realmente apaixonado por essa raça mas o conselho que dou pra qualquer pessoa que queira ter é que ela lembre que é preciso ter tempo pra eles, pois, como falei, eles adoram fazer as coisas conosco e são bem grudes mesmo".

Ah, e além de saber quanto custa um Sphynx, outra dica é acompanhar grupos nas redes sociais de tutores da raça. Embora seja difícil ver alguém doando um gato Sphynx, adoção sempre é uma possibilidade. Basta ficar de olho e saber onde procurar um animal precisando de um lar!

Perguntas e respostas sobre o gato Sphynx

Qual o preço do Sphynx?

Por não ser uma raça tão comum no Brasil, o gato sem pelo custa a partir de R$ 3 mil e muitas vezes chega a ultrapassar o valor de R$ 5 mil. É necessário procurar um criador confiável. Também é importante ter em mente que o quanto custa um gato pelado pode variar conforme as características do animal, como o sexo. Uma gatinha sem pelo tende a custar mais caro do que um macho.

Qual é a raça do gato que é sem pelo?

O Sphynx é um dos principais exemplos de gatos pelados. Esse gatinho sem pelo tem origem canadense e é relativamente recente, tendo o primeiro exemplar datado de 1966. No entanto, também existem outros gatos sem pelo de outras raças, como o Donskoy, um gatinho russo.

Por que Sphynx não tem pelo?

Uma curiosidade sobre o gato sem pelo: raça Sphynx adquiriu essa característica por causa de uma mutação genética. Ou seja, a falta de pelos foi totalmente espontânea. Por outro lado, isso faz com que a raça tenha um metabolismo mais acelerado.

Tem gato sem pelo?

Existem vários gatos que não têm pelo! O Sphynx, Donskoy, Peterbald, Lykoi, Bambino, Dwelf e Levkoy Ucraniano são exemplos disso. Porém, é importante ter em mente que eles não são totalmente pelados, e carregam uma fina camada de penugem sobre o corpo. Para adquirir um gato pelado, preço varia de acordo com a raça escolhida.

Quanto tempo vive Sphynx?

A expectativa de vida do gato Sphynx varia de acordo com as condições de saúde do animal e cuidados que ele recebe ao longo da vida. No geral, a longevidade do gato pelado é de 8 a 12 anos.

Como é o temperamento do gato Sphynx?

O Sphynx é um gato afetuoso, brincalhão e muito inteligente. Ele vai contra o estereótipo de que os felinos são animais distantes, pois é uma raça muito ligada aos donos e que ama um carinho. Também é um gato agitado e que precisa de estímulos no dia a dia.

Qual é a raça rara de gato?

O Sphynx pode ser considerada uma raça de gato rara e exótica, principalmente por não ser tão comum no Brasil. O que mais chama atenção nele é justamente o fato de ser um gato sem pelos, mas a personalidade da raça também é encantadora. É por isso que o preço do gato Sphynx também costuma ser mais caro.

Quem tem alergia a gato pode ter Sphynx?

Para quem procura gatos hipoalergênicos, o Sphynx pode ser uma boa opção. Isso não acontece necessariamente porque ele é um gato pelado, e sim porque a proteína responsável pela alergia à gatos se espalha com mais facilidade nos fios da pelagem — e, por ser um gato sem pelo, isso ameniza os quadros alérgicos nos humanos. 

Publicado em: 10/09/2019
Atualizado em: 05/01/2024

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

Já ouviu falar no reflexo de Flehmen? O gato respirando de boca aberta pode apenas estar tentando sentir melhor os cheiros

Ver um gato respirando de boca aberta pode ser mais comum do que a gente imagina. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem ...

Gato reage de jeito engraçado aos cheiros que não gosta - e explicação tem a ver com um sentido poderoso da espécie

Você sabia que um cheiro que gato não gosta pode desencadear reações bem inusitadas nos felinos? Isso acontece porque o olfato dos g...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Já ouviu falar no reflexo de Flehmen? O gato respirando de boca aberta pode apenas estar tentando sentir melhor os cheiros

Ver um gato respirando de boca aberta pode ser mais comum do que a gente imagina. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem ...

Ver todas