Cachorro

Bolinhas no corpo do cachorro: o que são? Devo me preocupar?

Publicado - 16 Julho 2021 - 17h10

Atualizado - 13 Maio 2024 - 19h00

As bolinhas no corpo do cachorro tem diferentes causas. Normalmente, o primeiro pensamento que vem à cabeça do tutor é associar os carocinhos a tumores. Mas será que isso é sempre um sinal de alerta? O que significa se as bolinhas vierem acompanhadas de manchas vermelhas no corpo do cachorro? O médico veterinário é sempre a melhor pessoa para identificar o que está acontecendo e recomendar o melhor tratamento, mas um olhar mais atento também pode ajudar a entender e avaliar a situação. Para te auxiliar, explicamos a seguir quais são as principais causas das bolinhas na pele do cachorro e o que fazer nesses casos. 

Bolinhas na pele do cachorro podem aparecer por diferentes motivos

Antes de tudo, é necessário entender que os carocinhos na pele do cachorro nem sempre são sinônimo de problema. Pelo contrário: na maioria das vezes, essas pequenas protuberâncias não são graves e bem fáceis de tratar. Mesmo em casos de tumores - sejam eles benignos ou malignos -, se o tutor detectar as bolinhas na pele do cachorro ainda no início, as chances de um tratamento rápido e eficaz são altas. As principais causas das bolinhas na pele do cachorro são:

Verrugas: nesse caso, os carocinhos na pele do cachorro tem uma aparência enrugada e normalmente é benigno, como o papiloma canino. Ainda assim, vale ficar atento a possíveis sangramentos no local. Se isso acontecer, a remoção da verruga é a melhor alternativa.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cistos apócrinos: essas massinhas rígidas se transformam em bolinhas no corpo do cachorro por causa do bloqueio das glândulas apócrinas. Elas são bem semelhantes a bolhas, são benignas e desaparecem quando são estouradas.

Abscessos: são carocinhos na pele do cachorro que normalmente vêm acompanhados de pus e sangue. Podem ser o resultado de infecções e costumam ser bem incômodos para o pet, principalmente se forem rompidos.

Hematomas: além da aparência arroxeada ou avermelhada, os hematomas também podem formar pequenas bolinhas na pele do cachorro. Tendem a sumir com o tempo.

Histiocitomas: são pequenos carocinhos duros que podem atingir a cabeça, pernas e orelhas do animal durante o primeiro ano de vida, mas que somem logo depois.

Lipomas: nesse caso, as bolinhas na pele do cachorro aparecem por causa do excesso de peso. São nódulos que surgem por causa do acúmulo das células de gordura, resultando em um tumor benigno.

Tumores malignos: aqui é importante prestar muita atenção em bolinhas na pele do cachorro que crescem rapidamente e têm o aspecto de um machucado que não sara. Quando esse tipo de caroço surge, é necessário buscar ajuda o quanto antes.

 

Cãozinho em mesa de consultório médico sendo examinado por veterinário
As bolinhas no corpo do cachorro podem ser benignas ou malignas. Vale consultar um veterinário para investigar.

 

O que fazer ao identificar bolinhas no corpo do cachorro?

Se você encontrou bolinhas na barriga do cachorro ou em qualquer outro lugar do seu corpo, não deixe de consultar um veterinário. Somente um profissional qualificado pode determinar o que está ocorrendo com a saúde do cachorro e às vezes durante uma simples avaliação clínica, o médico já é capaz de identificar o que houve e descartar algumas hipóteses. Ainda assim, alguns exames laboratoriais e complementares podem ser solicitados para que o diagnóstico não tenha erros.

Após descobrir o que causou as bolinhas no corpo do cachorro, o médico veterinário vai definir qual é o tratamento mais adequado para a situação, caso seja necessário. Alguns carocinhos desaparecem com o tempo sem necessidade de terapia, mas no caso de tumores malignos, como o câncer de pele, é importante seguir à risca as recomendações médicas.

Além dos carocinhos, manchas vermelhas na pele do cachorro também precisam de atenção

Não basta procurar apenas por bolinhas no corpo do seu pet. Qualquer mancha vermelha na pele do cachorro também pode ser um sinal de alerta, especialmente se for uma ferida que não cicatriza com o tempo e que evolui para estruturas elevadas, como pequenos caroços. Geralmente quando isso acontece, é sinal de tumor de pele. Ele deve ser removido o quanto antes para evitar que se espalhe e atinja outras partes do corpo do bichinho.

Mas é importante diferenciar essa situação de problemas comuns. Às vezes as manchas vermelhas na pele do cachorro também podem ser decorrentes de uma reação alérgica, infecções fúngicas, infecções bacterianas e sarna sarcóptica ou demodécica.

Redação: Juliana Melo

Gato

Se você fizer isso todos os dias com seu gato, as chances dele desenvolver uma doença gravíssima diminuem

Ter um gatinho exige vários cuidados na rotina. Apostar em uma alimentação de qualidade, oferecer sachê para gatos, escovar os pelos...

Cachorro

Peru e chester permitidos ou não? Veja a lista de alimentos liberados e proibidos pro seu cachorro na ceia de Natal

Saber se o cachorro pode comer alguma coisa da ceia é fundamental para não botar em risco a saúde do seu aumigo em uma noite tão esp...

Cachorro

Essas são as técnicas mais eficientes para eliminar pulga de cachorro do ambiente: pode testar sem medo!

Mesmo minúscula, a pulga de cachorro pode causar um grande problema na vida do tutor e do próprio pet. A coceira excessiva com certe...

Cachorro

Se você fizer isso com seu cachorro todos os dias, as chances dele viver por mais tempo aumentam

A gente sabe que a expectativa de vida do cachorro não é muito longa, mas enquanto estão vivos, muitos tutores fazem de tudo para qu...

Comportamento

Esse é o melhor arranhador para gatos que você pode comprar - e ainda ajuda a preservar seus móveis

Se você é gateiro e não tem um arranhador para gatos em casa, é hora de mudar isso. Para especialistas em felinos, o acessório é ind...

Gato

Se você fizer isso todos os dias com seu gato, as chances dele desenvolver uma doença gravíssima diminuem

Ter um gatinho exige vários cuidados na rotina. Apostar em uma alimentação de qualidade, oferecer sachê para gatos, escovar os pelos...

Comportamento

Gatos de rabo curvado têm "sotaque" e se comunicam de forma diferente, descobrem cientistas

Que os gatos são muito comunicativos provavelmente você já sabia, especialmente se convive com algum. As variações do miado de gato ...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Ver todas