Saúde de cachorro

Bolinhas no corpo do cachorro: o que são? Devo me preocupar?

Publicado - 16 Julho 2021 - 17h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

As bolinhas no corpo do cachorro tem diferentes causas. Normalmente, o primeiro pensamento que vem à cabeça do tutor é associar os carocinhos a tumores. Mas será que isso é sempre um sinal de alerta? O que significa se as bolinhas vierem acompanhadas de manchas vermelhas no corpo do cachorro? O médico veterinário é sempre a melhor pessoa para identificar o que está acontecendo e recomendar o melhor tratamento, mas um olhar mais atento também pode ajudar a entender e avaliar a situação. Para te auxiliar, explicamos a seguir quais são as principais causas das bolinhas na pele do cachorro e o que fazer nesses casos. 

Bolinhas na pele do cachorro podem aparecer por diferentes motivos

Antes de tudo, é necessário entender que os carocinhos na pele do cachorro nem sempre são sinônimo de problema. Pelo contrário: na maioria das vezes, essas pequenas protuberâncias não são graves e bem fáceis de tratar. Mesmo em casos de tumores - sejam eles benignos ou malignos -, se o tutor detectar as bolinhas na pele do cachorro ainda no início, as chances de um tratamento rápido e eficaz são altas. As principais causas das bolinhas na pele do cachorro são:

Verrugas: nesse caso, os carocinhos na pele do cachorro tem uma aparência enrugada e normalmente é benigno, como o papiloma canino. Ainda assim, vale ficar atento a possíveis sangramentos no local. Se isso acontecer, a remoção da verruga é a melhor alternativa.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cistos apócrinos: essas massinhas rígidas se transformam em bolinhas no corpo do cachorro por causa do bloqueio das glândulas apócrinas. Elas são bem semelhantes a bolhas, são benignas e desaparecem quando são estouradas.

Abscessos: são carocinhos na pele do cachorro que normalmente vêm acompanhados de pus e sangue. Podem ser o resultado de infecções e costumam ser bem incômodos para o pet, principalmente se forem rompidos.

Hematomas: além da aparência arroxeada ou avermelhada, os hematomas também podem formar pequenas bolinhas na pele do cachorro. Tendem a sumir com o tempo.

Histiocitomas: são pequenos carocinhos duros que podem atingir a cabeça, pernas e orelhas do animal durante o primeiro ano de vida, mas que somem logo depois.

Lipomas: nesse caso, as bolinhas na pele do cachorro aparecem por causa do excesso de peso. São nódulos que surgem por causa do acúmulo das células de gordura, resultando em um tumor benigno.

Tumores malignos: aqui é importante prestar muita atenção em bolinhas na pele do cachorro que crescem rapidamente e têm o aspecto de um machucado que não sara. Quando esse tipo de caroço surge, é necessário buscar ajuda o quanto antes.


As bolinhas no corpo do cachorro podem ser benignas ou malignas. Vale consultar um veterinário para investigar.
As bolinhas no corpo do cachorro podem ser benignas ou malignas. Vale consultar um veterinário para investigar.

O que fazer ao identificar bolinhas no corpo do cachorro?

Se você encontrou bolinhas na barriga do cachorro ou em qualquer outro lugar do seu corpo, não deixe de consultar um veterinário. Somente um profissional qualificado pode determinar o que está ocorrendo com a saúde do cachorro e às vezes durante uma simples avaliação clínica, o médico já é capaz de identificar o que houve e descartar algumas hipóteses. Ainda assim, alguns exames laboratoriais e complementares podem ser solicitados para que o diagnóstico não tenha erros.

Após descobrir o que causou as bolinhas no corpo do cachorro, o médico veterinário vai definir qual é o tratamento mais adequado para a situação, caso seja necessário. Alguns carocinhos desaparecem com o tempo sem necessidade de terapia, mas no caso de tumores malignos, como o câncer de pele, é importante seguir à risca as recomendações médicas.

Além dos carocinhos, manchas vermelhas na pele do cachorro também precisam de atenção

Não basta procurar apenas por bolinhas no corpo do seu pet. Qualquer mancha vermelha na pele do cachorro também pode ser um sinal de alerta, especialmente se for uma ferida que não cicatriza com o tempo e que evolui para estruturas elevadas, como pequenos caroços. Geralmente quando isso acontece, é sinal de tumor de pele. Ele deve ser removido o quanto antes para evitar que se espalhe e atinja outras partes do corpo do bichinho.

Mas é importante diferenciar essa situação de problemas comuns. Às vezes as manchas vermelhas na pele do cachorro também podem ser decorrentes de uma reação alérgica, infecções fúngicas, infecções bacterianas e sarna sarcóptica ou demodécica.

Redação: Juliana Melo

Cachorro

Esse é o truque recomendado por especialistas para eliminar carrapatos do cachorro rapidinho

Lidar com carrapato de cachorro é mais comum do que se pensa entre os tutores. Porém, não deixa de ser uma dor de cabeça! Além de se...

Comportamento

Sem pestanejar, Husky Siberiano 'troca' família por casal que comia pão de queijo em parque

Passear com cachorro é uma atitude capaz de trazer vários benefícios para os cães, que têm a oportunidade perfeita para socializar e...

Adote um animal

Filhote de Golden Retriever nasce com cor diferente da ninhada e choca internautas

O Golden Retriever é um cachorro conhecido por ter a pelagem dourada, bem lisinha e felpuda. Inclusive, é justamente por isso que es...

Comportamento

6 raças de cachorro que parecem bravas, mas poucos sabem que elas são amáveis e super dóceis

Quando falamos de algumas raças específicas, certas pessoas já assumem que são cachorros bravos. Tem gente que, se encontrar um dess...

Cachorro

Esse é o truque recomendado por especialistas para eliminar carrapatos do cachorro rapidinho

Lidar com carrapato de cachorro é mais comum do que se pensa entre os tutores. Porém, não deixa de ser uma dor de cabeça! Além de se...

Gato

Gato laranja: 6 raças que mais representam o gato mais simpático e 'apocalíptico' que existe

Charmoso, falante, brincalhão e simpático, o gato laranja cativa a todos por onde passa. Esses felinos são conhecidos por serem extr...

Gato

A falta desse cuidado na rotina do seu gatinho pode causar um problema de pele preocupante

Cuidar de gato é pensar em todas as necessidades do animal, principalmente quando o assunto é a saúde do pet. E, acredite, pequenos ...

Comportamento

Sem pestanejar, Husky Siberiano 'troca' família por casal que comia pão de queijo em parque

Passear com cachorro é uma atitude capaz de trazer vários benefícios para os cães, que têm a oportunidade perfeita para socializar e...

Ver todas