close
Cuidados

Quanto tempo vive um gato?

Atualizado · 21 de fevereiro de 2022 · 09h40

Publicado · 23/11/2021 · 18h25

Gato vive quanto tempo? Veja quais cuidados são necessários para manter a qualidade de vida do pet
Gato vive quanto tempo? Veja quais cuidados são necessários para manter a qualidade de vida do pet

Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e se dependesse de nós, eles viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. O gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a eles. Por isso, saber o tempo médio de vida de um gato é uma forma de se preparar para ter a companhia do pet por muitos anos, mas ao mesmo tempo entender que a idade de gato para humano é bem diferente!

Há relatos de gato de 30 anos ou mais, mas aqui estamos falando de recordes mundiais. Na “vida real”, a idade média de um gato costuma ser bem inferior a isso, mas com os cuidados certos é possível garantir que o felino tenha uma boa longevidade. Ao decidir ter um bichano, é importante ter em mente que o tempo de vida dos gatos está muito relacionado com o estilo de vida que ele leva, bem como os cuidados que recebe. Então, qual a idade máxima de um gato e com quantos anos os gatos morrem? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Expectativa de vida dos gatos: como saber quanto tempo vive um gato?

Antes de entrar no tempo médio de vida de um gato, é importante entender como transformar a idade de gato em humano. Isso porque os anos de um felino são bem diferentes dos anos humanos, e é por isso que esses animais envelhecem mais rápido do que nós.

O gato vive no seu primeiro ano de vida o equivalente a 14 anos humanos, já atingindo a maturidade e iniciando a fase adulta e é quando deixa de ser filhote. Isso, inclusive, é refletido em quanto tempo demora para um gato crescer: aos 7 meses, muitos bichanos já atingiram seu porte final. Ao completar dois anos, a idade média de gato passa a ser de 24 anos - ou seja, eles ganham mais 10 anos de vida nesse meio tempo. Já quando a vida de um gato chega em três anos, eles começam a ganhar o equivalente a quatro anos humanos em cada ano que se passa. Isto é, um gato de três anos tem 28 anos; um de quatro anos tem 32 anos e assim por diante.

Depois de entender isso, chega a hora de responder a pergunta: quanto tempo vive um gato? Ainda que alguns bichanos vivam mais e outros menos, no geral a estimativa de vida de um gato é de 16 anos. Então para aqueles que ficam na dúvida de quem vive mais, gato ou cachorro, está respondido: enquanto os cães vivem em média até os 13 anos, os felinos chegam um pouquinho mais longe. Porém, é bom lembrar que essa média de vida de um gato depende de vários fatores. Algumas raças, por exemplo, são mais predispostas à doenças e por isso tem uma redução na expectativa de vida. Gato que tem livre acesso às ruas passa pelo mesmo problema.

Tempo de vida de um gato: qual raça tem a maior expectativa de vida?

Uma das coisas que interfere em quanto tempo os gatos vivem é a predisposição a algumas doenças, que é muito comum em determinadas raças. Dependendo da gravidade da patologia, os felinos não costumam ter uma longevidade alta se comparado com animais saudáveis. Por isso, quando se trata de expectativa de vida, gato menos propenso a esses problemas tende a viver mais. Veja abaixo qual a média de vida de um gato das seguintes raças:

Já a duração de vida de um gato de outras raças, como Ragdoll ou Maine Coon, costuma ser de até 12 anos. Por conta de fatores genéticos, são animais que têm mais chances de desenvolver algum problema de saúde. Se você é fã de vira-latinhas e está se perguntando qual é o tempo de vida de um gato sem raça definida, aqui vai uma boa notícia: esses pets também costumam ter uma longevidade maior do que muito gato de raça! No geral, a média de vida de um gato vira-lata pode chegar a 20 anos.

Ainda assim vale lembrar que o que define por quanto tempo um gato vive é um conjunto de fatores, e não apenas sua raça. Por isso, sempre que pensar em ter um felino, considere a adoção consciente e tenha em mente que a segurança, bem-estar e cuidados com o pet vão depender de você, assim como tempo de vida de gato.

A expectativa de vida do gato é menor para aqueles que têm acesso à rua

O acesso ou não às ruas têm um peso enorme na hora de definir quanto tempo um gato vive. Existem vários motivos que explicam isso. Se por um lado, onde o gato mora é um lugar seguro; na rua os bichanos ficam expostos a várias situações perigosas, como:

  • Atropelamento;
  • Briga com outros animais;
  • Envenenamento, inclusive por consumir alimentos que não são indicados para gatos;
  • Contrair doenças graves;
  • Maus tratos de humanos mal intencionados.

É por isso que quando se trata de um animal de rua, a expectativa de vida de um gato não costuma ser muito alta. Como ficam bem mais vulneráveis, nestes casos a média de vida de um gato diminui para apenas três anos. Também é preciso cuidado com gatos que costumam fugir, oferecendo a eles uma casa segura e sem rotas de fuga.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Gato: tempo de vida está ligado aos cuidados que o pet recebe. As telas de proteção nas janelas são um dos fatores...
    Gato: tempo de vida está ligado aos cuidados que o pet recebe. As telas de proteção nas janelas são um dos fatores...

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Criação indoor aumenta o tempo de vida do gato

    O gato pode superar as estimativas de tempo de vida e viver longos anos se tiver os cuidados certos. Mas como fazer isso? É bem simples, na verdade: a criação indoor é uma das melhores estratégias para garantir que seu amigo esteja acima da vida média de um gato. É uma forma de garantir a segurança do bichano e evitar que ele tenha contato com animais de rua não castrados que possam caçar uma briga com ele ou até transmitir doenças perigosas, como a FIV e a FeLV

    Para aumentar a segurança e prolongar a vida do seu bichinho, o mais recomendado é colocar uma tela de proteção em todas as janelas, varandas e basculantes para impedir que seu pet dê uma passeada pelo bairro. Dessa forma, a duração de vida de um gato com certeza vai muito mais longe do que se ele tivesse acesso às ruas.

    Castração é um cuidado que aumenta a expectativa de vida de gato

    Para saber quanto tempo o gato vive, outro fator que influencia na expectativa de vida felina é se o pet é castrado ou não. Ainda que muitos tutores tenham receio de submeter seu bichano ao procedimento, a castração de gato aumenta consideravelmente o tempo de vida desses animais. Isso porque, além de evitar crias indesejadas e o risco de abandono de filhotes, a cirurgia também previne contra uma série de doenças que interferem até que idade que um gato vive, como o câncer de mama e infecções uterinas no caso das fêmeas; e câncer de próstata no caso dos machos. 

    Não é possível definir exatamente quanto tempo vive um gato com câncer, mas fatores como a idade, tipo e tamanho do tumor, além da rapidez no diagnóstico, devem ser levados em consideração nessas horas. Para não precisar se preocupar com isso, a castração é a melhor solução, prolongando a vida do animal e deixando a vida dele mais saudável. 

    Então agora que você já sabe que essa é uma das formas de “aumentar” quanto tempo vive gato, deve estar se perguntando qual o melhor momento para fazer a operação, certo? Vamos lá: a cirurgia de castração de gato pode ser feita a partir do 6º mês de vida do animal. No caso das fêmeas, não é necessário esperar o primeiro cio, inclusive, muitos veterinários orientam fazer antes. O recomendado pela medicina veterinária é não realizar o procedimento durante o cio por aumentar o risco de complicações na cirurgia. Já os machos podem ser castrados de acordo com a idade do gato e condição de saúde. 

    Vida de gato: como dar qualidade de vida ao seu bichano e prolongar o tempo de vida dele?

    Depois de entender mais ou menos qual expectativa de vida de um gato, é bom recapitular alguns cuidados importantes! O lugar onde gato vive é um fator muito importante, já que os animais de rua ou que tem livre acesso ficam vulneráveis a muitos perigos. No entanto, a qualidade de vida dos gatos depende de vários fatores que precisam estar em harmonia. Alimentação saudável e balanceada, estímulos externos como brincadeiras, castração, segurança física (evitar possíveis acidentes em casa e não permitir o acesso à rua) e manter a caderneta de vacinação em dia são os mais importantes. Não se trata apenas da média de vida: gato precisa disso tudo para viver bem!

    Em caso de doenças ou problemas de saúde, não hesite em buscar ajuda veterinária. Muitas pessoas às vezes recorrem a alternativas caseiras que encontram na internet, mas a automedicação também pode representar um grande perigo para o pet e refletir em quanto tempo vive o gato. É sempre bom lembrar que o veterinário é o profissional mais indicado a orientar, diagnosticar e medicar o seu amiguinho. 

    Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 03/09/2019

    Atualizada em: 23/11/2021

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de

    Próxima matéria

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?
    Histórias reais

    Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?

    O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes mais populares que existem. Ele é considerado o maior gato do mundo, com alguns exemplares medindo mais de 1 metro de comprimento. Mas não é só isso que chama a atenção no gato gigante: raças maiores que o normal podem surpreender com a personalidade cativante e adorável.

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos
    Comportamento

    Quantas horas um gato dorme por dia? Gatos sonham? Saiba tudo sobre o ciclo do sono dos felinos

    Não há nada mais fofo do que ver um gato dormindo. Essa, inclusive, é uma cena bastante comum na vida dos pais de pet, já que os felinos aproveitam boa parte da vida intercalando sonecas. Mas você já parou para pensar quantas horas dorme um gato? Às vezes parece até que esse ciclo dura o dia todo… será que esse é um comportamento normal ou pode ser motivo de preocupação? O que os gatos sonham (se é que ele sonham)? São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas não se preocupe. 

    Quantos anos vive um gato? Descubra como calcular e os cuidados para o seu bichano viver mais
    Cuidados

    Quantos anos vive um gato? Descubra como calcular e os cuidados para o seu bichano viver mais

    Você já se perguntou quanto tempo vive um gato? Na hora de escolher um gato para aumentar a família, é importante lembrar que esses animais têm uma expectativa de vida bem longa. A idade de gato - apesar de brincarem que eles têm sete vidas - é influenciada por alguns fatores. Onde o gato vive, uma rotina saudável e castração são alguns deles. A idade do gato não tem nada a ver com raça ou porte.

    Yorkshire: pequeno no tamanho e gigante na coragem! Como é viver com uma das raças mais famosas no Brasil?
    Pequenos

    Yorkshire: pequeno no tamanho e gigante na coragem! Como é viver com uma das raças mais famosas no Brasil?

    Assim como o Pinscher, o cachorro Yorkshire é um dos maiores queridinhos dos lares brasileiros. Pequeno, brincalhão, esperto e dono de uma fofura incomparável, esse cãozinho consegue conquistar o coração de qualquer pessoa com muita facilidade. E não é para menos, né? Só quem convive com a raça Yorkshire sabe como a companhia desse cachorro é divertida e prazerosa.

    Ver Todas >

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?
    Cuidados dos animais

    Gato com medo de ir ao veterinário: como preparar o pet dias antes da consulta?

    O gato estressado ou com medo de ir ao veterinário é muito comum, principalmente quando o animal não está acostumado a sair de casa ou ficar “preso” na caixinha. Os felinos gostam de se sentir no controle do ambiente e são muito apegados com a rotina, então qualquer pequena mudança - como uma simples ida ao veterinário - pode deixar o gato com medo e irritado. 

    Tudo sobre o cocô de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tudo sobre o cocô de cachorro

    Poucos tutores têm consciência disso, mas é muito importante observar o cocô de cachorro sempre que ele evacua. O aspecto das fezes revela várias coisas sobre a saúde dos nossos amigos de quatro patas, e por isso devemos ter um cuidado especial na hora de retirá-las e jogá-las fora. Existem vários tipos de fezes de cachorro, com coloração e textura distintas, e saber o que cada tipo significa é necessário para saber quando o animal está saudável ou precisa ir ao veterinário.

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro

    De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. 

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!
    Cuidados dos animais

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!

    Entender a anatomia do gato é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu bichinho. O corpo de um felino é repleto de curiosidades e, se pararmos para analisar, muitos questionamentos podem surgir. Uma das características mais marcantes do gato é sua flexibilidade. Como ele consegue, por exemplo, entrar em frestas tão pequenas mesmo tendo um tamanho bem maior? 

    Ver Todas >