Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e se dependesse de nós, eles viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. O gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a eles. Por isso, saber o tempo médio de vida de um gato é uma forma de se preparar para ter a companhia do pet por muitos anos, mas ao mesmo tempo entender que a idade de gato para humano é bem diferente!
Há relatos de gato de 30 anos ou mais, mas aqui estamos falando de recordes mundiais. Na “vida real”, a idade média de um gato costuma ser bem inferior a isso, mas com os cuidados certos é possível garantir que o felino tenha uma boa longevidade. Ao decidir ter um bichano, é importante ter em mente que o tempo de vida dos gatos está muito relacionado com o estilo de vida que ele leva, bem como os cuidados que recebe. Então, qual a idade máxima de um gato e com quantos anos os gatos morrem? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Expectativa de vida dos gatos: como saber quanto tempo vive um gato?
Antes de entrar no tempo médio de vida de um gato, é importante entender como transformar a idade de gato em humano. Isso porque os anos de um felino são bem diferentes dos anos humanos, e é por isso que esses animais envelhecem mais rápido do que nós.
O gato vive no seu primeiro ano de vida o equivalente a 14 anos humanos, já atingindo a maturidade e iniciando a fase adulta e é quando deixa de ser filhote. Isso, inclusive, é refletido em quanto tempo demora para um gato crescer: aos 7 meses, muitos bichanos já atingiram seu porte final. Ao completar dois anos, a idade média de gato passa a ser de 24 anos - ou seja, eles ganham mais 10 anos de vida nesse meio tempo. Já quando a vida de um gato chega em três anos, eles começam a ganhar o equivalente a quatro anos humanos em cada ano que se passa. Isto é, um gato de três anos tem 28 anos; um de quatro anos tem 32 anos e assim por diante.
Depois de entender isso, chega a hora de responder a pergunta: quanto tempo vive um gato? Ainda que alguns bichanos vivam mais e outros menos, no geral a estimativa de vida de um gato é de 16 anos. Então para aqueles que ficam na dúvida de quem vive mais, gato ou cachorro, está respondido: enquanto os cães vivem em média até os 13 anos, os felinos chegam um pouquinho mais longe. Porém, é bom lembrar que essa média de vida de um gato depende de vários fatores. Algumas raças, por exemplo, são mais predispostas à doenças e por isso tem uma redução na expectativa de vida. Gato que tem livre acesso às ruas passa pelo mesmo problema.
Tempo de vida de um gato: qual raça tem a maior expectativa de vida?
Uma das coisas que interfere em quanto tempo os gatos vivem é a predisposição a algumas doenças, que é muito comum em determinadas raças. Dependendo da gravidade da patologia, os felinos não costumam ter uma longevidade alta se comparado com animais saudáveis. Por isso, quando se trata de expectativa de vida, gato menos propenso a esses problemas tende a viver mais. Veja abaixo qual a média de vida de um gato das seguintes raças:
Já a duração de vida de um gato de outras raças, como Ragdoll ou Maine Coon, costuma ser de até 12 anos. Por conta de fatores genéticos, são animais que têm mais chances de desenvolver algum problema de saúde. Se você é fã de vira-latinhas e está se perguntando qual é o tempo de vida de um gato sem raça definida, aqui vai uma boa notícia: esses pets também costumam ter uma longevidade maior do que muito gato de raça! No geral, a média de vida de um gato vira-lata pode chegar a 20 anos.
Ainda assim vale lembrar que o que define por quanto tempo um gato vive é um conjunto de fatores, e não apenas sua raça. Por isso, sempre que pensar em ter um felino, considere a adoção consciente e tenha em mente que a segurança, bem-estar e cuidados com o pet vão depender de você, assim como tempo de vida de gato.
A expectativa de vida do gato é menor para aqueles que têm acesso à rua
O acesso ou não às ruas têm um peso enorme na hora de definir quanto tempo um gato vive. Existem vários motivos que explicam isso. Se por um lado, onde o gato mora é um lugar seguro; na rua os bichanos ficam expostos a várias situações perigosas, como:
- Atropelamento;
- Briga com outros animais;
- Envenenamento, inclusive por consumir alimentos que não são indicados para gatos;
- Contrair doenças graves;
- Maus tratos de humanos mal intencionados.
É por isso que quando se trata de um animal de rua, a expectativa de vida de um gato não costuma ser muito alta. Como ficam bem mais vulneráveis, nestes casos a média de vida de um gato diminui para apenas três anos. Também é preciso cuidado com gatos que costumam fugir, oferecendo a eles uma casa segura e sem rotas de fuga.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Criação indoor aumenta o tempo de vida do gato
O gato pode superar as estimativas de tempo de vida e viver longos anos se tiver os cuidados certos. Mas como fazer isso? É bem simples, na verdade: a criação indoor é uma das melhores estratégias para garantir que seu amigo esteja acima da vida média de um gato. É uma forma de garantir a segurança do bichano e evitar que ele tenha contato com animais de rua não castrados que possam caçar uma briga com ele ou até transmitir doenças perigosas, como a FIV e a FeLV.
Para aumentar a segurança e prolongar a vida do seu bichinho, o mais recomendado é colocar uma tela de proteção em todas as janelas, varandas e basculantes para impedir que seu pet dê uma passeada pelo bairro. Dessa forma, a duração de vida de um gato com certeza vai muito mais longe do que se ele tivesse acesso às ruas.
Castração é um cuidado que aumenta a expectativa de vida de gato
Para saber quanto tempo o gato vive, outro fator que influencia na expectativa de vida felina é se o pet é castrado ou não. Ainda que muitos tutores tenham receio de submeter seu bichano ao procedimento, a castração de gato aumenta consideravelmente o tempo de vida desses animais. Isso porque, além de evitar crias indesejadas e o risco de abandono de filhotes, a cirurgia também previne contra uma série de doenças que interferem até que idade que um gato vive, como o câncer de mama e infecções uterinas no caso das fêmeas; e câncer de próstata no caso dos machos.
Não é possível definir exatamente quanto tempo vive um gato com câncer, mas fatores como a idade, tipo e tamanho do tumor, além da rapidez no diagnóstico, devem ser levados em consideração nessas horas. Para não precisar se preocupar com isso, a castração é a melhor solução, prolongando a vida do animal e deixando a vida dele mais saudável.
Então agora que você já sabe que essa é uma das formas de “aumentar” quanto tempo vive gato, deve estar se perguntando qual o melhor momento para fazer a operação, certo? Vamos lá: a cirurgia de castração de gato pode ser feita a partir do 6º mês de vida do animal. No caso das fêmeas, não é necessário esperar o primeiro cio, inclusive, muitos veterinários orientam fazer antes. O recomendado pela medicina veterinária é não realizar o procedimento durante o cio por aumentar o risco de complicações na cirurgia. Já os machos podem ser castrados de acordo com a idade do gato e condição de saúde.
Vida de gato: como dar qualidade de vida ao seu bichano e prolongar o tempo de vida dele?
Depois de entender mais ou menos qual expectativa de vida de um gato, é bom recapitular alguns cuidados importantes! O lugar onde gato vive é um fator muito importante, já que os animais de rua ou que tem livre acesso ficam vulneráveis a muitos perigos. No entanto, a qualidade de vida dos gatos depende de vários fatores que precisam estar em harmonia. Alimentação saudável e balanceada, estímulos externos como brincadeiras, castração, segurança física (evitar possíveis acidentes em casa e não permitir o acesso à rua) e manter a caderneta de vacinação em dia são os mais importantes. Não se trata apenas da média de vida: gato precisa disso tudo para viver bem!
Em caso de doenças ou problemas de saúde, não hesite em buscar ajuda veterinária. Muitas pessoas às vezes recorrem a alternativas caseiras que encontram na internet, mas a automedicação também pode representar um grande perigo para o pet e refletir em quanto tempo vive o gato. É sempre bom lembrar que o veterinário é o profissional mais indicado a orientar, diagnosticar e medicar o seu amiguinho.
Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo
Publicada originalmente em: 03/09/2019
Atualizada em: 23/11/2021
