Afinal, um gato vive quantos anos? É certo que se dependesse de nós, os bichanos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e quando o assunto é a expectativa de vida, gatos podem surpreender. Assim, pode-se dizer que saber o tempo médio de vida de um gato é uma forma de se preparar para ter a companhia do pet por muitos anos, e ao mesmo tempo entender que a idade de gato para humano é bem diferente.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Há relatos de gato de 30 anos ou mais, mas aqui estamos falando de recordes mundiais. Na “vida real”, a idade média de um gato costuma ser inferior a isso, e pode chegar até os 20 anos. O tempo de vida dos gatos está muito relacionado com o estilo de vida que o animal leva, bem como os cuidados que ele recebe.

Ficou curioso para saber qual a idade máxima de um gato e com quantos anos os gatos morrem? Vem que a gente te conta quanto tempo vive um gato e ainda explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Quanto tempo vive um gato?

Sabe quantos anos vive um gato? Os felinos domésticos podem viver, em média, de 12 a 18 anos — sendo que alguns pode chegar até os 20. Vários fatores influenciam nessa estimativa, como condições de saúde, predisposição à doenças, tipo de criação, cuidados que o animal recebe, entre outros. Portanto, ainda que alguns bichanos vivam mais e outros menos, no geral a estimativa de vida de um gato é de 18 anos.

Vale dizer que, para quem se pergunta quantas vida têm um gato, a resposta é apenas uma. Existe a lenda de que o gato tem 7 vidas, mas isso não passa justamente de uma lenda.

Qual é a idade do gato mais velho do mundo?

Mesmo sabendo quanto tempo dura um gato, alguns animais são fora da curva e tem uma longevidade surpreendente. Em 2022, um gato de 27 anos foi reconhecido pelo Guinness Book como o felino mais velho do mundo. O título muda com frequência e leva em conta apenas os bichanos vivos.

Por outro lado, também existe o título de gato mais velho de todos os tempos, que pertence a gatinha Crème Puff. Ela viveu por 38 anos e três dias, e faleceu em 2005. Esses pets são a prova de que quantos anos um gato vive é algo que pode variar bastante!

Expectativa de vida dos gatos: entenda a média de vida de um gato e como a idade dos felinos é calculada

Para saber o tempo médio de vida de um gato, é importante entender como transformar a idade de gato em humano. Isso porque os anos de um felino são bem diferentes dos anos humanos, de forma que esses animais envelhecem mais rápido do que nós. É por isso que quando falamos do gato, expectativa de vida é inferior a dos humanos.

Quanto é 1 ano de vida de um gato?

O gato vive no seu primeiro ano de vida o equivalente a 14 anos humanos, que é o tempo até quando um gato é filhote. Depois disso ele atinge a maturidade e inicia a fase adulta. Isso, inclusive, é refletido em quanto tempo demora para um gato crescer: aos 7 meses, muitos bichanos já atingiram o porte final.

Ao completar dois anos, a idade média de gato passa a ser de 24 anos — ou seja, eles ganham mais 10 anos de vida nesse meio tempo. Já quando a vida de um gato chega em três anos, eles começam a ganhar o equivalente a quatro anos humanos em cada ano que se passa. Isto é, um gato de três anos tem 28 anos; um de quatro anos tem 32 anos e assim por diante.

Qual a idade de um gato idoso?

São considerados gatos idosos os animais acima de 10 anos de idade, e geriátricos a partir de 14 anos. Geralmente, existem alguns sinais de que seu gatinho está envelhecendo. Os pelos ficam mais branquinhos e opacos, as articulações ficam menos flexíveis e alguns sentidos se tornam menos apurados, como audição, visão e olfato. Ainda assim, vale ressaltar que até quantos anos um gato vive vai depender de uma série de fatores, e não apenas da idade do pet.

Quantos anos vivem os gatos: conheça as fases de vida do animal

Quando o assunto é tempo de vida, gato passa por várias fases até chegar à velhice. Eles iniciam a vida filhotes, passam pela adolescência, vão para a fase adulta e, por fim, se tornam idosos (uma fase que é dividida entre a fase sênior e a geriátrica).

Por isso, se você quer saber qual o tempo de vida de um gato, vale conhecer mais a fundo quanto tempo dura cada uma dessas etapas de vida do seu pet e qual a idade de um gato idoso:

  • Gato recém-nascido: do nascimento até 14 dias


  • Gato filhote: de 14 dias até 1 ano de idade


  • Gato adolescente: de 1 ano até 2 anos


  • Gato adulto: de 2 anos até 7 anos


  • Gato maduro: de 7 anos até 10 anos

  • Gato sênior: de 10 a 14 anos


  • Gato geriátrico: acima de 14 anos

Cuidados com o pet e condições de saúde também interferem em quanto tempo de vida tem um gato

Vale lembrar que, além de saber a resposta de gato vive quanto tempo, o tutor também deve estar preparado para lidar com os cuidados específicos em cada uma dessas fases. Um filhotinho, por exemplo, demanda uma rotina diferente de um gato adulto — e o mesmo vale para o animal idoso. Esses cuidados, inclusive, podem influenciar em quantos anos o gato vive.

Além disso, outra coisa que interfere em quanto tempo os gatos vivem é a predisposição a algumas doenças, que é muito comum em determinadas raças. Dependendo da gravidade da patologia, os felinos não costumam ter uma longevidade alta se comparado com animais saudáveis. Por isso, quando se trata de expectativa de vida, gato menos propenso a esses problemas tende a viver mais.

Tempo de vida de um gato: qual a raça de gato que vive mais?

Então qual a raça de gato que vive mais? Segundo as estimativas de padrão de cada raça, o Siamês, gato Persa, Burmês e Birmanês são os felinos que mais surpreendem quando o assunto é quanto tempo gato vive. Já o Ragdoll, Maine Coon e Abissínio são os gatinhos que vivem menos.

Veja abaixo qual a média de vida de um gato de cada uma dessas raças:

A duração de vida de um gato de raça varia muito. Por conta de fatores genéticos,  alguns animais têm mais chances de desenvolver problemas de saúde e isso impacta diretamente em quantos anos vive gato. Ainda assim vale lembrar que o que define por quanto tempo um gato vive é um conjunto de fatores, e não apenas sua raça. Por isso, sempre que pensar em ter um felino, considere a adoção consciente e tenha em mente que a segurança, bem-estar e cuidados com o pet vão depender de você, assim como tempo de vida de gato.

Quantos anos vive um gato vira-lata?

Se você é fã de vira-latinhas e está se perguntando qual é o tempo de vida de um gato sem raça definida, aqui vai uma boa notícia: esses pets também costumam ter uma longevidade maior do que muito gato de raça! No geral, a média de vida de um gato vira-lata pode chegar a 20 anos.

Quem vive mais: um gato ou um cachorro?

Para aqueles que ficam na dúvida de quem vive mais, gato ou cachorro, está respondido: enquanto os cães vivem em média até os 13 anos, os felinos podem chegar a 20 anos. Porém, é bom lembrar que essa média de vida de um gato depende de vários fatores. Algumas raças, por exemplo, são mais predispostas à doenças e por isso tem uma redução na expectativa de vida. Gato que tem livre acesso às ruas passa pelo mesmo problema.

A expectativa de vida do gato é menor para aqueles que têm acesso à rua

O acesso ou não às ruas têm um peso enorme na hora de definir quanto tempo um gato vive. Existem vários motivos que explicam isso. Se por um lado, onde o gato mora é um lugar seguro; na rua os bichanos ficam expostos a várias situações perigosas, como:

  • Atropelamento;
  • Briga com outros animais;
  • Envenenamento, inclusive por consumir alimentos que não são indicados para gatos;
  • Contração de doenças graves;
  • Maus tratos de humanos mal intencionados.

É por isso que quando se trata de um animal de rua, a expectativa de vida de um gato não costuma ser muito alta. Como ficam bem mais vulneráveis, nestes casos a média de vida de um gato diminui para apenas três anos. Também é preciso cuidado com um gato fujão, oferecendo a ele uma casa segura e sem rotas de fuga. Caso contrário, quantos anos dura um gato pode ser menos do que a média normal.

 

Gato: tempo de vida está ligado aos cuidados que o pet recebe. As telas de proteção nas janelas são um dos fatores...

Cuidar de gato: tempo de vida está ligado aos cuidados que o pet recebe

 

 

Criação indoor aumenta o tempo de vida do gato

O gato pode superar as estimativas de tempo de vida e viver longos anos se tiver os cuidados certos. Mas como fazer isso? É bem simples, na verdade: a criação indoor é uma das melhores estratégias para garantir que seu amigo esteja acima da vida média de um gato. É uma forma de garantir a segurança do bichano e evitar que ele tenha contato com animais de rua não castrados que possam caçar uma briga com ele ou até transmitir doenças perigosas, como a FIV e a FeLV

Para aumentar a segurança e prolongar a vida do seu bichinho, o mais recomendado é colocar uma tela de proteção em todas as janelas, varandas e basculantes para impedir fugas. Dessa forma, a duração de vida de um gato com certeza vai muito mais longe.

Castração é outro cuidado que aumenta a expectativa de vida de gato

Para saber quanto tempo o gato vive, outro fator que influencia na expectativa de vida felina é se o pet é castrado ou não. Ainda que muitos tutores tenham receio de submeter seu bichano ao procedimento, a castração de gato aumenta consideravelmente quantos anos os gatos vivem. Além de evitar crias indesejadas e o risco de abandono de filhotes, a cirurgia previne contra uma série de doenças que interferem até que idade que um gato vive.

O câncer de mama e infecções uterinas são prevenidos com a castração no caso das fêmeas; e o câncer de próstata no caso dos machos. Não é possível definir exatamente quanto tempo vive um gato com câncer, mas fatores como a idade, tipo e tamanho do tumor, além da rapidez no diagnóstico, devem ser levados em consideração nessas horas. 

Com quantos anos pode castrar o gato?

Então agora que você já sabe que essa é uma das formas de “aumentar” quanto tempo vive gato, deve estar se perguntando qual o melhor momento para fazer a operação, certo? A cirurgia de castração de gato pode ser feita a partir do 6º mês de vida do animal. No caso das fêmeas, não é necessário esperar o primeiro cio, inclusive, muitos veterinários orientam fazer antes. Já os machos podem ser castrados de acordo com a idade do gato e condição de saúde. 

Um ponto importante é que o recomendado pela medicina veterinária é não realizar o procedimento durante o cio por aumentar o risco de complicações na cirurgia. Por isso, vale acatar a dica: se você quer cuidar e viver muitos anos com a companhia do seu gato, tempo de vida dele pode ser prolongado com a castração!

Quantos anos vive um gato castrado?

Um gato castrado muitas vezes têm uma alta expectativa de vida, podendo chegar a 20 anos de idade. Como evita fugas e ajuda a prevenir doenças perigosas, a castração acaba sendo uma grande aliada de quanto tempo vive um gato, aumentando a longevidade dos felinos.

Vida de gato: 6 dicas para prolongar o tempo de vida do seu pet

Depois de entender mais ou menos qual expectativa de vida de um gato, é bom recapitular alguns cuidados importantes! O lugar onde gato vive é um fator muito importante, já que os animais de rua ou que tem livre acesso ficam vulneráveis a muitos perigos. No entanto, a qualidade de vida dos gatos depende de vários fatores que precisam estar em harmonia — e isso pode influenciar na resposta de "gatos vivem quantos anos?".

Veja algumas dicas para seu gato viver mais:

1) Alimentação saudável e balanceada — Escolher uma ração para gatos que seja nutritiva e de boa qualidade é dever de todo tutor. Além do alimento seco, lembre-se que os sachês de gato são aliados tanto da nutrição quanto da hidratação felina, ajudando a evitar problemas renais. Ah, e os petiscos também são bem-vindos (moderadamente), hein?!


2) Estímulos físicos e mentais — As brincadeiras para gatos não devem faltar na rotina do bichano. Isso serve tanto para brinquedos interativos, como diferentes tipos de enriquecimento ambiental. Nichos, prateleiras, arranhadores, redinhas, catnip: tudo isso ajuda a estimular o animal física e mentalmente, o que melhora a qualidade de vida do pet.


3) Castração — Castrar gato é muito além de uma maneira de evitar a gravidez e o abandono. Essa também é uma forma de cuidar da saúde do animal, uma vez que a cirurgia de esterilização é capaz de prevenir doenças e tumores nos felinos. Além disso, evita as "escapadas" de casa para procriar.


4) Segurança física — Para aumentar a longevidade dos bichanos, é necessário garantir a segurança e integridade física deles. Por isso, além de evitar possíveis acidentes em casa, um cuidado importantíssimo é não permitir o acesso à rua. Para aderir à criação indoor, não esqueça de colocar telas de proteção em toda a casa.


5) Vacinas em dia — A vacina de gato deve ser dada logo nos primeiros meses de vida, e precisa ser reforçada anualmente. Não pode atrasar a vacinação, ou isso deixa o animal exposto à uma série de doenças. Também é bom lembrar dos vermífugos e da administração de remédios antiparasitários (especialmente se ele convive com outros pets).


6) Check-ups médicos — Em caso de doenças ou problemas de saúde, não hesite em buscar ajuda veterinária. Muitas pessoas às vezes recorrem a alternativas caseiras que encontram na internet, mas a automedicação também pode representar um grande perigo para o pet e refletir em quanto tempo vive o gato. É sempre bom lembrar que o veterinário é o profissional mais indicado a orientar, diagnosticar e medicar o seu pet. 

Não se trata apenas da média de vida: gato precisa disso tudo para viver bem! Seguindo essas dicas, você não precisa se questionar sobre gato vive até quantos anos, pois você saberá que ele está sendo bem tratado e cuidado durante todo o tempo. Com quantos anos o gato morre varia, mas se você fizer a sua parte e der todo o suporte que o pet precisa, tudo fica mais fácil.

Publicado originalmente em: 03/09/2019

Atualizado em: 11/01/2024