Filhote de gato

Até quando um gato é filhote? Aprenda a reconhecer os traços que indicam a transição para a fase adulta

Publicado - 12 Julho 2021 - 18h26

Atualizado - 13 Maio 2024 - 18h45

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Saber diferenciar as fases da vida de um felino pode ser complicado. A transição entre o gato filhote e o gato adulto é bem sutil. Como sua contagem de anos é diferente da contagem humana, muitos tutores se confundem ao calcular quantos anos seu bichinho tem. Saber com que idade o gato se torna adulto é fundamental. A mudança de fase indica que o animal está mais desenvolvido e precisa de mudanças na alimentação - no caso, fazer a transição para a ração para gato adulto - e na rotina do pet. Para ajudar a saber até quando um gato é filhote, o Patas da Casa mostra alguns traços que um bichano que já passou ou está passando por essa transição pode apresentar.

Até quando um gato é filhote? A definição é bem diferente da contagem humana

Um gato passa pela infância, vira adulto e então se torna idoso. Mas afinal, até quando um gato é filhote? O felino faz parte dessa classificação até os 12 meses de vida. Assim que completa 1 ano, já é considerado um gato adulto. A fase vai até os 8 anos, quando o animal vira idoso. Mesmo que 1 ano pareça pouca coisa para ser considerado adulto, lembre-se que a contagem dos anos de um felino é diferente. Se formos comparar com a contagem humana, cada ano de vida de um gato equivale a 14 anos humanos.

Até quantos anos o gato cresce? O tamanho que o animal alcança depende do porte da raça

O filhote de gato é tão pequenininho que a gente nem imagina que vai chegar a um tamanho de gato adulto. Mas esse pensamento some logo porque em 6 meses o animal já costuma estar bem grande. Saber até quantos meses o gato cresce (ou até quantos anos o gato cresce) depende do tamanho da raça. Bichanos de pequeno porte costumam parar de crescer antes de completar 1 ano. Já as raças de porte grande podem levar mais alguns anos para atingir o tamanho máximo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Gatinho filhote comendo em pote branco
O filhote de gato passa por algumas mudanças de comportamento quando entra na fase adulta

Gato adulto castrado X gato adulto não castrado: a esterilização faz a transição ser diferente

As mudanças que indicam a transição de um gato filhote para um gato adulto variam de acordo com a castração do gato. O procedimento - que pode ser feito a partir dos 6 meses - impede que o animal reproduza e previne contra doenças. Além disso, ocorrem mudanças de temperamento. A castração inibe o desejo sexual do bichano.

Um gato adulto não castrado tem um comportamento de defesa e marcação de território. Ele também apresenta muitas tentativas de fuga em busca de parceiros e brigas com outros gatos. Já o gato adulto castrado é bem mais tranquilo. Ele não tem esses comportamentos típicos de reprodução e seus níveis de estresse e ansiedade são reduzidos. Por isso, os traços que indicam a transição de um filhote de gato para a fase adulta podem variar de acordo com a data do procedimento.

O filhote de gato brinca o dia inteiro, mas na fase adulta a frequência diminui

O gato filhote costuma brincar muito e está sempre procurando algum entretenimento. Até os 7 meses de vida, é provável que o animal passe a maior parte do dia brincando. Com o tempo, essa hiperatividade diminui. Ao completar um ano de idade, a frequência de brincadeiras costuma reduzir. O gato adulto continua se divertindo e brincando por muito tempo - afinal, não é porque o gato cresceu que não gosta mais de diversão. Muitos continuam apaixonados por brincadeiras até quando são idosos, mas no geral o filhote de gato costuma ter um ritmo maior de brincadeiras do que o gato adulto. 

O gato adulto começa a ter um nível de energia menor do que tinha na fase de filhote. Isso não significa que não tem vontade de sair ao ar livre, passear e fazer exercícios. Só quer dizer que preferem ficar quietinhos e calmos. Com o menor nível de energia, porém, é comum que nessa fase o animal tenha mais chances de desenvolver a obesidade felina. Por isso, não deixe que seu pet se torne sedentário: as brincadeiras devem fazer parte da rotina.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?