A pelagem de cachorro é algo que sempre chama muita atenção. Mas você sabia que existem diferentes tipos de pelagem e cada uma delas tem características específicas que valorizam a aparência do seu amigo de quatro patas? Além do comprimento, a textura dos pelos dos cães também é algo que pode variar muito de acordo com cada raça. Pensando nisso, o Patas da Casa decidiu preparar um pequeno guia sobre os diferentes tipos de pelo de cachorro. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tipos de pelagem de cachorro de acordo com o comprimento

O primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de classificar os tipos de pelagem de cachorro é em relação ao tamanho dos pelos do seu doguinho:

• Pelo de cachorro curto: nesse caso, os cães têm pelos bem rentes ao corpo, com uma altura que pode variar de 1 a 4 centímetros. Normalmente, não são necessários muitos cuidados no cotidiano, de forma que uma escovação semanal é suficiente para manter os pelos saudáveis. Exemplos de raças de cachorro que possuem esse tipo de pelagem são o Boxer e o Pitbull.

• Pelo de cachorro longo: os cachorros têm pelos mais compridos. São raças que demandam mais atenção e cuidados especiais com a pelagem, principalmente porque os pelos costumam cair de forma contínua durante o ano. Algumas raças que podemos destacar aqui são o Yorkshire Terrier e o Golden Retriever.

 

Tipos de pelagem de cachorro: o Shih Tzu tem pelos longos lisos Já o Bulldog Francês tem a pelagem de cachorro curta e lisa A pelagem do cachorro Golden Retriever é longa e mais ondulada O Poodle tem um tipo de pelagem mais encaracolado Os tipos de pelagem em cachorro da raça Dachshund podem variar, mas o pelo duro é o mais comum O Husky Siberiano tem pelagem dupla

 

As diferentes texturas da pelagem de cachorro

 

• Pelo de cachorro liso: não é difícil de reconhecer essa textura, porque os pelos são bem lisos, sedosos e brilhantes. Algumas raças com esse tipo de pelagem são o  Shih Tzu e o Lhasa Apso, cães de pelo longo liso. Também existem cães de pelo curto liso, como o Bulldog Francês e o Doberman.

• Pelo de cachorro ondulado: os cães apresentam ondulações em todo o comprimento dos pelos. Raças de cachorro que podem servir de exemplo são o Cocker Spaniel Americano e o Setter Gordon, além do Golden Retriever. 

• Pelo de cachorro encaracolado: são doguinhos com uma pelagem mais crespa e enroladinha, sendo também muito fácil de identificar. O Poodle e o Bichon Frisé, por exemplo, são um ótimo exemplo desse tipo de pelagem.

• Pelo de cachorro duro: normalmente, cães com até 10 cm de comprimento podem ter os pelos assim, que são naturalmente mais ásperos e com uma espessura bem diferente dos outros tipos de pelagem citados. O Dachshund é um cachorro que pode apresentar esse traço, assim como o Schnauzer.

Tipos de pelagem: cachorro também pode ter pelos duplos

Os pelos de cachorro não se resumem somente a curtos e longos, ao contrário do que alguns podem pensar. Existe um outro tipo de pelagem muito comum, que é a dupla. Os cães que apresentam essa variação costumam ter dois tipos de pelo espalhados pelo corpo: um que é mais interno e “escondido”, e outro que é mais externo e aparente. A camada mais externa é mais longa, enquanto a interna tende a ser mais densa e curta. Isso deixa os doguinhos mais protegidos das temperaturas frias, como é o caso das raças Husky Siberiano, Chow Chow e Border Collie.

Redação: Juliana Melo