Não são só os humanos que ficam mais propensos a ficar doentes no inverno. Algumas doenças de cachorro também são mais frequentes e intensas durante a época mais fria do ano. Isso acontece porque as defesas do organismo tendem a cair com as temperaturas mais baixas. Portanto, é importante manter seu cãozinho agasalhado e sempre com as vacinas em dia. Os problemas mais comuns são aquelas que acometem o sistema respiratório, mas cachorros com problemas nas articulações também sofrem. Para ficar preparado, o Patas da Casa separou algumas das doenças de cachorro mais comuns no inverno.

1) Gripe canina é uma das doenças de cachorro para ficar atento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A gripe canina é muito comum no frio e em tempos chuvosos. É uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A. Por ser muito contagiosa, deve-se tomar cuidado, pois basta o cãozinho entrar em contato com o vírus para desenvolver a doença. O contágio pode acontecer por meio do contato com objetos, animais e ambientes infectados. Mesmo com alta taxa de contágio, não costuma colocar a vida do bichinho em risco, mas deve ser tratada logo para não evoluir para a pneumonia em cachorro.

A gripe canina é muito parecida com a gripe nos humanos e seus sintomas são bem similares: tosse que não passa, coriza, falta de apetite, febre, apatia, lacrimação nos olhos e dificuldade de respirar. Enquanto estiver doente, dê bastante água e alimente seu cachorro com nutrientes. O veterinário também pode indicar um remédio que vai ajudar seu cãozinho a melhorar mais rápido. A prevenção é feita por meio de vacinação.

2) Tosse dos canis tem sintomas semelhantes à gripe canina

A Traqueobronquite - conhecida como tosse dos canis - é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno. Atinge o sistema respiratório e seu contágio é muito rápido. A tosse dos canis pode ser provocada por vírus, que costuma ser mais tranquila, ou por bactérias, que têm mais chance de evoluir para um quadro grave de pneumonia se não for tratada logo. A bactéria mais comum que causa a doença é a Bordetella bronchiseptica.

Como diz o próprio nome, o principal sintoma da tosse dos canis é a tosse, que começa simples mas pode se agravar. Além disso, os outros sintomas são muito parecidos com os da gripe canina - por isso, costumam ser confundidas. Assim como no caso da Influenza A, a traqueobronquite deve ser prevenida com a vacina para cachorro, muito importante principalmente se tem mais de um animal em casa, pois quando um fica doente, as chances do outro ficar também são grandes.


As doenças de cachorro mais comuns no frio costumam ser respiratórias ou articulares
As doenças de cachorro mais comuns no frio costumam ser respiratórias ou articulares

3) Cinomose canina está entre as doenças de cachorro mais perigosas

A cinomose canina é uma doença viral altamente transmissível, causada pelo Paramyxovirus. O contágio também é feito pelo contato com animais, objetos e ambientes contaminados. É uma doença multissistêmica, ou seja, pode atingir diversos sistemas do corpo, sendo que um dos principais sintomas é o cachorro com diarreia, já que o sistema digestivo costuma ser um dos primeiros afetados. Também causa vômito e falta de apetite. Quando afeta o sistema respiratório, causa tosse, secreções amareladas, febre e até mesmo pneumonia.  Por fim, pode atingir o sistema nervoso central, com contrações involuntárias - que podem levar a convulsões -, mudança no comportamento e até mesmo paralisia. O principal tratamento é o combate aos sintomas, para impedir a evolução da doença. É possível prevenir a cinomose em cães com as vacinas anuais.  

4) Bronquite canina precisa de atenção especial no inverno

A bronquite canina é uma das doenças de cachorro respiratórias mais comuns e que pode ser agravada em baixas temperaturas. Trata-se de um quadro crônico que causa inflamação nos brônquios, e tem como um dos principais sintomas a tosse frequente, além de dificuldade de respirar. O tratamento é feito por meio de corticoides, que devem ser prescritos pelo veterinário. O cachorro com bronquite precisa de cuidado redobrado no frio, que é quando sua imunidade fica mais baixa. 

5) Doenças de cachorro: osteoartrose atinge os ossos e articulações

Assim como os humanos, os cachorros, principalmente os idosos, sofrem de artrose. A doença se caracteriza pela degeneração da cartilagem que envolve e protege ossos e articulações. Essa perda da força compromete a mobilidade, causando dores articulares. No frio, essas dores se intensificam e, por isso, cães com artrose precisam se proteger ainda mais.

Redação: Maria Luísa Pimenta