Cachorro

Por que os cachorros uivam? Entenda o comportamento e o significado dos uivos!

  Cachorro uivando: o que quer dizer? Saiba o que o uivo do seu cão pode significar!
Cachorro uivando: o que quer dizer? Saiba o que o uivo do seu cão pode significar!

Um cachorro uivando não é algo raro de se ver, né? Muito pelo contrário, é bastante comum encontrar um doguinho uivando por aí! Ter um cão como melhor amigo é muito bom, mas essa alegria toda também pode vir acompanhada de algumas inconveniências, como vários pelos espalhados pela casa e a famigerada sinfonia de uivos. A pergunta que não quer calar é: por que os cachorros uivam tanto? Confira a seguir!

Por que o cachorro uiva: qual é a explicação para esse comportamento?

Ao que tudo indica, os cachorros herdaram esse comportamento dos seus ancestrais. Algumas pesquisas realizadas em lobos apontam que o uivo é uma forma de comunicação na alcateia, assim como o latido é para os cães. Raças de cachorros de caça ou que foram cruzadas com lobos, como husky siberiano e malamute do Alaska, são ainda mais propensas a desenvolver o hábito. Mas, não se engane, outros tipos de cães também podem uivar com bastante frequência!

O instinto de uivar é uma forma que o dog encontra para se comunicar com outros cachorros à distância. Isso porque quando o cão está uivando, a sua potência vocal atinge um timbre bem mais alto. Dessa maneira, ele pode ser ouvido de longe pelos outros cachorros. A prática serve para chamar atenção e localizar outros animais. Resumindo: os cachorros uivam para se comunicar, tanto com outros cães quanto com os humanos.

Cachorro uivando ou latindo? Entenda a diferença

Pode parecer fácil, mas algumas pessoas ainda confundem um latido mais intenso com um suposto uivo. A maior diferença é que, quando o cachorro está uivando, a vocalização atinge um volume bem mais alto e contínuo. É comum que o som passe uma sensação de tristeza ou angústia, que, na maioria das vezes, é só uma impressão mesmo. Afinal, já entendemos que o comportamento é apenas uma forma de se comunicar.

Para entender melhor o hábito que os cachorros têm de uivar, uma boa dica é perceber quais são os gatilhos que levam o seu cão a fazer isso. Ele uiva quando você sai de casa? Quando tem algum outro animal por perto? Observando esses fatores você será capaz de compreender a prática mais facilmente.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
      Cachorros uivam para se comunicar com outros cães e com as pessoas
    Cachorros uivam para se comunicar com outros cães e com as pessoas

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Diferentes significados do uivo: o que um cachorro uivando pode indicar?

    Agora que você já entendeu que os cachorros uivam para se comunicar, resta a dúvida: o que eles querem dizer através do uivo? O que esses sons podem indicar? Confira alguns possíveis significados para o uivo do seu amigo peludo:

    • Presença de uma cadela no cio: quando uma fêmea está no cio, os cachorros machos conseguem sentir o cheiro no ar. Literalmente, ok? Quando isso acontece, é bem comum ouvir não apenas um, mas vários uivos próximos ao local. Isso é nada mais, nada menos que o instinto de reprodução dos cães dando as caras.
    • Alertar outros cachorros: a intenção pode ser alertar os outros animais sobre uma possível presa, proteger os filhotes ou até mesmo uma tentativa de reunir a matilha após a caça.
    • Chamar atenção do dono: o seu cachorro também pode estar querendo te mandar um recado! Se um intruso ou qualquer pessoa estranha para o cão entrar na sua casa, por exemplo, o dog pode usar a habilidade de uivar como uma forma de te avisar sobre a ameaça ao território. Ele também pode estar tentando te pedir alguma coisa, como comida e carinho.
    • Solidão: um cachorro uivando, muitas vezes, pode passar a impressão de sofrimento. Mas, na verdade, esse som pode significar apenas que o seu pet está lutando contra um momento de muito tédio. É bem comum ver cães que ficam sozinhos por muito tempo uivarem para extravasar a frustração ou a angústia de não ter ninguém por perto. Por isso, estimule o seu bichinho física e mentalmente!
    • Ansiedade da separação: sabe quando você sai de casa e consegue ouvir o seu cachorro uivando horrores pelo lado de fora? Então, isso pode significar que o seu cãozinho está sofrendo de ansiedade da separação. Outros sinais associados a essa condição são: lamber excessivamente as patas, parar de comer e destruir objetos pessoais do(a) dono(a).
    • Felicidade e animação: por outro lado, também é possível que os cachorrinhos uivem porque estão felizes demais. Esse sim é o tipo de som que todo tutor quer ouvir, né?!

    Uivo de cachorro: verdade ou mito? Conheça algumas lendas relacionadas ao comportamento canino!

    • Quando o cachorro uiva, quer dizer que alguém vai morrer?

    Não, gente! Esquece essa ideia. Já deu para perceber que o hábito está inteiramente ligado ao instinto do animal. Esse papo de que o uivo de um cachorro é um sinal de mau presságio ou algo do tipo é mais uma lenda da sabedoria popular.

    • O uivo do cachorro tem alguma coisa a ver com a lua?

    Mais uma vez, não. Esse engano acontece, principalmente, por causa da clássica imagem de um lobo uivando em direção a lua. A explicação para isso é bem simples: lobos são animais noturnos, portanto, se comunicam principalmente durante a noite. A posição ou fase da lua não tem influência sobre essa prática! No caso dos cachorros, não é muito diferente. Os cãezinhos têm menos distrações a noite, o que torna o horário ideal para um bate-papo com os amigos, se é que vocês nos entendem.

    Entretanto, vale ressaltar que alguns cachorros podem, sim, desenvolver uma relação esquisita com a lua. Não é impossível que cães tenham medo de objetos como balões, faróis e outras coisas redondas e brilhantes. Então, observe se não é esse o caso do seu pet! Vai que o bichinho criou uma implicância com a lua.

    Cachorro uivando: é possível controlar e reduzir o hábito?

    Embora o comportamento seja natural e até saudável, o barulho pode acabar incomodando os moradores da casa e os vizinhos. Para que o seu cachorro não uive exageradamente, algumas providências podem ser tomadas. Observe sempre a sua rotina e tente entender qual é o principal fator responsável pela prática. Se o dog estiver sentindo falta de atenção, por exemplo, você pode tentar passar mais tempo com ele. Para cada gatilho, existe uma solução diferente! Portanto, atenção e dedicação são o segredo do sucesso.

    Redação: Dóris Marinho

    Como fazer brinquedos para gatos com catnip?

    Próxima matéria

    Como fazer brinquedos para gatos com catnip?

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
    Ração

    Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos

    Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: qual o tempo ideal para gastar a energia do cãozinho?

    Passear com o cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina de um pet. Além de ser uma atividade super propícia para estreitar os laços com o cãozinho com brincadeiras ao ar livre, também é uma forma de incentivá-lo a fazer novos aumigos e gastar toda a energia acumulada. Os passeios são excelentes aliados para manter a saúde física e mental do pet, mas será que você sabe qual é o tempo ideal para passear com cachorro?

    Brincadeiras para fazer com cachorro nos dias chuvosos
    Comportamento animal

    Brincadeiras para fazer com cachorro nos dias chuvosos

    Passear com cachorro é essencial na rotina de qualquer pet. Mas o que fazer nos dias de chuva para suprir essa necessidade? As brincadeiras para cachorro são uma alternativa. Além de gastar a energia e estreitar o relacionamento com o tutor, as brincadeiras servem também como distração para os cães que têm medo de chuva e trovão. É possível usar brinquedos, petiscos e até mesmo os móveis da casa: com um toque de criatividade, você vai conseguir cansar o seu doguinho sem precisar sair na rua nos dias de chuva. 

    Gato triste e com saudade de outro gato: veja como ajudar o seu bichano a lidar com separações
    Comportamento animal

    Gato triste e com saudade de outro gato: veja como ajudar o seu bichano a lidar com separações

    Poucas pessoas sabem, mas os gatos sentem saudades e têm diferentes formas de demonstrar isso. Uma situação em que o sentimento pode ser claramente observado é quando dois gatos vivem juntos - mesmo que não sejam irmãos ou mãe e filho -, mas em um determinado momento eles precisam se separar, seja por conta de uma mudança de casa ou porque um deles faleceu.

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?
    Comportamento animal

    Brinquedos de nylon para cachorro são seguros para todas as idades e portes?

    Os brinquedos para cachorro são importantes em todas as fases de vida de um bichinho de estimação. Eles servem para divertir, distrair e até mesmo gastar a energia de um cãozinho. Além das conhecidas bolinhas, existem vários outros tipos de acessórios para a diversão do pet. Os brinquedos de nylon para cachorro podem ser encontrados em diferentes modelos e formatos e são muito indicados, principalmente, para cães que adoram roer tudo. 

    Ver Todas >