Comportamento animal

Pode "fazer festa" para o cachorro quando chega em casa ou não?

Publicado - 16 Novembro 2023 - 15h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Renata Bloomfield / Médica Veterinária Etologista Clínica

CRMV: 12084-RJ

Formada em Medicina veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) Pós-graduando em Etologia Clínica pela Qualittas.

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É impossível não encontrar um cachorro feliz e muito empolgado quando o tutor retorna para casa e o cumprimenta com a famosa “festinha”, né? Porém, provavelmente você já deve ter escutado de pessoas e especialistas que esse tipo de interação entre cachorro e tutor não é nada recomendado para o bem-estar animal.

Por que não pode fazer festa quando chega em casa com cachorro? Será que essa atitude pode mesmo fazer mal para o pet? Para desvendar esse mistério e explicar um pouco sobre a interação entre cachorro e dono ao chegar em casa, conversamos com a veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Confira! 

Cachorro e dono: como funciona a relação entre eles? 

Para responder por que o cachorro fica feliz quando o dono chega, é preciso compreender como funciona a estrutura social de animais dessa espécie. Para isso, você precisa entender o que é matilha de cães. A matilha de cães nada mais é do que um grupo de cãezinhos que vivem juntos, e, nesse grupo, o cachorro alfa é considerado o líder. Com a domesticação dos peludos, a matilha do cachorro virou a própria família que convive com o bichinho, e é super verdade que o cachorro escolhe o dono para ser o líder do grupo. 

Imagem Quiz:Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por que o cachorro fica feliz quando o dono chega?  

Como os peludos vivem em matilha, eles estão sempre em busca da companhia do seu grupo e da pessoa que consideram como líder. Por essa razão, os peludos ficam super felizes quando você - ou pessoas que eles gostam - chegam em casa após um longo dia de trabalho. Inclusive, você sabia que essa é uma das maneiras de como o cachorro demonstra que gosta do dono? Pois é verdade!

Por que não pode fazer festa quando chega em casa com cachorro?

Quer saber se pode fazer “festinha” para o cão após chegar em casa? De acordo com a comportamentalista Renata Bloomfield, essa é uma decisão que vai depender de você, do que você quer para o seu cão e como você quer ser recebido em casa por ele: “Existem cães que são mais efusivos e cães que são mais calmos, então se você fizer uma festa para esse cão calmo, não vai ter problema nenhum. Agora se você tem um cachorro ansioso, que é muito emocionado, você tem que se lembrar que está ensinando ele a te receber em casa, então ele vai te receber com festa toda vez que você chegar. É tudo questão de ensinar, não tem um pode ou não pode, tem o que você quer e como você quer ser recebido pelo seu cachorro quando você chega.”

Renata ainda ressalta que os peludos podem ficar tristes se não forem recebidos com carinho pelo tutor, afinal, ninguém gosta de ser ignorado, né? Vale lembrar que o cachorro sabe quando o dono está chegando devido ao seu poderoso olfato canino e memória olfativa. Por isso, é normal que o peludo fique um pouco mais  animado quando sente sua proximidade. 

Cachorro feliz: quais são os prós e contras de fazer festa para o doguinho?

Com certeza o ponto positivo de fazer festinha para o animal é deixar o cachorro feliz e abanando o rabo. Ao cumprimentar o bichano, ele vai entender que esse é um momento de interação entre vocês e vai ficar feliz por receber um carinho. A parte ruim, segundo Renata, é machucar acidentalmente o tutor ou alguma visita com toda empolgação. 

“Quando você tem um cachorro muito ansioso, a parte ruim de fazer festinha para ele é machucar alguém. Quando você chega em casa com compras ou com visita, ele vem pulando em cima de você naquela euforia que pode machucar. Por isso tem que ter um equilíbrio, identificar a personalidade do cão, se é mais agitado, ansioso ou tranquilo, e fazer a recepção de acordo com o comportamento canino.”

cachorro com tutora feliz
Por que o cachorro fica feliz quando o dono chega? Resposta tem a ver com amor!

Como recepcionar do jeito correto o animal?

Agora que você já viu que não há problema em cumprimentar seu amigo de quatro patas quando chega em casa, é hora de descobrir como recepcionar do jeito correto o animal e o que fazer para acalmar o cachorro quando chega visita. Para um cachorro calmo, não existe problema nenhum em fazer festinha. Porém, quando o cachorro é hiperativo e muito agitado, o ideal é chegar em casa e falar com ele tranquilamente, fazer um carinho mais calmo e fazer um pequeno contato.

Renata dá dicas para os tutores: “Uma coisa que eu gosto de fazer com os meus que são muito efusivos e animados é pedir para eles pegarem algum brinquedo de cachorro para mim. Eu dou nome para os brinquedos, e quando chego em casa eu peço para eles pegarem, eles vão buscar ao invés de ficar pulando em mim ou na visita. Outra dica boa é ensinar o “place” para o animal. O “place” é um lugar que o pet fica sentado esperando você falar com ele, pode ser um tapetinho, caminha, sofá ou qualquer lugar da casa. No “place”, o cachorro vai entender que naquele local ele vai receber a “festa” e o carinho.”

Atenção! Cachorro carente precisa de cuidados

Não é muito difícil encontrar um cachorro muito apegado ao dono e carente. Mas embora pareça ser super fofo ter um cachorrinho te dando amor o dia inteiro, esse comportamento pode ser super perigoso para a saúde do cachorro. A ansiedade de separação de cachorro é a principal consequência desse apego, e exige muita atenção.

Como tirar carência de cachorro?

Você pode levar o peludo para uma consulta com um comportamentalista para ter um resultado mais eficiente, mas também pode fazer pequenas alterações na rotina. Antes de sair de casa, você pode oferecer floral para cachorro para deixá-lo mais calmo e colocar uma musiquinha relaxante para ele.

Além disso, você pode tornar o tempo sozinho mais atrativo para o peludo investindo no enriquecimento ambiental para cães, quebra-cabeças com petisco e tapetes interativos. Mas como lidar com um cachorro carente ao chegar em casa? Nesse caso, se o pet já sofre com a ansiedade de separação, não é muito recomendado fazer muita festinha para o peludo, basta um cumprimento em tom baixo, tranquilo e calmo.
 

 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas