Adoção animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Publicado - 21 Fevereiro 2024 - 15h42

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de cachorro Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com peso e altura. Ou seja, é algo que ajuda a determinar o crescimento máximo de cada animal.

Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet. Mas será que você sabe como isso funciona na prática? Leia a matéria abaixo para saber mais sobre os tamanhos de Pinscher e as características desses cães!

Por que diferenciar os tamanhos de Pinscher?

De acordo com as classificações do tamanho do Pinscher (0, 1, 2 e 3), eles costumam medir entre 15 e 30 cm - lembrando que a altura dos cães deve ser medida dos ombros até o chão. Sendo assim, esses cães são bem pequeninos, independentemente da numeração que eles carregam.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas por que diferenciá-los? Ainda que essa nomenclatura não seja reconhecida oficialmente, vários criadores começaram a utilizar a ideia de “Pinscher tamanho 0” ou “Pinscher tamanho 01” para estabelecer um padrão de crescimento para a raça. Quanto mais próxima de 0 for essa classificação, menor o cachorro será.

Quantos tipos de cachorro Pinscher tem?

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), existem seis tipos de Pinscher. São eles o Pinscher Austríaco, o Cão Fazendeiro da Dinamarca ou Suécia, o Affenpinscher, o Doberman, o Pinscher Alemão e o Pinscher Miniatura. Mas, geralmente, quando falamos desse grupo de cães, o que mais se destaca é o último, que é o menor de todos.

Nesse sentido, o cachorro Pinscher - que é o Miniatura - pode ser encontrado em quatro variações diferentes de tamanho, que são distinguidas pelas numerações 0,1, 2 e 3. Não existe Pinscher 4. Vale destacar ainda que essas categorias não são reconhecidas oficialmente por nenhum órgão de cinofilia. Ou seja, são nomenclaturas usadas informalmente por criadores brasileiros para identificar os menores e maiores cachorros de cada ninhada. 

Para valores de referência, quando falamos do Pinscher, altura máxima é até 30 centímetros se ele for um Miniatura. Portanto, é abaixo disso que ficam as divisões e classificações de tamanhos.

Qual é o Pinscher original?

Acredita-se que a versão original seja o Miniatura (Mini Pinscher 0, 1, 2 ou 3) ou o Médio (também chamado de Pinscher Alemão). Teria sido a partir desses animais que as demais raças do grupo teriam se desenvolvido, inclusive o Doberman. Ou seja, eles são cães que fazem parte da história de muitos outros.

Pinscher: tamanhos 0, 1, 2, 3

  • Pinscher 0: tamanho da raça é o menor possível, sendo um cãozinho praticamente minúsculo. Um Pinscher 0 adulto mede por volta de 15 cm e tem um peso de aproximadamente 2,5 kg;
  • Pinscher 1: tamanho é um pouco maiorzinho (mas não tanto) do que o Pinscher nº 0. A diferença é que no Pinscher 1, tamanho máximo é entre 20 e 25 cm na fase adulta, e o peso é em torno de 3 kg;
  • Pinscher 2: tamanho, nesse caso, é ainda maior do que os demais e até mesmo um pouquinho mais alto, medindo entre 25 e 30 cm. O Pinscher 2 adulto costuma pesar aproximadamente 4 kg;
  • Pinscher 3: tamanho é considerado o máximo que a raça pode atingir. Esse cãozinho também leva o nome de Pinscher miniatura ou anão. O  cão adulto costuma medir cerca de 30 cm, e pesa entre 5 e 6 kg.

Qual a diferença entre o Pinscher 0 e 1?

O preço é uma das grandes diferenças, já que o Pinscher número um é mais caro do que o zero. Além disso, como já foi dito, a altura e peso máximo dos cachorros também muda, já que o cãozinho número 0 é menor do que o número 1.

O número zero tem até 15 centímetros de altura e pesa apenas 2,5 kg; enquanto o número um pode medir até 25 centímetros e pesar 3 kg. Já em questão de comportamento e características físicas, no geral, não há qualquer diferença entre os exemplares - e isso se aplica também ao cachorro Pinscher 2 e 3.

Foto de cachorro Pinscher filhote e adulto

 

Pinscher preto ao lado de Pinscher carameloPinscher tigrado de péPinscher ao lado de um cachorro grandePinscher preto pulando em campo floridoPinscher marrom em cima de pedraPinscher preto deitado tomando solPinscher preto e vermelho ao ar livrePinscher marrom claro em cima do sofáPinscher preto espreguiçando as patas dianteirasFilhote de Pinscher preto sentadoPinscher preto com a língua de foraPinscher preto olhando para cimaPinscher preto em cima da camaPinscher caramelo em cima do sofáPinscher caramelo em cima do troncoPinscher preto em pé dentro de casaPinscher caramelo de pé na salaPinscher caramelo sentado no sofáPinscher preto andando pelo campoPinscher caramelo sentado na grama

 

Cachorro Pinscher 0, 1, 2 e 3: conheça outras características da raça

Agora que você já sabe qual o tamanho do Pinscher 1, 2, 3 e 0, chegou a hora de conhecer outros traços desse pet. Você conhece bem um Pinscher? Tamanhos diferentes não são a única coisa que define a raça. Existem outras características que são exclusivas dessa raça de cachorro pequeno. O Pinscher é facilmente reconhecido por ter um rosto triangular, com orelhas bem pontudas e olhos redondos e escuros. 

Com um corpo musculoso e atlético, a raça de Pinscher (0, 1, 2 e 3) também carrega uma pelagem com características bem particulares. Os pelos do cãozinho seguem o mesmo padrão, com uma pelagem lisa, curta, densa e bem brilhante. Além disso, a variação de cores também é algo que chama a atenção. O Pinscher pode ter cores sólidas que variam entre marrom e vermelho, ou ser preto com manchas marrons e avermelhadas.

Pinscher cresce até quantos meses?

Por ser um cão bem pequeno, ele tem um rápido crescimento e muitas vezes consegue atingir uma estatura próxima à fase adulta logo nos primeiros 6 meses de vida - pelo menos no caso da raça Pinscher zero e da raça Pinscher 1, que são os menores tamanhos. Já os cães classificados como 2 e 3 (também chamado de miniatura ou Pinscher anão), tamanho pode variar até os 12 meses.

Por outro lado, para quem se pergunta quantos anos vive um Pinscher, é bom ter em mente que a raça costuma viver até, aproximadamente, 15 anos. É um longo período, e durante todo esse tempo o cachorro vai precisar dos seus cuidados. O acompanhamento veterinário, inclusive, é um dos fatores que influencia nisso, já que a raça precisa de uma atenção especial com a saúde.

Como é o temperamento do Pinscher?

O comportamento e a personalidade de um Pinscher 1 adulto não costuma ser diferente de um Pinscher menor ou maior. Todos se assemelham muito e são a prova viva de que tamanho não é documento quando se trata desse pequeno cãozinho. Os animais da raça são reconhecidos pela sua ousadia, destreza e bravura.

Muitas vezes, eles levam a injusta fama de nervosinhos, mas não é bem verdade. Por mais corajosos que sejam, os cães da raça não são necessariamente agressivos e nem vão atacar ninguém de graça. Eles, porém, precisam ser devidamente adestrados e socializados quando ainda são filhotes. Tomando esses cuidados, o cachorro Pinscher (0, 1, 2 e 3) pode ser um ótimo candidato para se tornar seu novo amor de quatro patas. 

Com energia de sobra, eles podem parecer meio temperamentais no primeiro momento (principalmente pelos latidos excessivos), mas a verdade é que eles também são muito brincalhões e carinhosos, especialmente com seus donos. O lado mais “valente” da raça às vezes assusta, mas a ideia de que o Pinscher é agressivo é um tanto equivocada. Eles só estão sempre dispostos a proteger quem eles amam. É algo que faz parte do instinto de proteção deles.

A "tremedeira" da raça, inclusive, pode ter diferentes motivos. É verdade que os cachorros pequenos tremem na hora da raiva, mas esses tremeliques também podem ter a ver com medo ou frio. Por terem a pelagem muito rasteira e curtinha, esses cães sentem as mudanças climáticas com mais facilidade - então nem sempre a ideia de "50% ódio, 50% tremedeira" está certa.

Quantos dias um Pinscher pode ficar sozinho?

O quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho vai depender, principalmente, do temperamento do animal, idade e do nível de dependência dele com os tutores. Um filhote de Pinscher, por exemplo, não deve ficar sozinho por um período superior a uma ou duas horas. Já um Pinscher adulto poderia ficar sozinho por até seis horas, se já estiver acostumado com isso.

Qual é a qualidade do Pinscher?

Cães dessa raça têm uma personalidade forte, são protetores e estão sempre em alerta. Para quem procura um cão companheiro e que vai estar do seu lado em todos os momentos, esse cachorro é uma ótima escolha. Porém, precisa ser adestrado e socializado para aprender a conviver em harmonia com outras pessoas e animais.

Energia é uma das características que definem o comportamento do cachorro Pinscher

A raça de cachorro Pinscher é muito ativa. Por isso, é importante oferecer um ambiente com diferentes estímulos para gastar a energia do doguinho no dia a dia, o que ajuda a mantê-los mais “calminhos” e saudáveis. Um cão com alto nível de estresse geralmente é assim porque não gasta energia suficiente - e isso vale para qualquer um dos tamanhos mencionados, seja um cachorro Pinscher 3 ou 0.

Vale lembrar que esse comportamento já começa a se manifestar na fase inicial da vida do Pinscher. Filhotes são ainda mais energéticos e ativos do que cachorros que já são adultos. Apesar de dormirem bastante nos primeiros meses, os filhotes de cachorro da raça são super curiosos e antenados. Enquanto estiverem acordados, eles vão adorar se movimentar e conhecer tudo ao redor. Isso vale tanto para um filhote de Pinscher 0  quanto para um Pinscher 1 filhote, por exemplo.

Pinscher: fotos para se apaixonar

Pinscher preto sentado na gramaPinscher caramelo deitado na gramaPinscher com patas dianteiras curvadas pronto para brincarPinscher deitado em caminha rosaPinscher latindo para cachorro gigantePinscher passeandoPinscher dando a patinhaPinscher recebendo carinhoPinscher nas mãos de pessoa perto de floresPinscher segurando bollinha com a bocaPinscher preto no final da tardePinscher com casa vermelha de fundoPinscher caramelo ao ar livrePinscher em casa olhando para cimaPinscher caramelo e Pinscher preto lado a lado

Do Pinscher 0 ao Pinscher miniatura, preço pode variar bastante

Para os amantes da raça, uma das maiores curiosidades é quanto ao preço. Cachorro Pinscher 0, por exemplo, é um dos mais procurados e que podem ser encontrados em alguns lugares do Brasil por valores bem acessíveis. Canis renomados e que fornecem o pedigree do pet costumam cobrar entre R$ 600 e R$ 2.000 por cada exemplar - lembrando que uma Pinscher 0 fêmea sempre sai mais caro do que um macho.

Mas além do Pinscher 0, preço do filhote é muito diferente? A resposta é sim. No caso do cachorro Pinscher 1, 2 e miniatura, os valores podem variar entre R$ 1.200 e R$ 3.000 para machos, e entre R$ 1.800 e R$ 3.500 para fêmeas. Outras características, como a cor dos pelos do animal, também interferem no valor final. Um Pinscher 0 preto, por exemplo, tende a custar mais barato do que um Pinscher 0 marrom, já que ele é mais comum.

Lembre-se: antes de adquirir um cachorro de raça, é fundamental fazer uma boa pesquisa sobre os melhores canis e criadores para não financiar maus-tratos aos animais. Peça sugestões de conhecidos, procure avaliações na internet e, se possível, visite o local algumas vezes antes de fechar a compra por precaução.

Qual é o preço de um cachorro Pinscher?

Para adquirir um Pinscher, preço varia entre R$ 600 e R$ 3.500, no geral. Essa variação vai depender, principalmente, do tamanho do animal. O cachorro Pinscher 0 costuma ter um preço menor se comparado com outras variações, como o Pinscher 2 e o Pinscher 3 (ou miniatura). Outras características também podem influenciar no valor final do animal, como o sexo, idade, cores e linhagem genética. 

Além de comprar Pinscher, outra possibilidade é procurar por animais da raça disponíveis para adoção. Geralmente, esse tipo de ação é divulgada em grupos nas redes sociais ou em páginas de abrigos. É um processo que vai exigir mais atenção, já que geralmente existem poucos cães de raça para adoção. Por isso, é importante ficar de olho e acompanhar grupos destinados a essa raça, além de páginas de ongs e abrigos. Apesar de raro, é possível encontrar um Pinscher miniatura para doação de qualquer tamanho.

Qual é o Pinscher mais barato?

É difícil não se encantar por esta raça de cachorro. Ele tem todas as qualidades que buscamos em um amiguinho: é leal, afetuoso, apegado com os donos e faz tudo que for necessário para ver a família bem. Para completar, ainda é um cão que se adapta com muita facilidade a diferentes espaços, e por isso costuma ser uma das principais escolhas para quem está atrás de um cachorro para apartamento. 

A grande questão é que, como existem diferentes "tamanhos", também existem diferenças preços - alguns cães são mais baratos, e outros são um pouco mais caros. Abaixo, veja quanto custa um Pinscher de acordo com cada classificação:

  • Pinscher 0: preço varia entre R$ 600 e R$ 2.000;
  • Pinscher 1: preço varia entre R$ 1.200 e R$ 3.500;
  • Pinscher 2: preço varia entre R$ 1.200 e R$ 3.500;
  • Pinscher 3: preço varia entre R$ 1.200 e R$ 3.500.

O canil de cachorro escolhido deve ter boas referências. Por isso, sempre peça indicações de amigos e conhecidos, além de verificar avalições do local na internet. Outra dica importante é fazer pelo menos uma ou duas visitas ao estabelecimento antes de fechar a compra. Essa é a melhor forma de ter certeza de que tantos os pais quanto os filhotes são bem cuidados e tratados. A dica vale para qualquer raça de cachorro (Pinscher ou não)!

Por que ter um cachorro dessa raça?

Para quem mora em lugares com espaços mais limitados, como apartamentos e quitinetes, a raça de cachorro pequeno Pinscher pode ser a opção ideal por ser muito compacta. O tamanho do Pinscher costuma ser bem reduzido e, além de não crescer muito, esse é um cão que se adapta muito bem a qualquer ambiente. Isso facilita bastante para quem quer um cãopanheirinho de quatro patas que não ocupa muito espaço.

A única atenção é montar um enxoval para cachorro antes de levar um cãozinho desse para casa. Não esqueça de itens fundamentais para cuidar do pet, como comedouro, bebedouro, ração, petiscos, tapetes higiênicos, brinquedos e outras coisas. Também é importante levar em conta que alguns gastos - principalmente com ração e cuidados médicos - vão fazer parte do doguinho por muitos anos. Por isso, coloque tudo na ponta do papel antes de abrir sua casa para um Pinscher (cachorro 0, 1, 2 ou 3).

Como saber se o cachorro Pinscher é puro?

A raça de Pinscher é reconhecida por ter um tamanho pequeno, que varia entre 15 e 30 centímetros; e pelagem curta, lisa, brilhante e bem assentada ao corpo. Os pelos do cachorro podem variar entre tons de vermelho e marrom; ou ser preto com manchas avermelhadas.

É um cãozinho com corpo atlético, rosto e orelhas triangulares, focinho alongado, rabo com comprimento médio e olhos escuros. Não existe Pinscher gigante e nem de tamanho superior à numeração 3. O que pode acontecer é que algumas confundem essa raça de cachorro com uma outra muito parecida, mas que pertence a um cachorro grande: o Doberman. Ambos fazem parte do mesmo grupo de cães, mas uma raça não é variação da outra.

Quanto tempo se vive um Pinscher?

De todas as raças de cachorro, Pinscher é uma das que têm maior longevidade. A expectativa de vida de cães dessa raça costuma variar entre 12 e 16 anos, se ele tiver todos os cuidados necessários com a saúde e bem-estar. Alguns problemas que podem acometer a raça são a luxação de patela, atrofia progressiva da retina e doenças cardíacas ou dermatológicas são comuns no cachorro. Por isso, check-ups são fundamentais na rotina dele.

Publicado originalmente em: 26/09/2019
Atualizado em: 21/02/2024

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas