close
Raças

Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!
Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!

Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e tem tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

O cachorro Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos

Diferente do que o nome entrega, o Pastor Australiano não possui o território da Austrália como sua terra natal. Acredita-se que o cachorro australiano seja descendente de uma linha de cães de pastoreios e, por isso, teria vindo da região dos Pirineus, no sudoeste europeu, entre as regiões da França e da Espanha. Justamente nessa região, o cão Australiano passou a atuar em funções do pasto. Com isso, você deve estar se perguntando: afinal, por que ele é chamado de Pastor Australiano? Acontece que, durante a colonização da Austrália, muitos povos migraram para novas terras em busca de pastagens mais ricas. Após se estabelecerem na região, eles foram os grandes responsáveis por aperfeiçoar as características e os traços da raça necessários para criar um cachorro ideal para o trabalho em fazendas, dando origem ao Pastor Australiano que conhecemos hoje.

Conheça algumas características físicas da raça de cachorro Australiano

A pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais chama a atenção no cãozinho desta raça. Com uma camada interna cuja espessura varia de acordo com as estações, a pelagem semi-longa do cão australiano pode se apresentar de forma ereta ou ondulada, sendo os pelos da cabeça sempre curtos e lisos. Outro diferencial da pelagem é a sua variação de cores, que pode ter tons de preto, vermelho, fulvo e branco. Geralmente, o cachorro australiano conta pelos brancos na região do peito ao pescoço, partes internas das patas e no focinho. Além disso, os olhos do cachorro desta raça podem ter nuances variadas de marrom, verde, azul e âmbar.

No que se trata do aspecto físico, o Pastor Australiano é um cachorro grande e cheio de elegância. Seu corpo é forte e o charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem imitando o formato de uma rosa quando o animal está em alerta. A altura do Pastor Australiano varia de 46 a 58 centímetros, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 quilos - sendo os machos maiores do que as fêmeas.

Pastor Australiano e Border Collie: entenda a diferença entre as duas raças

Não é difícil encontrar pessoas que confundam o Pastor Australiano e o Border Collie. A verdade é que essas raças de cachorro são, de fato, bastante parecidas. No entanto, existem algumas características sutis que são capazes de diferenciar os dois cães. A pelagem, por exemplo, é uma delas. O Pastor Australiano apresenta pelos com cores mais diversas do que o Border Collie, que se restringe a tons de preto, branco e marrom. Além disso, o temperamento dos dois cães também possuem algumas diferenças, como o nível de energia. O Pastor Australiano tende a ter uma dose menor de energia quando comparado ao Border Collie.

Brinquedos para gatos: faça o quiz e descubra qual o tipo preferido do

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Você passou um tempo fora de casa e quando voltou seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato costuma te acordar?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato reage ao ver uma caixa de papelão?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual dessas definições mais combina com a personalidade do seu gato?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se seu gato fosse humano, qual desses comportamentos ele mais teria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual desses brinquedos reciclados seu gatinho mais adoraria?

Question Header Background

O arranhador é o brinquedo ideal para seu felino! Seu gato faz a festa com brinquedos que “não são” brinquedos! Seu bichano é apaixonado pelos brinquedos clássicos!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    Como é a personalidade do Pastor Australiano? 

    O Pastor Australiano é amoroso, inteligente e sociável com as pessoas que conhece. Embora tenha sido criado inicialmente para ser um cão pastoreio e tenha um porte intimidador, a raça também desenvolveu uma personalidade bastante fiel e companheira aos seus humanos - por isso, não se espante se ele virar a sua sombra, ok? Justamente por ser apegado, ele não costuma reagir muito bem a estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Sendo assim, é importante ter em mente que conquistar a confiança do cãozinho está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caso, o adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote podem ajudar a melhorar esse comportamento canino. 

    Outras características da personalidade do Pastor Australiano são o senso de humor e a disposição. O cachorro desta raça está sempre pronto para uma brincadeira e dificilmente cansa com alguns minutinhos de atividade, o que faz dele um ótimo companheiro para famílias com crianças em casa.

    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata
    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata

    Cuidados básicos com o cão australiano 

    - Banho e escovação dos pelos: Por ter uma pele mais seca do que o normal, o Pastor Australiano não exige uma rotina de banhos tão frequente. Um banho por mês é a frequência ideal para manter o seu amigo limpo e saudável. Caso contrário, o resultado pode ser bem diferente do esperado e o animal pode sofrer com o ressecamento e a perda de pelos. 

    Quanto a escovação, uma vez por semana é o suficiente para deixar a pelagem do cachorro bonita e bem cuidada. Dessa forma, é possível remover toda as impurezas, mas sem grandes preocupações, já que o Pastor Australiano não costuma soltar muito pelo.  

    - Alimentação: ração de cachorro é a principal forma de cuidar da saúde do animal e é claro que com o Pastor Australiano não é diferente. Por ser um cão de porte grande, é importante que o tutor busque uma ração com a quantidade certa de nutrientes para o animal. Além disso, vale lembrar que durante a infância do pet, é necessário investir em uma ração específica para filhotes para garantir um desenvolvimento saudável. Em caso de dúvidas, você pode (e deve!) consultar um veterinário de confiança. 

    - Exercícios físicos e atividades diárias: Como todo cão pastoreio, o Pastor Australiano é muito ativo e atlético, o que faz dele um verdadeiro poço de energia. Justamente por isso, ele exige longos exercícios físicos para se manter saudável. Sendo assim, prepare-se para passeios diários e não se espante caso eles virem uma verdadeira maratona. Além disso, vale lembrar que, embora ele consiga se adaptar a apartamentos e casas pequenas quando se exercita adequadamente, esse é um animal que precisa de espaço para ter uma boa qualidade de vida.

    Saúde do Pastor Australiano: tudo o que você precisa saber

    De maneira geral, o Pastor Australiano costuma ser muito saudável. Ainda assim, algumas condições de saúde são comuns na raça, como a catarata. O quadro, que causa opacidade e perda da visão,  costuma estar relacionado à herança hereditária. Outra doença ocular comum da raça de cachorro australiano é a atrofia progressiva da retina, que compromete as células da retina até a cegueira. Além disso, a displasia coxofemoral, que prejudica a locomoção do animal, também é uma doença bastante característica da raça. Para prevenir, diagnosticar e tratar qualquer uma dessas patologias, é preciso consultar um médico veterinário regularmente. Apenas a ajuda de um profissional da área pode garantir que o seu cãozinho esteja forte e saudável.

    Pastor Australiano: comprar cão da raça exige um planejamento financeiro

    Depois de descobrir todas as características do Pastor Australiano, você deve estar se perguntando quanto custa um cãozinho dessa raça, certo? Embora seja totalmente possível encontrá-lo em alguns canis, o cachorro australiano exige um planejamento financeiro, já que um filhote da raça pode custar entre R$ 2.500 e R$ 5.000, dependendo da linhagem do animal. Sendo assim, é importante se organizar e buscar por locais de confiança antes de adquirir um cão da raça Pastor Australiano. 


    Redação: Úrsula Gomes

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro

    Próxima matéria

    Collie: conheça algumas características da raça de cachorro

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Ver Todas >

    Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha
    Adote um animal

    Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha

    Dachshund, salsicha ou Teckel: muitos são os nomes que definem essa raça de cães. Bem agitados e cheios de energia, os cães salsicha são conhecidos por terem o corpo alongado e patas curtas. Eles tornam qualquer brincadeira mais animada, pois amam diversão e se dão super bem com crianças. A fama de bagunceiro que acompanha a raça Dachshund até tem um fundo de verdade, mas uma coisa é inevitável: o cachorro que parece salsicha certamente vai te conquistar e se tornará seu melhor amigo em pouco tempo.

    Conheça algumas características do cachorro Mastim Tibetano, uma das raças mais raras (e caras!) do mundo
    Adote um animal

    Conheça algumas características do cachorro Mastim Tibetano, uma das raças mais raras (e caras!) do mundo

    O Mastim Tibetano é uma raça de cachorro rara que também é considerada uma das mais caras do mundo, podendo custar até R$ 2,5 milhões. Esse cão de porte grande, que é conhecido em alguns lugares como Mastiff Tibetano ou cachorro do Tibet, tem origem chinesa e era muito usado como cão de guarda, principalmente por conta do seu temperamento leal e corajoso.

    Chow Chow: características, cuidados, temperamento e mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Chow Chow: características, cuidados, temperamento e mais... saiba tudo sobre a raça

    O Chow Chow com sua cara de urso de pelúcia e temperamento de cão de guarda mais desconfiado é um daqueles cães que costumam ser exemplo do ditado “as aparências enganam”. O cachorro da raça Chow Chow é dono de uma postura imponente e personalidade forte. Desde quando ainda é um filhote de Chow Chow, esse pet precisa de cuidados em relação ao seu comportamento, já que a raça tem tendências a ser dominante. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    O cachorro Chihuahua é, sem dúvidas, uma das raças mais queridas do mundo. Ele conquistou as telonas do cinema com o filme “Legalmente Loira”, e mostrou a todos que tamanho definitivamente não é documento. A raça de cachorro Chihuahua é uma das menores e mais corajosas que existe. Embora não se saiba ao certo como e quando o primeiro cãozinho nasceu, uma coisa é certa: o Chihuahua é apaixonante, companheiro e muito destemido. 

    Ver Todas >