Raças

Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!
Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!

Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e tem tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

O cachorro Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos

Diferente do que o nome entrega, o Pastor Australiano não possui o território da Austrália como sua terra natal. Acredita-se que o cachorro australiano seja descendente de uma linha de cães de pastoreios e, por isso, teria vindo da região dos Pirineus, no sudoeste europeu, entre as regiões da França e da Espanha. Justamente nessa região, o cão Australiano passou a atuar em funções do pasto. Com isso, você deve estar se perguntando: afinal, por que ele é chamado de Pastor Australiano? Acontece que, durante a colonização da Austrália, muitos povos migraram para novas terras em busca de pastagens mais ricas. Após se estabelecerem na região, eles foram os grandes responsáveis por aperfeiçoar as características e os traços da raça necessários para criar um cachorro ideal para o trabalho em fazendas, dando origem ao Pastor Australiano que conhecemos hoje.

Conheça algumas características físicas da raça de cachorro Australiano

A pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais chama a atenção no cãozinho desta raça. Com uma camada interna cuja espessura varia de acordo com as estações, a pelagem semi-longa do cão australiano pode se apresentar de forma ereta ou ondulada, sendo os pelos da cabeça sempre curtos e lisos. Outro diferencial da pelagem é a sua variação de cores, que pode ter tons de preto, vermelho, fulvo e branco. Geralmente, o cachorro australiano conta pelos brancos na região do peito ao pescoço, partes internas das patas e no focinho. Além disso, os olhos do cachorro desta raça podem ter nuances variadas de marrom, verde, azul e âmbar.

No que se trata do aspecto físico, o Pastor Australiano é um cachorro grande e cheio de elegância. Seu corpo é forte e o charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem imitando o formato de uma rosa quando o animal está em alerta. A altura do Pastor Australiano varia de 46 a 58 centímetros, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 quilos - sendo os machos maiores do que as fêmeas.

Pastor Australiano e Border Collie: entenda a diferença entre as duas raças

Não é difícil encontrar pessoas que confundam o Pastor Australiano e o Border Collie. A verdade é que essas raças de cachorro são, de fato, bastante parecidas. No entanto, existem algumas características sutis que são capazes de diferenciar os dois cães. A pelagem, por exemplo, é uma delas. O Pastor Australiano apresenta pelos com cores mais diversas do que o Border Collie, que se restringe a tons de preto, branco e marrom. Além disso, o temperamento dos dois cães também possuem algumas diferenças, como o nível de energia. O Pastor Australiano tende a ter uma dose menor de energia quando comparado ao Border Collie.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Como é a personalidade do Pastor Australiano? 

    O Pastor Australiano é amoroso, inteligente e sociável com as pessoas que conhece. Embora tenha sido criado inicialmente para ser um cão pastoreio e tenha um porte intimidador, a raça também desenvolveu uma personalidade bastante fiel e companheira aos seus humanos - por isso, não se espante se ele virar a sua sombra, ok? Justamente por ser apegado, ele não costuma reagir muito bem a estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Sendo assim, é importante ter em mente que conquistar a confiança do cãozinho está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caso, o adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote podem ajudar a melhorar esse comportamento canino. 

    Outras características da personalidade do Pastor Australiano são o senso de humor e a disposição. O cachorro desta raça está sempre pronto para uma brincadeira e dificilmente cansa com alguns minutinhos de atividade, o que faz dele um ótimo companheiro para famílias com crianças em casa.

    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata
    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata

    Cuidados básicos com o cão australiano 

    - Banho e escovação dos pelos: Por ter uma pele mais seca do que o normal, o Pastor Australiano não exige uma rotina de banhos tão frequente. Um banho por mês é a frequência ideal para manter o seu amigo limpo e saudável. Caso contrário, o resultado pode ser bem diferente do esperado e o animal pode sofrer com o ressecamento e a perda de pelos. 

    Quanto a escovação, uma vez por semana é o suficiente para deixar a pelagem do cachorro bonita e bem cuidada. Dessa forma, é possível remover toda as impurezas, mas sem grandes preocupações, já que o Pastor Australiano não costuma soltar muito pelo.  

    - Alimentação: ração de cachorro é a principal forma de cuidar da saúde do animal e é claro que com o Pastor Australiano não é diferente. Por ser um cão de porte grande, é importante que o tutor busque uma ração com a quantidade certa de nutrientes para o animal. Além disso, vale lembrar que durante a infância do pet, é necessário investir em uma ração específica para filhotes para garantir um desenvolvimento saudável. Em caso de dúvidas, você pode (e deve!) consultar um veterinário de confiança. 

    - Exercícios físicos e atividades diárias: Como todo cão pastoreio, o Pastor Australiano é muito ativo e atlético, o que faz dele um verdadeiro poço de energia. Justamente por isso, ele exige longos exercícios físicos para se manter saudável. Sendo assim, prepare-se para passeios diários e não se espante caso eles virem uma verdadeira maratona. Além disso, vale lembrar que, embora ele consiga se adaptar a apartamentos e casas pequenas quando se exercita adequadamente, esse é um animal que precisa de espaço para ter uma boa qualidade de vida.

    Saúde do Pastor Australiano: tudo o que você precisa saber

    De maneira geral, o Pastor Australiano costuma ser muito saudável. Ainda assim, algumas condições de saúde são comuns na raça, como a catarata. O quadro, que causa opacidade e perda da visão,  costuma estar relacionado à herança hereditária. Outra doença ocular comum da raça de cachorro australiano é a atrofia progressiva da retina, que compromete as células da retina até a cegueira. Além disso, a displasia coxofemoral, que prejudica a locomoção do animal, também é uma doença bastante característica da raça. Para prevenir, diagnosticar e tratar qualquer uma dessas patologias, é preciso consultar um médico veterinário regularmente. Apenas a ajuda de um profissional da área pode garantir que o seu cãozinho esteja forte e saudável.

    Pastor Australiano: comprar cão da raça exige um planejamento financeiro

    Depois de descobrir todas as características do Pastor Australiano, você deve estar se perguntando quanto custa um cãozinho dessa raça, certo? Embora seja totalmente possível encontrá-lo em alguns canis, o cachorro australiano exige um planejamento financeiro, já que um filhote da raça pode custar entre R$ 2.500 e R$ 5.000, dependendo da linhagem do animal. Sendo assim, é importante se organizar e buscar por locais de confiança antes de adquirir um cão da raça Pastor Australiano. 


    Redação: Úrsula Gomes

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Próxima matéria

    Conheça algumas raças de gatos exóticos!

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
    Adote um animal

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

    É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar
    Adote um animal

    22 fotos de filhotes das raças mais comuns do Brasil para você se apaixonar

    É praticamente impossível resistir à fofura dos filhotes de cachorro. Pequeninos, os cãezinhos têm uma facilidade enorme em conquistar nossos corações apenas com um olhar e algumas lambidas. Não é à toa que, geralmente, a maioria das pessoas acaba comprando ou adotando um cachorro filhote. Além de ser mais fácil de treinar e adaptar esses cães a um novo ambiente, outro motivo claro para essa escolha é que os filhotinhos são realmente muito fofos.

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça
    Adote um animal

    Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça

    Essa apaixonante raça é uma das mais populares entre os amantes de felinos: o gato Persa, além de sua aparência exótica, tem uma personalidade única que encanta os gateiros. Dóceis e muito afetuosos, os Persas apreciam ambientes calmos. Embora muita gente já conheça seu temperamento e sua aparência, existem algumas singularidades da raça de gato que não são muito populares. 

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos
    Adote um animal

    Norsk Lundehund: conheça algumas curiosidades sobre essa raça de cachorro com 6 dedos

    Existem diferentes raças de cachorro espalhadas pelo mundo. Algumas são mais conhecidas, outras menos… e ainda tem cachorro de raça que quase ninguém conhece, como é o caso do Norsk Lundehund. Esta raça é considerada bastante rara e é originária da Noruega, mas o que realmente chama a atenção é que, diferente de outros cães, o Norsk Lundehund - também chamado de Lundehund Norueguês.

    Ver Todas >