close
Raças

Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

Atualizado · 27 de Outubro de 2020 · 18h19

Publicado · 23/10/2020 · 18h30

Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!
Pastor Australiano: um cãozinho ativo, fiel e companheiro. Conheça mais sobre essa raça!

Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e tem tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

O cachorro Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos

Diferente do que o nome entrega, o Pastor Australiano não possui o território da Austrália como sua terra natal. Acredita-se que o cachorro australiano seja descendente de uma linha de cães de pastoreios e, por isso, teria vindo da região dos Pirineus, no sudoeste europeu, entre as regiões da França e da Espanha. Justamente nessa região, o cão Australiano passou a atuar em funções do pasto. Com isso, você deve estar se perguntando: afinal, por que ele é chamado de Pastor Australiano? Acontece que, durante a colonização da Austrália, muitos povos migraram para novas terras em busca de pastagens mais ricas. Após se estabelecerem na região, eles foram os grandes responsáveis por aperfeiçoar as características e os traços da raça necessários para criar um cachorro ideal para o trabalho em fazendas, dando origem ao Pastor Australiano que conhecemos hoje.

Conheça algumas características físicas da raça de cachorro Australiano

A pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais chama a atenção no cãozinho desta raça. Com uma camada interna cuja espessura varia de acordo com as estações, a pelagem semi-longa do cão australiano pode se apresentar de forma ereta ou ondulada, sendo os pelos da cabeça sempre curtos e lisos. Outro diferencial da pelagem é a sua variação de cores, que pode ter tons de preto, vermelho, fulvo e branco. Geralmente, o cachorro australiano conta pelos brancos na região do peito ao pescoço, partes internas das patas e no focinho. Além disso, os olhos do cachorro desta raça podem ter nuances variadas de marrom, verde, azul e âmbar.

No que se trata do aspecto físico, o Pastor Australiano é um cachorro grande e cheio de elegância. Seu corpo é forte e o charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem imitando o formato de uma rosa quando o animal está em alerta. A altura do Pastor Australiano varia de 46 a 58 centímetros, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 quilos - sendo os machos maiores do que as fêmeas.

Pastor Australiano e Border Collie: entenda a diferença entre as duas raças

Não é difícil encontrar pessoas que confundam o Pastor Australiano e o Border Collie. A verdade é que essas raças de cachorro são, de fato, bastante parecidas. No entanto, existem algumas características sutis que são capazes de diferenciar os dois cães. A pelagem, por exemplo, é uma delas. O Pastor Australiano apresenta pelos com cores mais diversas do que o Border Collie, que se restringe a tons de preto, branco e marrom. Além disso, o temperamento dos dois cães também possuem algumas diferenças, como o nível de energia. O Pastor Australiano tende a ter uma dose menor de energia quando comparado ao Border Collie.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    Como é a personalidade do Pastor Australiano? 

    O Pastor Australiano é amoroso, inteligente e sociável com as pessoas que conhece. Embora tenha sido criado inicialmente para ser um cão pastoreio e tenha um porte intimidador, a raça também desenvolveu uma personalidade bastante fiel e companheira aos seus humanos - por isso, não se espante se ele virar a sua sombra, ok? Justamente por ser apegado, ele não costuma reagir muito bem a estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Sendo assim, é importante ter em mente que conquistar a confiança do cãozinho está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caso, o adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote podem ajudar a melhorar esse comportamento canino. 

    Outras características da personalidade do Pastor Australiano são o senso de humor e a disposição. O cachorro desta raça está sempre pronto para uma brincadeira e dificilmente cansa com alguns minutinhos de atividade, o que faz dele um ótimo companheiro para famílias com crianças em casa.

    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata
    O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata

    Cuidados básicos com o cão australiano 

    - Banho e escovação dos pelos: Por ter uma pele mais seca do que o normal, o Pastor Australiano não exige uma rotina de banhos tão frequente. Um banho por mês é a frequência ideal para manter o seu amigo limpo e saudável. Caso contrário, o resultado pode ser bem diferente do esperado e o animal pode sofrer com o ressecamento e a perda de pelos. 

    Quanto a escovação, uma vez por semana é o suficiente para deixar a pelagem do cachorro bonita e bem cuidada. Dessa forma, é possível remover toda as impurezas, mas sem grandes preocupações, já que o Pastor Australiano não costuma soltar muito pelo.  

    - Alimentação: ração de cachorro é a principal forma de cuidar da saúde do animal e é claro que com o Pastor Australiano não é diferente. Por ser um cão de porte grande, é importante que o tutor busque uma ração com a quantidade certa de nutrientes para o animal. Além disso, vale lembrar que durante a infância do pet, é necessário investir em uma ração específica para filhotes para garantir um desenvolvimento saudável. Em caso de dúvidas, você pode (e deve!) consultar um veterinário de confiança. 

    - Exercícios físicos e atividades diárias: Como todo cão pastoreio, o Pastor Australiano é muito ativo e atlético, o que faz dele um verdadeiro poço de energia. Justamente por isso, ele exige longos exercícios físicos para se manter saudável. Sendo assim, prepare-se para passeios diários e não se espante caso eles virem uma verdadeira maratona. Além disso, vale lembrar que, embora ele consiga se adaptar a apartamentos e casas pequenas quando se exercita adequadamente, esse é um animal que precisa de espaço para ter uma boa qualidade de vida.

    Saúde do Pastor Australiano: tudo o que você precisa saber

    De maneira geral, o Pastor Australiano costuma ser muito saudável. Ainda assim, algumas condições de saúde são comuns na raça, como a catarata. O quadro, que causa opacidade e perda da visão,  costuma estar relacionado à herança hereditária. Outra doença ocular comum da raça de cachorro australiano é a atrofia progressiva da retina, que compromete as células da retina até a cegueira. Além disso, a displasia coxofemoral, que prejudica a locomoção do animal, também é uma doença bastante característica da raça. Para prevenir, diagnosticar e tratar qualquer uma dessas patologias, é preciso consultar um médico veterinário regularmente. Apenas a ajuda de um profissional da área pode garantir que o seu cãozinho esteja forte e saudável.

    Pastor Australiano: comprar cão da raça exige um planejamento financeiro

    Depois de descobrir todas as características do Pastor Australiano, você deve estar se perguntando quanto custa um cãozinho dessa raça, certo? Embora seja totalmente possível encontrá-lo em alguns canis, o cachorro australiano exige um planejamento financeiro, já que um filhote da raça pode custar entre R$ 2.500 e R$ 5.000, dependendo da linhagem do animal. Sendo assim, é importante se organizar e buscar por locais de confiança antes de adquirir um cão da raça Pastor Australiano. 


    Redação: Úrsula Gomes

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >