Adoção animal

Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

Publicado - 04 Março 2024 - 10h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e tem tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

Raio-X do cachorro Pastor Australiano

  • Origem: Estados Unidos
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços)
  • Pelagem: retos ou ondulados, resistentes com subpelo denso
  • Cores: zul merle, preto, vermelho merle ou vermelho com ou sem manchas brancas e/ou marcas castanhas
  • Personalidade: inteligente, afetuoso, dócil, ativo e protetor
  • Altura: 46 a 58 cm
  • Peso: 16 a 32 kg
  • Expectativa de vida: 13 a 15 anos

O Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos

Diferente do que o nome entrega, o Pastor Australiano não surgiu no território da Austrália. Acredita-se que o cachorro australiano seja descendente de uma linha de cães de pastoreios que teria vindo da região dos Pirineus, no sudoeste europeu. Justamente nessa região, o cão Australiano passou a atuar em funções do pasto.

Pouco tempo depois, a raça migrou para os Estados Unidos, onde se popularizou e, após o cruzamento com outros cães, teve o seu padrão definido. O cachorro pastoreio começou a ser criado no século XIX, mas faz muito sucesso até os dias de hoje. A raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) em 1993 e em 2007 pela Federação Cinológica Internacional.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Conheça as características físicas da raça de cachorro Australiano

A pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais chama a atenção no cãozinho desta raça. Com uma camada interna cuja espessura varia de acordo com as estações, a pelagem semi-longa do cão australiano pode se apresentar de forma ereta ou ondulada, sendo os pelos da cabeça sempre curtos e lisos.

Outro diferencial da pelagem é a variação de cores de cachorro, que pode ter tons de preto, vermelho, castanho e branco. Geralmente, o cachorro australiano conta pelos brancos na região do peito ao pescoço, partes internas das patas e no focinho. Além disso, os olhos do cachorro desta raça podem ter nuances variadas de marrom, verde, azul e âmbar.

No que se trata do aspecto físico, o Pastor Australiano é um cachorro grande e cheio de elegância. Ele tem corpo forte e o charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem imitando o formato de uma rosa quando o animal está em alerta. A altura do Pastor Australiano varia de 46 a 58 cm, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas.

Border Collie x Pastor Australiano: entenda a diferença entre as duas raças

O cachorro australiano é uma raça parecida com Border Collie. Não é à toa que muitas pessoas se refiram a essa raça como "Border Collie Australiano" — e os dois cãezinhos, de fato, apresentam muitas semelhanças. No entanto, existem algumas características sutis que são capazes de diferenciar os dois cães.

A pelagem é uma das maiores diferenças entre Pastor Australiano e Border Collie. O Pastor Australiano apresenta pelos com cores mais diversas do que o Border, que se restringe a tons de preto, branco e marrom. Além disso, o temperamento dos dois cães também possuem algumas diferenças, como o nível de energia. O Pastor Australiano tende a ter uma dose menor de energia quando comparado ao Border Collie.

Como é a personalidade do Pastor Australiano? 

 

  • Convivência

O Pastor Australiano é amoroso, inteligente e sociável com as pessoas que conhece. Embora tenha sido criado inicialmente para ser um cão pastoreio e tenha um porte intimidador, a raça também desenvolveu uma personalidade bastante fiel e companheira aos seus humanos. Para quem pensa que Pastor Australiano é bravo, a raça não tem nada disso e é bem ligada com a família.

Justamente por ser apegado, ele não costuma reagir muito bem a estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Sendo assim, é importante ter em mente que conquistar a confiança do cãozinho está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caso, o adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote podem ajudar a melhorar esse comportamento. 

Outras características da personalidade do Pastor Australiano são o senso de humor e a disposição. O cachorro desta raça está sempre pronto para uma brincadeira e dificilmente cansa com alguns minutinhos de atividade, o que faz dele uma  das melhores raças de cachorro para quem tem crianças em casa.

Como todo cão pastoreio, o Pastor Australiano é muito ativo e atlético, o que faz dele um verdadeiro poço de energia. Ele exige longos exercícios físicos para se manter saudável. Sendo assim, prepare-se para passeios diários e não se espante caso eles virem uma verdadeira maratona. Além disso, vale lembrar que, embora ele consiga se adaptar a apartamentos e casas pequenas quando se exercita adequadamente, esse é um animal que precisa de espaço para ter uma boa qualidade de vida - inclusive, é uma das melhores raças de cachorro para quem vive em chácaras e sítios.

  • Socialização

Quando falamos do Pastor Australiano, cachorros da raça têm um forte instinto protetor e é um tanto territorialista. Isso significa que são cães que, se não passarem por um processo adequado de socialização, podem não se dar tão bem com estranhos. O mesmo vale para a relação com outros animais, já que o cão Pastor Australiano gosta de ser o centro das atenções e, por isso, pode se tornar um cachorro ciumento se não for ensinado a conviver com outros pets.

Por outro lado, o cachorro australiano se dá muito bem com as crianças. Ele é tolerante, paciente, cuidadoso e uma companhia muito divertida para os pequenos - mas é importante supervisionar essas interações.

  • Adestramento

O cachorro Pastor Australiano ocupa a 42ª posição no ranking de inteligência canina. Como um bom cachorro de pastoreio, ele aprende rápido, mas precisa dos estímulos certos para isso acontecer - diferente do cachorro mais inteligente do mundo, que é o Border Collie. O Pastor Australiano funciona melhor com reforços positivos durante os treinamentos, como petiscos, elogios e carinho e exige também algumas repetições para pegar o jeito.

 

O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata
O Pastor Australiano tem tendência a desenvolver doenças oculares, como a catarata

 

 

5 curiosidades sobre o Pastor Australiano

  1. Apesar de ser chamado de cachorro australiano, essa raça não é originária da Austrália.
  2. Essa é uma das raças que podem ser usadas para diferentes trabalhos. Além de cachorro pastoreio, o Pastor Australiano pode ser cão terapeuta, cão de guarda, de busca e de resgate.
  3. A raça também é conhecida como "cachorro Aussie".
  4. O Pastor Australiano se tornou muito popular nos Estados Unidos porque fazia truque em rodeios.
  5. Esse cachorro é um excelente atleta e se dá bem em competições como o agility canino.

Pastor Australiano filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

A raça Pastor Australiano se mostra muito inteligente desde filhote. É um cão com sede de conhecer o mundo e se aventurar pelos lugares, mas que também demonstra que é protetor desde cedo. Por isso, essa é a melhor fase para dar início aos processos de adestramento e socialização do pet. No entanto, lembre-se que isso só deve acontecer depois que o Pastor Australino filhote tiver tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias, vermífugos e antiparasitários.

Antes de levar um cachorro filhote para casa, também não se esqueça de montar um enxoval com tudo que será necessário para o bem-estar do Pastor Australiano. Comprar ração, comedouro, bebedouro, caminha, tapetes higiênicos e alguns brinquedinhos são alguns itens da lista e devem fazer parte de todo o planejamento para ter um cachorro.

Cuidados básicos com o cão australiano 

 

  • Banho: o Pastor Australiano não exige uma rotina de banhos tão frequente. Um banho por mês é a frequência ideal para manter o seu amigo limpo e saudável.
  • Escovação: uma vez por semana é o suficiente para deixar a pelagem do cachorro bonita e bem cuidada. Dessa forma, é possível remover toda as impurezas, mas sem grandes preocupações, já que o Pastor Australiano não costuma soltar muito pelo.  
  • Unhas: os cães da raça precisam ter as unhas aparadas regularmente para não machucar ninguém. O ideal é fazer isso pelo menos uma vez por mês.
  • Dentes: para evitar problemas desagradáveis como o tártaro em cachorro, o Pastor Australiano precisa ter os dentes escovados no mínimo duas ou três vezes por semana.
  • Orelhas: é importante fazer uma verificação semanal dos ouvidos do pet. Além disso, use produtos adequados para limpar a orelha do cachorro australiano, como removedor de cera pet. 

Saúde do Pastor Australiano: tudo o que você precisa saber

De maneira geral, o Pastor Australiano costuma ser muito saudável. Ainda assim, algumas condições de saúde são comuns na raça, como a catarata. O quadro, que causa opacidade e perda da visão,  costuma estar relacionado à herança hereditária. Outra doença ocular comum da raça de cachorro australiano é a atrofia progressiva da retina, que compromete as células da retina até a cegueira.

Além disso, a displasia coxofemoral, que prejudica a locomoção do animal, também é uma doença bastante característica da raça. Para prevenir, diagnosticar e tratar qualquer uma dessas patologias, é preciso consultar um médico veterinário regularmente. Apenas a ajuda de um profissional da área pode garantir que o seu cãozinho esteja forte e saudável.

Pastor Australiano: preço da raça exige um planejamento financeiro

E quanto custa um Pastor Australiano? É possível encontrar filhotes da raça por valores entre R$ 2.500 e R$ 5.000, dependendo da linhagem do animal. Outras características, como sexo e cor dos pelos, também influenciam no preço do cachorro australiano. 

É importante se organizar e buscar por um canil de cachorro de confiança antes de adquirir um cão da raça Pastor Australiano. Por isso, procure lugares que tenham boas referências e indicações. Além disso, visite o espaço para se certificar de que todos os animais são bem tratados antes de efetuar a compra.

Perguntas e respostas sobre Pastor Australiano

O que você precisa saber antes de ter um Pastor Australiano?

O Pastor-Australiano é um cão de personalidade tranquila, mas muito energético e protetor. Ele não é agressivo, mas pode ser desconfiado com quem não conhece. Além disso, é muito inteligente, atencioso e ligado com a família.

Quanto tempo dura um Pastor Australiano?

A expectativa de vida do Pastor Australiano é de 13 a 15 anos. Esse é um cão que tende a ser saudável, mas que precisa de acompanhamento veterinário regular, pois é suscetível a problemas oculares e ortopédicos.

Qual raça parece com Border Collie?

O Pastor Australiano é uma raça parecida com o Border, tanto que às vezes ele é chamado de Collie Australiano. No entanto são raças diferentes.

Publicado originalmente em: 23/10/2020
Atualizado em: 04/03/2024

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas