Adoção animal

Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

Publicado - 04 Março 2024 - 10h07

Atualizado - 03 Maio 2024 - 15h19

Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e tem tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

Raio-X do cachorro Pastor Australiano

  • Origem: Estados Unidos
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços)
  • Pelagem: retos ou ondulados, resistentes com subpelo denso
  • Cores: zul merle, preto, vermelho merle ou vermelho com ou sem manchas brancas e/ou marcas castanhas
  • Personalidade: inteligente, afetuoso, dócil, ativo e protetor
  • Altura: 46 a 58 cm
  • Peso: 16 a 32 kg
  • Expectativa de vida: 13 a 15 anos

O Pastor Australiano surgiu nos Estados Unidos

Diferente do que o nome entrega, o Pastor Australiano não surgiu no território da Austrália. Acredita-se que o cachorro australiano seja descendente de uma linha de cães de pastoreios que teria vindo da região dos Pirineus, no sudoeste europeu. Justamente nessa região, o cão Australiano passou a atuar em funções do pasto.

Pouco tempo depois, a raça migrou para os Estados Unidos, onde se popularizou e, após o cruzamento com outros cães, teve o seu padrão definido. O cachorro pastoreio começou a ser criado no século XIX, mas faz muito sucesso até os dias de hoje. A raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) em 1993 e em 2007 pela Federação Cinológica Internacional.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Conheça as características físicas da raça de cachorro Australiano

A pelagem do Pastor Australiano é a característica física que mais chama a atenção no cãozinho desta raça. Com uma camada interna cuja espessura varia de acordo com as estações, a pelagem semi-longa do cão australiano pode se apresentar de forma ereta ou ondulada, sendo os pelos da cabeça sempre curtos e lisos.

Outro diferencial da pelagem é a variação de cores de cachorro, que pode ter tons de preto, vermelho, castanho e branco. Geralmente, o cachorro australiano conta pelos brancos na região do peito ao pescoço, partes internas das patas e no focinho. Além disso, os olhos do cachorro desta raça podem ter nuances variadas de marrom, verde, azul e âmbar.

No que se trata do aspecto físico, o Pastor Australiano é um cachorro grande e cheio de elegância. Ele tem corpo forte e o charme a mais fica por conta das orelhas que se recolhem imitando o formato de uma rosa quando o animal está em alerta. A altura do Pastor Australiano varia de 46 a 58 cm, enquanto o peso do cão pode ficar entre 16 e 32 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas.

Border Collie x Pastor Australiano: entenda a diferença entre as duas raças

O cachorro australiano é uma raça parecida com Border Collie. Não é à toa que muitas pessoas se refiram a essa raça como "Border Collie Australiano" — e os dois cãezinhos, de fato, apresentam muitas semelhanças. No entanto, existem algumas características sutis que são capazes de diferenciar os dois cães.

A pelagem é uma das maiores diferenças entre Pastor Australiano e Border Collie. O Pastor Australiano apresenta pelos com cores mais diversas do que o Border, que se restringe a tons de preto, branco e marrom. Além disso, o temperamento dos dois cães também possuem algumas diferenças, como o nível de energia. O Pastor Australiano tende a ter uma dose menor de energia quando comparado ao Border Collie.

Como é a personalidade do Pastor Australiano? 

 

  • Convivência

O Pastor Australiano é amoroso, inteligente e sociável com as pessoas que conhece. Embora tenha sido criado inicialmente para ser um cão pastoreio e tenha um porte intimidador, a raça também desenvolveu uma personalidade bastante fiel e companheira aos seus humanos. Para quem pensa que Pastor Australiano é bravo, a raça não tem nada disso e é bem ligada com a família.

Justamente por ser apegado, ele não costuma reagir muito bem a estranhos e procura sempre defender seus tutores - ou pessoas próximas a ele - até se sentir confortável com o “intruso”. Sendo assim, é importante ter em mente que conquistar a confiança do cãozinho está longe de ser uma tarefa fácil. Nesse caso, o adestramento positivo e a socialização correta enquanto filhote podem ajudar a melhorar esse comportamento. 

Outras características da personalidade do Pastor Australiano são o senso de humor e a disposição. O cachorro desta raça está sempre pronto para uma brincadeira e dificilmente cansa com alguns minutinhos de atividade, o que faz dele uma  das melhores raças de cachorro para quem tem crianças em casa.

Como todo cão pastoreio, o Pastor Australiano é muito ativo e atlético, o que faz dele um verdadeiro poço de energia. Ele exige longos exercícios físicos para se manter saudável. Sendo assim, prepare-se para passeios diários e não se espante caso eles virem uma verdadeira maratona. Além disso, vale lembrar que, embora ele consiga se adaptar a apartamentos e casas pequenas quando se exercita adequadamente, esse é um animal que precisa de espaço para ter uma boa qualidade de vida - inclusive, é uma das melhores raças de cachorro para quem vive em chácaras e sítios.

  • Socialização

Quando falamos do Pastor Australiano, cachorros da raça têm um forte instinto protetor e é um tanto territorialista. Isso significa que são cães que, se não passarem por um processo adequado de socialização, podem não se dar tão bem com estranhos. O mesmo vale para a relação com outros animais, já que o cão Pastor Australiano gosta de ser o centro das atenções e, por isso, pode se tornar um cachorro ciumento se não for ensinado a conviver com outros pets.

Por outro lado, o cachorro australiano se dá muito bem com as crianças. Ele é tolerante, paciente, cuidadoso e uma companhia muito divertida para os pequenos - mas é importante supervisionar essas interações.

  • Adestramento

O cachorro Pastor Australiano ocupa a 42ª posição no ranking de inteligência canina. Como um bom cachorro de pastoreio, ele aprende rápido, mas precisa dos estímulos certos para isso acontecer - diferente do cachorro mais inteligente do mundo, que é o Border Collie. O Pastor Australiano funciona melhor com reforços positivos durante os treinamentos, como petiscos, elogios e carinho e exige também algumas repetições para pegar o jeito.

 

Cão Pastor Australiano deitado em gramado

 

5 curiosidades sobre o Pastor Australiano

  1. Apesar de ser chamado de cachorro australiano, essa raça não é originária da Austrália.
  2. Essa é uma das raças que podem ser usadas para diferentes trabalhos. Além de cachorro pastoreio, o Pastor Australiano pode ser cão terapeuta, cão de guarda, de busca e de resgate.
  3. A raça também é conhecida como "cachorro Aussie".
  4. O Pastor Australiano se tornou muito popular nos Estados Unidos porque fazia truque em rodeios.
  5. Esse cachorro é um excelente atleta e se dá bem em competições como o agility canino.

Pastor Australiano filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

A raça Pastor Australiano se mostra muito inteligente desde filhote. É um cão com sede de conhecer o mundo e se aventurar pelos lugares, mas que também demonstra que é protetor desde cedo. Por isso, essa é a melhor fase para dar início aos processos de adestramento e socialização do pet. No entanto, lembre-se que isso só deve acontecer depois que o Pastor Australino filhote tiver tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias, vermífugos e antiparasitários.

Antes de levar um cachorro filhote para casa, também não se esqueça de montar um enxoval com tudo que será necessário para o bem-estar do Pastor Australiano. Comprar ração, comedouro, bebedouro, caminha, tapetes higiênicos e alguns brinquedinhos são alguns itens da lista e devem fazer parte de todo o planejamento para ter um cachorro.

Cuidados básicos com o cão australiano 

 

  • Banho: o Pastor Australiano não exige uma rotina de banhos tão frequente. Um banho por mês é a frequência ideal para manter o seu amigo limpo e saudável.
  • Escovação: uma vez por semana é o suficiente para deixar a pelagem do cachorro bonita e bem cuidada. Dessa forma, é possível remover toda as impurezas, mas sem grandes preocupações, já que o Pastor Australiano não costuma soltar muito pelo.  
  • Unhas: os cães da raça precisam ter as unhas aparadas regularmente para não machucar ninguém. O ideal é fazer isso pelo menos uma vez por mês.
  • Dentes: para evitar problemas desagradáveis como o tártaro em cachorro, o Pastor Australiano precisa ter os dentes escovados no mínimo duas ou três vezes por semana.
  • Orelhas: é importante fazer uma verificação semanal dos ouvidos do pet. Além disso, use produtos adequados para limpar a orelha do cachorro australiano, como removedor de cera pet. 

Saúde do Pastor Australiano: tudo o que você precisa saber

De maneira geral, o Pastor Australiano costuma ser muito saudável. Ainda assim, algumas condições de saúde são comuns na raça, como a catarata. O quadro, que causa opacidade e perda da visão,  costuma estar relacionado à herança hereditária. Outra doença ocular comum da raça de cachorro australiano é a atrofia progressiva da retina, que compromete as células da retina até a cegueira.

Além disso, a displasia coxofemoral, que prejudica a locomoção do animal, também é uma doença bastante característica da raça. Para prevenir, diagnosticar e tratar qualquer uma dessas patologias, é preciso consultar um médico veterinário regularmente. Apenas a ajuda de um profissional da área pode garantir que o seu cãozinho esteja forte e saudável.

Pastor Australiano: preço da raça exige um planejamento financeiro

E quanto custa um Pastor Australiano? É possível encontrar filhotes da raça por valores entre R$ 2.500 e R$ 5.000, dependendo da linhagem do animal. Outras características, como sexo e cor dos pelos, também influenciam no preço do cachorro australiano. 

É importante se organizar e buscar por um canil de cachorro de confiança antes de adquirir um cão da raça Pastor Australiano. Por isso, procure lugares que tenham boas referências e indicações. Além disso, visite o espaço para se certificar de que todos os animais são bem tratados antes de efetuar a compra.

Perguntas e respostas sobre Pastor Australiano

O que você precisa saber antes de ter um Pastor Australiano?

O Pastor-Australiano é um cão de personalidade tranquila, mas muito energético e protetor. Ele não é agressivo, mas pode ser desconfiado com quem não conhece. Além disso, é muito inteligente, atencioso e ligado com a família.

Quanto tempo dura um Pastor Australiano?

A expectativa de vida do Pastor Australiano é de 13 a 15 anos. Esse é um cão que tende a ser saudável, mas que precisa de acompanhamento veterinário regular, pois é suscetível a problemas oculares e ortopédicos.

Qual raça parece com Border Collie?

O Pastor Australiano é uma raça parecida com o Border, tanto que às vezes ele é chamado de Collie Australiano. No entanto são raças diferentes.

Publicado originalmente em: 23/10/2020
Atualizado em: 04/03/2024

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Cachorro

Cientistas usam Inteligência Artificial para traduzir o que os cachorros "falam" quando estão latindo

Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’...

Adoção

Casal atravessa o oceano para tirar férias relaxantes e acaba resgatando um gato de rua machucado

O Dia dos Namorados Pet não é só um momento para celebrar o amor que você sente pelo seu gato ou cachorro. É também época para recon...

Adestramento

Dia dos Namorados Pet: Golden Retriever teve a missão de entregar um presente especial para a dona

No Dia dos Namorados, vários casais que têm bichinhos de estimação gostam de incluir os pets nesse momento especial. Afinal, muitas ...

Comportamento

Mais rápido do mundo: gato skatista quebra recorde impressionante e entra para o Guinness

Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o ...

Comportamento

São mais de 100 sons diferentes: a incrível capacidade de comunicação dos gatos vai te deixar de queixo caído

Com certeza o som de gato mais conhecido é o miado. Mas você sabia que os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes? I...

Brinquedos

Esse brinquedo de gato faz tanto sucesso na minha casa que meus gatos não querem parar de brincar: diversão garantida!

Não é preciso muito para deixar os felinos felizes e relaxados. Basta um brinquedo de gato que instigue os instintos da espécie e os...

Raças

Inteligência Artificial imagina como seriam os cachorros famosos de desenhos animados: Scooby-Doo, Snoopy, Patrulha Canina…

Vários cachorros famosos da ficção são inspirados em raças de cachorros reais. A raça do Scooby Doo, por exemplo, é o Dogue Alemão, ...

Ver todas