Cachorro

Os cachorros mais felizes recebem esses 7 cuidados surpreendentemente simples que todo tutor deveria fazer

Publicado - 07 Novembro 2024 - 15h53

Atualizado - 07 Novembro 2024 - 15h53

Sabia que fazer um cachorro feliz não é muito difícil? Os cães são pouco exigentes com a sua rotina, desde que recebam a atenção que eles precisam. Além disso, existem alguns cuidados bem básicos e simples que muitas vezes já são suficientes para garantir a felicidade dos pets.

Se você não tem ideia de como deixar seu cachorro feliz, não precisa mais se preocupar. A seguir, confira 7 hábitos que devem ser incluídos no seu dia a dia para deixar seu cãozinho mais alegre!

1) Petiscos todos os dias deixam o cachorro feliz

Já se perguntou o que acontece se seu cachorro comer petisco todos os dias? A resposta é só uma: ele vai ficar muito feliz! É claro que deve haver um equilíbrio na hora de incluir os snacks na dieta do seu peludo, mas, na quantidade certa, eles são grandes aliados da saúde canina e sempre deixam o cachorro mais feliz.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Além de agradarem o paladar dos cães, vários petiscos — especialmente os comerciais — são nutritivos e balanceados, com proteína, fibras, minerais e cálcio na sua composição. O melhor de tudo é que eles normalmente já vem com a quantidade diária indicada na própria embalagem. Então, respeitando isso, o cachorro pode se deliciar com os snacks de forma saudável!

2) Os passeios são uma parte importante da rotina do pet

Passear com cachorro é, provavelmente, a hora do dia mais feliz do seu amigo de quatro patas! Os passeios estimulam os cães de diversas maneiras, aguçando os principais sentidos do animal: audição, olfato, visão e tato. Enquanto passeiam, os doguinhos veem diferentes cenários, sentem inúmeros cheiros, ouvem vários barulhos e se sentem instigados com tanta ‘novidade’.

Isso é ótimo para os instintos da espécie. Cães são curiosos por natureza e adoram desbravar novos ambientes, então o passeio é uma forma de proporcionar isso para o seu melhor aumigo, deixando-o super feliz e satisfeito!

3) Escovar os pelos do cachorro é relaxante e traz vários benefícios

Cuidar do pelo de cachorro pode melhorar e muito o humor dos cães, sabia?! Mesmo que pareça um hábito qualquer, a escovação pode deixar os peludos bem alegres. Isso porque, além de remover os fios mortos e manter a pelagem do pet bonita e saudável, esse cuidado é como se fosse uma massagem super relaxante para os cachorros. Outra forma de deixar o animal alegre é fazendo carinho nele, que causa uma sensação bem parecida!

cachorro feliz recebendo carinho
Passar um tempinho com o pet é sinal de um cachorro feliz

4) Tempo de qualidade com o tutor é sinônimo de um cachorro feliz

Além de apostar no enriquecimento ambiental com passeios e brinquedos interativos, os tutores também precisam dedicar um tempo do seu dia para dar atenção aos doguinhos. Alguns cachorros são mais independentes do que outros, mas a verdade é que todo cão gosta de receber atenção dos donos. Por isso, é bom separar algumas horinhas para brincar com cachorro, fazer carinho nele e cuidar de todas as necessidades do pet.

5) Investir em uma ração de qualidade faz diferença no humor do seu amigo

Um cachorro feliz tem tudo a ver com a alimentação que ele recebe — e isso está diretamente relacionado com a qualidade da ração. As versões da ração premium e super premium costumam ser as mais indicadas porque são compostas com ingredientes de alto padrão, contribuindo mais ainda com a saúde do animal e saciando a fome por mais tempo.

6) Socializar com outros cães e outras pessoas deixa qualquer cachorro feliz

A socialização é um dos processos mais importantes no desenvolvimento de um animal, e que deve ser estimulada em todas as fases de vida do pet. Se o cãozinho já estiver acostumado a ter contato direto com outros cachorros e pessoas, ele com certeza vai adorar fazer isso no dia a dia!

Passear com o pet no parcão costuma ser uma ótima maneira de botar isso em prática. Mas, além dos passeios, outra possibilidade bem interessante é colocar o seu aumigo em uma creche para cachorro. Lá, os cães são supervisionados o tempo todo por uma equipe profissional e, ao mesmo tempo, socializam, brincam, gastam energia e descansam.

7) Cuidar da higiene e saúde do animal também é importante

A higiene canina exige atenção. Além da escovação dos pelos, é muito importante limpar as orelhas, cortar as unhas e escovar os dentes do cachorro. O banho e tosa também entram como cuidados básicos que impactam diretamente na qualidade de vida do animal. Por isso, a longo prazo, esses cuidados deixam o cachorro feliz — pois ele fica limpinho e livre de problemas!

Mas não se esqueça também dos check-ups de saúde, hein?! Cães adultos devem ir ao veterinário pelo menos uma vez por ano; enquanto cães idosos devem ir pelo menos uma vez a cada seis meses. Outro ponto importante é não atrasar as vacinas do cachorro nem os vermífugos, garantindo que seu cãozinho vai estar protegido contra as doenças mais perigosas!
 

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Comportamento

Veterinário alerta: gato estressado pode desenvolver doenças sérias! Entenda a relação e como agir

Se o seu gato anda mais arisco, fica se escondendo ou vem manifestando hábitos estranhos, talvez ele não esteja apenas de “mau humor...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Prevenção e tratamentos

Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet

Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulg...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?