Comportamento animal

Os 8 cachorros mais bagunceiros que existem

Publicado - 18 Abril 2024 - 17h15

Atualizado - 24 Abril 2024 - 17h34

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Lidar com cachorros bagunceiros em casa é um desafio nada fácil! A energia inesgotável e a curiosidade exagerada de alguns peludos podem transformar o lar em uma verdadeira catástrofe e, de quebra, deixar os tutores de cabelo em pé. Por outro lado, a vida com um cachorro bagunceiro pode ensinar muito aos donos, especialmente aqueles de primeira viagem, sobre paciência e comportamento canino. 

Quando o assunto é bagunça, alguns cãezinhos se destacam no quesito aprontar. O Patas da Casa listou quais são os tipos de cachorros mais bagunceiros. Vem conferir! 

1) A bateria do Jack Russel está sempre alta

Jack Russel Terrier em cima do sofá com almofadas destruídas

A aparência fofa e meiga do Jack Russel Terrier pode até enganar no primeiro momento, mas bastam alguns minutos de convivência com o peludo para perceber que tranquilidade não é um traço comum nessa raça. Na verdade, a energia é a principal característica da personalidade do Jack Russel. Extremamente ativos e energéticos, esses cães raramente estão sossegados e longe de confusão. Por isso é fundamental estabelecer uma rotina de exercícios físicos para gastar a energia desses peludos e evitar comportamentos inadequados. Inclusive, uma curiosidade sobre eles é que o Jack Russel é uma raça de cachorro indicada para esportes, como corridas com o tutor, justamente devido a alta energia.

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Seu cachorro é mais ativo ou preguiçoso? Descubra com esse teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

 2) O Beagle é extremamente bagunceiro

Beagle deitado no sofá com papel destruído ao redor

Divertido e cheio de carisma, o Beagle é um peludo que surpreende pelo seu alto nível de energia. Inclusive, se tivesse um prêmio de cachorro mais apocalíptico, com certeza o Beagle estaria entre os três finalistas da competição. Sem atividades físicas diárias, como passear com cachorro, eles podem aprontar muitas travessuras e deixar os tutores completamente malucos. Quando se sentem entediados, geralmente latem bastante para conseguirem receber a atenção que desejam. Esse comportamento indica que o peludo está  precisando de mais estímulos para relaxar, seja com brinquedos interativos ou passeios mais longos.

3) Cachorros vira-lata preto se destacam quando o assunto é bagunça

Cachorro vira lata preto deitado com espuma de preencher almofada na boca

Embora o vira lata preto não seja uma raça de cachorro, esses peludos possuem um talento especial para bagunça. Porém, a personalidade encantadora e apaixonante do vira lata preto é um traço que esses peludos sabem usar muito bem para evitar tomar esporro do tutor. Geralmente, após fazerem alguma arte canina - como morder o sofá ou chinelo do tutor -, eles fazem aquela clássica carinha de coitado e fingem que nada aconteceu. Inclusive, muitos têm a cara de pau de distribuir lambeijos para amolecer o coração da mãe ou pai de pet. Bem espertinhos, né?!

4) O Fox Paulistinha é um cachorro hiperativo

Fox Paulistinha deitado em gramado com língua de fora

O Fox Paulistinha é um cachorro bem popular entre os brasileiros. Ele é um cão amoroso que demonstra certo apego aos tutores. Além disso, outra característica marcante da raça é a sua disposição. Eles são espirituosos, cheios de energia e por isso sempre estão em busca de brincadeiras e atividades que possam gastar sua energia. Ou seja, o Fox Paulistinha é um cachorro hiperativo que não gosta de ficar parado e está sempre procurando um motivo para aprontar.

5) O tamanho do Dachshund é desproporcional à sua energia gigante

Dachshund deitado no colo de mulher sentada na mesa, tentando morder caneta

O Dachshund - conhecido também como cachorro salsicha - é uma raça extremamente energética. Com suas patinhas curtas e corpo rebaixado, eles não hesitam na hora de aventurar nas brincadeiras. Como foram criados originalmente para caçar texugos, eles têm uma paixão especial por cavar buracos nas mais diversas situações. Além disso, o latido de cachorro salsicha é persistente e é bem comum no dia a dia do animal. E não para por aí! Curiosos e donos de uma personalidade forte, o cachorro salsicha adora aprontar subindo em mesas, roubando pertences dos donos e roendo tudo que veem pela frente. E o pior é que eles não aceitam muito bem as críticas por esse comportamento canino por conta da personalidade obstinada.

6) O Boxer é um cachorro grande com comportamento de filhote

Boxer com bolinha para cachorro na boca correndo dentro de um riacho raso

O Boxer é um cachorro grande que tem uma carinha de bravo que não condiz nada com sua personalidade. Na verdade, esses grandões são verdadeiros bebezões e apresentam comportamentos muito parecidos com os de um cachorros filhotes. Isso porque além de serem super amorosos e simpáticos, esses cães gostam de ser o centro das atenções e podem ser um pouco desengonçados na tentativa de serem notados.

7) Vira lata branco com manchas pretas adora destruir objetos

vira lata branco com manchas pretas deitado ao lado de um sofá destruido

Assim como o preto, o vira lata branco não dá sossego para tutores. Eles são mestres em destruir objetos, roupas e coisas que nem conseguimos imaginar. Nas redes sociais, dois tutores compartilharam em seus perfis um vídeo mostrando as várias coisas que seus cachorros bagunceiros já tiveram coragem de destruir. No primeiro caso, a tutora lista as coisas mais bizarras e inusitadas que seu cachorro já comeu, como uma galinha inteira, cartão de crédito e até um protetor labial. A cadela foi nomeada como Maria Sophia, mas devido ao comportamento nada tranquilo, sua tutora a apelidou carinhosamente de Maria Apocalíptica. 

Já no segundo caso, o pai da pet Nina mostrou em seu perfil que sua cadelinha apocalíptica é viciada em destruir seus próprios objetos pessoais, como sapatos, meias, crachás e relógios. Porém, conquistado pelo charme da cadela, o tutor acredita que a destruição de Nina é na verdade uma demonstração de carinho. Segundo ele, as marcas de mordida em seus itens pessoais é uma maneira dele lembrar dela em todos os lugares, como se fosse uma pequena lembrança carinhosa da peluda. Veja o vídeo:
 

8) A coragem do Border Collie pode se transformar em bagunça

Border Collie preto e branco correndo em gramado

Considerada a raça de cachorro mais inteligente do mundo, engana-se quem pensa que o Border Collie não é bagunceiro. Na verdade, esses peludos podem aprontar poucas e boas justamente devido a inteligência e coragem - e falta de estímulos e direcionamentos corretos. Como são cães cheios de energia e naturalmente curiosos, eles podem se entediar facilmente e criar diversões que podem terminar em confusão, como destruir objetos e perseguir outros animais. Além disso, uma característica do Border Collie é que eles adoram saltar e pular de lugares altos, o que pode ser um grande problema.

Qual raça de cachorro mais bagunceiro?

Como vimos, todas essas 8 raças de cachorros são bagunceiras e "apocalípticas". Mas é claro que sempre tem aquela que se destaca. Dentre todas as raças citadas acima, as que mais se sobressaem quando o assunto é bagunça são os cachorros Jack Russel Terrier e o Beagle, devido a alta energia e a incrível capacidade de se envolver em confusão. Contudo, como a personalidade de um cão é muito influenciada por fatores como socialização, adestramento e tratamento, pode ser que alguns cães desta raça sejam mais calmos do que os outros. Tudo vai depender de como o peludo foi criado e educado.

Quais são as raças de cachorros mais desobediente?

A desobediência canina é um comportamento que está muito relacionado com a teimosia. Por isso, as raças de cachorro mais desobedientes são aquelas que possuem personalidade forte e que não aceitam levar desaforo para casa. É o caso do Dachshund e do Beagle, duas raças que são difíceis de educar.  

Qual é a raça de cachorro mais agitada?

A agitação canina vai depender de fatores como idade do cachorro, condições de saúde e raça do cão. Nesse caso, é impossível não citar o Jack Russel Terrier, o menorzinho da lista, como o cachorro mais agitado que existe. Esses peludos possuem uma energia inesgotável que só diminui com muito passeio e atividades físicas, e por isso merecem levar o troféu de cachorro mais agitado pra casa.

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Comportamento

Esses são os 8 significados de sonhar com gato mais curiosos: a número 5 vai te impressionar por um detalhe

São vários os significados de sonhar com gato. Tudo depende, principalmente, do contexto do sonho e também do cenário em que a pesso...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas