O Weimaraner não é uma das raças mais populares entre os brasileiros, mas tem muitas qualidades que vários tutores buscam em um bichinho de estimação. Além do temperamento manso e afetuoso, uma das características mais admiráveis e marcantes neste cão é a sua inteligência. Com uma enorme facilidade de aprendizado, o cachorro Weimaraner tem uma aptidão enorme para o adestramento canino. Por isso, se você pretende ter um cão da raça e quer saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura!

O cachorro Weimaraner é um dos mais inteligentes do mundo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Saber o quanto um cachorro é inteligente depende de uma série de fatores, e foi esse aspecto que o psicólogo norte-americano Stanley Coren se propôs a estudar o assunto. Segundo ele, a inteligência canina é dividida em instintiva, adaptativa e operacional. Com base nisso, foi montado um ranking que mostra quais são as raças de cachorro mais inteligentes que existem, e o Weimaraner é um dos mais notáveis nesse sentido, ocupando a 21ª posição da lista.

Os atributos que mais se destacam na raça são a obediência, treinabilidade e fácil adaptação. Isso quer dizer que o cachorro Weimaraner aprende comandos e truques com muita facilidade, costuma ser obediente e se adapta bem a diferentes situações. Para quem não quer ter muito trabalho na hora de treinar e educar o cãozinho, a raça Weimaraner é a ideal!

Weimaraner filhote: o adestramento é indicado nessa fase

Ainda que tenha uma inteligência fora do comum, o recomendado é que o adestramento do Weimaraner se inicie nos primeiros meses de vida. Essa é a melhor fase para ensiná-lo o que é certo e errado, além de ser uma forma de estimular a mente do doguinho desde cedo. Por isso, aproveite o primeiro ano do Weimaraner filhote - a partir dos 4 ou 5 meses de idade - para treinar coisas básicas, como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, e aos poucos introduzir truques novos, como ensinar cachorro a dar pata, sentar e deitar.


Adestrar o cachorro Weimaraner é uma tarefa fácil e que se torna ainda melhor com recompensas
Adestrar o cachorro Weimaraner é uma tarefa fácil e que se torna ainda melhor com recompensas

Recompensas e estímulos positivos são ideais para treinar o cachorro Weimaraner

O Weimaraner é um ótimo “aluno” durante o adestramento, mas com ajuda de petiscos e recompensas tudo fica ainda melhor! Essa é uma forma divertida e saborosa de incentivar o cãozinho a repetir o mesmo comportamento durante o ensinamento de comandos e truques, mas não a única. Na técnica do adestramento positivo, você também pode utilizar outros recursos que servem de estímulo para educar o cachorro Weimaraner, como elogios, carinho e palavras de incentivo, como “Bom garoto!” e “Muito bem!”. 

Raça Weimaraner é de fácil adaptação, desde que consiga gastar sua energia

Esse é um cachorrinho que não tem muito mistério na hora da criação e se adapta tranquilamente em qualquer lugar. O mais importante é garantir que o Weimaraner se exercite diariamente, porque ele tem um alto nível de energia que precisa de atenção. O ideal é que ele cresça em um ambiente com espaço amplo para brincar, correr e gastar energia. No entanto, mesmo que seja muito ativo, também é possível criá-lo em apartamentos se a família se comprometer a levá-lo para passear todos os dias. 

Além dos passeios, a prática de esportes também é muito bem-vinda na rotina do Weimaraner. Não é à toa que essa é considerada uma das melhores raças para acompanhar os tutores nesse tipo de atividade. Brinquedos interativos e outras formas de enriquecimento ambiental também são opções interessantes para acrescentar no dia a dia da raça.

Se você se rendeu aos encantos do Weimaraner, preço é algo que precisa ser pesquisado e avaliado. No geral, um cãozinho desta raça custa entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. A linhagem genética, bem como o sexo do cachorro, são alguns fatores que contribuem para que o filhote seja mais caro. Também é importante procurar um canil de confiança e que seja comprometido com o bem-estar dos animais.

Redação: Juliana Melo