close
Raças

O que esperar do Rottweiler filhote?

Atualizado · 31 de janeiro de 2022 · 18h37

Publicado · 31/01/2022 · 17h00

O Rottweiler é um cão muito carinhoso e dócil quando recebe uma boa criação
O Rottweiler é um cão muito carinhoso e dócil quando recebe uma boa criação

O Rottweiler tem fama de cachorro bravo e intimidador. Por isso, muitas pessoas acham que ao adotar um filhote de Rottweiler terão que lidar com um temperamento difícil e, até mesmo, agressivo. Porém, a verdade é que todos os tipos da raça são muito dóceis e amorosos, sendo um perfeito cão de companhia. O segredo para ter um cachorro disciplinado e amigável está na forma como o Rottweiler filhote é criado. O Patas da Casa te explica o que você pode esperar de um Rottweiler filhote: como ele se comporta, como deve ser treinado e que cuidados o cachorro deve receber. Você pode se surpreender com a fofura desse cãozinho. Confira!

O Rottweiler filhote tem um comportamento carinhoso e apegado ao tutor

O Rottweiler é uma raça de personalidade forte. Acostumados a serem cães de guarda, são dominantes, têm forte instinto protetor e são corajosos - ou seja, fazem de tudo para protegerem a família. Ao mesmo tempo, a raça Rottweiler é muito dócil e amorosa. Esses cães amam brincar e podem até ser meio desengonçados, sendo ótimos cães de companhia. Assim, o filhote de Rottweiler nasce com esses dois lados, um mais sério e outro mais divertido, e é essencial achar um equilíbrio desde cedo. A verdade é que a personalidade do Rottweiler depende da criação que ele recebe. Se for tratado sem receber limites e com certa brutalidade, crescerá com temperamento agressivo e dominante. Já se, na fase de filhotes, o cachorro Rottweiler receber carinho, limites e treinamento, será mais tranquilo, amoroso e dócil. Por isso, esqueça aquela ideia de que cachorro Rottweiler é sempre bruto e bravo. Tudo depende da maneira como o filhote de Rottweiler foi criado.

Adestramento é fundamental para o Rottweiler filhote ter um bom comportamento

A fase de Rottweiler filhote é a melhor para garantir que o pet tenha uma boa convivência com pessoas e animais no futuro. Nessa idade, ele aprende os limites que o tutor impõe com mais facilidade. Assim, é muito importante realizar o adestramento no filhote de cachorro Rottweiler, pois isso moldará seu comportamento. O cão adulto também pode ser adestrado, caso não tenha sido na infância, mas é bem mais difícil se livrar de comportamentos ruins quando eles já estão formados. O filhote de Rottweiler é uma das raças mais inteligentes e aprende com facilidade. Sua obediência e disciplina são exemplares, então treinar o cachorro Rottweiler para evitar comportamentos agressivos torna-se uma tarefa mais fácil. 

O filhote de Rottweiler deve ser socializado para garantir uma boa convivência 

Na fase de filhote, o Rottweiler também deve passar pelo processo de socialização. Por ser muito protetor, isso faz com que ele desconfie de qualquer pessoa ou animal desconhecido. Assim, a raça Rottweiler pode não se tornar muito receptiva com visitas, enxergando-as como uma ameaça. Para evitar problemas, o filhote de Rottweiler deve passar pela socialização. Quando o Rottweiler se acostuma desde cedo com a presença de estranhos, passa a desenvolver um maior senso do que realmente é ameaça e do que, na verdade, não apresenta perigo. Esse cuidado faz com que o cão entenda com mais rapidez quem é amigo, facilitando a convivência.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro Rottweiler filhote ama brincar e se divertir com sua família
    O cachorro Rottweiler filhote ama brincar e se divertir com sua família

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Posso adotar um filhote de cachorro Rottweiler se tenho crianças em casa?

    A relação entre Rottweiler filhote e criança costuma ser boa. A raça gosta dos pequenos e se diverte muito com eles durante as brincadeiras. Porém, precisamos lembrar que se trata de um cão de físico forte. O filhote de Rottweiler cresce muito rápido e logo desenvolve músculos robustos e pesados. Durante as brincadeiras o cão pode, mesmo sem querer, acabar machucando ao pular ou se exaltar mais. Por isso, é fundamental supervisionar a criança com o Rottweiler, seja ele filhote ou adulto. Lembre-se que a socialização e o adestramento são essenciais para que a raça Rottweiler seja amorosa e tranquila. Um filhote de Rottweiler sem ser socializado pode ver a criança, assim como qualquer um, como ameaça, trazendo riscos. 

    Prepare a casa para receber o filhote de Rottweiler da melhor forma

    Ter um filhote de Rottweiler é sinal de diversão em casa! Esses cãezinhos amam brincar e se divertir e, com certeza, vão ser uma companhia perfeita para a família. Ao adotar um Rottweiler filhote, é importante deixar a casa preparada para recebê-lo. Itens básicos como comedouro e bebedouro não podem faltar. A cama de cachorro também é fundamental, mas atenção na hora de escolher. Quando filhote, Rottweiler é pequeno, mas lembre-se que ele cresce rapidamente e logo se torna um cachorro grande. Por isso, opte por uma cama que não seja tão pequena. Além disso, é preciso ter muitos brinquedos. O Rottweiler tem muita energia, ainda mais quando é filhote. Garanta que ele não vá ficar entediado, oferecendo sempre brinquedos interativos. O tédio pode acabar fazendo com que o Rottweiler filhote se torne destruidor.

    O Rottweiler deve receber vacina nos primeiros meses de vida

    Normalmente, o cachorro Rottweiler não tem muita propensão a problemas de saúde. Porém, para que se mantenha saudável, é preciso ter acompanhamento veterinário desde cedo. O filhote de Rottweiler deve receber todas as vacinas, sendo a primeira delas (V8 ou V10) aplicada aos 45 dias de vida. É fundamental manter o calendário de vacinação e vermifugação em dia, pois isso impede que o pet desenvolva algumas das doenças mais comuns e perigosas que um cão pode ter. Outro cuidado com o cachorro Rottweiler filhote é quanto à alimentação, que deve ser específica para sua idade. A ração para filhote contém os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento saudável. O cachorro Rottweiler pode desenvolver problemas típicos de cachorro grande com o tempo, como a displasia coxofemoral. Com o acompanhamento veterinário desde filhote, Rottweiler se mantém sempre monitorado e, caso a condição apareça, será identificada e tratada com antecedência. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Próxima matéria

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

    Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

    Cane Corso filhote: o que esperar do cãozinho de porte gigante?
    Grandes

    Cane Corso filhote: o que esperar do cãozinho de porte gigante?

    O Cane Corso filhote é um cachorro cheio de energia e que precisa de muita atenção, especialmente nos dois primeiros anos de vida. Ainda que não seja uma das raças mais procuradas entre os brasileiros, o Cane Corso (ou Cani Corso) vai muito além das aparências e tem tudo para conquistar o coração da família - especialmente quando é filhotinho. Mas assim como acontece com qualquer pet, algumas dúvidas podem surgir ao comprar ou adotar um filhote Cane Corso.

    Filhote de Pitbull: saiba o que esperar sobre o comportamento da raça
    Raças

    Filhote de Pitbull: saiba o que esperar sobre o comportamento da raça

    O filhote de Pitbull é um cãozinho que, assim como qualquer outro, precisa ser tratado com afeto. Apesar dos estereótipos que acompanham o American Pitbull Terrier — ou só Pitbull mesmo, como é conhecido por aqui —, as coisas nem sempre são o que parecem e o comportamento do Pitbull pode te surpreender. Além de fortes e super inteligentes, eles são carinhosos e apegados aos donos, principalmente às crianças.

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Ver Todas >

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza
    Adote um animal

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza

    O gato de Pelo Curto Inglês - também chamado de gato British Shorthair - é uma raça de gato cinza encantadora (mas que pode ser encontrada em outras cores)! Além da aparência exuberante e felpuda, o bichano tem várias qualidades que fazem dele um bichinho de estimação único. Não é à toa que, apesar da origem inglesa, o gato de Pelo Curto Inglês conquistou a simpatia de muitos gateiros ao redor do mundo.

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco
    Adote um animal

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo
    Adote um animal

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

    O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. 

    100 dicas de nomes para gatos brancos
    Adote um animal

    100 dicas de nomes para gatos brancos

    A hora de escolher um bom nome para gatos (branco ou de qualquer outra cor) é sempre muito delicada. Afinal, essa é uma denominação que vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida! Portanto, a decisão deve ser pensada com muita cautela para depois não haver nenhum arrependimento (as trocas constantes podem acabar confundindo a cabeça do bichano e por isso devem ser evitadas).

    Ver Todas >