O Rottweiler tem fama de cachorro bravo e intimidador. Por isso, muitas pessoas acham que ao adotar um filhote de Rottweiler terão que lidar com um temperamento difícil e, até mesmo, agressivo. Porém, a verdade é que todos os tipos da raça são muito dóceis e amorosos, sendo um perfeito cão de companhia. O segredo para ter um cachorro disciplinado e amigável está na forma como o Rottweiler filhote é criado.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Patas da Casa te explica o que você pode esperar de um Rottweiler filhote: preço, como ele se comporta, como deve ser treinado e que cuidados o cachorro deve receber. Você pode se surpreender com a fofura desse cãozinho. Confira!

Qual é o preço de um filhote de Rottweiler?

O preço de um Rottweiler filhote fica entre R$ 1.500 e R$ 5.000. Pode haver uma pequena variação para mais ou para menos, dependendo do canil de cachorro. Além disso, características físicas, sexo e linhagem genética influenciam no valor final. Mas lembre-se: para ter um filhote de Rottweiler, preço deve ser calculado também de acordo com as necessidades do animal a longo prazo. Ou seja, é importante pensar nos custos com alimentação, higiene, lazer e consultas veterinárias.

O Rottweiler filhote tem um comportamento carinhoso e apegado ao tutor

O Rottweiler é uma raça de personalidade forte. Acostumados a serem cães de guarda, eles estão entre as raças de cachorro mais dominantes, têm forte instinto protetor e são corajosos - ou seja, fazem de tudo para protegerem a família. Ao mesmo tempo, a raça Rottweiler é muito dócil e amorosa. Esses cães amam brincar e podem até ser meio desengonçados, sendo ótimos cães de companhia. Assim, o filhote de Rottweiler nasce com esses dois lados, um mais sério e outro mais divertido, e é essencial achar um equilíbrio desde cedo. 

  • Latidos

O cachorro Rottweiler, filhote ou adulto, não tem o hábito de latir com frequência. Ele até pode usar esse meio de comunicação para alertar sobre possíveis invasores, mas, no geral, é um cão mais silencioso. Por isso, não estranhe se ouvir poucos latidos pela casa. 

  • Territorialismo

O filhote de Rottweiler não é territorialista desde sempre, mas pode adquirir esse comportamento com o passar do tempo, porque é algo que faz parte do instinto e natureza da raça. Não quer dizer que o Rottweiler é bravo ou perigoso, mas é importante se atentar aos treinos de adestramento e socialização para amenizar o territorialismo e deixá-lo mais amigável.

  • Obediência

Não é difícil adestrar um cachorro Rottweiler filhote. Ele é muito obediente e esperto, ocupando a 9ª posição no ranking de inteligência canina. Por isso, se o tutor tiver os recursos certos, os resultados serão bem satisfatórios. O filhote de Rottweiler aprende rápido, e os reforços positivos têm uma importância enorme nos treinamentos.

  • Companheirismo

O Rottweiler é um cão fiel e leal aos donos. Ele é um verdadeiro exemplo de cãopanheiro, sendo muito dedicado e apegado com os humanos. Em alguns casos, ele pode até desenvolver ansiedade de separação de tanto apego. Por isso, é importante que a família sempre tenha um tempinho para se dedicar ao Rottweiler filhote e adulto, brincando com ele e oferecendo diferentes estímulos.

@katyandtheo A proud dog mum moment ? #fyp #puppy #puppyclass #rottweiler #cute #funny ♬ Baby Elephant Walk - Henry Mancini & His Orchestra

Adestramento é fundamental para o Rottweiler filhote ter um bom comportamento

A personalidade do Rottweiler depende da criação que ele recebe. Se for tratado sem receber limites e com certa brutalidade, crescerá com temperamento agressivo e dominante (o que pode levar o Rottweiler a atacar o dono, inclusive). Já se, na fase de filhote, o cachorro Rottweiler receber carinho, limites e treinamento, será mais tranquilo, amoroso e dócil. Por isso, esqueça aquela ideia de que a raça é sempre bruta e brava. Tudo depende da maneira como o filhote de Rottweiler foi criado.

A fase de Rottweiler filhote é a melhor para garantir que o pet tenha uma boa convivência com pessoas e animais no futuro. Nessa idade, ele aprende os limites que o tutor impõe com mais facilidade. Assim, é muito importante saber como treinar o Rottweiler da maneira certa, pois isso moldará o comportamento dele.

O cão adulto também pode ser adestrado, caso não tenha sido na infância, mas é bem mais difícil se livrar de comportamentos ruins quando eles já estão formados. O filhote de Rottweiler é uma das raças mais inteligentes e aprende com facilidade. Ele tem obediência e disciplina exemplares, é uma das raças mais fáceis de adestrar então o treinamento para evitar comportamentos agressivos torna-se uma tarefa mais fácil. 

O filhote de Rottweiler deve ser socializado para garantir uma boa convivência 

Na fase de filhote, o Rottweiler também deve passar pelo processo de socialização. Por ser muito protetor, isso faz com que ele desconfie de qualquer pessoa ou animal desconhecido. Assim, a raça Rottweiler pode não se tornar muito receptiva com visitas, enxergando-as como uma ameaça. Para evitar problemas, o filhote de Rottweiler (2 meses em diante, depois de receber todas as vacinas) deve passar pela socialização.

Quando o Rottweiler se acostuma desde cedo com a presença de estranhos, passa a desenvolver um maior senso do que realmente é ameaça e do que, na verdade, não apresenta perigo. Esse cuidado faz com que o cão entenda com mais rapidez quem é amigo, facilitando a convivência.

 

Filhote de Rottweiler correndo ao ar livreRottweiler filhote andando pela gramaFilhote de Rottweiler feliz com a língua de foraQuatro filhotes de Rottweiler correndo e brincandoRottweiler filhote deitado olhando com carinha de pidãoRottweiler filhote correndo atrás de bolinha amarela ao ar livreDois filhotes de Rottweiler lado a lado no solRottweiler filhote deitado perto de uma grade

 

 

6 coisas que você precisa saber sobre o filhote Rottweiler

1) O filhote de Rottweiler é pequeno e fofo no início, mas cresce bastante quando chega na fase adulta. Por isso, é bom ter um espaço apropriado para o cachorro viver. Em questão de tamanho, Rottweiler pode medir de 56 a 68 cm de altura. Já o peso pode variar entre 40 e 50 kg.

2) O Rottweiler é um dos cachorros que têm a mordida mais forte. Ele tem uma força de 328 PSI, mas não chega a desbancar o Kangal, que alcança 746 PSI.

3) A melhor maneira de deixar um Rottweiler feliz é criando estímulos físicos e mentais na rotina do animal com brinquedos, passeios e outras atividades. Tirar um tempinho para aproveitar com o filhote de Rottweiler também é fundamental, pois ajuda a estreitar os laços com o pet e faz com que ele se sinta querido.

4) Saber como ganhar a confiança de um cachorro é algo que depende muito da personalidade de cada pet. No caso de um Rottweiler filhote, o processo costuma ser mais fácil do que com um cão adulto. A aproximação deve ser feita de forma lenta, sem invadir o espaço do animal e sempre com reforços positivos (como snacks).

5) O Rottweiler tem uma expectativa de vida média de 8 a 10 anos. Por isso, o tutor deve estar preparado para atender todas as necessidades do cãozinho por um longo tempo!

6) É totalmente possível criar um Rottweiler em apartamentos. Mesmo que seja um cachorro grande, cães da raça podem se adaptar a espaços menores, desde que passeiem bastante e tenham uma rotina de atividades físicas regular. Uma curiosidade, inclusive, é que apesar da ideia de que o filhote de Rottweiler deva dormir no quintal, esse é um cachorro que gosta de dormir com os donos. Por isso, ele deve ter um cantinho especial para ele dentro de casa.

Posso adotar um filhote de cachorro Rottweiler se tenho crianças em casa?

A relação entre Rottweiler filhote e criança costuma ser boa. A raça gosta dos pequenos e se diverte muito com eles durante as brincadeiras. Porém, precisamos lembrar que se trata de um cão de físico forte. O filhote de Rottweiler cresce muito rápido e logo desenvolve músculos robustos e pesados. Durante as brincadeiras o cão pode, mesmo sem querer, acabar machucando ao pular ou se exaltar mais. Por isso, é fundamental supervisionar a criança com o cachorro Rottweiler, filhote ou adulto.

Lembre-se que a socialização e o adestramento são essenciais para que a raça Rottweiler seja amorosa e tranquila. Um filhote de Rottweiler sem ser socializado pode ver a criança, assim como qualquer um, como ameaça, trazendo riscos. 

O que comprar para receber o filhote de Rottweiler?

Ter um filhote de Rottweiler é sinal de diversão em casa! Esse cãozinho ama brincar e se divertir e, com certeza, vai ser uma companhia perfeita para a família. Ao adotar um Rottweiler filhote, é importante deixar a casa preparada para recebê-lo. Itens básicos como comedouro e bebedouro não podem faltar. A cama de cachorro também é fundamental, mas atenção na hora de escolher. Quando filhote, Rottweiler é pequeno, mas lembre-se que ele cresce rapidamente e logo se torna um cachorro grande. Por isso, opte por uma cama que não seja tão pequena.

Além disso, é preciso ter muitos brinquedos. O Rottweiler tem muita energia, ainda mais quando é filhote. Garanta que ele não vá ficar entediado, oferecendo sempre brinquedos interativos. O tédio pode acabar fazendo com que o Rottweiler filhote se torne destruidor.

Veja abaixo uma lista com tudo que deve fazer parte do enxoval para cachorro Rottweiler filhote:

  • Caminha;
  • Comedouro;
  • Bebedouro;
  • Ração;
  • Petiscos;
  • Tapete higiênico para cães;
  • Lenço umedecido;
  • Escova de dentes;
  • Creme dental pet;
  • Cortador de unhas;
  • Coleira;
  • Brinquedos.

O Rottweiler filhote deve receber vacina nos primeiros meses de vida

Normalmente, o Rottweiler não tem muita propensão a problemas de saúde. Porém, para que se mantenha saudável, é preciso ter acompanhamento veterinário desde cedo. O filhote de Rottweiler deve receber todas as vacinas para cachorro, sendo a primeira delas (V8 ou V10) aplicada aos 45 dias de vida. É fundamental manter o calendário de vacinação e vermifugação em dia, pois isso impede que o pet desenvolva algumas doenças comuns e perigosas.

Outro cuidado com o cachorro Rottweiler filhote é quanto à alimentação, que deve ser específica para sua idade. A ração para filhote contém os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento saudável. A dieta com ração pode ser iniciada a partir de 45 dias de vida do pet, seguindo as recomendações do veterinário quanto a frequência e quantidade do alimento ideal.

O cachorro Rottweiler pode desenvolver problemas típicos de cachorro grande com o tempo, como a displasia coxofemoral. Com o acompanhamento veterinário desde filhote, Rottweiler se mantém sempre monitorado e, caso a condição apareça, será identificada e tratada com antecedência. 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 31/01/2022

Atualizado em: 29/05/2023