Gato

O que é Matatabi? Tudo sobre a erva parecida com catnip que afasta o estresse e deixa seu gato mais feliz

Publicado - 10 Fevereiro 2022 - 18h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabe o que é matatabi? Se ainda não conhece, a gente te explica: assim como o catnip, essa é uma plantinha que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os gateiros de plantão. Isso porque ao usar o matatabi, gato é beneficiado de diversas formas: além de ficar mais relaxado, os componentes presentes nele ajudam a aliviar os estresses e as tensões do pet. Ou seja, o resultado é seu gato feliz e mais disposto, o que contribui significativamente para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Como se trata de uma substância relativamente recente no universo pet, ainda existem muitas dúvidas sobre o matatabi para gatos que não foram totalmente esclarecidas. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem completa sobre o assunto, explicando como a substância atua no organismo felino e a forma certa de inseri-la na rotina dos bichanos. Confira!

Afinal, o que é matatabi?

O matatabi - ou “silver vine”, como é chamado em inglês - é um graveto que pertence a uma planta medicinal conhecida cientificamente pelo nome de Actinidia polygama. Com flores brancas e um fruto que lembra bastante o kiwi, a espécie é nativa do continente asiático e costuma crescer nos terrenos montanhosos do Japão e da China, com videiras que chegam a 6 metros de comprimento. Lá fora, essa plantinha já é utilizada pelos gateiros como um estimulante felino há muito tempo, mas no Brasil o produto ainda é considerado uma “novidade”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como funciona o matatabi para gatos?

Assim como a erva de gato, o matatabi contém algumas substâncias em sua composição que melhoram o humor do pet e afastam a irritação. No caso do catnip, a partícula presente é o nepetalactone; já no caso do matatabi, a combinação de actinidina e dihidroactinidiolide é o que deixa o gato feliz. Mas como será que esses componentes atuam no organismo felino?

É muito simples: depois que o gatinho cheira um palitinho de matatabi, as substâncias inaladas agem no sistema nervoso central do animal, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo os níveis de cortisol do corpo (consequentemente o estresse e a ansiedade). Além disso, como é uma opção totalmente natural e sem componentes tóxicos, o produto não é considerado prejudicial para os felinos.

Qual a diferença entre o matatabi e o catnip (erva de gato)?

Como já deu para perceber, os efeitos da erva de gato e do matatabi são bem parecidos: ambos afloram os sentidos felinos, aguçando ainda mais o instinto caçador desses animais. Com os estímulos provocados por essas substâncias, os gatinhos tendem a ficar mais ativos e deixam o sedentarismo de lado, então é uma ótima forma de incentivá-los durante as brincadeiras.

A grande diferença entre cada uma dessas plantinhas é a intensidade dos efeitos. O matatabi é considerado bem mais potente do que a erva de gato, então as reações chamam bastante atenção. A explicação é simples: a actinidina presente no matatabi é até 10 vezes mais forte do que a nepetalactone, contida na erva de gato. Mas, claro, os efeitos podem variar bastante de acordo com o organismo de cada animal.

 

gatos com matatabi para gatos
O matatabi para gatos normalmente é encontrado no formato de palitos

Quais são os efeitos do matatabi em gato?

 

Assim como o catnip, o matatabi modifica temporariamente o comportamento do gato, causando reações muitas vezes engraçadas e inusitadas. Mas não se preocupe: não quer dizer que seu bichinho vai mudar completamente de uma hora para outra e nem ficar dopado. Na verdade, ele só vai se sentir mais entusiasmado e aventureiro, livre para exercer seu comportamento natural. 

Para não restarem dúvidas, os efeitos mais comuns do silver vine são: gato correndo pela casa, pulando, mordiscando, afofando, lambendo, miando, brincando, ronronando, rolando e se esfregando nas coisas. Como vão estar com um espírito explorador, o animal também vai se sentir um verdadeiro predador, então é bem provável que ele procure presas para perseguir.

Depois que os efeitos passam, o que costuma durar entre 5 e 30 minutos, o bichano fica bem cansado e até mesmo relaxado por ter brincado tanto! Por isso, é normal encontrar o gato dormindo e tirando uma sonequinha logo em seguida.

Conheça os benefícios do matatabi para os pets

  • O matatabi deixa qualquer gato feliz;
  • As substâncias presentes no matatabi reduzem os níveis de cortisol, tranquilizando o pet;
  • Matatabi deixa o gato cheio de energia para brincar;
  • O uso regular de palitos de matatabi é uma ótima forma de afastar problemas como a obesidade felina;
  • O matatabi é uma plantinha 100% natural e que não oferece nenhum risco à saúde animal;
  • Se você tem um gato estressado, ansioso ou com depressão, o matatabi pode ajudá-lo;
  • Auxilia na higiene bucal felina, removendo placas bacterianas e tártaro em gatos de forma natural;

Qual a melhor forma de oferecer o matatabi para gatos?

Agora que você já sabe quase tudo sobre o matatabi (silver vine) e seus benefícios, deve estar se perguntando: como inserir o produto na rotina do meu pet? Bom, os palitos de matatabi para gatos - ou sticks - podem ser encontrados facilmente na internet, com variação de preço entre R$ 10 e R$ 35 (dependendo da marca e loja). Você pode oferecê-los puros para o pet brincar, como também pode amarrar brinquedos de cordinha na ponta para se divertir junto com ele. Além disso, também existem brinquedos para gatos que já vêm com a substância do matatabi no interior.

E lembre-se: o intuito é fazer com que o bichano cheire o matatabi para surtir algum efeito. Os componentes precisam ser inalados para chegar ao sistema nervoso felino e estimular o pet, causando todas as sensações ditas acima.

 

matatabi: gato experimentando matatabi para gatos
Matatabi: gato desperta seu lado caçador e brincalhão depois do contato com a erva

7 perguntas e respostas sobre o uso de matatabi para gatos

 

1) O matatabi pode ser prejudicial para a saúde felina?

Não. Ao contrário do que alguns pais de pet podem pensar, não tem nenhum risco em oferecer o matatabi para gatos. A plantinha é livre de substâncias tóxicas e prejudiciais para o organismo felino, então não fará mal para o seu gatinho.

2) Sobre o uso de matatabi, filhote pode ter contato com a erva?

Depende. O ideal é oferecer o matatabi para gatos a partir de 4 meses de idade por uma questão de segurança, já que esses animais tendem a ficar muito agitados e ativos com a inalação da planta. Ainda assim, recomenda-se que todo o contato com a erva seja supervisionado. Fora isso, não existe qualquer restrição ou contraindicação para o uso de matatabi.

3) O matatabi causa dependência?

Não. Esse costuma ser um dos maiores receios entre os tutores, mas não há com o que se preocupar porque o matatabi não causa nenhum tipo de vício ou dependência no animal. Na verdade, o que pode ocorrer é o inverso: se o gatinho usar o matatabi com uma frequência muito grande, pode acabar ficando “imune” aos efeitos da erva (seja silver vine ou catnip). Por isso, uma dica é brincar com o matatabi em intervalos espaçados, e não todos os dias.

4) O matatabi é realmente mais potente do que o catnip?

Sim. Ainda que as substâncias tenham efeitos bem parecidos, já foi comprovado que o matatabi é até 10 vezes mais potente do que o catnip. Isso quer dizer que os felinos se sentem muito mais estimulados com os palitos de matatabi para gatos do que com a famosa erva catnip.

5) O que é melhor: silver vine ou catnip para gatos?

Depende. Na disputa matatabi x catnip, a resposta vai depender muito da reação do seu gatinho a cada uma dessas opções. Geralmente quando o catnip não surte muito efeito no animal, o matatabi é uma alternativa que costuma funcionar (principalmente porque é bem mais potente). Além disso, é comum que a maioria dos felinos se interesse mais pelo matatabi do que pela erva de gato, mas isso não é uma regra. Para saber qual a preferência do seu pet, vale testar as duas plantinhas e observar como o animal reage a cada uma delas.

6) Matatabi funciona em humanos?

Não. Assim como a erva de gato, o matatabi é uma plantinha que afeta exclusivamente os felinos, não os humanos. Então nada de tentar fazer alguma brincadeira com esses gravetos, porque não vai funcionar. Por outro lado, uma curiosidade é que o matatabi às vezes é utilizado para auxiliar no tratamento de algumas doenças humanas (desde que tudo seja feito com orientação profissional).

7) Como saber se o gato está feliz com o matatabi?

Pode parecer besteira, mas essa pergunta também é bem comum. Como já foi dito, o matatabi costuma provocar certas reações no organismo do animal, então é muito fácil descobrir se o gato está feliz ou não: em caso positivo, ele vai apresentar um ou mais comportamentos mencionados, como correr, pular, brincar. Já se o matatabi não fizer efeito, nada vai mudar na atitude do felino.

Como acalmar um gato estressado? Conheça outras opções além do matatabi

Tanto o matatabi quanto o catnip ajudam a relaxar os gatinhos, mas não são as únicas alternativas possíveis. O uso de feromônios para gatos, bem como o de floral para gatos estressados, também costumam ser recomendados para os bichanos nessas situações. No entanto, assim como qualquer tipo de medicamento - natural ou não -, eles devem ser recomendados e supervisionados por um profissional de confiança.

Além disso, se você tem um gato estressado dentro de casa, outras formas de aliviar esse sentimento nos pets é promovendo o enriquecimento ambiental. Brinquedos, arranhadores para gatos, prateleiras, nichos: tudo isso ajuda o gatinho a ficar mais relaxado e menos estressado.

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas