Adoção animal

O ciclo de vida do Golden Retriever da fase de filhote à terceira idade (com infográfico)

Publicado - 21 Março 2024 - 16h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Os cães de pequeno porte costumam fazer muito mais sucesso do que cachorros grandes. No entanto, a exceção fica por conta de algumas raças, como o Golden Retriever, que é um cachorro muito popular entre os brasileiros. Com um temperamento dócil e tranquilo, a raça tem várias qualidades que muitos buscam em um companheiro de quatro patas. É inteligente, carinhosa, brincalhona na medida certa e muito sensível. Ou seja, viver com um Golden Retriever é tudo de bom!

Para ter um Golden Retriever, preço do filhote costuma variar entre R$ 3.000 e R$ 7.500. No entanto, o tutor deve estar preparado para lidar com as diferentes fases de vida do cachorro dessa raça. Para conhecê-las mais a fundo, confira o infográfico que o Patas da Casa produziu abaixo!

Bloco informativo mostrando o ciclo de vida do Golden Retriever

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cachorro Golden Retriever: os primeiros cuidados com o recém-nascido

Seja um Golden Retriever ou não, o cachorro recém-nascido precisa de alguns cuidados que são iguais para todos os cães nesta fase. Um deles é não forçar o animal a abrir o olho. Isso deve acontecer espontaneamente, ou pode prejudicar a visão canina. 

Também é importante que o cãozinho não saia de perto da mãe nessa fase, pois precisa se alimentar do leite materno. O líquido tem uma substância importante, chamada colostro, que auxilia no desenvolvimento do animal.

O período de recém-nascido geralmente é de até 2 semanas. Nessa fase inicial, o cachorro filhote dorme muito e tem um comportamento tranquilo. No entanto, é importante ficar atento com alguns problemas — em especial, os vermes em cães.

O Golden Retriever filhote demora mais tempo para amadurecer

O filhote de Golden Retriever deve ser amamentado pela mãe até os 30 dias de vida. Depois disso, o tutor pode iniciar a transição alimentar com a papinha por, aproximadamente, 15 dias. Só então é possível introduzir alimentos sólidos na dieta do pet, com a ração para cachorro filhote — atenção com a indicação da embalagem!

O Golden Retriever filhote tem um desenvolvimento mais lento. Ao contrário de cachorros pequenos ou de médio porte, que atingem a maturidade com 1 ano, o Golden só é considerado adulto a partir de 18 meses.

Durante esse momento, o comportamento do cachorro é bem curioso e agitado. Por conta da troca das dentições, também é comum que ele comece a morder as coisas — e você deve direcionar isso para os brinquedos certos. Também é importante ter atenção com a saúde do pet, aplicando vermífugos a partir de 30 dias e as vacinas a partir de 45 dias. Algumas doenças comuns nos filhotes são a parvovirose e a cinomose.

Um cão Golden Retriever adulto ainda é muito esperto e ativo

Dos 18 meses até os 7 anos, o cachorro Golden Retriever é adulto. Essa é uma fase que é marcada por muita energia, brincadeiras e esperteza. Esse é um dos cachorros mais inteligentes do mundo, então é um ótimo candidato para aprender truques. Os passeios, assim como outros estímulos físicos, também são necessários na rotina do Golden Retriever adulto.

Aqui, a alimentação muda. A ração para filhotes não é mais necessária, e o tutor deve investir em uma ração para cachorro adulto. Os check-ups de saúde anuais devem prosseguir normalmente, mas o tutor deve ter atenção para não atrasar as vacinas do cachorro Golden — ou isso pode comprometer a saúde do pet. Leishmaniose, doença do carrapato e alergias em cachorro são comuns nesta fase.

O cachorro idoso da raça Golden precisa de atenção com a saúde

Um Golden Retriever é considerado idoso a partir de 7 anos. Essa é uma fase que se estende até o final da vida do pet e que exige muita atenção. Os cães perdem um pouco da disposição e energia que antes tinham, mas mesmo assim o cachorro idoso deve ser estimulado. O enriquecimento ambiental, passeios e brincadeiras devem ser mantidos, mas respeitando as limitações do pet.

Os check-ups do Golden Retriever idoso também devem ser ainda mais frequentes, pelo menos duas vezes ao ano. Há o risco de doenças renais, osteoarticulares e disfunção cognitiva em cães (o Alzheimer canino). A ração para cachorro idoso é indicada, mas em caso de doenças, é importante consultar um veterinário de confiança para saber se existe algum alimento que seja mais apropriado para a condição do pet.

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas