Alimentação animal

Ração para cães idosos: como escolher o melhor tipo para o cachorro

Publicado - 03 Agosto 2023 - 17h57

Atualizado - 18 Abril 2024 - 13h19

Já ouviu falar na ração para cachorro idoso? Os cães são grandes companheiros e, para viverem saudáveis por muitos anos, precisam de cuidados específicos em cada fase da vida. Isso é ainda mais importante quando os peludinhos chegam à velhice. Por ficarem mais propensos a doenças e com dentes mais frágeis, a ração comum deve ser substituída por uma ração sênior para cães. 

Quando isso acontece, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o alimento mais adequado para o seu amigo de quatro patas. Afinal, a versão especial é mesmo essencial? Existe diferença entre as rações para cães idosos? Como escolher a melhor ração para cachorro idoso? Confira as principais dúvidas sobre o assunto.

Que ração dar para cachorro idoso?

O cachorro idoso precisa de uma atenção especial com a alimentação. Existem rações formuladas especificamente para essa fase de vida dos animais, pensando nos problemas que eles podem ter. Como normalmente o cachorro perde dente na velhice e fica com essa estrutura bem mais frágil, os grãos são mais aerados e menos duros, facilitando a mastigação e evitando fraturas e/ou eventuais quedas. Além disso, os nutrientes presentes no alimento são direcionados para o fortalecimento dos ossos e atuam na prevenção de vários problemas, como veremos adiante.

Imagem Quiz:Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Como você escolhe a ração do seu cachorro? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O que tem de diferente na ração sênior?

Com a ração sênior, cães são beneficiados de diferentes maneiras. A composição desse tipo de ração tem características como:

  • Presença de componentes como condroitina e glucosamina, que melhoram a articulação;
  • Proteínas de alta qualidade, que são fundamentais para a manutenção geral da saúde do pet;
  • Menor quantidade de calorias; o que ajuda a prevenir o sobrepeso;
  • Bom nível de fibras; o que é necessário para regular o trânsito intestinal e evitar a constipação;
  • Ácidos graxos, como o ômega 3 para cachorro, que melhora a saúde da pele;
  • Nutrientes adicionais, como taurina, que contribuem com a saúde cardiovascular.

Essas pequenas diferenças já fazem total diferença na rotina de um cão mais velho. Por isso, a dica é sempre investir em uma boa ração para cachorro sênior quando ele chegar na terceira idade!

Qual a melhor ração para cachorro idoso?

A ração para cães idosos conta com algumas diferenças em relação às outras versões. Além de serem mais macias - sendo uma ótima opção de ração para cães idosos com poucos dentes ou com tártaro -, alguns produtos contam com nutrientes específicos para melhorar a saúde e bem-estar do animal.

Para escolher a melhor opção para o seu amigo, é fundamental observar os componentes de cada ração e as necessidades do cão. Se ele tem problemas nas articulações, por exemplo, pode ser recomendado buscar um produto com adição de condroitina e glucosamina. A ração úmida também é uma excelente escolha para os cães idosos, especialmente se ele tiver problemas dentários. Já os cachorros com disfunção intestinal podem precisar de fibras e prebióticos. Na dúvida, consulte um veterinário.

Vale destacar que, assim como a ração para cachorro filhote e adulto, também existem diferentes tipos de ração para cachorros idosos. Elas normalmente são classificadas em super premium, premium, standard e econômica. As mais indicadas são a ração super premium e ração premium para cachorro, que contêm ingredientes de alta qualidade.

 

Cão idoso em frente ao prato de ração

 

Qual a quantidade de ração para cachorro idoso?

A quantidade de ração para cachorro geralmente varia de acordo com a idade do animal, e essa informação fica contida na embalagem do produto. No geral, recomenda-se que cachorros pequenos ingiram até 560 calorias diárias na terceira idade. Já cães de porte médio, assim como cães grandes ou gigantes, podem precisar de 1880 calorias ou mais, dependendo do nível de exercício físico que há na rotina do animal.

Pode molhar a ração para cachorro idoso?

Existe ração para cachorro idoso macia - inclusive a maioria das rações têm justamente essa característica -, mas outra possibilidade é molhar os grãos de ração para amolecê-lo ainda mais. Além de deixar o alimento mais palatável e de facilitar ainda mais a mastigação, essa é uma estratégia que ajuda a fazer o cachorro beber mais água e prevenir doenças urinárias e renais.

Quando eu devo dar ração para cães idosos para meu cachorro?

Não existe uma idade exata para trocar a ração de cães adultos pela versão de ração para cão idoso. Isso pode variar de acordo com diversos fatores, como a raça e o porte do seu cachorro e se ele já apresenta alguma doença. A expectativa de vida do animal é fundamental para decidir se ele deve começar a comer a ração sênior para cães. 

 

O ideal é que essa mudança seja feita entre os 7 e 8 anos de idade. Para ter certeza se já está na hora de mudar a alimentação do seu cão, é recomendado procurar o veterinário, que será capaz de avaliar a saúde e as necessidades do peludinho. 

O que posso dar para cachorro idoso comer?

As refeições principais de um animal mais velho devem sempre ter a ração sênior para cães como base. Esse é o alimento mais completo para oferecer para um cachorro com idade avançada. Nesse caso, podem ser oferecidas a ração seca e a ração úmida para cães. Procurar por petiscos de cachorro mais molinhos, ou até apostar em frutas macias e ricas em água, como melão e melancia, também pode ser uma ideia interessante para variar a dieta do pet. Mas lembre-se: os snacks não devem substituir a refeição principal, e precisam ser porcionados.

Qual é a importância da vitamina para cachorro idoso?

Além de precisarem de uma alimentação para cachoror idoso bem específica, os doguinhos mais velhos também necessitam de outros cuidados. Isso porque a saúde dos bichinhos fica mais sensível nessa fase e é preciso estar atento às necessidades deles. Assim como com os humanos, as vitaminas são parte essencial da velhice dos cachorros. 

Como é comum que eles apresentem distúrbios de saúde nessa fase, nem sempre a alimentação consegue suprir toda a demanda de vitaminas e outros nutrientes para o seu peludinho. Por isso, as vitaminas para cachorros idosos ajudam a complementar a necessidade de cálcio, ferro, fósforo e outros componentes essenciais para a saúde e bem estar do seu companheiro. Consulte seu veterinário de confiança para saber como - e se é preciso - oferecer esse complemento ao seu pet.

Redação: Gabrielle Nunes

Publicado originalmente em: 02/08/2019
Atualizado em: 03/08/2023

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Raças

Baixa manutenção: para os especialistas, essas são as raças de cachorro que demandam menor gasto com o veterinário

Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que exige muita responsabilidade. Afinal, ao levar um pet para casa, os tutores se compr...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas