Alimentação animal

Nem cenoura, nem abóbora: o legume mais recomendado para cachorro é pouco calórico e liberado na dieta todo dia

Publicado - 16 Maio 2024 - 16h01

Atualizado - 16 Maio 2024 - 16h32

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você sabia que não é só de ração que vive um cachorro?  Os legumes para cachorro, por exemplo,  ajudam a complementar a dieta do peludo e são excelentes petiscos saudáveis. Eles são cheios de nutrientes benéficos para a saúde canina e são muito recomendados por nutricionistas caninos. Porém, diferente do que a maioria pensa, o legume mais recomendado para os cães não é a cenoura, nem a abóbora, mas sim um outro legume que é pouco calórico e super saudável. Ficou curioso para descobrir que alimento é esse? Venha conferir!

O legume para cachorro mais recomendado tem pouquíssimas calorias

Se você acha que o pepino para cachorro é o legume mais recomendado,  você acertou em cheio. Além de ser um alimento cheio de benefícios para a saúde canina, esse é um dos legumes que todo cachorro adora. Confira quais são as vantagens de incluir esse alimento na dieta canina:

  • Hidratação: o pepino é um legume ótimo para hidratar. Cerca de 95% desse alimento é composto por água e alguns eletrólitos que previnem a desidratação. 
  • Previne o câncer: o pepino é rico em antioxidantes e substâncias anticancerígenas que previnem o câncer em cachorro, como as cucurbitacinas. 
  • Ajuda no emagrecimento: o pepino possui pouquíssimas calorias e é um excelente petisco para um cachorro obeso.
  • Ajuda na digestão: por ser um legume rico em fibras, o pepino auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro e ajuda  a aumentar a saciedade canina, reduzindo o apetite e auxiliando no emagrecimento.
  • Diminui a pressão arterial: por ser rico em potássio e magnésio, o pepino auxilia na redução da pressão arterial.

Cachorro pode comer pepino todo dia?

Sim, cachorros podem comer pepino todo dia, mas é preciso estar atento a algumas coisas. A primeira delas é que o pepino não deve ser a base da alimentação do cachorro. Para manter um cão saudável e nutrido, os peludos precisam de uma boa ração, de preferência a premium ou super premium, pois a qualidade dos nutrientes dessas rações para cachorro é superior às demais.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Outro ponto que merece atenção é a quantidade de pepino oferecida para o pet. O cachorro pode comer pepino todo dia, mas é recomendado oferecer pequenas porções do alimento. Se o pepino for ingerido em grandes quantidades, o cão pode apresentar problemas gastrointestinais, como gastrite, vômitos e gases.  Ou seja, pode dar pepino para cachorro sem nenhum problema, mas nada de exagerar na quantidade. 

Pessoa cortando pepino em tábua de madeira com cachorro esperando um pedaço
O pedaço de pepino para cachorro deve ter entre 2 e 3 cm para evitar engasgo

Como preparar o legume para cachorro?

Antes de oferecer qualquer vegetal para o pet, é importantíssimo saber como preparar legumes para cachorro. O pepino, por exemplo, pode ser oferecido cru sem nenhum problema, como se fosse um petisco para cachorro. Os cães geralmente gostam muito desse legume geladinho, especialmente nos dias mais quentes. Para evitar um cachorro engasgado, é preciso ter atenção ao tamanho dos pedaços oferecidos, especialmente para cães pequenos. O recomendado é que ele esteja picado em tamanhos menores, entre 2 e 3 centímetros. Quanto à casca do pepino, ela é riquíssima em fibras, então não há nenhum problema em oferecê-la para o cão, desde que o legume esteja picado no tamanho correto.

Quais legumes pode dar para cachorro

Agora que você já sabe os benefícios do pepino na alimentação animal, é hora de conferir quais legumes pode dar para cachorro. Veja alguns legumes que pode dar para cachorro sem problema, desde que sejam oferecidos corretamente. Venha conferir:

  • Batata doce: rica em vitamina A, B e C, a batata doce auxilia no sistema imunológico canino. Ela deve ser oferecida cozida, sem sal e sem casca.
  • Chuchu: assim como o pepino, o chuchu tem poucas calorias. Contudo, ele deve ser oferecido cozido e sem casca.
  • Beterraba: a beterraba ajuda a prevenir a diabetes canina e a anemia em cachorro. Pode ser oferecida crua ou cozida, desde que esteja sem a casca. 
  • Brócolis: o brócolis ajuda a controlar a pressão arterial do cão. Ele deve ser oferecido cozido, sem o caule e folhas.
  • Cenoura: rica em betacaroteno, a cenoura é um excelente legume para fortalecer a imunidade dos cães. Pode ser oferecida tanto crua quanto cozida.  

Lembre-se que não é recomendado substituir a ração por alimentos por conta própria, pois isso pode gerar uma deficiência nutricional e metabólica no cão. Se o seu cãozinho não tem nenhuma alergia alimentar, os legumes podem ser oferecidos como petiscos, mas não substituem o principal alimento canino que é a ração. Se você deseja oferecer uma alimentação natural para cães, é fundamental levá-lo para uma consulta com um médico veterinário especialista em nutrição.

Adote um animal

8 raças de cachorro não indicadas para crianças: entenda porque você deve evitá-los

Embora existam várias raças de cachorro indicadas para quem tem crianças em casa, como é o caso do Golden Retriever e do Shih Tzu, a...

Alimentação

Comedouro automático para gatos: o que os especialistas em felinos têm a dizer sobre esse tipo de alimentador?

O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecn...

Cachorro

Dia Mundial dos Animais: o que essa data representa na vida do seu cachorro ou gato?

O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos no dia 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na I...

Alimentação

Salva, printa ou anota a lista de frutas para gatos proibidas e liberadas

Oferecer petiscos para gatos é uma ótima maneira de complementar a dieta dos pets com algo saboroso e nutritivo, como se fosse um pe...

Comportamento

8 barulhos que você nem imagina que incomodam a delicada audição dos gatos

A audição dos gatos é super sensível. Enquanto os humanos têm uma capacidade auditiva de até 20.000Hz, os felinos são capazes de cap...

Adote um animal

8 raças de cachorro não indicadas para crianças: entenda porque você deve evitá-los

Embora existam várias raças de cachorro indicadas para quem tem crianças em casa, como é o caso do Golden Retriever e do Shih Tzu, a...

Alimentação

Comedouro automático para gatos: o que os especialistas em felinos têm a dizer sobre esse tipo de alimentador?

O comedouro automático para gatos é um produto que tem ganhado cada vez mais adeptos do universo felino. Esse alimentador mais "tecn...

Cachorro

Dia Mundial dos Animais: o que essa data representa na vida do seu cachorro ou gato?

O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos no dia 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na I...

Ver todas