Alimentação animal

8 legumes que todo cachorro adora: o último da lista é o favorito e faz muito bem

Publicado - 07 Dezembro 2023 - 15h05

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os doguinhos ficam loucos quando sentem o cheiro de alguns alimentos e não conseguem evitar a famosa carinha de “cachorro pidão”. As frutas, verduras e legumes para cachorro, por exemplo, fazem sucesso entre os pets e são opções de alimentos que podem enriquecer e complementar a dieta do peludo. Mas será que pode dar batata e cenoura para cachorro? O Patas da Casa listou quais os legumes que pode dar para cachorro sem preocupações. Vem conferir! 

8) A beterraba é um dos legumes para cachorro que ajuda a prevenir a anemia

A beterraba é um legume riquíssimo em ferro, por isso é uma ótima opção para ajudar a prevenir a anemia em cachorro. Além disso, a beterraba contém antioxidantes e fibras que ajudam na digestão. Elas precisam ser oferecidas cozidas ou cruas e em pequenas quantidades para não causar gases e dor no estômago.

7) O chuchu faz parte dos legumes para cachorro com baixa caloria

O chuchu é um ótimo legume para cachorro obeso, pois possui pouquíssimas calorias. Antes de oferecer ao pet, é importante remover toda aquela gosminha branca do legume e cozinhá-lo. O chuchu faz bem para a visão do cachorro, pois é rico em vitamina A e vitamina C, que ajudam a proteger as células dos olhos. Além disso, o chuchu ajuda a fortalecer a imunidade do animal.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

6) A batata doce está entre os legumes para cachorro favoritos

É difícil encontrar um doguinho que resista a uma batata doce cozida. Super rica em vitamina A, C e E, a batata doce está na lista dos melhores legumes para cachorro idoso, principalmente porque auxilia na imunidade, na saúde da pele e dos olhos. A batata doce é um ótimo ingrediente para ser usado como base de algumas receitas, como bolo de cachorro e biscoitos. Para preparar um petisco com baixas calorias, tem um jeito super fácil e diferente que muitos tutores reproduzem: basta cortar a batata em formato de um petisco, colocá-la na air fryer até dourar e servir para o peludo quando estiver frio. Pronto, você tem em mãos um petisco prático, fácil e super saudável. Portanto, o cachorro pode comer batata doce sem preocupação, basta não exagerar na quantidade e oferecê-la cozida sempre.

5) O brócolis é um dos melhores legumes para controlar a pressão arterial

Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam na pressão arterial, o brócolis é um super aliado na alimentação animal. Além disso, os cães adoram esse legume. É importante cozinhá-lo antes de dar para o peludo, e jamais oferecer as folhas e os caules desse vegetal, pois eles podem ser prejudiciais para a saúde do cachorro

4) Pepino é um dos legumes para cachorro recomendado para cães obesos

Baixíssimo em calorias, esse legume super levinho e refrescante é uma ótima opção de petisco para o cachorro com calor. Rico em vitamina K e C, o pepino auxilia na saúde cardiovascular, na coagulação do sangue, na absorção de ferro e na síntese de colágeno. A textura desse alimento também auxilia na limpeza dos dentes de cachorro, evitando a formação de tártaro. Ele deve ser oferecido cru e de preferência geladinho.

Cachorro comendo brócolis e cenoura no potinho de ração

3) A abóbora está entre os legumes para cachorro preferido dos pets

Naturalmente docinha, a abóbora é super adorada pelos cães. Rica em fibras, ela ajuda a evitar o cachorro com prisão de ventre, já que regula o sistema gastrointestinal. Além disso, contém o betacaroteno, um antioxidante natural que auxilia na saúde ocular e da pele dos cães. Ela deve ser oferecida cozida, sem a casca e sem sementes.

2) Abobrinha é um dos legumes para cachorro que traz muitos benefícios para a saúde

A abobrinha é super saudável para o pet. Com poucas calorias, esse legume pode ser oferecido cru e com casca porque é super rica em fibras, importante para a digestão, para o sistema gastrointestinal do animal e para promover saciedade. Além disso, esse legume contém vitamina C e B6, super importantes para o sistema nervoso, para pele e pelo do cachorro.

1) O top 1 dos cães, a cenoura é um legume preferido

A cenoura é o legume mais adorado pelos cães e oferece uma série de benefícios para a saúde canina. Esse legume super queridinho dos peludos contém betacaroteno, um nutriente que é convertido em vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e para a imunidade dos cães, além de ser um alimento rico em fibras, que ajuda a regular o intestino e o processo de digestão. A cenoura para cachorro é recomendada para os dias mais quentes porque é um legume rico em água. Assim como o pepino, ela pode ser oferecida crua, pois é um dos alimentos que ajudam a limpar os dentes do cachorro.

Como preparar legumes para cachorro?

Agora que você já sabe quais legumes podem dar para cachorro, é hora de aprender algumas dicas. Afinal, como preparar legumes para cachorro? A dica mais importante no preparo de legumes e verduras para cachorro é não colocar sal, pois eles podem sobrecarregar os rins, aumentar a pressão arterial do animal e levar à desidratação. 

Lembre-se de pesquisar como o legume deve ser oferecido para o animal (cru ou cozido). Geralmente, os legumes que os humanos cozinham para comer, como abóbora, batata e chuchu, devem ser oferecidos cozidos para os cães. Já os legumes que comemos cru, como cenoura, beterraba e pepino, também podem ser oferecidos sem cozimento para os doguinhos. Fique atento também aos temperos que os cachorros podem comer: manjericão, coentro, cúrcuma, salsinha, orégano, tomilho, alecrim, gengibre e hortelã estão liberados. Já a cebola e o alho são proibidos na alimentação canina.

O que pode misturar na ração para o cachorro comer? 

Você já se perguntou o que pode misturar na ração para o cachorro comer? Essa é uma tarefa do médico veterinário nutrólogo. Isso porque a ração para cachorro comercial de boa qualidade já possui todos os nutrientes que o doguinho necessita, então o ideal é receber orientações de um nutrólogo para saber como oferecer esses legumes e qual a quantidade adequada para cada pet. 

cachorro pegando um pepino em cima da mesa

Qual fruta e legumes cachorro pode comer?

Existem uma variedade de alimentos que podem ser incluídos na alimentação de cachorro. Confira uma lista que indica qual fruta e legumes cachorro pode comer: 


Legumes para cachorro

  • Jiló 
  • Vagem 
  • Berinjela
  • Couve Flor
  • Mandioquinha
  • Ervilha
  • Pimentão

Veja frutas que cachorro pode comer

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Raças

Baixa manutenção: para os especialistas, essas são as raças de cachorro que demandam menor gasto com o veterinário

Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que exige muita responsabilidade. Afinal, ao levar um pet para casa, os tutores se compr...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas