Adoção animal

Mastim Persa: conheça a raça de cachorro de origem iraniana

Publicado - 26 Janeiro 2022 - 16h31

Atualizado - 13 Janeiro 2025 - 10h25

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Existem diferentes tipos de cachorro Mastiff, como o Mastim Tibetano, Napolitano, Inglês e o Mastiff Persa. Todos são cachorros gigantes e com uma forte estrutura corporal. O Mastim ou Mastiff Persa é uma raça muito antiga usada como guardião de gado. Também conhecido como Cachorro Persa ou Mastiff Iraniano, esse gigante é considerado um dos cães mais poderosos do mundo, principalmente por sua personalidade corajosa e protetora, além de um físico imponente. O cachorro Mastiff Persa é também um dos cães mais raros do mundo e, por isso, é pouco conhecido. Mas o Patas da Casa te conta tudo sobre o cachorro Persa, desde sua origem até curiosidades impressionantes. Confira!

O Mastiff Persa é usado para proteger gados de ataques de lobos e ursos

O Mastiff Persa tem suas origens no norte do Irã, mais precisamente no condado de Sarab. Por isso, além de Mastiff Persa, também é chamado de Mastiff Iraniano ou Sarabi Persa. Com seu tamanho imponente, o cachorro Mastiff Persa é um cão de guarda, mais especificamente um guardião de gado. Isso significa que seu objetivo é proteger o gado de predadores como lobos e ursos. Por ser muito forte e corajoso, ele não tem medo de cumprir seu papel de guarda.

O cachorro Mastiff tem um corpo musculoso e imponente

O cachorro Persa é um cão do tipo molosso, uma categoria de cães marcada pelo porte grande, ossos pesados e corpo musculoso. Muito forte, o Mastiff Persa pode pesar cerca de 90 Kg e medir até 90 cm de altura! A cabeça desse cachorro gigante é enorme e ele tem um focinho largo e olhos amendoados. Além disso, tem pernas muito musculosas e uma cauda longa. O pelo do cachorro Mastiff Persa é curto ou médio e apresenta subpelo. Suas cores de pelagem normalmente são fulvo ou preto.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Apesar de extremamente protetor, o Mastiff Persa é muito amoroso com sua família

Esse cão poderoso tem uma personalidade extremamente protetora. Muito ágil, o cachorro Mastiff está sempre alerta para qualquer possível situação de perigo e não tem medo de fazer o que for preciso para proteger quem ama. Por isso, é uma raça muito leal aos tutores. Mesmo com seu tamanhão, o cachorro Persa é muito amoroso e ama ficar na companhia da família. Por outro lado, seu instinto protetor faz com que não seja muito receptivo com estranhos. Na presença de alguém desconhecido, o Mastiff Persa é bem cauteloso, podendo até mesmo latir como forma de alertar o tutor de um possível perigo. Além disso, não é uma raça recomendada para quem tem criança ou animais pequenos em casa por conta da sua força. Vale ressaltar também que não é indicado para apartamentos por conta do seu grande tamanho.

Por ser muito independente, o cachorro Persa é difícil de ser treinado

Além de muito corajoso e protetor, o Mastiff Persa é um cão extremamente independente. A raça sempre soube se virar muito bem sozinha e é bastante inteligente. Porém, sua independência pode ser um problema na hora de adestrá-lo. O treinamento de um cachorro Mastiff requer muita paciência e calma, porque não são cães fáceis de serem treinados. O tutor precisa ser bem experiente ou chamar um adestrador profissional para realizar o treinamento. Geralmente, o Mastiff Persa responde melhor ao adestramento com reforço positivo. A socialização é outro ponto importante para um cachorro Persa. Por serem muito protetores, desconfiam demais de pessoas estranhas, considerando-as como um perigo. Por isso, é fundamental que o cachorro Persa seja socializado desde filhote.

 

Cão Mastim Persa preto
O cachorro Mastiff Persa está sempre alerta por conta do seu instinto protetor de cão de guarda (Divulgação: YouTube)

 

A raça Mastiff Persa requer exercícios diários e um espaço grande para viver 

O cachorro Persa é um cão que precisa se exercitar diariamente. Bem ativo, precisa de pelo menos uma hora de exercícios por dia, que pode ser feito com brincadeiras ou uma caminhada. O ideal é que o Mastiff Persa tenha um quintal grande onde possa se movimentar, pois espaços pequenos não são muito confortáveis para eles. Ao levar o animal para caminhar na rua, é preciso deixá-lo sempre ao seu lado ou atrás de você. Evite deixar o Mastiff Persa andando na sua frente, pois isso pode fazê-lo se sentir o líder e tentar conduzir o passeio, muitas vezes puxando a guia

O cachorro Mastiff Persa pode sofrer com displasia de quadril

A raça de cachorro Persa é considerada saudável, sem muitos problemas de saúde. Porém, é importante ficar alerta a algumas doenças que ele pode ter propensão a desenvolver, como a displasia coxofemoral em cães. Essa é uma condição comum em cães grandes e acontece quando há um problema de encaixe na articulação do quadril, causando dor ao andar. Além disso, o cachorro Mastiff pode sofrer com inchaço, um problema que acontece quando o ar fica preso no estômago do cão. É muito importante realizar acompanhamento veterinário frequente para manter a saúde em dia e evitar problemas futuros. A expectativa de vida do Mastiff Persa fica entre 12 e 17 anos.

Curiosidades sobre o Mastiff Persa: a raça pode te surpreender!

  • Quem é mais forte: Persian Mastiff X Kangal? O Mastiff Persa é muito poderoso, mas o Kangal é considerado um dos cães mais fortes do mundo. Se pensarmos em relação a tamanho, o Mastiff Persa ganha essa disputa, pois o Kangal, apesar de também ser muito grande, chega “apenas” até 80 cm e pesa cerca de 60 Kg. Mas, se para avaliar a força do Persian Mastiff X Kangal usarmos o critério da mordida, o Kangal vence. Ele é considerado o cão com a mordida mais forte do mundo.
  • O cachorro Mastiff Persa não é reconhecido oficialmente por nenhum dos grandes clubes de canis do mundo.
  • O cachorro Persa consegue se adaptar muito bem tanto em climas mais frios quanto em climas quentes. 

O preço do Mastiff Persa é muito elevado por ser uma raça rara

O cachorro Mastiff é considerado uma das raças mais caras do mundo. O motivo do seu preço elevado é explicado, principalmente, por ser bastante raro. Por isso, a maioria das pessoas que consegue ter um Mastiff Persa em casa são pessoas com bastante dinheiro, já que um cachorro da raça pode custar mais de R$1 milhão! Isso sem contar nas despesas extras que terá ao longo da vida. Trata-se de uma raça de cachorro gigante que precisa de uma quantidade maior de alimento, além de um espaço bem grande para viver confortavelmente. 

Raio-X do Mastiff Persa: saiba tudo sobre a raça!

  • Pelagem: Curta ou média com subpelo
  • Cores: Fulvo ou preto
  • Média de altura: Entre 70 cm a 90 cm 
  • Média de peso: Entre 50 Kg a 90 Kg
  • Expectativa de vida: 12 a 17 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta  

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Cachorro

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua resistência e força física, assim como o Rottweiler. São cães com...

Nem gelo, nem picolé de frutas: essa é a melhor forma de refrescar o seu cachorro com calor

O verão vem acompanhado do aumento das temperaturas e, nessas horas, o cachorro sente calor e pode ficar bastante incomodado com o c...

As 7 raças de cachorro mais engraçadas que existem - o último da lista chama atenção por um detalhe curioso

Cada raça de cachorro tem características físicas únicas e muito particulares. Existe cachorro de pelo longo, pelo curto, pelo enrol...

Esses são os gatos mais caros do mundo - e filhote de um deles pode custar mais de R$600 mil

Os gatos de origem genética rara e aparência exótica têm ganhado cada vez mais admiradores pelo mundo. Além de encantadores na aparê...

Esses 6 sinais podem significar que o gato esteja estressado, mas alguns passam despercebidos até pelos tutores mais atentos

Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental tam...

Ver todas