O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes que conquistam qualquer pessoa, não apenas por conta da sua beleza inconfundível, como também por causa do seu jeitinho carinhoso e brincalhão. Ele é, basicamente, um gato que parece leão versão “mini”: além da sua densa juba que acompanha todo o seu corpo, o comprimento da raça de gato Maine Coon é muito impressionante (ele é um gato de 1 metro, pelo menos).

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por mais que seja considerado o maior raça do mundo, o gato Maine Coon é um amigo incomparável. Quem convive com um gatinho da raça, mesmo que por pouco tempo, logo se apaixona e quer ter um em casa. Por isso, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre esses gatos gigantes: preço, características físicas, comportamento, cuidados e muito mais! Vem com a gente.

Raio-X do Maine Coon

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: longa, lisa e densa
  • Cores: branco, preto, laranja, cinza, marrom e tricolor
  • Personalidade: apegado com o dono, carinhoso, extrovertido, brincalhão e dócil
  • Altura: 25 a 41 cm
  • Peso: 4,5 a 11 kg
  • Expectativa de vida: 9 a 15 anos

Gatos gigantes Maine Coon são os maiores felinos domésticos do mundo

Não basta ser um gato gigante, o Maine Coon é considerado a maior raça de gato do mundo! Enquanto a média dos gatos domésticos é de 46 cm de comprimento e 5 kg de peso, o Maine Coon é um gato com até 1 metro de comprimento do focinho ao rabo e que pode pesar entre 12 e 14 kg.

Surpreendente, né? Não é à toa que o bichano é o maior quebrador de recordes e tem vários registros no Guinness Book. Atualmente, o título de maior gato do mundo (vivo) pertence a um gato grande Maine Coon, que mede 1,20 m de comprimento e se chama Barivel. O recordista anterior, como é de se imaginar, também era um Maine Coon chamado Ludo que media 118,3 m.

Recentemente, um gato brasileiro de 1,30 m da raça Maine Coon reivindicou o título de maior gato do mundo e está esperando a aprovação do Guinness Book. Se tudo der certo, é bem provável que o gatinho brasileiro chamado Xartrux seja o próximo recordista. Além disso, sempre há vídeos de tutores compartilhando o crescimento do gato Maine Coon.

Gato Maine Coon laranja sendo segurado nos braços por uma mulher

Conheça a história da origem do Maine Coon

Como o próprio nome já revela, o Maine Coon é originário do estado de Maine, nos Estados Unidos. Não se sabe ao certo quando e como essa raça de gato gigante surgiu, mas os primeiros registros do bichano datam de 1850 e o que não faltam são teorias sobre a sua história.

Alguns acreditam que a raça deriva do cruzamento entre gatos e guaxinins, embora isso seja biologicamente impossível de acontecer. Outros alegam que os gatos foram levados para o continente americano pelos Vikings há milhares de anos.

No entanto, a teoria mais aceita é a de que gato gigante Maine Coon é o resultado do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos estrangeiros de pelo longo, que foram levados para os Estados Unidos por marinheiros e navegantes.

Por ser um gato com tamanho acima da média, também existem algumas especulações sobre o desenvolvimento do gato da raça Maine Coon. Acredita-se que ele tenha ficado mais musculoso e peludo por conta das condições climáticas do local. Em todo caso, esse é o maior gato doméstico do mundo hoje em dia.

Além de grande, o gato Maine Coon tem outras características físicas marcantes

Quando se trata do Maine Coon, gato realmente chama a atenção por causa do seu porte inigualável. Afinal, carregar o título de maior raça de gato do mundo não é pouca coisa, né? Mas além do tamanho, o Maine Coon também tem outros traços que chamam muita atenção: ele é um dos gatos peludos.

A pelagem longa, densa e macia que faz com que ele pareça um mini leão. Com um corpo bastante musculoso e forte, esse gatinho também tem uma cabeça relativamente “pequena” - comparada com o resto do físico - e orelhas triangulares. Os olhos do gato podem ter as cores verde, cobre ou âmbar.

Maine Coon: como cuidar da pelagem da raça?

Esse gatinho é conhecido por ter uma pelagem bem densa, longa e abundante, característica super marcante da raça. Além disso, também tem um subpelo fino e macio, o que deixa o gatinho com um aspecto ainda mais fofinho e apertável. No entanto, para manter os pelos sem nós e sedosos, os gatos Maine Coon precisam ser escovados todos os dias para garantir uma pelagem bonita e macia.

No geral, não se recomenda dar banho em gato. Porém, no caso dos Maine Coons, os banhos podem fazer parte da rotina uma vez ou outra (mas nunca muito frequentemente), assim como a tosa. A sorte é que a raça é uma das poucas que gostam de água e o banho não vai ser um problema.

Ainda sobre os pelos do pet, o gato branco, preto e laranja são os mais populares, mas existem várias outras cores que deixam o bichano com uma aparência única. Veja todas as opções de cores da raça abaixo:

  • Maine Coon laranja
  • Maine Coon preto
  • Maine Coon branco
  • Maine Coon marrom
  • Maine Coon cinza
  • Maine Coon tricolor

Vale destacar que uma das características que costumam influenciar no valor do Maine Coon é a cor da pelagem. Isso quer dizer que no caso de um Maine Coon preto, preço pode ser mais barato do que um Maine Coon laranja ou branco, que são cores mais visadas pelos amantes da raça.

 

Maine Coon deitado olhando para o ladoGato Maine Coon cinza com olhos amarelosMaine Coon preto ao ar livreGato Maine Coon branco deitado na camaMaine Coon laranja deitado em poltrona verdeMaine Coon tricolor

 

Como é a personalidade do Maine Coon?

  • Convivência

Para quem gosta de conhecer a personalidade, Maine Coon não deixa nem um pouco a desejar. A convivência com esses felinos é totalmente prazerosa e capaz de surpreender muitas famílias. Então se você está se perguntando como é viver com o maior gato do mundo, a resposta é apenas uma: não existe um gatinho mais dócil, amigável e companheiro para se ter por perto.

O que os Maine Coons têm de tamanho, eles também têm de amor para oferecer. Peludos, cheios de energia e com um espírito divertido e brincalhão, é muito fácil de agradá-lo e ele certamente fará tudo que estiver ao seu alcance para agradar os tutores de volta.

Essa é uma das raças de gatos carinhosos, e é possível observar isso no dia a dia. O Maine Coon é aquele tipo de gatinho que adora estar por perto, não reclama de ficar no colo e até segue seus humanos pela casa. Esse apego todo só faz com que muitas pessoas se apaixonem ainda mais por esse gato gigante!

  • Inteligência

Não subestime a inteligência do Maine: gato é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Isso acontece porque esse bichano consegue se adaptar facilmente a novos ambientes, sendo pouco resistentes à mudanças. Como todos sabem, os felinos normalmente são apegados com a rotina, então essa adaptabilidade conta muito para medir o quanto uma raça é inteligente.

Além disso, as habilidades cognitivas do Maine Coon são surpreendentes, de forma que os gatinhos conseguem aprender truques e comandos rapidamente (sim, o adestrar gatos é possível!). E acredite se quiser: o nível de inteligência deles pode ser percebido desde o filhote Maine Coon.

  • Socialização

Esqueça aquela ideia de que os gatos são animais são reservados ou antissociais, porque com o Maine Coon não é assim. Essa é uma das raças de gato mais sociáveis e uma das melhores raças de gatos para quem tem crianças em casa. Esses bichanos se dão muito bem com os pequenos, e por serem muito brincalhões, as crianças adoram crescer perto desses gatinhos. Outra vantagem do gato de raça Maine Coon é que ele é super adaptável em casas que já tenham ou pensam em ter outros animais de estimação - sejam cães ou outros gatos. 

  • Adestramento

Como já foi dito, o adestramento de gatos é uma possibilidade para o Maine Coon. Como são inteligentes, eles aprendem rápido e gostam de serem estimulados, então você pode se arriscar a tentar ensiná-los alguns truques, como ensinar a dar a pata e sentar, por exemplo. Além de ser um momento divertido, isso também ajuda a melhorar a comunicação entre o tutor e seu gatinho da raça.

Curiosidades sobre o gato gigante Maine Coon

  1. A raça de gato Maine Coon adora brincar na água!
  2. O Maine Coon já fez muito sucesso nas telonas. Na saga Harry Potter, a famosa gatinha de estimação de Argus Filch, chamada Madame Nora, pertence à raça Maine.
  3. Uma das grandes curiosidades do gato Maine é que, ao contrário da maioria dos felinos, a raça simplesmente ama brincar na água.
  4. O Maine Coon era bastante conhecido por  ter uma anomalia genética em que o animal nasce com seis dedos ao invés de cinco. Esses “dedos extras” são típicos do gato polidáctilo.
  5. O miado de gato Maine é algo surpreendente. As cordas vocais desse felino são super potentes e a raça frequentemente emite outros sons além dos miados. Esse é um gatinho que adora falar e se comunicar!
  6. No Brasil, o gato Maine recebe nomes bem engraçados e peculiares. Ele é chamado de gato Maykun, Minicool, Manicon, Many Coon e até gato Maicon. Não importa como você chame o gato Manicom, as pessoas sempre vão entender que você está falando desse gato gigante.

Maine Coon no filme Harry Potter

Maine Coon filhote: o que esperar do gatinho e que cuidados são importantes?

Os famosos gatinhos da raça “Maicon” - como algumas pessoas os chamam - são ainda mais divertidos quando pequenos. O filhote de Maine Coon tem ainda mais energia nos primeiros anos de vida, então pode dar um pouquinho de trabalho para os seus pais humanos - mas nada muito alarmante. Esses picos de energia devem ser direcionados para brinquedos e outras opções de enriquecimento ambiental, como a instalação de nichos e prateleiras. O gato Maine filhote e adulto adora se aventurar nas alturas, então eles sempre vão procurar um cantinho para ficarem do alto observando tudo.

Além disso, é importante ter outros cuidados com o filhote de gato Maine Coon, principalmente com relação às vacinas e vermífugos. O recomendado é que o processo de imunização aconteça logo nos primeiros meses de vida para garantir uma boa saúde ao bichano. Também é necessário realizar exames de FIV e FeLV para saber se o filhote de Maine Coon é positivo ou negativo. Gatos positivos precisam de ainda mais atenção durante toda a vida.

Ah, e lembre-se: na hora de adotar ou comprar gatos gigantes Maine Coon, é preciso levar em consideração todos os gastos mensais com um felino em todas as fases (filhote, adulto e idoso). Por isso, não se prenda somente ao preço. Maine Coon exige cuidados com a alimentação, consultas veterinárias, vacinas, higiene e outros acessórios - como brinquedos e arranhadores - durante toda a vida. 

 

Filhote de gato Maine Coon laranja deitado em tapete brancoMaine Coon filhote escondidoGato Maine Coon cinza filhote dentro de cestinhaMaine Coon filhote laranjaGato de raça Maine Coon filhote com brinquedinho do ladoMaine Coon filhote preto com parede rosa de fundo

 

Maine Coon: gato gigante precisa de cuidados no dia a dia

  • Escovação: a raça deve ter os pelos escovados diariamente, ou pelo menos quatro vezes na semana, para garantir uma pelagem bonita e saudável.

  • Banho: apesar de não ser recomendado para muitos felinos, os banhos podem ser necessários quando o gato Maine estiver muito sujo (e ele gosta!). Não esqueça de utilizar produtos indicados para gatos.

  • Orelhas: é bom verificar regularmente como anda o canal auditivo e orelhas do gato da raça, pois a limpeza frequente previne infecções e outros problemas na região.

  • Unhas: os arranhadores são indispensáveis para manter as garras do gatinho afiadas, mas também é importante apará-las de tempos em tempos para garantir o conforto do pet.

  • Dentes: o gato Maine Coon precisa que escovem seus dentes regularmente para prevenir problemas como o tártaro e o mau hálito.

 

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Maine Coon?

O Maine Coon costuma ser saudável, mas quase todos os problemas de saúde típicos da raça são relativos ao tamanho gigante. Um dos mais comuns é a displasia coxofemoral, que pode evoluir para uma artrite e atrofia muscular espinhal. Além disso, assim como qualquer outro gato, o Maine Coon pode sofrer de problemas renais e urinários, que normalmente ocorrem quando o animal não bebe muita água.

A alimentação do gato gigante  é essencial para garantir uma boa saúde a esses animais. É necessário fornecer uma ração para gatos de boa qualidade, como as versões premium ou super premium. Sempre respeite a quantidade indicada pelo veterinário, assim como indicações de porte e idade. Também recomenda-se bastante a ingestão de líquidos, tanto com a ração úmida quanto com fontes de água, para prevenir quadros de doenças renais

Maine Coon: preço do filhote da raça não é dos mais caros

Afinal, quanto custa um gato Maine Coon? Por não ser uma raça pouco criada no Brasil, os filhotes da raça são mais caros e geralmente custam entre R$  2.800 e R$ 7.000, podendo variar conforme as características físicas e genéticas de cada animal. O ideal é procurar sempre um gatil confiável. De preferência, opte por criadores que sejam credenciados em sites como o Clube Brasileiro do Gato (CBG).

Quando falamos de um Maine Coon filhote, preço vai depender da cor da sua pelagem, sexo e linhagem. Além disso, se o animal for castrado, vermifugado e vacinado, também pode interferir no preço. Maine Coon, no geral, custa entre R$ 2.800 e R$ 3.500 para os machos, e de R$ 3.000 a R$ 7.000 para as fêmeas. É importante ter em mente que para ter um Maine Coon, valor é definido pelos criadores.

Se você estiver se perguntando onde comprar um Maine Coon, uma dica importante é procurar um gatil especializado para adquirir um gato de raça com segurança. O local deve ter boas referências e avaliações de outros clientes. Se for possível, faça algumas visitas ao gatil para garantir que eles tratam bem os animais que vivem lá. 

Perguntas e respostas sobre o Maine Coon

Qual o valor de um gato Maine Coon?

Para ter um gato Maine Coon, preço do filhote geralmente varia entre R$ 2.800 e R$ 7.000. O valor vai depender das características físicas e genéticas do animal. As cores, assim como o sexo, são fatores que influenciam nisso. Além do mais, é importante ter em mente que quando falamos de um gato gigante, preço também deve levar em conta os gastos que o animal vai demandar ao longo da vida.

Qual o temperamento do gato Maine Coon?

Os Maine Coons são conhecidos por serem gatos de temperamento equilibrado, inteligente e sociável. Essa é uma raça bastante gentil e afetuosa, mas que ao mesmo tempo tem uma personalidade brincalhona e facilmente adaptável. São animais que se dão bem com os humanos e se apegam com facilidade aos donos.

Que tamanho chega um Maine Coon?

Das características físicas do Maine Coon, tamanho é o mais impressionante. O comprimento desses bichanos pode chegar, e às vezes ultrapassar, 100 centímetros. Em questão de altura, os gatos da raça podem atingir até 41 centímetros, enquanto o peso pode ser de até 11 kg.

Qual o maior Maine Coon do mundo?

O maior gato do mundo, em questão de comprimento, pertence à raça Maine Coon. Ele se chama Barivel, vive na Itália e tem 120 centímetros de comprimento. Antes de Barivel, um outro gatinho da mesma raça já ganhou esse título e tinha um tamanho ainda mais impressionante: Stewie era um Maine. Gato media 123 centímetros. Ele faleceu em 2016. Hoje, um gato brasileiro concorre ao título e tem 130 centímetros.

Pode passear com Maine Coon?

O gato Maine Coon é visto como o "cachorro" do universo felino. Além de adorar brincar com água, a raça se adapta bem aos passeios. No entanto, exige alguns cuidados imprescindíveis, como o uso de coleira e guia. Para passear com gato é importante fazer a socialização e acostumá-lo com esses acessórios básicos de segurança.

Pode tosar gato Maine Coon?

Tosar gato nem sempre é recomendado. Mas no caso dos gatos Maine a prática pode ser necessária nas estações mais quentes do ano. Quando a temperatura está muito quente, o gato sente calor e nem sempre a escovação é suficiente para amenizar o impacto das altas temperaturas. Por isso, é bom avaliar cada caso e nunca retirar muito do comprimento dos pelos.

Publicado originalmente em: 09/08/2019

Atualizado em: 19/03/2024