Ter um cachorro latindo dentro de casa é uma situação comum para quem é pai ou mãe de pet. Alguns cães latem muito e outros são mais silenciosos. Mas a verdade é que o latido de cachorro é a principal forma de comunicação canina, seja com humanos ou com outros animais. Por ser praticamente uma linguagem canina, o cachorro latindo pode estar querendo dizer várias coisas, desde demonstrar alegria até alertar algum perigo. Saber interpretar os tipos de latido de cachorro é essencial para ajudar seu amigo sempre que ele precisar. Para entender o significado de um cachorro latindo, fique atento aos sinais!

O que o cachorro latindo quer dizer? O que observar na hora de interpretar os latidos?

Os humanos se comunicam, principalmente, pelas palavras. Com os cães, não é muito diferente. Apesar de não possuírem um alfabeto, o som de latido de cachorro é sua principal forma de comunicação. O latido de cachorro tem diferentes frequências e sonoridades fundamentais na missão de comunicar algo. A vocalização vai desde um latido de cachorro simples até um uivo bem intenso. Todo cachorro latindo está dizendo algo, então tenha certeza que a barulheira não é aleatória.

Um cachorro filhote latindo, por exemplo, pode estar com medo de um lugar novo ou muito feliz! O som de latido pode parecer igual para nós, mas intensidade, volume e frequência são coisas que você pode reparar e que indicam o que se passa. Além disso, a linguagem corporal canina pode ajudar a interpretar os latidos. O rabinho balançando, a orelha para cima e os pelos arrepiados são alguns sinais. Observar se o cachorro latindo possui postura de ataque ou treme muito também são formas de interpretar os latidos. Essas dicas funcionam para qualquer cão, do adulto ao filhote de cachorro latindo, e são o primeiro passo para desvendar o que o pet quer dizer.

Cachorro latindo: veja os diferentes tipos de latido de cachorro

Um latido de cachorro forte e alto pode incomodar a vizinhança e deixar o tutor sem saber o que fazer. Mas como o cachorro latindo está, na verdade, tentando dizer algo, a melhor maneira de controlar essa situação é entendendo o que o ele quer dizer e resolver a causa. Se você está lidando com o latido de cachorro novo na casa ou de um velho amigo que começou a fazer isso mais frequentemente, fique atento para descobrir o motivo. Os principais tipos de latido de cachorro são: 

  • Latido de cachorro entediado: o cão no tédio fica impaciente e, por isso, pode começar a latir. Essa situação é comum em pets que passam muito tempo sozinhos. Geralmente é um latido de cachorro alto, prolongado e acontece principalmente quando o tutor não está em casa, podendo vir acompanhado de comportamento destrutivo.  
  • Latido de cachorro feliz: esse é um dos tipos de som de latido mais fáceis de identificar. É um latido de cachorro alto, curto e repetitivo, acompanhado de saltinhos, rodopios e rabo balançando. Você verá o cachorro latindo de euforia, comum quando o tutor chega em casa.
  • Latido de cachorro carente: costuma vir após o latido de cachorro entediado. O cãozinho fica carente e quer companhia. Geralmente é um cachorro latindo excessivamente e direcionado ao tutor. Pode ainda tentar dar a patinha e se aproximar. Ele só quer atenção!
  • Latido de cachorro protetor: parecido com o cachorro latindo bravo, esse som acontece geralmente quando o pet acha que você está em perigo. Esse é um tipo comum de latido de cachorro - pequeno ou grande - com grande instinto de caça e proteção. Durante um passeio, o cão pode latir para pessoas e animais desconhecidos. Esse latido de cachorro forte e alto costuma vir junto de rosnados, postura de ataque, pelos arrepiados e rabo levantado. 
  • Latido de cachorro territorialista: algumas raças são naturalmente territorialistas e querem proteger seu espaço, objetos e protagonismo na vida do dono. Por isso, o latido de cachorro territorialista geralmente vem em excesso e é direcionado à visitas, a um pet novo ou a alguém que se aproxima do tutor. Nesse caso, o cachorro latindo está tentando cuidar do que considera seu.
  • Latido de cachorro com medo: as causas do medo no cão podem ser diversas, como fogos de artifício, barulhos altos e chuvas com muitos trovões. O medo aparece tanto no latido de filhote de cachorro quanto no de um cão grandão - afinal, todos sentem medo. O latido de cachorro vem com postura retraída, desconfortável, com rabinho entre as pernas e tremedeira.
  • Latido de cachorro doente: quando está doente, o cão costuma ficar quietinho e sem se movimentar muito. Mas, em alguns casos, também latem. Pode ser um cachorro latindo baixo, como um choro, ou mais alto, parecido com um grito. Nesses casos, deve-se prestar atenção em outros sinais físicos e pedir ajuda a um veterinário.


O cachorro latindo está tentando se comunicar, seja com o tutor ou com outros cães
O cachorro latindo está tentando se comunicar, seja com o tutor ou com outros cães

Quais os motivos mais comuns para o cachorro que late muito

Por ser uma forma de comunicação, o cachorro latindo é algo extremamente comum. Assim como nós humanos gostamos de conversar, os cães também gostam. Por isso, um cachorro chamando outro cachorro na rua com latidos é super normal, assim como demonstrar alegria ou medo com alguma situação. Porém, o cachorro latindo muito mais que o considerado aceitável pode ter alguns motivos que merecem atenção. Se você se identifica com a frase “meu cachorro late muito”, existem algumas razões comuns.

Uma das principais é o tédio. O animal que fica muito tempo sozinho e não se diverte adequadamente pode apresentar esse comportamento para chamar a atenção do tutor. Até mesmo raças de cachorros que latem pouco podem passar a latir muito se não gastam sua energia e se sentem presos. Outra causa comum para o cachorro que late muito é a falta de socialização. O pet que não está acostumado com a presença de pessoas e animais fica ansioso quando acontece esse encontro. Esse costuma ser o motivo mais frequente do cachorro latindo muito para outras pessoas e cães ao passear na rua. 

O que fazer e o que não fazer para amenizar o latido de cachorro em excesso?

Os tutores de cães que latem pouco podem não estar acostumados, mas quem tem um cachorro que late muito sofre com a barulheira. Para controlar, é comum que o dono grite de volta para calar o pet. Mas a verdade é que isso só o estimula. Ele ouve você gritar e acha que também pode. O ideal é se manter firme sem aumentar o tom. Além disso, não o recompense. Dar um petisco para o cachorro latindo na esperança que ele pare só o incentiva mais, pois vai achar que na próxima vez também ganhará um brinde. O ideal é resolver diretamente o motivo que o leva a latir. Se for tédio, forneça meios para o cachorro se divertir. Se for carência, arranje mais tempo para ficar com ele. 

A socialização é essencial para acostumar o cachorro que late muito na presença dos outros. O melhor momento para isso é enquanto são filhotes. É difícil definir exatamente com quantos meses o cachorro começa a latir. Geralmente, as cordas vocais ficam totalmente desenvolvidas por volta das sete semanas. Lembrando que algumas raças de cachorros que latem pouco e outras mais, o que influencia. Mas, mesmo variando com quantos meses o cachorro late, acontece mais ou menos no período em que a socialização é recomendada - da aplicação da vacina aos quatro meses. Por isso, a socialização tem papel essencial no controle do latido de cachorro excessivo desde cedo. Outra opção é apostar no adestramento, que pode ajudar muito na melhora do comportamento do cão.

Redação: Ariel Borges e Maria Luísa Pimenta

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.