Comportamento animal

Adestramento de cães: como lidar com o cachorro latindo para outros cachorros no passeio?

Publicado - 22 Julho 2021 - 19h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

“Meu cachorro faz escândalo quando sai” - se você está familiarizado com esse tipo de situação, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de corrigir o comportamento do seu amigo de quatro patas, não é mesmo? Bom, a verdade é que quando o assunto é passear com o cachorro, cada bichinho reage de uma forma diferente. Alguns são mais tranquilos, enquanto outros são super agitados. Mas o que fazer quando o cachorro late muito no passeio?

Uma boa opção para melhorar o comportamento canino nessas horas é o adestramento de cães. Para entender como isso funciona e que técnicas podem ser utilizadas para lidar com o cachorro latindo no passeio, nós conversamos com o adestrador profissional Gabriel Martins.

Cachorro latindo para outro cachorro: por que isso acontece?

Se o seu cachorro late para outros cachorros quando vai passear, é bem provável que você já tenha se perguntado qual o motivo disso. De acordo com o profissional, os cães apresentam o comportamento por vários motivos, mas na maioria das vezes é algo que está relacionado com a ansiedade - que, inclusive, pode ser alimentada pelos próprios donos. “A partir do momento em que nós paramos para deixar os cães se cheirarem durante o passeio, cria-se uma necessidade de falar com todos os cachorros da rua. Existem casos em que o cão faz isso por não ter contato com outros cães da maneira correta”, destaca Gabriel.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para evitar que esse tipo de comportamento se desenvolva ao longo do tempo, o ideal é fazer a socialização correta do cãozinho ainda no primeiro ano de vida. Assim o cachorro já vai estar tão acostumado com a presença de outros cães e pessoas que nem vai ficar tão agitado na hora do passeio.

“Meu cachorro late para as pessoas na rua, o que devo fazer?”

Quando o cachorro late muito no passeio - tanto para outros cães, quanto para outras pessoas -, logo surge aquele pensamento: o que eu posso fazer para corrigir isso? Para começar, é necessário entender que os latidos de cachorro são mais comuns quando o animal está agitado ou ansioso com alguma coisa. Por isso, segundo o adestrador profissional, o tutor deve ter um cuidado especial em recompensar os momentos de calma e tranquilidade. “Uma boa forma de começar a fazer isso é quando você estabelece que o cão só coloca a coleira quando estiver calmo, só sai de casa quando estiver calmo e só tem o que quer enquanto estiver calmo. Existem diversos enriquecimentos ambientais que desestressam e estimulam a calma do dog.”

Já quando é o caso de um cachorro latindo para outro cachorro, a recomendação é usar algo que seja do interesse do cãozinho como estímulo positivo - petiscos e brinquedos, por exemplo - e treinar bastante o foco do animal com o seu condutor. “O próximo passo é passar por outros cães com uma boa distância, utilizando o petisco ou o brinquedo a seu favor, fazendo com que ele esqueça do outro animal”, orienta Gabriel.

 

adestramento de cães: cachorro sendo treinado

Adestramento de cães: alguns acessórios podem ajudar a melhorar a experiência nos passeios

 

Além dos treinos com estímulos positivos e recompensas, existem alguns itens que podem ajudar no adestramento de cães que latem muito no passeio. O principal deles é a coleira escolhida, que é o acessório responsável por conduzir o cachorro na rua. Existem diferentes modelos, e cada um deles pode auxiliar de uma forma diferente na hora de corrigir comportamentos indesejados dos doguinhos. Veja as orientações de Gabriel para cada opção, com os prós e contras:

• Coleira peitoral: é uma coleira de tração, então estimula o cão a puxar cada vez mais. Se o cão já sabe andar ao seu lado ou caso você queira que ele te puxe em uma bike, skate e patins, é super recomendado o uso. Também é ideal para se utilizar em carros, atrelada ao cinto de segurança para cachorro.

Coleira peitoral anti-puxão: é auto corretiva e recomendada para cães menos agitados ou cães de pequeno/ médio porte. Se for o caso de um cão mega ansioso, persistente e forte, ela não terá tanta eficiência e poderá causar lesão na coluna do animal.

• Coleira cabresto: é autocorretiva também. Muito recomendada em todos os casos de cães que puxam, pois conseguimos redirecionar o dog com muito mais facilidade. Deve-se fazer um treino de dessensibilização antes de usar, pois pode gerar bastante incômodo no início.

Coleira de pescoço ou enforcador: são eficientes para cães mais tranquilos. Com esse tipo de coleira, você consegue corrigir o dog com mais facilidade e mostrar para ele o que está certo e o que está errado. O grande problema é que essas correções devem ser feitas com a intensidade correta, pois caso contrário, podem causar lesões ou traumas no animal.

Cachorro late muito no passeio: quanto tempo dura o treinamento para melhorar o comportamento do pet?

Antes de tudo, é importante ter em mente que o cachorro latindo para outro cachorro não vai mudar o comportamento sem um direcionamento do tutor. O treinamento e adestramento de cães é fundamental para melhorar isso, mas o tempo de duração é algo que vai variar de acordo com cada doguinho. “Nos casos mais simples, em um dia já conseguimos excelentes resultados. Em casos medianos, bastam algumas semanas para o dog se acostumar com a nova rotina. Quando o cão já é adulto e muito insistente, às vezes é necessário que ele conviva um tempo em um centro de treinamento com outros cães que já são equilibrados, pois eles aprendem bastante coisas convivendo juntos e em harmonia”, orienta Gabriel.

Em que casos é necessário procurar por um adestramento de cães profissional?

Ainda que seja possível utilizar algumas técnicas para o adestramento de cães, às vezes a ajuda de um profissional é muito mais útil e facilita o processo. Por isso, a indicação de Gabriel para procurar um adestrador profissional é quando o tutor não estiver conseguindo resolver o problema por conta própria: “Existem diversas dinâmicas de adestramento, como consultorias comportamentais, treinos de obediência básica, orientação para filhotes e etc. Os valores e tempo necessário para a melhora do cão variam de acordo com a disponibilidade e necessidade do tutor.”

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas