Comportamento animal

Adestramento de cães: como lidar com o cachorro latindo para outros cachorros no passeio?

Publicado - 22 Julho 2021 - 19h09

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Gabriel Martins / Adestrador de Cães e Figurante de Formação

CRMV

"Meu trabalho se baseia em construir bons comportamentos nos cães em conjunto com seus tutores. Como figurante para cães de guarda, minha função é encorajar cada vez mais aqueles dogs que tem aptidão para tal trabalho."

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

“Meu cachorro faz escândalo quando sai” - se você está familiarizado com esse tipo de situação, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de corrigir o comportamento do seu amigo de quatro patas, não é mesmo? Bom, a verdade é que quando o assunto é passear com o cachorro, cada bichinho reage de uma forma diferente. Alguns são mais tranquilos, enquanto outros são super agitados. Mas o que fazer quando o cachorro late muito no passeio?

Uma boa opção para melhorar o comportamento canino nessas horas é o adestramento de cães. Para entender como isso funciona e que técnicas podem ser utilizadas para lidar com o cachorro latindo no passeio, nós conversamos com o adestrador profissional Gabriel Martins.

Cachorro latindo para outro cachorro: por que isso acontece?

Se o seu cachorro late para outros cachorros quando vai passear, é bem provável que você já tenha se perguntado qual o motivo disso. De acordo com o profissional, os cães apresentam o comportamento por vários motivos, mas na maioria das vezes é algo que está relacionado com a ansiedade - que, inclusive, pode ser alimentada pelos próprios donos. “A partir do momento em que nós paramos para deixar os cães se cheirarem durante o passeio, cria-se uma necessidade de falar com todos os cachorros da rua. Existem casos em que o cão faz isso por não ter contato com outros cães da maneira correta”, destaca Gabriel.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para evitar que esse tipo de comportamento se desenvolva ao longo do tempo, o ideal é fazer a socialização correta do cãozinho ainda no primeiro ano de vida. Assim o cachorro já vai estar tão acostumado com a presença de outros cães e pessoas que nem vai ficar tão agitado na hora do passeio.

“Meu cachorro late para as pessoas na rua, o que devo fazer?”

Quando o cachorro late muito no passeio - tanto para outros cães, quanto para outras pessoas -, logo surge aquele pensamento: o que eu posso fazer para corrigir isso? Para começar, é necessário entender que os latidos de cachorro são mais comuns quando o animal está agitado ou ansioso com alguma coisa. Por isso, segundo o adestrador profissional, o tutor deve ter um cuidado especial em recompensar os momentos de calma e tranquilidade. “Uma boa forma de começar a fazer isso é quando você estabelece que o cão só coloca a coleira quando estiver calmo, só sai de casa quando estiver calmo e só tem o que quer enquanto estiver calmo. Existem diversos enriquecimentos ambientais que desestressam e estimulam a calma do dog.”

Já quando é o caso de um cachorro latindo para outro cachorro, a recomendação é usar algo que seja do interesse do cãozinho como estímulo positivo - petiscos e brinquedos, por exemplo - e treinar bastante o foco do animal com o seu condutor. “O próximo passo é passar por outros cães com uma boa distância, utilizando o petisco ou o brinquedo a seu favor, fazendo com que ele esqueça do outro animal”, orienta Gabriel.

 

adestramento de cães: cachorro sendo treinado

Adestramento de cães: alguns acessórios podem ajudar a melhorar a experiência nos passeios

 

Além dos treinos com estímulos positivos e recompensas, existem alguns itens que podem ajudar no adestramento de cães que latem muito no passeio. O principal deles é a coleira escolhida, que é o acessório responsável por conduzir o cachorro na rua. Existem diferentes modelos, e cada um deles pode auxiliar de uma forma diferente na hora de corrigir comportamentos indesejados dos doguinhos. Veja as orientações de Gabriel para cada opção, com os prós e contras:

• Coleira peitoral: é uma coleira de tração, então estimula o cão a puxar cada vez mais. Se o cão já sabe andar ao seu lado ou caso você queira que ele te puxe em uma bike, skate e patins, é super recomendado o uso. Também é ideal para se utilizar em carros, atrelada ao cinto de segurança para cachorro.

Coleira peitoral anti-puxão: é auto corretiva e recomendada para cães menos agitados ou cães de pequeno/ médio porte. Se for o caso de um cão mega ansioso, persistente e forte, ela não terá tanta eficiência e poderá causar lesão na coluna do animal.

• Coleira cabresto: é autocorretiva também. Muito recomendada em todos os casos de cães que puxam, pois conseguimos redirecionar o dog com muito mais facilidade. Deve-se fazer um treino de dessensibilização antes de usar, pois pode gerar bastante incômodo no início.

Coleira de pescoço ou enforcador: são eficientes para cães mais tranquilos. Com esse tipo de coleira, você consegue corrigir o dog com mais facilidade e mostrar para ele o que está certo e o que está errado. O grande problema é que essas correções devem ser feitas com a intensidade correta, pois caso contrário, podem causar lesões ou traumas no animal.

Cachorro late muito no passeio: quanto tempo dura o treinamento para melhorar o comportamento do pet?

Antes de tudo, é importante ter em mente que o cachorro latindo para outro cachorro não vai mudar o comportamento sem um direcionamento do tutor. O treinamento e adestramento de cães é fundamental para melhorar isso, mas o tempo de duração é algo que vai variar de acordo com cada doguinho. “Nos casos mais simples, em um dia já conseguimos excelentes resultados. Em casos medianos, bastam algumas semanas para o dog se acostumar com a nova rotina. Quando o cão já é adulto e muito insistente, às vezes é necessário que ele conviva um tempo em um centro de treinamento com outros cães que já são equilibrados, pois eles aprendem bastante coisas convivendo juntos e em harmonia”, orienta Gabriel.

Em que casos é necessário procurar por um adestramento de cães profissional?

Ainda que seja possível utilizar algumas técnicas para o adestramento de cães, às vezes a ajuda de um profissional é muito mais útil e facilita o processo. Por isso, a indicação de Gabriel para procurar um adestrador profissional é quando o tutor não estiver conseguindo resolver o problema por conta própria: “Existem diversas dinâmicas de adestramento, como consultorias comportamentais, treinos de obediência básica, orientação para filhotes e etc. Os valores e tempo necessário para a melhora do cão variam de acordo com a disponibilidade e necessidade do tutor.”

Redação: Juliana Melo

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Histórias reais

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo: conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Histórias reais

Filme escondido na Netflix mostra história de superação entre policial e vira-lata e vai te arrancar lágrimas

Os filmes de cachorro sempre são o maior sucesso! Não importa se é uma animação ou uma live action, os pets das telinhas conseguem t...

Adoção

Pinscher 0: a menor versão da raça de cachorro "estressadinha" cabe na palma da mão e parece um filhote até na velhice

Uma das raças que mais se popularizou nos últimos anos foi o Pinscher. Esse cãozinho, que é naturalmente de porte pequeno, pode ser ...

Comportamento

Gatinho entra em profundo sofrimento quando é separado de seu brinquedo favorito

Identificar um gato triste não é tão fácil quanto parece. Ao contrário dos cachorros, que são animais expressivos, os felinos demons...

Histórias reais

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo: conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Ver todas