Adoção animal

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Publicado - 19 Maio 2022 - 13h02

Atualizado - 19 Maio 2024 - 23h32

Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

Se você gosta de gato exótico e não perde a chance de admirar a singularidade desses animais, esse momento é seu: o Patas da Casa reuniu as raças de gato mais exóticas do mundo no infográfico abaixo. Confira!

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Infográfico mostrando 6 raças de gatos exóticas
Para se destacar como um gato exótico, o bichano deve apresentar caracterí­sticas bem peculiares

 

1) Sphynx chama atenção por ser um gato sem pelo

É bem provável que você já conheça o gato Sphynx ou tenha visto uma foto dele por aí. Famoso por ser um gato sem pelo, o bichano encanta qualquer um com sua aparência diferenciada e exótica. Com orelhas pontiagudas e um olhar atento, esse animal tem uma pele toda enrugadinha coberta por uma fina camada de pelos (sim, ele não é totalmente pelado!).

Carinhoso e muito apegado com seus donos, o Sphynx é o companheiro perfeito para qualquer família. Sempre atencioso e brincalhão, essa é uma das raças mais dóceis que existe, além de ser um gato bem quentinho! Ele é comunicativo, mas não mia à toa e tem muita facilidade em aprender comandos e truques.

2) O Savannah é uma raça de gato híbrida bem exótica

Originário dos Estados Unidos, o exótico gato Savannah é uma mistura de felino doméstico com um Serval Africano. Ou seja, é um gato híbrido! Ele pode pertencer a diferentes linhagens, sendo mais próximo (F1) ou mais distante (F5) de seus ancestrais selvagens. Quanto ao seu comportamento, pode-se dizer que Savannah é um gato extrovertido e que gosta de explorar cada cantinho da casa, cheio de energia. Ele dificilmente fica parado.

Observador e curioso por natureza, o gato Savannah é inteligente e adora ser estimulado, tanto fisicamente quanto mentalmente. A gatificação da casa é super recomendada! Ele é independente e sabe se virar bem sozinho, além de não se apegar aos humanos com tanta facilidade.

3) Gato Bengal vem do cruzamento com um leopardo selvagem

Outra raça de gato híbrido que nasceu nos Estados Unidos foi o gato-de-Bengala (ou simplesmente gato Bengal). Ele vem do cruzamento entre um gatinho comum com um leopardo selvagem, e por isso tem uma aparência bem característica - alguns até chegam a compará-lo com um tigre. Mas, ao contrário do Savannah, o gato Bengal não é tão extrovertido. Esse é um bichano muito mais reservado e pouco sociável, com instintos bem aflorados (especialmente aqueles da geração F1 e F2).

Tem bastante energia para gastar e ama aproveitar os espaços ao ar livre. Ele é bem agitado, com comportamento típico de um caçador e que, ao mesmo tempo, tem uma inteligência fora do comum. Não é à toa que o gato-de-Bengala é um dos gatos mais inteligentes do mundo!

4) Khao Manee é um dos gatos mais raros e caros do mundo

É fácil se apaixonar pela beleza do Khao Manee: com pelos branquinhos e bem macios, essa é uma raça tailandesa que é rara e muito exótica. Além de ser uma das raças de gatos brancos mais queridinhas, o Khao Manee também tem uma característica particular que sempre chama a atenção: ele pode apresentar heterocromia. Ou seja, ter um olho de cada cor, como azul e verde. 

Para além das aparências, o exótico gato Khao Manee é muito brincalhão e apegado com os donos. É comunicativo, então os miados são bem frequentes na convivência com ele. Além disso, é sociável e tem uma curiosidade aguçada, então adora brincadeiras que estimulam esse lado dele.

5) O Peterbald é outro gato sem pelo bem peculiar

Se você pensa que o Sphynx é o único gato sem pelo, está muito enganado - e o Peterbald é a prova viva disso! A raça, que é originária da Rússia, não é totalmente pelada, mas chama atenção por ter pouco pelo e é muito rara. Ela é resultado do cruzamento entre o Sphynx com outras raças, como o gato Siamês, e é considerada relativamente recente, pois surgiu por volta de 1994.

O Peterbald tem uma grande facilidade de adaptação, diferente da maioria dos felinos, e é muito inteligente. Por outro lado, é um gatinho que se apega muito rápido aos donos e logo se torna dependente. A raça Peterbald também adora se comunicar, então os miados de gato podem ser frequentes na convivência com o pet.

6) Abissínio: o gatinho etíope é puro charme

Outro gato exótico e com uma beleza de outro mundo é o Abissínio. Com uma pelagem alaranjada e orelhas grandes que parecem estar sempre alertas, a raça parece um filhote de onça parda (ou puma). Mas não se engane: o Abissínio não encanta só por conta da sua aparência, ele também tem uma personalidade apaixonante. Dócil, carinhoso e super brincalhão, o gatinho se apega rapidamente às pessoas que convivem com ele.

Ele não é muito de miar, mas adora estar pertinho dos humanos e têm diferentes formas de demonstrar o seu amor de gato. Apesar de não ser uma das raças de gato mais populares no Brasil, o Abissínio tem muitas qualidades que todo tutor procura em um bichinho de estimação.

Redação: Juliana Melo

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas