Gato

Como saber se o gato bebe água suficiente?

Publicado - 14 Janeiro 2022 - 18h28

Atualizado - 16 Maio 2024 - 14h26

Já reparou se o seu gato bebe água adequadamente no dia a dia? Muitas vezes isso passa despercebido pela família, principalmente porque os felinos preferem se hidratar nas bicas e torneiras do que no próprio bebedouro, deixando os potes praticamente intocados. Além disso, por conta da origem desértica desses animais, os gatos têm muita dificuldade em ingerir líquidos, consumindo menos água do que deveriam.

No entanto, como se sabe, a ingestão de água é fundamental para garantir a boa saúde dos nossos amigos de quatro patas. Por isso, todo tutor deve se atentar à hidratação do seu bichano. Quer saber se o seu gato bebe água suficiente e como incentivar a ingestão do líquido? Vem que a gente te conta tudo!

Quanto de água o gato bebe por dia?

Mesmo que os felinos não tenham o hábito de beber água o tempo todo, é necessário incentivar esse comportamento para mantê-los em boas condições de saúde. O recomendado é que o gato beba cerca de 50 a 70 ml de água para cada quilo de peso corporal diariamente. Ou seja, se o seu gatinho pesa 5 kg, ele precisa ingerir no mínimo 250 ml de água por dia. Beber menos água do que isso pode comprometer a qualidade de vida do animal e abrir portas para doenças e outros problemas futuramente.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por outro lado, quando o gato bebe muita água é importante ligar o alerta. Ainda que esses animais precisem se hidratar regularmente, o gato bebendo água em excesso não é considerado algo normal e pode indicar alguns problemas de saúde. Esse consumo excessivo recebe o nome de polidipsia e às vezes está relacionado com doenças como:

Quando se trata de um gato vomitando ou com diarreia, a ingestão de água também pode aumentar para compensar a perda de líquidos provocada pelos sintomas. Além disso, outro fator que contribui com esse comportamento é se o dia estiver muito quente, pois o gato sente calor e, consequentemente, sente mais sede.

 

Gato branco peludo bebendo água em fonte automática
A fonte para gato beber água é uma das melhores alternativas para incentivar a hidratação dos pets

 

O meu gato não bebe água, quais são os riscos disso?

Um gato que não bebe uma quantidade de água suficiente por dia tem muito mais chances de sofrer com a desidratação e desenvolver sérios problemas de saúde, principalmente doenças renais. Além da formação de cálculos nos rins, uma outra condição muito preocupante é a insuficiência renal, que prejudica o funcionamento dos órgãos. Trata-se de uma doença permanente e sem cura, mas que deve ser tratada para melhorar a qualidade de vida do animal e retardar a progressão do quadro. Para isso, alguns cuidados com gatos renais crônicos são necessários, como seguir uma alimentação específica.

Já no caso de um gato desidratado, os sinais mais comuns são fadiga constante, gengiva seca, perda de apetite e respiração ofegante. Geralmente é o que acontece quando o animal fica muito exposto ao calor e não se hidrata corretamente, sendo necessário passar por uma avaliação clínica.

5 dicas de como fazer o gato beber água

O ideal é incentivar a hidratação desde os primeiros meses de vida do animal. Quando o gato filhote bebe água desde pequeno, ele se acostuma com esse hábito e não terá problemas quando atingir a fase adulta ou idosa. Mas não se preocupe: mesmo que seu pet não beba tanta água no dia a dia, é possível reverter isso seguindo as dicas abaixo:

1) Invista em uma fonte de água para gatos. O motivo porque os felinos adoram bicas e torneiras é porque eles preferem água corrente e fresquinha. Com uma fonte para gatos, é possível oferecer isso e deixá-los super satisfeitos!

2) Distribua potes de água pela casa. Se não for possível investir em uma fonte para gato beber água, outra opção é espalhar vários potinhos com o líquido pela casa. Isso estimulará a hidratação felina, desde que você troque as águas dos potes regularmente.

3) Coloque cubinhos de gelo nos potes de água em dias mais quentes. Assim como nós, os gatinhos também apreciam uma água geladinha se estiver muito calor. Por isso, os cubinhos de gelo servem como um grande incentivo para o animal matar a sede.

4) Ofereça patês e sachês para gato. Esse tipo de alimento úmido contém uma grande concentração de água na sua composição, sendo uma ótima maneira de deixar os felinos mais hidratados. Mas atenção: nada de exagerar na quantidade do petisco, ok?

5) Frutas para gatos também podem ajudar a manter a hidratação. É isso mesmo: é possível oferecer algumas frutas para gatos que são excelentes aliadas da saúde animal. A melancia, melão e maçã, por exemplo, são opções nutritivas e compostas por bastante água!

Redação: Juliana Melo

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Ver todas