Viajar com cachorro pode ser uma experiência incrível, desde que seja feito um planejamento minucioso para pensar em todos detalhes. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e até restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly, que são praticamente o paraíso na terra para os amigos de quatro patas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse é o caso da Pousada Gaia Viva (@pousadagaiaviva), que fica localizada em Igaratá, São Paulo. A hospedagem é ideal para quem viaja com cães e oferece toda uma infraestrutura para garantir conforto e muita diversão para o cachorro e a família. Para entender melhor como funciona um hotel pet friendly, o Patas da Casa foi atrás de mais informações e até entrevistou tutores que frequentam esse tipo de local.

Como funciona um hotel pet friendly?

Todo hotel que aceita cachorro segue uma lógica diferente. Nem sempre todo animal é permitido, pois o local restringe a estadia exclusivamente a cães de pequeno ou médio porte. Também costuma haver algumas regras que limitam o acesso do pet às áreas comuns do hotel. Mas, no caso da Pousada Gaia Viva, os verdadeiros hóspedes são os cachorros. “Costumamos dizer que na verdade somos uma pousada para cães que aceita humanos. Isso porque só recebemos pessoas acompanhadas de cachorros, e os peludos têm liberdade em todos os ambientes, inclusive restaurante, piscina e acomodações (dormem com seus tutores)”, é o que diz a pousada.

Justamente por ser uma hospedagem totalmente destinada para pets, esse é um hotel pet friendly que não faz nenhum tipo de restrição quanto ao porte, raças de cachorro ou número de cães. O mais importante é que os doguinhos sejam dóceis com humanos e outros bichos. “Só recebemos humanos acompanhados de cães para garantirmos que todas as pessoas aqui são 'cachorreiras' e também vão adorar ver o seu peludinho se divertindo muito. É uma experiência única!”

Hotel pet friendly: o que precisa levar para viajar com o cachorro?

Essa é uma questão que vai depender principalmente do tipo de hotel pet friendly escolhido. Em alguns lugares, o tutor precisa levar absolutamente tudo: pote de ração, bebedouro, caminha, brinquedos, alimentação e tudo o que for indispensável para cuidar do cachorro. Na Gaia Viva, alguns pertences - assim como a ração - também precisam fazer parte da mala do doguinho por uma questão de bem-estar. “Para evitar qualquer mudança que interfira na alimentação, é necessário que os tutores tragam as refeições de seus peludos, assim como roupinhas e cama, para que sintam-se em casa!”.

Os bebedouros são disponibilizados pela própria pousada e os doguinhos também têm acesso a um espaço super especial, que é o Pet Care. “Em todos os ambientes há potes com água para que os peludos se hidratem, cata-cacas (sacolinhas biodegradáveis para o recolhimento das fezes), coletes salva-vidas para cães que não saibam ou não tenham tanta experiência com natação e um espaço Pet Care com banheira, secador, soprador, shampoo, condicionador e profissionais à disposição para banho e secagem”.

Algumas regras precisam ser seguidas no hotel pet friendly

Todo hotel que aceita cachorro tem regras. Alguns lugares, por exemplo, não permitem o livre acesso de animais por todos os ambientes, e o cachorro só pode transitar de coleira e guia. Na Gaia Viva, que é um hotel 100% pet friendly, não há restrição de ambiente e a ideia é proporcionar total liberdade aos pets, mas mesmo assim algumas regras são necessárias para proporcionar a todos uma estadia tranquila e segura.

Cachorro não pode ser agressivo. É imprescindível que os cachorros sejam dóceis com humanos e outros animais. Eles precisam estar acostumados a ter contato com outros peludos em parques e/ou creches pet. Comportamentos agressivos não são permitidos.

Castração de cachorro. Os machos precisam ser castrados. Essa exigência é a partir dos 6 meses ou assim que o animal tiver os testículos visíveis. As fêmeas não precisam ser castradas, só não podem estar no cio durante a hospedagem.

• A última regrinha é para os humanos. É necessário que os humanos sejam maiores de 15 anos. Também é uma questão de segurança, para evitar riscos entre crianças e pets, oferecendo maior liberdade para os peludos.

Além disso, sempre que for viajar com o cachorro, não esqueça de levar documentações básicas para atestar a saúde do animal. Mesmo que a viagem seja feita de carro, é sempre bom estar com a carteira de vacinação do pet atualizada. E para viajar com cachorro é imprescindível que vacinas, vermífugo e remédio para pulga e carrapato estejam em dia para a segurança do seu pet e dos outros animais.

 

Hotel pet friendly: a Joana e o Zuzu também adoram viajar e brincar na águaO hotel pet friendly precisa dispor de uma estrutura para acolher os animais hospedados

 

Hotel pet friendly normalmente oferece várias atividades para cães

 

O bom de viajar para um hotel pet friendly é que toda a estrutura do lugar é pensada para divertir os bichinhos e oferecer o máximo de conforto a eles (e os tutores também, claro). O espaço da pousada Gaia Viva, por exemplo, disponibiliza várias atividades próprias para cães: “Temos pista de agility; piscina climatizada onde pessoas e pets nadam juntos; lagos para a prática de stand up paddle, caiaques e pedalinhos; além de muito espaço natural, com trilhas e caminhadas”.

A ideia é que a experiência seja um momento de estreitar os laços do tutor com o pet, além de incentivar a socialização do cachorro com outros cães e também com a natureza. A pousada também tem um reforço na segurança para evitar fugas: todo o espaço é cercado com tela de 1,5 metros.

Viajar com cachorro: como é a experiência de tutores que frequentam hotel pet friendly?

Encontrar um hotel que aceita cachorro e trata os animais como hóspedes é algo que transforma completamente a viagem dos tutores e dos pets. A tutora Ciléa Saporiti tem dois cachorros da raça Labrador chamados Joana e Zuca, e conta que antes de conhecer a Pousada Gaia Viva todas as experiências com hotel pet friendly foram frustrantes. “Nós encontrávamos mais impedimentos do que acolhimento aos nossos cães. Muitas vezes não era permitido entrar na piscina ou no restaurante; os cachorros não podiam andar fora daguia nas áreas comuns; não podia levar mais do que um cachorro e o animal tinha que pesar menos de 15 kg. Então o slogan de que o hotel ‘aceita cães’ muitas vezes não se aplicava a nossa situação”, conta.

Outra tutora, a Naira Foganholi, tem um cachorrinho que se chama Nino, de porte médio, que viaja com a família desde que era pequeno. Ela relata que, apesar de muitos locais permitirem cães como hóspedes, as restrições não fazem sentido para um local que se denomina pet friendly. “Já tivemos as mais variadas experiências, tanto boas como ruins. Como ele é apaixonado por água, a viagem gira muito em torno disso. Já alugamos uma casa em que ele poderia usar a piscina e chegando na hospedagem ele poderia usar a piscina pequena e não a grande, como se fosse possível fazê-lo entender isso. Já fomos para um hotel pet friendly onde ele poderia circular pelo hotel, mas deveria  ficar trancado no quarto na hora das refeições porque não poderia frequentar o restaurante".

Para Naira, uma hospedagem que não priva os animais de passear pelo ambiente faz toda a diferença. “Amamos a companhia do Nino e queremos aproveitar todos os momentos com ele. Para nós é importante ele fazer todas as atividades com a gente, seja no quarto, piscina, trilha, restaurante... tudo!”.

 

O Nino adora brincar na água, por isso é importante para a família que o hotel pet friendly não tenha restrições

O Nino adora brincar na água, por isso é importante para a família que o hotel pet friendly não tenha restrições

 

 

Como transportar cachorro em viagem? Veja algumas dicas!

 

Pensar no conforto e segurança do seu doguinho também faz parte do passeio, então é importante saber como levar cachorro em viagem e que acessórios são necessários nessas horas. Tanto no caso da tutora Naira quanto no caso de Ciléa, os cachorros são transportados no banco de trás com cinto de segurança.  Porém, para cachorros pequenos, o ideal é ter uma cadeirinha ou uma caixa de transporte para evitar qualquer problema. A tutora Ciléa ainda acrescenta que considera outros acessórios importantes, como o colete (de forma que o cinto de segurança fica preso ao colete) e a capa de pet para carros.

Caso o tutor utilize outros meios de transporte para a viagem, como avião ou ônibus, também é importante verificar quais os critérios e regras de cada empresa. Muitas companhias aéreas, por exemplo, estabelecem um limite de peso para cada animal, que deve ser acomodado em uma caixa de transporte para viajar. Além disso, existem documentações específicas para esse tipo de viagem com cachorro.

O que considerar na hora de escolher um hotel que aceita cachorro?

A melhor forma de garantir que a viagem seja tranquila e divertida começa com a escolha de um bom hotel pet friendly. “Se você nunca viajou com o seu cão e quer fazer isso, pesquise, faça perguntas, se interesse de verdade pela viagem e pela acomodação! Tire suas dúvidas para não ser pego de surpresa e se frustrar. Viajar com o seu cão é uma delícia e apesar da oferta de hotel pet friendly ser numerosa, são poucos os pet friendly de verdade”, orienta Naira.

O atendimento também é um ponto que conta muito. A Ciléa, tutora dos Labradores Joana e Zuca, se hospeda com frequência na Gaia Viva e destaca que no local tem uma equipe super preparada para convivência com os cães. Além disso, é um lugar que deixa os animais totalmente à vontade e tem um cuidado enorme com a limpeza dos ambientes. “Eles se preocupam com você e seu cão na mesma proporção! São atenciosos, prestativos e muito gentis. Você se sente confortável, amparado”, relata. Por isso, se a sua intenção é dividir todos os momentos com seu cão, nossa dica é buscar um hotel per friendly que seja totalmente adaptado e inclusivo com os bichinhos de estimação.

Redação: Juliana Melo