A guia e a coleira para cachorro são acessórios indispensáveis na hora de passear com um doguinho. Essa é uma forma de garantir a segurança do pet, e ao mesmo tempo oferecer um pouco mais de liberdade a ele durante os passeios. Mesmo assim, existem especificidades que devem ser consideradas na hora de escolher a melhor para o seu cãozinho. A guia longa para cachorro, por exemplo, é mais indicada para passeios em locais sem trânsito ou muita movimentação de pessoas. O tamanho do pet é outro fator importante: a guia para cachorro pequeno e a guia para cachorro grande não deve ser a mesma. Para aprender como escolher uma boa coleira e guia para cachorro, é só ficar de olho nas dicas que separamos sobre o assunto. Vem com a gente!

O que levar em consideração na hora de escolher uma guia para cachorro grande?

Para pets maiores, é bom ter muita atenção antes de comprar o acessório, porque não pode ser qualquer guia. Cachorro grande exige uma guia feita com material mais resistente e de boa qualidade para conseguir lidar com a força do animal sem estragar rapidamente. Como os cães se empolgam quando saem de casa, eles podem acabar puxando demais no passeio, então é bom ter uma guia para cachorro bem reforçada nessas horas.

Os principais materiais de guia para cachorro são:

  • Guia de couro para cachorro: é a mais resistente e recomendada para cães de grande porte. No entanto, um cuidado importante para aumentar a durabilidade do acessório é nunca guardar a guia molhada ou úmida, pois ela pode acabar mofando.

  • Guia de nylon para cachorro: é o modelo preferido dos tutores e serve para cães de todos os tamanhos. Porém, pode não ter uma durabilidade tão alta quando se trata de um cachorro grande, principalmente se ele costuma puxar quando sai na rua.

  • Guia de corda para cachorro: é uma boa opção para lidar com cachorros grandes. Costuma ser resistente e, ao mesmo tempo, flexível. Além de confortável, a guia para cachorro também costuma funcionar para treinamentos ao ar livre.

Dentre essas opções, a melhor guia para cachorro grande é a feita de couro, mas os modelos de corda e de nylon também podem ajudar a controlar os impulsos do seu amigo de quatro patas. Vale lembrar que, quando se trata de um cão-guia para cegos, o acessório terá uma logística diferente para que o deficiente visual consiga se apoiar devidamente no animal, que o guiará na rua. Esse tipo de guia é muito comum para cães da raça Labrador ou Golden Retriever, que exercem esse tipo de trabalho canino.


A guia para cachorro grande deve ter, no mínimo, entre 1,5 e 2 metros de comprimento
A guia para cachorro grande deve ter, no mínimo, entre 1,5 e 2 metros de comprimento

Guia para cachorro grande: qual deve ser o tamanho do acessório?

Não basta apenas escolher o melhor material da guia para cachorro: você também deve observar o comprimento do acessório antes de comprá-lo. Como os cães gostam de experimentar um pouco mais de liberdade nessas saídas, o ideal é não comprar uma guia muito curta, porque isso pode acabar atrapalhando a experiência dele - e, consequentemente, a sua também. Ao se sentir muito preso, a tendência é que o animal puxe cada vez mais para conseguir ir aonde quer. Então, a sugestão é comprar guias que variam de 1,5 a 2 metros de comprimento.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em alguns casos, se os passeios forem em lugares mais abertos, como parques, você também pode tentar experimentar a guia de 5 metros - desde que seu cãozinho seja bem treinado para não se meter em encrenca. Por outro lado, a guia retrátil não é uma boa opção para animais de porte grande, porque as chances de o cãozinho conseguir se soltar são altas. Por isso, escolha sempre uma guia longa para cachorro!

E como escolher a melhor coleira para cachorro grande?

É claro que a guia tem um papel fundamental, mas ela não funciona sozinha: o tutor também precisa escolher uma boa coleira para acoplá-la. Um dos modelos de coleira para cachorro grande mais indicados é a coleira peitoral, que serve para todos os tamanhos de cães e ajuda bastante na hora de controlar os puxões. Ela é bem parecida, inclusive, com o modelo de coleira anti puxão, que tem esse mesmo propósito.

A coleira tradicional também é outra que funciona bem, principalmente no caso de cães que já estão acostumados com os passeios e que não ficam tão eufóricos quando saem de casa, respeitando as ordens do tutor. Já a coleira cabresto lembra uma focinheira, mas não impede o cão de se alimentar ou beber água. No caso, ela serve para ajudar no adestramento de cães que ficam muito agitados e gostam de pular em cima das pessoas na rua.

Redação: Juliana Melo