Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas (como quando o gato amassa pãozinho no colo do tutor). Mas sabia que todas essas ações revelam detalhes interessantes sobre o comportamento felino? Pois é, nada do que seu gatinho faz é por acaso e há boas explicações por trás de cada gesto que ele tem.
Se você convive com um bichano, provavelmente, já reparou que ele tem o hábito frequente de esfregar o rosto em móveis, portas, quinas e outros cantos da casa. Muitos também fazem isso com o tutor e até com outros pets. Apesar de parecer só um carinho ou manha, essa prática, na verdade, é uma forma muito importante de comunicação felina. A seguir, o Patas da Casa te explica mais a fundo o que realmente significa essa atitude!
O poder das glândulas faciais dos gatos: esfregar o rosto ajuda a marcar território!
Os gatos possuem glândulas especiais localizadas na região do rosto, principalmente nas bochechas e ao redor da boca, que liberam feromônios. Os feromônios felinos são substâncias químicas, imperceptíveis para os humanos, que servem para transmitir mensagens a outros gatos (e até para eles mesmos).
Por meio dessas substâncias, os felinos conseguem dizer “esse lugar é meu” ou “aqui eu me sinto seguro”. Ou seja, quando seu gatinho esfrega o rosto em algum local da casa, é provável que seja uma marcação de território.

Nesses casos, o gato cria uma “rede de cheiros” que ajuda a organizar o ambiente. Por isso que ele costuma ter pontos preferidos (ou mais frequentes) onde ele esfrega o rosto. Essa simples atitude, inclusive, ajuda a reduzir o estresse, porque ele reconhece aquele espaço como familiar e seguro.
Sinal de afeto e confiança
Seguindo essa mesma lógica, quando o gato esfrega o rosto em você, pode ter certeza: ele está demonstrando afeto e confiança – é uma forma simples de amor de gato. Afinal, os felinos são seletivos com quem compartilham o “cheiro da família”. Se ele faz isso, é porque realmente considera você como parte do círculo íntimo dele. De certa forma, isso também funciona como uma marcação de território.
Aqui, vale reforçar que é comum as pessoas acharem que “marcar território” é algo negativo. Porém, no caso do esfregão de rosto, é diferente. Ao passar a carinha em móveis, portas ou até nas suas pernas, o gato está dizendo, por exemplo, “esse lugar tem meu cheiro, então é confiável” ou “você faz parte do meu grupo”. Ou seja, longe de ser um ato de posse no sentido ruim, é mais uma forma de reforçar a sensação de segurança e pertencimento.
Estimulando o esfregão de rosto: invista em escovas massageadoras!
Como os gatos acabam tendo pontos favoritos para esfregar o rosto pela casa, os tutores podem instalar escovas massageadoras (também chamadas de "escova coçadinha") nesses locais. Além de preservar o “cheiro” dos animais, elas também promovem o relaxamento e entretêm os pets.
Esses produtos, que são próprios para paredes, ainda ajudam a remover pelos soltos da região do pescoço e do rosto do gatinho. Portanto, é uma ótima maneira de agradar os felinos, garantindo o bem-estar físico e emocional desses pets!