Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Publicado - 02 Setembro 2025 - 18h37

Atualizado - 02 Setembro 2025 - 18h58

Foto da Andresa Esteves - Médica Veterinária

Andresa Esteves / Médica Veterinária

CRMV-SP: 29.424

Médica Veterinária, Mestra em produção animal pela Universidade Camilo Castelo Branco, com foco na Nutrição de Cães e Gatos, Atualmente, atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina.

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que ele está com infecção urinária. Relativamente comum, esse problema pode surgir em qualquer idade e causar muito desconforto no animal se não for tratado corretamente.

A boa notícia é que, além dos medicamentos prescritos pelo veterinário, a alimentação do pet pode ser uma grande aliada no tratamento e na recuperação desse quadro. Ajustes simples na dieta ajudam a melhorar a qualidade da urina, reduzem o risco de novas infecções e fortalecem a saúde do sistema urinário canino como um todo.

O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Andresa Esteves para entender o que causa infecção urinária em cães, quais são os sintomas mais recorrentes, como é feito o tratamento e, principalmente, o que dar a um cachorro com infecção urinária. Assim, você saberá exatamente como garantir uma boa saúde (e nutrição) para seu companheiro de quatro patas. Confira!

O que causa infecção urinária em cachorro?

A infecção urinária em cachorro é mais frequente do que se imagina e pode afetar cães de todas as idades e portes. O problema ocorre quando bactérias invadem o trato urinário pela uretra e se alojam na bexiga, provocando inflamação, dor e outros sintomas desconfortáveis. De acordo com Andresa Esteves, as principais causas da infecção urinária em cães são:

  • Higiene inadequada
  • Presença prévia de cálculos urinários no animal
  • Baixa imunidade
  • Pouca ingestão de água
  • Doenças crônicas, como diabetes, doenças renais ou problemas hormonais
  • Obesidade canina

Outro fator que contribui bastante para esse quadro é a anatomia: as fêmeas costumam ser mais propensas à infecção urinária em cachorro por terem a uretra mais curta e próxima do ânus, o que facilita a entrada de microrganismos no trato urinário.

Sintomas de infecção urinária em cachorro

Assim como acontece em humanos, esse problema pode comprometer (e muito!) o bem-estar dos cães afetados. Em geral, segundo Andresa Esteves, os sintomas de infecção urinária em cachorro incluem:

  • Urinar com mais frequência ou em locais incomuns
  • Dor ou dificuldade para urinar
  • Urina com sangue
  • Urina turva ou com odor forte
  • Lamber a área genital com mais frequência
  • Desconforto abdominal
  • Mudanças no comportamento (ou apatia)
  • Prostração
  • Perda de apetite
  • Febre

Aqui, vale acrescentar que alguns cães, principalmente os mais resistentes à dor ou com o sistema imune mais eficiente, podem não demonstrar sinais evidentes desse problema. Ou seja, a infecção urinária em cães pode ser assintomática, especialmente nos estágios iniciais ou quando o quadro é leve.

Nesses casos, a infecção pode passar despercebida por um tempo e só ser identificada durante um exame de rotina ou quando evolui para um quadro mais grave. Por isso, é fundamental manter consultas veterinárias regulares e ficar atento a qualquer mudança sutil no pet, como leve alteração na cor ou no cheiro da urina, falta de apetite e comportamento um pouco mais apático. Se perceber algum desses sinais, não hesite em procurar um especialista!

Cachorro Golden Retriever comendo ração
Aumento do consumo de água e mudanças na dieta são essenciais para tratar a infecção urinária em cães

Infecção urinária em cachorro: como tratar?

Uma vez que é diagnosticada pelo médico veterinário, a infecção urinária em cachorro é tratada conforme a gravidade e a causa provável do problema. Na maioria das vezes, segundo Andresa Esteves, o profissional prescreve antibióticos e analgésicos, e trata eventuais condições subjacentes.

Além dos remédios, os veterinários também recomendam mudanças na dieta e aumento da ingestão de água pelo cachorro. Essas duas ações ajudam não só no tratamento da infecção urinária, como também favorecem a recuperação dos cães. Portanto, merecem atenção especial.

Quando o cachorro bebe mais água, ele naturalmente urina mais. Isso é essencial no caso de infecções urinárias, pois ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário por meio da urina; dilui o xixi de cachorro, tornando-o menos irritante para a bexiga inflamada; reduz a concentração de minerais que podem formar cristais ou cálculos urinários (pedras), que agravam o quadro; e estimula a função renal, facilitando a filtragem do sangue e a eliminação de toxinas.

Já uma dieta adequada melhora o ambiente interno do trato urinário e ainda fortalece o sistema imunológico, permitindo que o organismo animal reaja melhor à infecção. De acordo com Andresa Esteves, isso pode ser feito por meio da oferta de rações terapêuticas específicas para a saúde urinária e de alimentos com alta umidade (ração úmida ou alimentos naturais com orientação veterinária), que contribuem para a hidratação.

Para os tutores que não sabem o que dar a um cachorro com infecção urinária, a ração Pro Plan® Veterinary Diets Trato Urinário é uma das opções mais indicadas por veterinários voltadas para o tratamento desse tipo de problema. Formulada com nutrientes essenciais e proteínas de alta qualidade, ela promove a recuperação e a manutenção da saúde urinária do animal, além de ajudar a manter o pH da urina em níveis adequados – o que pode reduzir o risco de infecções e a formação de cristais e cálculos urinários.

Quando recomendada por um especialista, a ração Pro Plan® Veterinary Diets Trato Urinário ainda pode ajudar a prevenir a recorrência de infecções urinárias, proporcionando uma solução a longo prazo para cães propensos a esse problema. 

Infecção urinária em cachorro: tratamento também envolve prevenção!

Com o diagnóstico rápido e o tratamento certo, incluindo mudanças na alimentação, a recuperação do animal costuma ser tranquila. Porém, quando o assunto é saúde canina, é super importante adotar hábitos que ajudem a prevenir novas infecções urinárias em cães e promovem o bom funcionamento do trato urinário. Veja algumas dicas simples indicadas pela médica veterinária Andresa Esteves:

  • Mantenha a hidratação do pet sempre em dia (ofereça ração úmida, coloque mais potes de água pela casa e aposte em fontes de água corrente)
  • Ofereça uma alimentação balanceada e adequada para as necessidades do animal
  • Faça a higienização correta da região íntima (especialmente em fêmeas e cães idosos);
  • Faça passeios regulares permitindo que o cachorro urine regularmente
  • Não deixe seu cão segurar o xixi por muito tempo
  • Faça check-ups regulares com o veterinário

Segundo Andresa, implementar essas práticas pode ajudar a reduzir o risco de infecções urinárias e promover a saúde geral do seu cão. E na dúvida, sempre consulte um veterinário de confiança e siga as orientações fornecidas pelo especialista para garantir o bem-estar do seu companheiro de quatro patas!

*Matéria produzida em parceria com Purina Pro Plan®

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?