Cuidados

Gato soltando muito pelo na primavera? Entenda os motivos!

Sabia que o pelo de gato cai mais durante a primavera? Descubra os motivos que explicam esse fenômeno!
Sabia que o pelo de gato cai mais durante a primavera? Descubra os motivos que explicam esse fenômeno!

O pelo de gato é uma realidade constante na vida (e nas roupas) de quem tem um desses felinos em casa. Para lidar com essa questão no dia a dia, geralmente um rolinho removedor de pelos é suficiente, principalmente, no caso das peças escuras. O cenário é outro quando chega a primavera: a quantidade de pelos pela casa (e roupas, móveis, estofados… tudo) aumenta bastante. Você sabe o motivo desse fenômeno? Para te ajudar a entender o porquê disso acontecer e como amenizar, nós juntamos aqui embaixo algumas dicas. Vem ver! 

Pelo de gato: por que ele cai mais na primavera?

Sendo a estação que começa logo depois do inverno, a primavera marca o aumento gradativo da temperatura dos dias, preparando o terreno para o verão. Nessa fase, você vai reparar no gato soltando muito pelo justamente porque ele está trocando a pelagem mais espessa por uma mais leve. Basicamente, ele deixa para trás todo o "reforço" de pelos necessários para que ele seja protegido do frio e se prepara para o calor com uma camada de pelagem que não vai aumentar sua temperatura corporal ainda mais. Não precisa se preocupar, pois esse não é um quadro de queda de pelo em gatos: os fiapos que você encontra pela casa são os que ele precisa abrir mão para sobreviver de forma confortável no verão que se aproxima. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A luva para tirar pelo de gato pode ser uma boa opção para a rotina com um felino!
    A luva para tirar pelo de gato pode ser uma boa opção para a rotina com um felino!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como cuidar do gato soltando muito pelo? 

    Por ser um processo natural, necessário e saudável para o seu gato, não há como impedir a troca de pelos na primavera. O que você pode fazer é tentar amenizar os efeitos para ele e para a sua casa. Nesse momento, a escova para gatos vai ser a sua melhor amiga: aumentar a frequência de escovações para uma vez por dia (ou pelo menos três vezes na semana, caso seu felino não seja muito peludo) durante a primavera ajuda a retirar os pelos soltos do gato de forma controlada. Os fios de pelo de gato que ficam na escova não vão para as outras partes da casa e todo mundo sai ganhando. 

    A luva para tirar pelo de gato também pode ser uma opção nesse momento, principalmente se o seu amigo não gostar muito da escova. Se você conseguir, também pode dar banhos de duas em duas semanas no seu gato: isso pode ajudar a diminuir a quantidade de pelos soltos no corpo do animal e, consequentemente, no resto da sua casa.

    Uma outra vantagem de escovar o animal diariamente é a provável diminuição na formação da bola de pelo: gato geralmente tem o hábito de se lamber constantemente e na fase da troca da pelagem é muito comum que eles acabem parando com uma quantidade imensa de pelos no estômago por isso.    

    Gato soltando muito pelo: como manter sua casa sempre limpa?

    Além de cuidar do animal, nessa estação do ano é provável que você também precise dar uma atenção redobrada aos espaços da casa que ele frequenta. Se for possível, vale a pena restringir o acesso do gato a um dos cômodos da casa para você ter um espacinho livre de pelo de gato. Onde isso não acontecer, uma boa estratégia é diminuir a quantidade de objetos que ficam com pelo grudado: pode ser uma boa guardar tapetes, almofadas e cortinas longas, por exemplo. Além disso, o aspirador de pó pode ser uma mão na roda na hora de retirar os pelos diariamente. Aliando isso ao cuidado com o animal, certamente você vai conseguir amenizar os efeitos da troca de pelos em casa! 

    Redação: Ariel Cristina Borges 

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Próxima matéria

    4 ideias fáceis e baratas para fazer uma cama para cachorro

    Diabetes em gatos: entenda os perigos e como prevenir a doença!
    Saúde

    Diabetes em gatos: entenda os perigos e como prevenir a doença!

    A diabetes é muito comum entre os humanos, mas você sabia que os felinos também podem sofrer com a doença? A diabetes em gatos é uma doença grave e capaz de atrapalhar a qualidade de vida do felino em vários níveis se não for tratada corretamente. A patologia requer acompanhamento médico, tratamento constante e, muitas vezes, aplicação de insulina diariamente. É um caso específico de endocrinologia, que requer atenção para não prejudicar mais ainda a saúde do animal, principalmente se ele for um gato obeso. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e aprender a cuidar de gato com a doença, nós conversamos com o médico veterinário Rafael Cunha, do Rio de Janeiro!

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!
    Saúde

    Plano de saúde para gatos: quais são as vantagens? Entenda melhor o serviço!

    O plano de saúde para gatos pode ser uma ótima alternativa para quem tem um felino em casa! Os pets fazem parte da família e, como qualquer ente querido, demandam atenção e cuidados especiais. No caso dos gatinhos, essa série de precauções inclui check-ups anuais, vacinas e visitas frequentes ao consultório veterinário. Manter essa rotina saudável não precisa, necessariamente, ser um peso no orçamento.

    Giárdia em gatos: entenda mais sobre a doença, os sintomas mais comuns e como prevenir
    Saúde

    Giárdia em gatos: entenda mais sobre a doença, os sintomas mais comuns e como prevenir

    Assim como nos cães, a Giárdia em gatos é uma zoonose muito comum. Os felinos, então, não estão imunes a contrair essa doença, que muitas vezes passa despercebida ao ser confundida com uma simples diarreia. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sintomas da giárdia em gatos e, também, buscar formas de prevenir a contaminação. Para esclarecer mais as dúvidas quanto ao assunto, conversamos com a médica veterinária Carolina Mouco Moretti, que é diretora geral do Hospital Veterinário Vet Popular, de São Paulo.

    Gato com heterocromia: entenda o fenômeno e os cuidados necessários com a saúde
    Saúde

    Gato com heterocromia: entenda o fenômeno e os cuidados necessários com a saúde

    Você já deve ter visto por aí gatinhos com um olho de cada cor, não é?! Essa característica, chamada de heterocromia, é uma condição genética que pode ocorrer tanto em gatinhos, quanto em cães e humanos. Mas você sabia, que em alguns casos, esse charminho no olhar dos felinos pode ocasionar alguns problemas de saúde? Conversamos com a veterinária Andrea Barbosa, que é docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Ela explicou tudo sobre gato com heterocromia!

    Ver Todas >

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!
    Cuidados dos animais

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Quando se trata da anatomia dos felinos, a orelha de gato é uma das partes mais importantes dos nossos bichanos. E não é para menos, né? Além de ser a grande responsável pela poderosa audição felina, ela é uma das formas mais eficazes que o seu amigo encontra para se comunicar com você. Por esse motivo, essa região é cheia de peculiaridades e exige alguns cuidados específicos para manter a saúde do animal.

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?

    Os felinos são extremamente higiênicos e prezam muito pela limpeza. É por isso que um dos itens mais essenciais na rotina deles é a caixa de areia para gatos. Por instinto, esses animais recorrem a ela para fazer suas necessidades e, inclusive, desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes. Mas na hora de escolher a melhor caixa de areia para gatos, o tutor pode ficar confuso com tantas opções. 

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida
    Cuidados dos animais

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida

    Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? 

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

    O xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. 

    Ver Todas >