O pelo de gato é uma realidade constante na vida (e nas roupas) de quem tem um desses felinos em casa. Para lidar com essa questão no dia a dia, geralmente um rolinho removedor de pelos é suficiente, principalmente, no caso das peças escuras. O cenário é outro quando chega a primavera: a quantidade de pelos de gato pela casa (e roupas, móveis, estofados… tudo) aumenta bastante porque é comum ver o gato soltando muito pelo.

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas você sabe o motivo desse fenômeno? Para te ajudar a entender o porquê gato solta muito pelo na primavera e como amenizar isso, nós juntamos aqui embaixo algumas dicas. Vem ver! 

É normal gato soltando muito pelo na primavera?

Para quem se pergunta é normal gato soltar muito pelo nessa época do ano, a resposta é sim. Sendo a estação que começa logo depois do inverno, a primavera marca o aumento gradativo da temperatura dos dias, preparando o terreno para o verão. Nessa fase, você vai reparar no gato soltando muito pelo justamente porque ele está trocando a pelagem mais espessa por uma mais leve.

Basicamente, ele deixa para trás todo o "reforço" de pelos que ajudam quando o gato sente frio no inverno, e se prepara para o calor com camada de uma pelagem que vai evitar um gato com calor e não vai aumentar sua temperatura corporal ainda mais. Não precisa se preocupar, pois esse não é um quadro de queda de pelo em gatos: os fiapos que você encontra pela casa são os que ele precisa abrir mão para sobreviver de forma confortável no verão que se aproxima. 

Qual gato solta mais pelo?

Todo gato solta pelos, mesmo porque a renovação dos fios é constante. No entanto, algumas raças soltam mais pelos; enquanto outras precisam de menos cuidados com a pelagem. Isso tem a ver com o ciclo folicular do animal, que é determinado pela genética. Então o gato Persa solta muito pelo, assim como o Maine Coon e o Hiamalaia. Já as raças que menos soltam pelo são o Siamês, Bengal, Siberiano e Sphynx. 

 

A luva para tirar pelo de gato pode ser uma boa opção para a rotina com um felino!

Gato soltando pelo: a luva para tirar pelo de gato pode ser uma aliada!

Como cuidar do gato soltando muito pelo? 

 

Por ser um processo natural, necessário e saudável para o seu gato, não há como impedir a troca de pelos na primavera. O que você pode fazer é tentar amenizar os efeitos para ele e para a sua casa. Nesse momento, a escova para gatos vai ser a sua melhor amiga: aumentar a frequência de escovações para uma vez por dia (ou pelo menos três vezes na semana, caso seu felino não seja muito peludo) ajuda a retirar os pelos soltos do gato de forma controlada. Os fios de pelo de gato que ficam na escova não vão para as outras partes da casa e todo mundo sai ganhando. A luva para tirar pelo de gato também pode ser uma opção nesse momento, principalmente se o seu amigo não gostar muito da escova. 

Uma outra vantagem de escovar o animal diariamente é a provável diminuição na formação da bola de pelo: gato geralmente tem o hábito de se lamber constantemente e na fase da troca da pelagem é muito comum que eles acabem parando com uma quantidade imensa de pelos no estômago por isso.

Gato soltando muito pelo: o que pode ser, além da troca natural?

Quando o pelo do gato cai muito o que pode ser? Às vezes a razão por que o gato solta muito pelo não tem a ver somente com a estação do ano, e sim com problemas de saúde. Existem várias doenças dermatológicas que podem atingir os felinos e é bom ficar atento com isso. Um gato soltando pelos em apenas uma parte do corpo, que causa "falhas" no local, pode ser um indicativo de alergias, dermatites, sarnas e até presença de parasitas. 

Se você se deparar com uma situação do tipo "meu gato está soltando muito pelo" e o motivo não tem a ver com nenhum dos mencionados, pode ser que a ansiedade e o estresse estejam afetando a saúde do seu pet. Um gato soltando pelo em excesso também pode ser resultado de um gato estressado.

Meu gato solta muito pelo: o que fazer para manter a casa limpa?

Além de saber porque gatos soltam pelos e aumentar os cuidados com o animal, nessa estação é provável que você também precise dar uma atenção redobrada aos espaços da casa que ele frequenta. Se for possível, vale a pena restringir o acesso do pet a um dos cômodos da casa para você ter um espacinho livre de pelo de gato.

Outra boa estratégia é diminuir a quantidade de objetos que ficam com pelo grudado: pode ser uma boa guardar tapetes, almofadas e cortinas longas, por exemplo. Além disso, o aspirador de pó pode ser uma mão na roda na hora de retirar os pelos diariamente. Aliando isso ao cuidado com o animal, certamente você vai conseguir amenizar os efeitos da troca de pelos em casa! 

Publicado originalmente em: 04/11/2019

Atualizado em: 27/09/2023