close
Comportamento

Gato miando: tudo que você precisa saber sobre o miado de gato e seus significados

Atualizado · 26 de abril de 2021 · 12h13

Publicado · 23/04/2021 · 12h13

Conheça os diferentes   tipos de miado de gato!
Conheça os diferentes tipos de miado de gato!

O miado de gato cumpre uma função essencial na linguagem felina e é uma das várias formas que o animal tem de se comunicar com os humanos e com outros bichinhos ao seu redor. Normalmente leva um tempinho até que o tutor consiga identificar os diferentes sons de gatos, mas quem já conhece bem o próprio pet consegue distinguir quando o animal está com dor, com fome ou feliz apenas por causa da vocalização.

Você sabe quais são os tipos de miado de gato e como identificá-los? Não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas requer certa atenção e um ouvido aguçado. Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a decifrar o que cada som de gato miando significa. Continue lendo!

Sons de gato: por que os felinos miam?

Os gatos não têm a habilidade de falar como os humanos, mas eles bem que tentam. É só reparar que quando querem alguma coisa: eles não hesitam em preencher qualquer ambiente com vários miados - seja para alertar que estão com fome, tristes ou porque querem um pouco de atenção e carinho. Por isso pode-se dizer que o gato miando ou emitindo qualquer ruído nada mais é do que uma forma de comunicação deles.

Alguns gatos são naturalmente mais comunicativos que outros e adoram “conversar” com seus tutores no dia a dia, mesmo que seja só para passar o tempo. Já outros gatos são mais quietinhos e silenciosos, e por isso miam apenas em situações específicas.

O miado de gato filhote pode representar uma infinidade de coisas

Logo nos primeiros meses de vida, o gatinho ainda está se acostumando com um mundo completamente novo para ele. Ele também está descobrindo as formas de se comunicar, então o miado de gato novo - que normalmente é bem fininho e suave - é um indicativo de várias coisas diferentes, já que ele ainda não sabe exatamente como expressar o que sente. No início, é comum que esse miado seja de medo ou carência, principalmente se ele foi separado da mãe recentemente. O colo materno faz muita falta nessas horas, e o gatinho precisa se sentir completamente acolhido, então é importante criar um espaço bem reconfortante para ele: uma cama quentinha e muito carinho já ajudam bastante.

Fome e sede são fatores que também estão incluídos nessa lista. A melhor forma de garantir que o animal não vai ficar com fome durante o dia é obedecendo as indicações do médico veterinário quanto à quantidade de vezes que os filhotes de gato precisam comer em cada fase da vida.

Como identificar o miado de gato feliz?

Muita gente associa o miado de gato a um sinal de alerta e outros problemas, mas nem sempre é necessário ficar preocupado com os sons emitidos pelos felinos. Quando um gato está feliz, ele também pode miar para expressar o sentimento. Nesses casos, o miado é mais suave e carinhoso, quase como se fosse um murmúrio, e costuma vir acompanhado de outros comportamentos amigáveis, como o gato balançando o rabo e com as orelhas curvadas para frente. O bichano também pode amassar pãozinho no colo do tutor, que é uma outra forma de demonstrar carinho e felicidade para eles - até porque isso é algo que eles só fazem quando se sentem seguros e confortáveis em um determinado local.

Em alguns casos, essa vocalização é uma forma de cumprimentar as pessoas de um jeito mais alegre. Não é à toa que muitas vezes o som de gato miando se assemelha ao som de voz dos seus humanos. Vale ficar atento a cada situação e, principalmente, à postura corporal do pet.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O   miado de gato filhote é bem fininho e pode indicar várias situações
    O miado de gato filhote é bem fininho e pode indicar várias situações

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Miado de gato ronronando é sinônimo de amor

    É bem possível que você já esteja familiarizado com o som de gato ronronando, não é mesmo? Esse barulho fofinho que os felinos emitem é muito comum quando eles estão dando ou recebendo carinho dos seus humanos. Anatomicamente, o ruído é produzido quando o animal puxa o ar para dentro com muita força, resultando no ronronar. Na maioria das vezes os gatinhos fazem esses sons para demonstrar prazer e satisfação, porém em alguns casos, o rugido pode ser um indicativo de medo ou estresse. Para saber diferenciar as situações, basta ficar de olho no momento em que o gato ronrona. Se o tutor está acariciando o bichano, certamente é um sinal de amor de gato, mas se o barulho surgir inesperadamente, é bom prestar mais atenção no seu amigo.

    Gato miando muito pode ser um sinal de fome

    Sempre que ouvimos um miado de gato, o primeiro pensamento que passa pela nossa cabeça é: “será que ele está com fome?”. De fato, essa é uma hipótese que não deve ser descartada, mas fique atento: quando os felinos estão famintos, o miado de gato é alto, levemente agudo e que muitas vezes remete ao desespero - afinal, eles querem comer logo, né? Para tirar a dúvida de vez, o tutor pode pegar um saco de ração ou petisco para ver como o animal reage com o barulho da comida se aproximando. Se ele ficar muito eufórico, é hora de encher o potinho de ração para matar a fome do pequeno felino. Uns petisquinhos também são super bem-vindos para mimá-lo de vez em quando, mas cuidado com exageros.

    O miado de gato bravo geralmente inclui grunhidos e rosnados

    Não é muito difícil identificar quando um gato está bravo. Além da postura corporal felina que muda completamente nessas horas, os miados de gatos bravos são mais longos e agudos do que o normal. Geralmente, eles vêm acompanhados de outros sons bem característicos, como rosnados e grunhidos, que são outras formas do felino demonstrar toda a sua raiva no momento. De qualquer modo, não esqueça de observar também a postura do animal, porque algumas mudanças no comportamento do gato ajudam a prever possíveis ataques, como os pelos eriçados, olhar fixo, lombo arqueado e rabo apontado para cima.

    Existem vários motivos que podem levar um gatinho a se estressar, mas o principal deles é porque esses animais são bastante territorialistas e não medem esforços para proteger o que é deles - tanto os machos quanto as fêmeas. Além do mais, esse miado pode ser usado também para se defender de outros animais.

    Sons de briga de gato são semelhantes ao de um gato bravo

    As brigas de gato são mais comuns entre animais que têm acesso frequente às ruas, mas também pode atingir os gatos caseiros que compartilham a vida com outro animal doméstico. Como já foi mencionado, isso acontece por conta do territorialismo, que é totalmente instintivo para os felinos. Então a sensação de posse de objetos, como uma caixa de areia, fontes de água ou um local específico da casa já é o suficiente para desencadear um conflito entre os bichanos. O miado de gato brigando é repleto de rosnados, grunhidos e sons mais estridentes que simulam um ataque, além do barulho de patas se debatendo. Quando isso acontece, a melhor maneira de separar os animais é jogando um jato de água neles ou batendo palmas (ou batendo em qualquer outro objeto que seja bastante alto) para que eles se distraiam e parem de brigar.

    O miado de gato pode ser uma forma de cumprimento ou para chamar a atenção do tutor
    O miado de gato pode ser uma forma de cumprimento ou para chamar a atenção do tutor

    Como é o miado de gato para espantar rato e outros bichinhos?

    Se você convive com um gatinho, já deve ter percebido que ele simplesmente ama perseguir pequenas presas, sejam brinquedos ou outros animais, como os ratos. O mais curioso é que, assim como existem sons de gatos para diferentes situações, também existe um miado específico para correr atrás de presas. Nesses casos, o barulho do miado é bem curtinho e com um tom mais animado. É basicamente como se fosse o gato brincando e dizendo: “vou pegar essa presa agora mesmo”. No entanto, é importante tomar alguns cuidados e não deixá-lo ingerir outros animais, hein? O gato comendo rato, barata e outros bichos pode ser prejudicial para a saúde do pet.

    Miado de gato no cio é estridente e chega a incomodar

    Não há nada como o miado de gata no cio. Esse é um barulho que é possível reconhecer de longe, principalmente porque quando as gatas fêmeas estão nesse período tendem a miar sem parar, muitas vezes com um tom bastante melancólico e que se assemelha a um choro. Essa é a forma que elas têm de chamar a atenção dos machos para o cruzamento - e eles miam em resposta com um som igualmente estridente. Durante o ato sexual, o barulho é ainda pior e chega a ser ensurdecedor. As gatas costumam gritar de dor, já que o pênis do macho possui espinhos e acaba machucando bastante. A melhor maneira de acabar com esse grande incômodo é com a castração de gato, que serve tanto para os machos quanto para as fêmeas. 

    Gato miando alto é uma forma de chamar a sua atenção para problemas maiores

    Por fim, não podemos esquecer de quando o miado de gato alto é uma simples forma de chamar a atenção dos humanos para situações que passam despercebidas no nosso dia a dia. Às vezes, esse é um pedido de socorro para algum problema que o gatinho está enfrentando, como a presença de doenças. Como os gatos não podem falar que estão sentindo dor ou algo do tipo, eles usam a vocalização para expressar isso. Portanto, se o miado de gato alto for muito frequente e vier acompanhado de outros sinais, é essencial levar o animal no veterinário para descobrir o que está acontecendo com ele.

    Também há casos em que isso não está necessariamente ligado a uma enfermidade, mas sim a uma situação específica. Os gatos são animais que prezam bastante pela sua liberdade, então quando eles ficam presos em um determinado cômodo da casa, por exemplo, eles podem acabar miando alto para pedir ajuda. Outra possibilidade é que a caixa de areia está suja, e ele está apertado para ir ao banheiro. É sempre bom verificar se todas as necessidades do seu gatinho estão sendo atendidas.

    Redação: Juliana Melo

    Quais raças de cachorro têm a mordida mais forte?

    Próxima matéria

    Quais raças de cachorro têm a mordida mais forte?

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Grandes

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    O Bernese Mountain é um cachorro grande com um charme irresistível. No Brasil, ele também é conhecido como Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou apenas Bernese, para os íntimos. Embora não seja um dos mais populares, esse cãozinho tem várias qualidades: ele é muito ágil, atlético, companheiro e já foi muito utilizado como cão de pastoreio no passado. Como a raça Bernese surgiu na Suíça, também tem alta resistência às baixas temperaturas.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Ver Todas >

    Cinofobia: entenda mais sobre o medo irracional de cães e o que fazer
    Comportamento animal

    Cinofobia: entenda mais sobre o medo irracional de cães e o que fazer

    Adotar um cachorro e conviver com o bichinho todos os dias é uma experiência incrível e que certamente traz muita alegria para dentro de casa. Mas sabia que nem todo mundo é aberto a isso? Algumas pessoas sofrem com o que chamamos de cinofobia, que é o medo irracional de cães. São pessoas que, por algum motivo, simplesmente não conseguem ficar perto de um cachorro, mesmo quando o animal não apresenta qualquer sinal de agressividade.

    Gato dormindo: infográfico explica o que significa cada posição
    Comportamento animal

    Gato dormindo: infográfico explica o que significa cada posição

    Já parou para se perguntar sobre o significado das posições de gato dormindo? Pode parecer besteira, mas a maneira como o seu bichinho pega no sono tem diferentes interpretações e revela mais do que imaginamos sobre os nossos amigos de quatro patas. Como o gato dorme boa parte do dia - e acredite, isso é totalmente natural no universo felino -, é curioso observar a forma como esses animais se movimentam durante o sono e a posição em que cochilam.

    Cachorro com a língua de fora: o que o ritmo de respiração de um cãozinho revela sobre ele?
    Comportamento animal

    Cachorro com a língua de fora: o que o ritmo de respiração de um cãozinho revela sobre ele?

    É muito comum ver o cachorro com língua de fora após um passeio ou uma brincadeira divertida com o dono. Afinal, ele acabou de realizar exercícios físicos, o que, naturalmente, deixa o cachorro ofegante. Porém, quando vemos o cachorro respirando muito rápido ou com outras dificuldades respiratórias ao longo do dia, é importante ficar alerta. Saber como funciona a respiração do cachorro te ajuda a entender quando o pet está bem e quando há algo de errado no funcionamento do seu corpo. O Patas da Casa te explica tudo sobre o ritmo respiratório do cão e conta o que o cachorro com dificuldade de respirar pode estar dizendo sobre a saúde dele. Confira!

    Gato de cada signo: conheça as raças que mais representam os signos do zodíaco
    Comportamento animal

    Gato de cada signo: conheça as raças que mais representam os signos do zodíaco

    Você sabia que existe um gato de cada signo? Segundo a astrologia, existem 12 signos do zodíaco e cada pessoa tem um de acordo com a posição em que os astros se encontravam no dia em que nasceu, influenciando o seu comportamento. Além dos humanos, acredita-se que o signo de gato também seja uma realidade. Da mesma forma que existe o cachorro de cada signo, existe também o gato de cada signo!

    Ver Todas >