Gato

Gato laranja: 6 raças que mais representam o gato mais simpático e 'apocalíptico' que existe

Publicado - 03 Maio 2024 - 14h32

Atualizado - 03 Maio 2024 - 14h32

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Charmoso, falante, brincalhão e simpático, o gato laranja cativa a todos por onde passa. Esses felinos são conhecidos por serem extremamente afetuosos e carinhosos com o tutor. Eles também são cheios de energia, e se houver uma confusão na área, pode ter certeza que esses felinos estarão envolvidos. Não é à toa que eles são chamados de ‘apocalípticos’! Quer saber quais raças são mais propensas a ter essa cor tão especial? O Patas da Casa selecionou as 6 raças de gatos laranjas mais queridas para você se apaixonar!

1)O Persa é uma das raças mais populares de gato laranja

Se você viveu a infância durante os anos 80, 90 ou 2000, com certeza vai lembrar do Garfield, o gato laranja mais famoso do mundo. Esse felino que carrega a fama de ser comilão, preguiçoso e encrenqueiro, é um gato Persa, uma raça considerada dócil e carismática. Quando o assunto é preguiça e relaxar, esses pets dão o nome. O Persa tende a ser um felino mais caseiro e tranquilo, por isso faz parte da lista das raças de gato consideradas mais preguiçosas do mundo.

Gato Persa laranja deitado em sofá enrolado
O Persa tem cara de gato bravo, mas é totalmente dócil e carinhoso<br>

2) Gato Maine Coon laranja adora se meter em encrencas

Considerada a maior raça de gato do mundo, o Maine Coon é muito querido e desejado pelos gateiros. Eles têm pelos lisos e densos, que podem ser curtos ou compridos. São bichanos alegres, muito comunicativos, brincalhões, cheios de energia e simpáticos. Além disso, diferente da maioria dos gatos, o Maine Coon ama brincar na água. 

Imagem Quiz:Seu gato é sociável? Faça o teste e descubra!

Seu gato é sociável? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Agora imaginem: se a raça em si já é energética, como deve ser a personalidade de um Maine Coon laranja? Exatamente como você pensou: apocalíptico. Eles estão sempre em busca de algo para fazer e podem ser bem desastrados devido ao tamanho e energia do bichano. Por outro lado, os laranjinhas Maine Coon são dengosos e não dispensam um bom carinho. 

Gato Maine Coon laranja peludo no rosto e corpo
A aparência do gato Maine Coon é imponente e os pelos remetem a uma juba de leão

3) O gato laranja Munchkin adora uma boa conversa

Conhecido pelas patas curtas e corpo alongado, o gato Munchkin laranja é uma verdadeira fofura. Mas não é só o corpinho desses bichanos que são encantadores, a personalidade também é. Dóceis e sociáveis, esses pequenos rebaixados se dão bem com qualquer um, inclusive crianças e idosos. O jeitinho amigável do Munchkin combinado com a personalidade falante dos gatos laranjas faz com que esses bichanos sejam bastante comunicativos e brincalhões.

Gato Munchkin laranja deitado de lado
&nbsp;O gato laranja Munchkin também é chamado de ‘gato salsicha’

4) Gatos laranjas da raça Scottish Fold são bem sociáveis

O Scottish Fold é uma raça de gato escocesa com uma peculiaridade física muito marcante: as orelhas dobradas para frente. O formato arredondado da cabeça e olhar desses bichanos contribuem ainda mais para a aparência fofíssima do Scottish Fold. Quanto à coloração do pelo do gato, o laranjinha é uma versão bem popular.

Eles são afetuosos, gostam da companhia do tutor, de colo e de brincadeiras, mas prezam pelo próprio espaço quando desejam relaxar. Diferente da maioria dos gatos laranjas, o Scottish Fold não tem a tendência de miar muito, mas isso não os impede de serem tão amigáveis e sociáveis quanto qualquer outro laranjinha. Na verdade, eles adoram interagir com os amigos humanos e expressam isso através da linguagem corporal.

Scottish Fold laranja de saia e luvas
Orelhas caídas e olhos redondos são a principal característica do Scottish Fold

5) Bobtail Americano é inteligente e comunicativo

Bobtail Americano é apelidado de “Golden Retriever do universo felino”, e já já você vai entender porquê. Inteligente, simpático, extrovertido e dócil, o Bobtail Americano é uma companhia leal e é humanamente impossível não se apaixonar por eles. Assim como a grande maioria dos gatos laranjas, eles amam conversar e se expressar através do miado de gato. É por essas e por outras razões que ele é uma das raças mais usadas na terapia assistida por animais

Bobtail Americano laranja deitado no chão
A principal característica física do Bobtail Americano é a cauda curta e enrolada&nbsp;

6) Boa parte dos gatos vira-latas laranja vivem nas ruas

Gatos vira-latas é um termo utilizado para se referir aos bichanos sem raça definida, ou seja, aqueles que nasceram do cruzamento de raças de gatos diferentes. Dessa união, os filhotes herdam características genéticas tanto da mamãe gata, quanto do pai, que se manifestam após o nascimento do filhote. 

O gato laranja filhote sem raça definida é um dos laranjinhas mais comuns, e por isso costuma ser encontrado com facilidade nas ruas ou em abrigos de cães e gatos. Já a personalidade vai depender muito das características dos pais, mas como qualquer laranjinha, é provável que o gato vira-lata laranja seja bagunceiro, carinhoso e comunicativo com os tutores.

gato vira lata laranja andando na grama
As características físicas do gato vira lata laranja varia de acordo com os ancestrais do felino&nbsp;<br>

Qual é a personalidade do gato laranja?

Por trás de toda energia e empolgação do gato laranja, existe um felino super afetuoso e amável. Ele é simpático, dócil,  gosta de passar tempo ao lado do tutor e cria fortes laços com a família. São pets que possuem uma excelente capacidade de comunicação, e por isso estão entre os gatos mais “conversadeiros”, pois miam bastante para expressar os sentimentos. 

A energia também é outro ponto bem marcante dos laranjinhas. Eles estão sempre com disposição para brincar, correr e se divertir pela casa, trazendo muita animação para toda a família - e às vezes uma baguncinha.

Por que gato laranja é maluco?

Quem tem um laranjinha em casa garante que os gatos laranjas são mais bagunceiros que as demais cores, e eles não estão totalmente errados. A personalidade de gatos laranjas é exatamente essa que dizem por aí: são apocalípticos, cheios de energia, alegres e brincalhões.  É por isso que ele está entre os tipos de gatos mais bagunceiros que existem.

Mas “por que gato laranja é maluco?" Não é verdade que os laranjinhas são malucos no sentido literal da palavra, eles são apenas gatos energéticos que precisam de atividades e brincadeiras para gastarem a energia e se sentirem mais relaxados.

 

 

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas