Com sua cor vibrante e personalidade cativante, é impossível não se encantar pelos gatos laranjas. Quem convive com um gatinho com essa coloração sabe que eles são cheios de energia e que nem sempre é fácil lidar com a bagunça desses bichanos, que não dispensam uma boa farra. Mas será que a cor do pelo dos gatos laranjas tem alguma relação com sua personalidade agitada? Para responder essa pergunta, o Patas da Casa foi atrás de pesquisas que relacionam a cor do pelo com a personalidade do gato laranja. Confira o que descobrimos!
Qual a personalidade dos gatos laranjas?
Geralmente, as raças de gatos são o principal critério para definir a personalidade felina. Enquanto o gato Siamês possui uma personalidade mais agitada e independente, o Munchkin (também conhecido como gato salsicha) é mais tranquilo e afetuoso, por exemplo. Mas outro fator também pode ajudar a compreender a personalidade dominante do felino: as cores da pelagem.
Algumas pesquisas já confirmaram que a coloração do pelo pode influenciar nesse quesito e definiram a personalidade de todas as cores de gato. Por exemplo, o gato preto costuma ser bem carinhoso e calmo, já o gato frajola é super brincalhão. Mas e quanto aos laranjinhas, qual a personalidade dos gatos laranjas? Super sociáveis e amorosos, esses gatinhos amam receber carinho e brincar, e por isso podem ser um pouco bagunceiros no intuito de chamar a atenção do tutor.
Estudo mostra que o gato laranja é mais carinhoso com os humanos
A pesquisa “Evidência de seleção no alelo laranja no gato doméstico Felis catus: o papel da estrutura social”, realizada pelas biólogas Dominique Pontier, Nathalie Rioux e Annie Heizmann, descobriu algumas curiosidades acerca dos gatos laranjas, dentre elas, uma possível explicação para a afetuosidade dos laranjinhas. Segundo as pesquisadoras, o gene responsável pela a cor laranja está ligado ao sexo: ela é resultado de um gene específico que aparece com maior frequência no cromossomo X, e por isso os gatos machos são mais propensos a terem pelagem laranja do que as fêmeas.
Elas descobriram que os gatos laranjas são mais presentes em ambientes rurais e menos presentes em locais de risco. Além disso, o estudo indicou que os gatos laranjas apresentam dimorfismo sexual, ou seja, os machos laranjas são mais pesados do que os outros gatos enquanto as fêmeas laranjas são mais leves. Elas concluíram então que, devido às características físicas e comportamentais desses gatinhos, o processo de reprodução deles pode ser um pouco diferente do de outros felinos. Essa diferença pode estar relacionada com a maneira que os gatos laranjas (especialmente os machos) se relacionam com os humanos. Como se sentem confortáveis e seguros ao lado de humanos, eles podem demonstrar uma afetuosidade maior do que outros gatinhos.
Porque gatos laranjas são agitados?
Não há uma explicação científica que confirme a relação entre a cor do gato laranja com seu comportamento agitado, mas quem tem um laranjinha em casa garante que esses bichanos são mais energéticos do que outros felinos. Eles estão também entre os gatos mais "conversadeiros" - ou seja, gostam muito de se comunicar. Contudo, embora não exista um estudo sobre o assunto, as descobertas feitas pela bióloga Dominique Pontier podem ajudar a entender esses comportamentos felinos.
Como dito anteriormente, descobriu-se que os gatos laranjas são encontrados em maior quantidade em ambientes rurais e são menos presentes em ambientes de risco. Ou seja, eles são mais propensos a apresentarem um comportamento mais perigoso do que os animais que vivem nesses locais de risco. Como eles não são tão cautelosos quando o assunto é segurança, essa pode ser a explicação do por que os gatos laranjais são mais agitados e bagunceiros que os demais. Já que eles não sentem medo do perigo, eles podem se empolgar nas travessuras e brincadeiras. No entanto, embora essa característica seja comum entre os laranjinhas, vale lembrar que essa não é uma característica universal dos gatos laranjas. Na verdade, tudo vai depender de como o gato laranja filhote foi criado e tratado ao longo da vida.
Tutora mostra seu gato laranja aprontando em casa
Agora que você já sabe qual a cor de gato mais bagunceira, é hora de ver isso na prática. Uma tutora compartilhou nas redes sociais a convivência com seus dois gatos laranjas: Lui e Liz. No registro, Leticia mostra um dos gatos laranja aprontando com um cesto de palha da sala que deveria servir como decoração. O gatinho bagunceiro puxou o cesto para brincar com a coberta que estava dentro dele, mas foi pego no flagra pela dona. Ao perceber a aproximação da tutora, Lui larga o objeto, vira as costas e finge que nada aconteceu. Veja o vídeo a seguir: