Conviver com um gato laranja é uma verdadeira caixinha de surpresas. Espirituosos e cheios de personalidade, os gatos dessa cor não dispensam uma boa aventura — seja para caçar um inseto ou se envolver em encrencas. Tudo porque a personalidade desses bichanos é marcada por muita curiosidade e vontade de explorar. Mas não pense que ele também não curte as coisas que são inerentes à espécie: assim como o Garfield, o gato laranja mais famoso do mundo, esses pets podem ser preguiçosos, comilões e até ranzinzas.
E existe explicação para tudo isso: alguns estudos científicos já revelaram que a cor da pelagem do gato é um dos fatores que influencia na personalidade e comportamento desses animais. Ficou interessado? Veja a seguir 6 curiosidades que fazem do gato laranja um animal único!
1) Boa parte dos felinos que vivem em abrigos e nas ruas são gatos laranjas
Nos abrigos e colônias nas ruas, os gatos laranjas estão entre os mais comuns. Isso porque boa parte dos gatinhos dessa cor são sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas. Com a falta de controle populacional, eles acabam se reproduzindo e até criando variações, como o gato laranja com branco. Por isso, adotar um gato laranja é uma possibilidade para quem quer abrir as portas e o coração para um pet.
Mas várias raças também podem apresentar esse padrão de pelagem. É o que acontece com a raça do Garfield, por exemplo, que é inspirado em um gato Persa. Por isso, ele tem uma pelagem bem felpuda — que não é tão comum nos vira-latinhas. Outras raças de gatos laranjas são o Maine Coon, Bobtail Americano, Persa Exótico e o Munchkin.
2) Muito sociáveis, os gatos laranjas amam ser o centro das atenções
Os laranjinhas vão totalmente contra o estereótipo de que os gatos são frios e distantes. Para eles, o que importa mesmo é ser o centro das atenções — e acredite, os gatos laranjas podem ser incrivelmente sociáveis e fazer amizade até com cachorros. Muito queridos, não medem esforços para serem notados e, depois da adoção, conseguem criar um forte vínculo com o tutor, se adaptando com facilidade à vida de “mordomias” e conforto que apenas um lar pode oferecer. Para eles, a família importa e muito!
3) O gatinho laranja é daqueles que amam conversar
Sabe aqueles gatos que miam por tudo e não param até serem ouvidos? Esse é o gato laranja. Se não tem ração fresca, se estão irritados ou entediados, a vocalização faz parte da rotina com esse pet. E não é por coincidência: esse é, de fato, um dos maiores traços da personalidade de gatos dessa cor, então quem convive com esse bichano deve estar preparado para ouvir muitos miados de gato pela casa. Esses pets estão sempre tentando interagir com os humanos de alguma forma — mesmo que às vezes seja só para reclamar ou “argumentar”.
4) Preguiça é praticamente o sobrenome dos gatos laranjas
É comum relacionar a imagem dos felinos com gatos preguiçosos. Os bichanos realmente passam boa parte do dia dormindo ou aproveitando a própria preguiça — não é à toa que a quantidade de horas que um gato dorme pode chegar a 16h por dia. Além disso, eles não curtem muito que invadam seu espaço durante os momentos de descanso. No caso dos laranjas, principalmente se for um gato Persa laranja, isso é ainda mais evidente. Não é à toa que o Garfield odeia segundas-feiras, né?!
5) Gatos laranjas estão sempre prontos para fazer uma “boquinha”
O paladar dos gatos é bem exigente e rigoroso. É por esse motivo que os bichanos não costumam pedir a comida dos humanos com frequência — mas quando a gente fala dos laranjinhas, não é isso que acontece. Esses peludos estão sempre pedindo comida — principalmente aquelas com queijo —, nunca dispensam um petisco ou sachê de gato, e por isso são conhecidos por serem verdadeiros comilões.
6) Uma pitada de aventura faz parte da personalidade do gato laranja
Aventureiros, exploradores e curiosos são adjetivos que se encaixam muito bem nos gatos laranjas. Apesar da preguicinha comum, esses felinos sempre estão envolvidos em alguma peripécia. Isso porque os gatos dessa cor são curiosos e exploradores natos. Há quem diga, inclusive, que o gato laranja é totalmente “apocalíptico” por causa da natureza imprevisível deles. Se tem uma bagunça, uma encrenca ou qualquer situação fora do normal, pode ter certeza de que o gato laranja vai estar ali no meio.
“Garfield — Fora de Casa” volta às telonas do cinema e mostra novas peripécias do famoso gato laranja
O Garfield é um dos gatos famosos da ficção que conquistou o mundo com seu jeitinho extrovertido, sarcástico e preguiçoso. E agora ele está de volta com tudo! Em “Garfield — Fora de Casa”, o famoso bichano que odeia segunda-feiras e ama lasanha está prestes a viver uma aventura ao ar livre.
No filme, Garfield reencontra seu pai, um gato de rua chamado Vic e, quando menos se espera, acaba se envolvendo em um hilariante assalto (mas que também é super arriscado). O cachorro Odie, grande amigo do gato laranja, também se junta a ele nessa comédia em que as risadas e confusões são garantidas!
Confira o trailer:
O filme “Garfield — Fora de Casa” estreia em 1º de maio nos cinemas de todo o país e promete divertir toda a família.
*Conteúdo produzido em parceria com a Sony Pictures Brasil