Adoção animal

Bobtail Americano: conheça a raça de gato com cauda curta

Publicado - 22 Março 2022 - 17h33

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Bobtail Americano é uma raça relativamente recente parecida com o Bobtail Japonês, principalmente porque ambos têm uma característica bem peculiar em comum: eles são gatos com rabo curto. Porém, mesmo com uma aparência parecida, cada raça carrega traços físicos e comportamentais distintos. O American Bobtail é uma raça de gato com personalidade inteligente, brincalhona e muito gentil. Além do mais, ele é um daqueles gatos que amam carinho!

Logo, não é uma grande surpresa que tantos gateiros sejam apaixonados por essa raça. Para quem procura um gato dócil, afetuoso e que seja um grande companheiro para todos os momentos, o Bobtail Americano é a escolha certa! Saiba tudo sobre o bichano a seguir.

Conheça a origem do Bobtail Americano

Como o próprio nome já sugere, essa é uma versão do Bobtail que surgiu nos Estados Unidos e que muitos acreditam que seja descendente direta do Japonês. Mas, apesar da semelhança física com o Bobtail Japonês, não se engane: não há nenhuma evidência de que o American Bobtail tenha relação genética com o animal de origem asiática (embora muitos desconfiem disso).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A história da raça é a seguinte: um casal americano - John e Brenda Sanders - adotou um gato de rabo curto enquanto visitava o Arizona que aparentava estar perdido. O bichano foi apelidado de Yodie, e se mudou com o casal para o estado de Iowa. Lá, o animal acabou cruzando com uma gatinha siamesa chamada Mishi que já morava com John e Brenda. O resultado desse cruzamento foi um filhote de gato com cauda curta, e foi aí que eles perceberam que o tamanho compacto do rabo era de origem genética, e não algo causado por um acidente.

Logo depois, cruzamentos com o gato Himalaia e o Birmanês aconteceram, possibilitando novas cores e pelagens. Em 1989, a associação americana TICA - The International Cat Association - reconheceu o Bobtail Americano como uma raça oficial

American Bobtail: gato de rabo curto tem características físicas variadas

Quando pensamos nessa raça de gato, rabo curto é a primeira coisa que passa pela nossa cabeça. Mas acredite: o Bobtail Americano não é só isso. Na verdade, esse é um gatinho com características bem diversificadas, mas que não deixam de ser marcantes. Ele tem um corpo musculoso e robusto em formato longo e retangular, com um porte que pode variar entre médio e grande. Dessa forma, o peso do gato também é variado: o Bobtail Americano pesa entre 3 e 9 kg (dependendo do seu tamanho).

A pelagem é outro aspecto que chama atenção, mas não segue um padrão único. A raça pode ter pelos mais curtos (American Bobtail Shorthair) ou semi-longos (American Bobtail Longhair). Nesse segundo caso, os pelos costumam ser duplos e densos, sendo mais compridos no pescoço e na cauda. Independentemente da versão escolhida, é importante ter em mente que é necessário ter uma rotina de cuidados com a pelagem do pet. Todas as cores do gato são aceitas nessa raça.

Apesar de alguns chamarem o Bobtail de “gato sem rabo”, é bom frisar que o bichano tem sim um pequeno rabinho, ainda que seu tamanho seja reduzido. No geral, a vértebra costuma ter, no mínimo, 3 cm.

 

Gato sem rabo: o American Bobtail tem uma pequena extensão de cauda, mas que às vezes passa despercebidaO Bobtail Americano de pelagem semi-longa é um dos mais popularesOutra possibilidade é o Bobtail com pelos curtos e densosBobtail Americano é uma raça em que todas as cores são aceitasO gato com rabo curto é cheio de energia, muito sociável e dá aulas de gentileza

 

Como é a personalidade do gato com cauda curta?

 

Doçura, fidelidade, inteligência e apego são as palavras que melhor descrevem o Bobtail Americano. A raça contraria todo aquele estereótipo de que felinos são indiferentes, frios e distantes, e mostra que esses animais têm muito para nos oferecer. O Bobtail, em particular, é uma raça de fácil convivência, sendo sempre muito bem-humorado, brincalhão e sociável.

Ele se dá bem com todo tipo de gente, até mesmo com crianças e outros pets. Além do mais, tem uma inteligência que se destaca, principalmente na questão de adaptabilidade. Todos sabem que os gatos gostam de ter uma rotina estabelecida e têm certa dificuldade em encarar mudanças, mas o American Bobtail consegue se adaptar muito bem às adversidades do dia a dia. A raça, inclusive, é uma ótima companheira para viagens.

Apegado com os humanos, o Bobtail Americano gosta de estar sempre perto de quem ele ama, e por isso o gato segue os donos pela casa o tempo todo. Além disso, essa é uma raça super carinhosa e meiguinha que não dispensa uma boa carícia. Por outro lado, o Bobtail também ama brincar e se diverte caçando presas, então é importante estimulá-lo com brincadeiras que afloram seus instintos felinos

4 curiosidades sobre o Bobtail Americano

1) Essa é uma das poucas raças de gato de rabo curto, mas não a única. Além do American Bobtail, também existe o Bobtail Japonês.

2) Por ter uma personalidade extremamente dócil, essa é uma das raças preferidas para atuar como terapeuta na TAA (terapia assistida por animais).

3) O gato Bobtail Americano se adapta muito bem a diferentes situações e adora acompanhar a família em viagens e outros passeios. Sim, viajar com gato dessa raça é possível!

4) Por ser muito sociável e meigo, o American Bobtail foi apelidado como o “Golden Retriever do universo felino”.

Bobtail Americano bebê: como cuidar e o que esperar do bichano?

Quando filhote, o Bobtail Americano consegue ser ainda mais fofo! Ele exala gentileza e calmaria, mas também é muito espertinho e mostra o quanto é inteligente desde cedo. Para aproveitar esse lado sagaz da raça, essa fase inicial é um bom momento para tentar ensinar alguns truques e comandos para o bichano (e ele vai adorar!). É isso mesmo: é possível adestrar gato, e algumas raças - como o Bobtail - são ótimas para aprender.

Antes de levar um Bobtail Americano bebê na sua casa, não esqueça de adaptar o ambiente para a chegada do novo hóspede. Uma das primeiras coisas a se fazer é colocar telas de proteção na janela para evitar fugas e acidentes. Também é importante comprar tudo aquilo que é importante para cuidar do gatinho: ração, pote de ração, uma cama para ele dormir, brinquedos de gato, fonte de água e produtos de higiene pet.

bobtail americano deitado
O Bobtail pode ter duas variações de pelagem: o American Bobtail Longhair e o Shorthair

Saiba quais são os principais cuidados com a rotina Bobtail

  • Escovação dos pelos: o recomendado é escovar os pelos do gato Bobtail Americano pelo menos duas vezes por semana. No caso do American Bobtail Longhair, essa frequência é maior. Também é importante se atentar ao período de troca de pelos, que exige mais cuidado.

  • Dentes: escovar os dentes do gato é uma questão de higiene e também previne problemas bucais como o tártaro. O ideal é que o dente do Bobtail seja escovado pelo menos três vezes por semana.

  • Orelhas: para evitar infecções, como a otite em gatos, é importante higienizar o ouvido do American Bobtail com produtos específicos de uso veterinário regularmente.

  • Unhas: deixe arranhadores sempre à disposição do animal, mas também acostume-o a cortar as unhas de vez em quando. É importante que as garras estejam aparadas para evitar machucados (nele mesmo, e em outras pessoas).

O que você precisa saber sobre a saúde do American Bobtail?

Por conta da mistura de outras raças, o Bobtail Americano não costuma apresentar doenças de origem genética. Isso não quer dizer que ele esteja imune a outros problemas de saúde, então não deve ser encarado como uma forma de “relaxar” nos cuidados com o animal. Alguns quadros comuns no Bobtail Americano são a displasia de quadril e luxação de patela, além de ter outros inconvenientes causados por ter o rabo curto. 

Fora isso, o American Bobtail também pode sofrer com outras doenças que afetam qualquer outro bichinho de estimação, como otite, tártaro, sobrepeso, entre outros. Portanto, é importante ter sempre um acompanhamento veterinário e manter o cartão de vacinação do gato atualizado. A aplicação de vermífugos, bem como administração de remédios antiparasitários (especialmente se ele convive com animais de outras espécies), também deve fazer parte da rotina de cuidados.

Bobtail Americano: preço é caro por causa da sua raridade

O American Bobtail está longe de ser uma das raças mais populares aqui no Brasil (e até mesmo lá fora), por isso é considerado um gato raro - e se é raro, acaba sendo caro. Para se ter uma ideia de preço, o Bobtail Americano filhote costuma custar entre US$ 600 e US$ 1.200 nos Estados Unidos. Essa estimativa é calculada com base nos criadores mais conceituados do país, mas pode sofrer variações. Vale lembrar que, convertendo o valor do dólar para real, o preço do American Bobtail aumenta ainda mais!

Também é importante destacar que a escolha do gatil é super importante para adquirir um gato de raça com segurança (seja ele um Bobtail ou não). Procure sempre locais com boas referências e que sejam bem avaliados por outros clientes para não financiar estabelecimentos que maltratam os animais.

Raio-x do gato Bobtail Americano

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curta ou semi-longa, dupla e densa
  • Cores: todas as cores são aceitas
  • Personalidade: dócil, carinhoso, sociável, inteligente e brincalhão
  • Nível de energia: moderado
  • Expectativa de vida: de 13 a 15 anos

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas