O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola ou tuxedo - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas afinal, o que será que define o gato bicolor? Será que todos os gatinhos têm o mesmo padrão de pelagem, com as mesmas manchinhas espalhadas pelo corpo? Como é o comportamento do gato e a convivência com felinos de cores preto e branco? Para conhecer tudo sobre o gato frajola (personalidade, raças, nomes e outras curiosidades), é só ficar de olho na matéria que preparamos!

Por que gatos preto e branco são chamados de frajola?

O gato preto e branco costuma receber o apelido de "frajola" por causa de um personagem famoso dos Looney Tunes que carrega o mesmo nome e tem o mesmo padrão de pelagem. O nome original do gatinho que persegue o Piu-Piu é Sylvester, mas ele é carinhosamente chamado de Frajola por todos.

E qual é a raça do gato Frajola?

O gato Frajola, da turma dos Looney Tunes, pertence à raça American Shorthair. O desenho, que foi criado em 1945, conquistou as telinhas e vários fãs, fazendo com que o personagem virasse um dos gatos mais famosos da ficção.

Então gato frajola é uma raça?

Quem se apaixona por um gato branco e preto logo quer saber qual é a raça dele. Afinal, será que existe um único grupo de bichanos com esse tipo de pelo? Ou quando se trata de um gato frajola, raça pode ser qualquer uma? A verdade é que o gato bicolor não pertence a uma única raça. Esse padrão de cor de pelagem é comum a vários bichanos, pois está ligado exclusivamente aos genes da cor do gato e não à uma raça em específico.

Qual é a raça do gato preto e branco?

Sobre o frajola, raça pode ser bem variada. Alguns felinos que podem ter esse padrão de cores são:

Para quem sempre quis ter um gato preto e branco, raça nem semper importa e a melhor alternativa pode ser adotar um vira-lata. Esses bichanos são sempre cheios de surpresas, mas cada um tem seu jeitinho único e você certamente encontrará um bom amigo de quatro patas para chamar de seu.

Gato frajola American ShorthairGato frajola AngoráGato frajola Cornish RexGato frajola MunchkinGato frajola PersaGato frajola vira-lata deitado

O que define a cor do gato preto e branco?

A genética dos gatos é muito curiosa. Para entender um pouco da anatomia felina, é importante ter em mente que uma das proteínas mais importantes na pigmentação da pele e dos pelos é a melanina. Ela é dividida em eumelanina e feomelanina: a eumelanina produz cores escuras, como o preto e o castanho; enquanto a feomelanina produz tons avermelhados e alaranjados. No caso de um gato frajola, quem predomina é a eumelanina, que fica armazenada no cromossomo sexual X.

E o branco, como surge na pelagem do pet? Bom, nesse caso o gene da cor branca pode se apresentar de três formas distintas: gene de cor branca, gene do albinismo ou gene de mancha branca. Então quando o peludo tem o gene da cor branca, que está incluído no cromossomo X, ele será totalmente branco (e o mesmo vale para o albinismo). Já se o pet tiver o gene das manchas brancas e o cromossomo X com a cor preta, ele será um tuxedo (gato frajola). Por outro lado, não é possível ver uma gata branca com manchas pretas - só o inverso.

 

Qual o significado do gato bicolor preto e branco?

 

Para quem gosta de explorar o lado místico das cores e entender seus significados, uma pergunta que sempre é levantada é o que o gato preto e branco representa. Antes de entrar nessa questão, é importante desconstruir a ideia de que “gato preto dá azar” e se afastar das crenças populares, que normalmente não têm nenhuma ligação com o ponto de vista místico e energético.

Na realidade o gato preto normalmente é associado à ideia de proteção e purificação; enquanto o gato branco costuma estar relacionado ao poder de equilíbrio e cura, transmitindo paz e aliviando o estresse. Então quando se tem um gato preto e branco, é o melhor dos dois mundos! 

No gato preto e branco, significado espiritual também tem a ver com um bom astral. Esses bichanos ajudam a diminuir a seriedade e despertar o espírito de "criança" que existe em cada pessoa. Ou seja, são pets que trazem muita diversão! Além disso, o gato bicolor também representa amizade e sabedoria. 

Gatos frajolas: personalidade é marcada por independência, agitação e carinho

Basta alguns dias de convivência com um gato frajola para ter certeza de que personalidade é o que não falta nesses bichanos! Animais com essa cor de pelagem tendem a ser super independentes e até mesmo um pouco autossuficientes. Não espere que o gato preto e branco seja carente e indefeso, porque ele sabe se virar muito bem sozinho e não tem nenhum problema em passar algumas horas do dia sem a presença da família. Ele até vai gostar desse tempinho só para ele.

Ainda assim, é importante investir no enriquecimento ambiental para gatos preto e brancos. Esses felinos são super agitados e precisam de distrações no dia a dia, que os estimulem física e mentalmente. Brinquedos de gato e a gatificação da casa com nichos e prateleiras é uma ótima dica para entretê-los nas horas livres, evitando que eles tenham impulsos de fugir. Sim, o gato frajola é muito fujão! Situações como “meu gato sumiu” são super comuns com os felinos dessa cor, e por isso é importante usar todos os recursos para deixá-los satisfeitos dentro de casa. Ah, e claro: não esqueça de instalar uma tela de proteção!

Quando se trata do frajola, gato também tende a ser um pouco reativo e até agressivo em situações específicas. São animais que não gostam de mudanças e odeiam ser forçados a algo. Nesse sentido, as visitas ao veterinário podem ser um grande problema, porque são altas as chances de o gato preto e branco simplesmente se recusar a ir à clínica - e você deve procurar estratégias para deixá-lo mais tranquilo.

Os gatos frajolas não gostam de colo, mas costumam ser carinhosos. Eles são brincalhões, inteligentes e interativos na medida certa. Trazem muita alegria para qualquer família, e são super observadores. Para que a convivência seja ainda melhor e mais harmoniosa, o tutor deve investir no adestramento e socialização adequada dos bichanos. 

O que esperar de um gato preto e branco filhote?

As fotos de gatinhos preto e branco sempre conquistam o coração de qualquer pessoa! Mas é importante estar preparado, pois o filhote de gato com essa cor é muito aventureiro e inquieto. Ele vai querer explorar toda a sua curiosidade e vai ser difícil mantê-lo parado por muito tempo. O gato tuxedo também precisa de um cuidado adequado com a sua saúde: o ideal é que os gatinhos sejam vacinados e vermifugados logo nos primeiros meses de vida. Tanto as vacinas quanto as doses de vermífugos devem ser reforçadas anualmente, sem atrasos.

Além disso, apostar em um enxoval para gato filhote também vai ser muito útil antes de levar um bichano para casa. Ou seja, o tutor deve estar preparado para comprar caminha, comedouro, fontes de água, arranhadores, caixa de areia e outros acessórios imprescindíveis para garantir a qualidade de vida do pet.

Foto de gato preto e branco

Gato frajola deitado de ladoDois gatos frajolas juntos, um grande e um pequenoGato frajola olhando assustadoGato frajola sem um dos olhosGato frajola filhoteGato frajola sentado

 

30 ideias de nomes para gatos preto e branco

 

Uma das maiores dúvidas de quem acabou de adotar um gato frajola é sobre a melhor forma de chamá-lo. Afinal, os nomes para gatos (macho ou fêmea) devem ser escolhidos com carinho e cuidado, já que provavelmente vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida. Nessas horas, vale soltar a criatividade e procurar referências no seu dia a dia que sirvam como um bom nome de gato. Você também pode usar as cores ou personalidade do pet para se inspirar.

Para te inspirar, reunimos algumas ideias de nomes para gato preto e branco (machos e fêmeas). Dá só uma olhada!

Nomes para gatos preto e branco macho

  • Batman
  • Calvin
  • Dominó
  • Eclipse
  • Félix
  • Frajola
  • Kim
  • Negresco
  • Oreo
  • Pinguim
  • Panda
  • Spot
  • Sushi
  • Zorro
  • Yang

Nomes para gatos preto e branco fêmea

  • Brasa
  • Cleópatra
  • Cookie
  • Luna
  • Lucky
  • Mancha
  • Minnie
  • Mimosa
  • Penélope
  • Phoebe
  • Pintada
  • Selina
  • Vampira
  • Vênus
  • Zebra

Uma dica na hora de decidir o nome do seu novo amigo de quatro patas é preferir palavras com até três sílabas (não mais do que isso) e que terminam, preferencialmente, em vogais. Isso vai ajudar o gato frajola a memorizar melhor o próprio nome. Além disso, deve-se evitar apelidos que sejam parecidos com comandos de obediência ou com membros da família para não confundi-lo. Por fim, nada de escolher um nome para gatos que soe preconceituoso ou possa ser mal interpretado, combinado?!

O que significa sonhar com gato preto e branco?

Se você já sonhou com um gato frajola e não tem a menor ideia do que isso quer dizer, a gente te ajuda nessa missão! Sonhar com gato preto e branco muitas vezes é um sinal de segurança, estabilidade, independência e a chegada de bons momentos.

Além disso, esse tipo de sonho geralmente traz uma mensagem para manter as emoções em equilíbrio para que as decisões tomadas sejam mais sábias. Também é importante avaliar situações específicas do sonho - se é um gato preto e branco grande, pequeno, se é um bichinho de estimação que você já conhece e até mesmo o momento atual da sua vida - para que a interpretação seja feita do jeito certo.

Quanto custa um gato frajola?

O valor de um gato preto e branco vai depender da raça a qual ele pertence. No caso dos vira-latas, é muito fácil encontrar animais disponíveis para a adoção em feiras, ongs e até plataformas online - ou seja, você não precisa pagar nada. Porém, se além de ter um frajola, raça é algo importante para você, o preço pode ser bem variável. Veja alguns possíveis valores:

  • Angorá Turco: entre R$ 3.000 e R$ 7.000
  • Cornish Rex: entre US$ 500 e US$ 1.500
  • Gato de Pelo Curto Americano: entre R$ 6.000 e R$ 10.000
  • Munchkin: entre R$ 2.000 e R$ 5.000
  • Persa: entre R$ 2.000 e R$ 5.000

Para adquirir um gato de raça com segurança, não esqueça de verificar se o gatil escolhido é confiável e cuida bem tanto dos pais quanto dos filhotes. Não financie a exploração animal e procure sempre um lugar com boas referências. Se possível, até visite antes de fechar a compra.

6 curiosidades sobre o gato bicolor

1) O gato preto e branco já esteve nas telinhas. Além do personagem Frajola da série de desenhos Looney Toones, o bichano também aparece no filme “O Diário da Princesa” como Fat Louie, animal de estimação da protagonista Mia (Anne Hathaway).

2) No Antigo Egito, os faraós eram simplesmente apaixonados pelo gato branco e preto. Não é à toa que eles já foram muito representados nas tumbas e paredes das pirâmides.

3) O gato frajola também é conhecido mundialmente como “gato de smoking” ou “tuxedo cat” (em especial aqueles que têm a cor preta como predominante, e apenas algumas manchas brancas no peito).

4) Um gato preto e branco chamado Tuxedo Stan ficou mundialmente conhecido após concorrer às eleições para prefeito na cidade de Halifax, no Canadá, em 2012. Mesmo sem ter ganhado (por motivos óbvios), a ação chamou a atenção para os gatos de rua.

5) Na Segunda Guerra Mundial, um gato frajola com o nome de Simon ajudou a salvar a vida de vários soldados e também protegeu suprimentos britânicos de ratos e pragas. O felino foi o único a ser agraciado com uma medalha militar.

6) Ainda no período da Segunda Guerra, outro gato preto e branco ganhou certo destaque após ter sobrevivido a três naufrágios. Ele ficou conhecido como “Sam Inafundável”.

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região. 

Publicado originalmente em: 30/06/2022

Atualizado em: 18/10/2023