close
Adoção

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

Atualizado · 30 de junho de 2022 · 12h13

Publicado · 30/06/2022 · 12h12

O gato preto e branco tem um charme que não passa despercebido. Saiba o que esperar do felino
O gato preto e branco tem um charme que não passa despercebido. Saiba o que esperar do felino

O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola, graças ao personagem de desenho animado de mesmo nome - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos para isso: além da aparência mesclada, os bichanos com o padrão de pelagem preto e branco geralmente são cheios de personalidade e carisma! Grandes parceiros dos humanos, todo mundo que conhece um gato frajola acaba ficando com vontade de ter um igual.

Mas afinal, o que será que define o gato bicolor? Será que todos os gatinhos têm o mesmo padrão de pelagem, com as mesmas manchinhas espalhadas pelo corpo? Como é o comportamento do gato e a convivência com felinos de cores preto e branco? Para conhecer tudo sobre o gato frajola (personalidade, raças, nomes e outras curiosidades), é só ficar de olho na matéria que preparamos!

Gato frajola é uma raça?

Quem se apaixona por um gato branco e preto logo quer saber qual é a raça dele. Afinal, será que existe um único grupo de bichanos com esse tipo de pelo? Ou quando se trata de um gato frajola, raça pode ser qualquer uma? Pois acredite, o gato bicolor não pertence a uma única raça. Esse padrão de cor de pelagem é comum a vários bichanos, como:

E tem mais: sempre quis ter um gato preto e branco, raça não importa: esqueça o pedigree e adote um gato vira-lata! Esses bichanos são sempre cheios de surpresas, mas cada um tem seu jeitinho único e você certamente encontrará um bom amigo de quatro patas para chamar de seu.

O que define a cor do gato preto e branco?

A genética dos gatos é muito curiosa. Para entender um pouco da anatomia felina, é importante ter em mente que uma das proteínas mais importantes na pigmentação da pele e dos pelos é a melanina. Ela é dividida em eumelanina e feomelanina: a eumelanina produz cores escuras, como o preto e o castanho; enquanto a feomelanina produz tons avermelhados e alaranjados. No caso de um gato frajola, quem predomina é a eumelanina, que fica armazenada no cromossomo sexual X.

E o branco, como surge na pelagem do pet? Bom, nesse caso o gene da cor branca pode se apresentar de três formas distintas: gene de cor branca, gene do albinismo ou gene de mancha branca. Então quando o peludo tem o gene da cor branca, qual é o gene X, ele será totalmente branco (e o mesmo vale para o albinismo). Já se o pet tiver o gene das manchas brancas e o cromossomo X com a cor preta, ele será um gato frajola.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Gato frajola: raça Cornish Rex é uma que possui esse padrão de pelagem
    Gato frajola: raça Cornish Rex é uma que possui esse padrão de pelagem

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Qual o significado do gato bicolor preto e branco?

    Para quem gosta de explorar o lado místico das cores e entender seus significados, uma pergunta que sempre é levantada é o que o gato preto e branco representa. Antes de entrar nessa questão, é importante desconstruir a ideia de que “gato preto dá azar” e se afastar das crenças populares, que normalmente não têm nenhuma ligação com o ponto de vista místico e energético.

    Sendo assim, vamos por partes: o gato preto normalmente é associado à ideia de proteção e purificação; enquanto o gato branco costuma estar relacionado ao poder de equilíbrio e cura, transmitindo maior paz e aliviando o estresse. Então quando se tem um gato preto e branco, é o melhor dos dois mundos! Além disso, o gato bicolor também representa amizade e sabedoria.

    Gatos frajolas: personalidade é marcada por independência, agitação e carinho

    Basta alguns dias de convivência com um gato frajola para ter certeza de que personalidade é o que não falta nesses bichanos! Animais com essa cor de pelagem tendem a ser super independentes e até mesmo um pouco autossuficientes. Não espere que o gato preto e branco seja carente e indefeso, porque ele sabe se virar muito bem sozinho e não tem nenhum problema em passar algumas horas do dia sem a presença da família. Ele até vai gostar desse tempinho só para ele.

    Ainda assim, é importante investir no enriquecimento ambiental para gatos preto e brancos. Esses felinos são super agitados e precisam de distrações no dia a dia, que os estimulem física e mentalmente. Brinquedos de gato e a gatificação da casa com nichos e prateleiras é uma ótima dica para entretê-los nas horas livres, evitando que eles tenham impulsos de fugir. Sim, o gato frajola é muito fujão! Situações como “meu gato sumiu” são super comuns com os felinos dessa cor, e por isso é importante usar todos os recursos para deixá-los satisfeitos dentro de casa. Ah, e claro: não esqueça de instalar uma tela de proteção!

    Quando se trata do frajola, gato também tende a ser um pouco reativo e até agressivo em situações específicas. São animais que não gostam de mudanças e odeiam ser forçados a algo. Nesse sentido, as visitas ao veterinário podem ser um grande problema, porque são altas as chances de o gato preto e branco simplesmente se recusar a ir à clínica - e você deve procurar estratégias para deixá-lo mais tranquilo.

    Os gatos frajolas não gostam de colo, mas costumam ser carinhosos. Eles são brincalhões, inteligentes e interativos na medida certa. Trazem muita alegria para qualquer família, e são super observadores. Para que a convivência seja ainda melhor e mais harmoniosa, o tutor deve investir no adestramento e socialização adequada dos bichanos. 

    O gato frajola ou tuxedo cat é super brincalhão e ativo, por isso precisa de estímulos
    O gato frajola ou tuxedo cat é super brincalhão e ativo, por isso precisa de estímulos

    30 ideias de nomes para gatos preto e branco para chamar seu amigo

    Uma das maiores dúvidas de quem acabou de adotar um gato frajola é sobre a melhor forma de chamá-lo. Afinal, os nomes para gatos devem ser escolhidos com carinho e cuidado, já que provavelmente vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida. Nessas horas, vale soltar a criatividade e procurar referências no seu dia a dia que sirvam como um bom nome de gato. Você também pode usar as cores ou personalidade do pet para se inspirar. Para te inspirar, reunimos algumas ideias de nomes para gato preto e branco (machos e fêmeas). Dá só uma olhada!

    Nomes para gatos preto e branco macho

    • Batman
    • Calvin
    • Dominó
    • Eclipse
    • Félix
    • Frajola
    • Kim
    • Negresco
    • Oreo
    • Pinguim
    • Panda
    • Spot
    • Sushi
    • Zorro
    • Yang

    Nomes para gatos preto e branco fêmea

    • Brasa
    • Cleopatra
    • Cookie
    • Luna
    • Lucky
    • Mancha
    • Minnie
    • Mimosa
    • Penélope
    • Phoebe
    • Pintada
    • Selina
    • Vampira
    • Vênus
    • Zebra

    Uma dica na hora de decidir o nome do seu novo amigo de quatro patas é preferir palavras com até três sílabas (não mais do que isso) e que terminam, preferencialmente, em vogais. Isso vai ajudar o gato frajola a memorizar melhor o próprio nome. Além disso, deve-se evitar apelidos que sejam parecidos com comandos de obediência ou com membros da família para não confundi-lo. Por fim, nada de escolher um nome para gatos que soe preconceituoso ou possa ser mal interpretado, combinado?!

    O que significa sonhar com gato preto e branco?

    Se você já sonhou com um gato frajola e não tem a menor ideia do que isso quer dizer, a gente te ajuda nessa missão! Sonhar com gato preto e branco muitas vezes é um sinal de segurança, estabilidade, independência e a chegada de bons momentos. Além disso, esse tipo de sonho geralmente traz uma mensagem para manter as emoções em equilíbrio para que as decisões tomadas sejam mais sábias. Também é importante avaliar situações específicas do sonho - se é um gato preto e branco grande, pequeno, se é um bichinho de estimação que você já conhece - e até mesmo o momento atual da sua vida para que a interpretação seja feita do jeito certo.

    6 curiosidades sobre o gato bicolor

    1) O gato preto e branco já esteve nas telinhas. Além do personagem Frajola da série de desenhos Looney Toones, o bichano também aparece no filme “O Diário da Princesa” como Fat Louie, animal de estimação da protagonista Mia (Anne Hathaway).

    2) No Antigo Egito, os faraós eram simplesmente apaixonados pelo gato branco e preto. Não é à toa que eles já foram muito representados nas tumbas e paredes das pirâmides.

    3) O gato frajola também é conhecido mundialmente como “gato de smoking” ou “tuxedo cat” (em especial aqueles que têm a cor preta como predominante, e apenas algumas manchas brancas no peito).

    4) Um gato preto e branco chamado Tuxedo Stan ficou mundialmente conhecido após concorrer às eleições para prefeito na cidade de Halifax, no Canadá, em 2012. Mesmo sem ter ganhado (por motivos óbvios), a ação chamou a atenção para os gatos de rua.

    5) Na Segunda Guerra Mundial, um gato frajola com o nome de Simon ajudou a salvar a vida de vários soldados e também protegeu suprimentos britânicos de ratos e pragas. O felino foi o único a ser agraciado com uma medalha militar.

    6) Ainda no período da Segunda Guerra, outro gato preto e branco ganhou certo destaque após ter sobrevivido a três naufrágios. Ele ficou conhecido como “Sam Inafundável”.

    Redação: Juliana Melo

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Próxima matéria

    Nomes para gatos laranjas: 100 opções para chamar o seu bichano dessa cor

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
    Raças

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

    O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza
    Adote um animal

    Gato de Pelo Curto Inglês: guia completo sobre a raça de pelagem cinza

    O gato de Pelo Curto Inglês - também chamado de gato British Shorthair - é uma raça de gato cinza encantadora (mas que pode ser encontrada em outras cores)! Além da aparência exuberante e felpuda, o bichano tem várias qualidades que fazem dele um bichinho de estimação único. Não é à toa que, apesar da origem inglesa, o gato de Pelo Curto Inglês conquistou a simpatia de muitos gateiros ao redor do mundo.

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo
    Adote um animal

    Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

    O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. 

    100 dicas de nomes para gatos brancos
    Adote um animal

    100 dicas de nomes para gatos brancos

    A hora de escolher um bom nome para gatos (branco ou de qualquer outra cor) é sempre muito delicada. Afinal, essa é uma denominação que vai acompanhar o seu amigo de quatro patas pelo resto da vida! Portanto, a decisão deve ser pensada com muita cautela para depois não haver nenhum arrependimento (as trocas constantes podem acabar confundindo a cabeça do bichano e por isso devem ser evitadas).

    Rottweiler: conheça todas as características da raça de cachorro grande neste infográfico
    Adote um animal

    Rottweiler: conheça todas as características da raça de cachorro grande neste infográfico

    O Rottweiler é, sem dúvidas, uma das raças de cachorro mais populares do mundo! Tudo nele chama atenção: seu tamanho grande, seu jeito protetor e seu corpo muito forte. Por muito tempo, o cachorro Rottweiler foi visto como um animal agressivo, mas a verdade é que isso não passa de um estereótipo. Na realidade, a raça é super amorosa com a família e se dá bem até com crianças. 

    Ver Todas >