Gato

Gato Munchkin: preço, comportamento e convivência com esse bichano "rebaixado"

Publicado - 19 Outubro 2023 - 16h32

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato Munchkin - carinhosamente apelidado de gato “salsicha” - é um dos felinos mais adoráveis que existem. Ele tem pernas curtinhas e um corpo alongado, o que faz com que muitas pessoas se refiram a ele como gato rebaixado ou gato anão. Mas além da aparência inusitada, o que será que esse bichano tem de tão especial? A convivência com o Munchkin com certeza é algo surpreendente, principalmente para quem sempre quis ter um bichano carinhoso, extrovertido e com temperamento tranquilo.

Ficou curioso para conhecer mais sobre os gatos Munchkin - preço, comportamento e outras coisinhas a mais?! Vem que a gente te conta tudo que você precisa saber!

Origem do Munchkin: gato surgiu nos Estados Unidos

A raça de gato anão é relativamente recente. Embora outros "gatos rebaixados" tenham surgido antes e desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, o Munchkin como conhecemos hoje foi originado nos Estados Unidos na década de 1980. Nessa época, a professora Sandra Hochenedel encontrou e adotou uma gatinha de pernas curtas que estava curta. A gata, por sua vez, deu origem a uma ninhada de "gatos anões" - e isso foi se expandindo.

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Pouco tempo depois, em 1991, o primeiro gato anão foi apresentado em um programa de televisão. Três anos mais tarde, em 1994, a TICA (The International Cat Association) fez o reconhecido da raça de gato Munchkin. Não demorou muito para que muitos gateiros se encantassem por essa característica desses bichanos, e logo ele se popularizou.

O Munchkin é um gato "rebaixado" bem peludinho

Uma das principais características dos gatos Munchkin é que eles têm a patinha bem curta e o corpo alongado, parecido com o Dachshund. Por isso, eles são conhecidos como gato salsicha, gato anão ou gato rebaixado. E qual o tamanho deste gato? Raça Munchkin costuma ter, em média, de 15 a 20 centímetros de altura. O porte varia de pequeno a médio.

Outro traço que também chama a atenção nesses bichanos é a pelagem. Eles têm uma pelagem de comprimento médio a longo, mas que é bem felpuda e macia.  Todas as cores de gato e padrões são aceitos. Ou seja, você pode encontrar um gato Munchkin preto, branco, laranja, cinza, tricolor e muito mais.

Munchkin: gato é dócil, carinhoso e cheio de energia para gastar

Prepare-se para se apaixonar, porque o famoso gato rebaixado é puro amor, fofura e companheirismo! Esses bichanos têm um temperamento dócil e tranquilo, e ao mesmo tempo são super amigáveis e divertidos. Gostam de brincar, têm uma curiosidade bem aguçada - típica dos felinos, né? - e não trocam a companhia dos seus humanos por nada. O apego, inclusive, é tão marcante que é comum o gato Munchkin seguir o dono pela casa só pelo prazer de estar junto.

Ainda que seja levemente apegado, o bichano mantém sua independência em alguns momentos e não tem dificuldades de passar um tempo sozinho. Outro ponto forte sobre o comportamento da raça de gato Munchkin é que ele é sociável e se dá relativamente bem com crianças e outros animais. Ele também tem energia de sobra e não desperdiça uma boa brincadeira para gatos.

Diferente de outros felinos, o gato rebaixado não tem o hábito de miar com frequência - somente quando ele acha necessário e quer chamar a atenção do seu tutor para alguma coisa, como o pote de ração vazio ou a caixa de areia suja. Apesar da baixa vocalização do gato Munchkin, eles são animais que têm muita facilidade em expressar o que querem e o que desejam por conta da sua inteligência.

Gato Munchkin laranjaGato Munchkin tigradoGato Munchkin com língua de foraGato Munchkin cinza e outro brancoGato Munchkin laranja deitado na camaGato Munchkin branco e cinza sentado na cadeira

 

Convivência com o gato Munchkin é tranquila e não exige cuidados específicos

 

Muita gente pensa que, por se tratar de um gato rebaixado e que tem uma estatura diferente dos outros felinos, a raça de gato Munchkin precisa de cuidados especiais, mas nada disso. Mesmo com as particularidades físicas desse animal, o Munchkin é como qualquer outro gatinho que gosta de explorar o ambiente, subir em lugares altos e tem um espírito aventureiro. A única diferença é que as patinhas curtas da raça limitam os movimentos de subir e descer de alguns móveis, então o tutor tem que ficar atento para que o gato Munchkin não se machuque em suas aventuras.

Outro ponto importante é a alimentação do gatinho. Apesar de ser cheio de energia, o gato rebaixado não pode se tornar um gato obeso, ou isso pode comprometer bastante a qualidade de vida dele. Portanto, o ideal é investir em rações de boa qualidade, respeitando a quantidade diária indicada pelo veterinário. Fora isso, a convivência com o bichano tende a ser bem tranquila e sem maiores preocupações.

A saúde dos gatos Munchkin é resistente, mas precisa de certa atenção

É normal pensar que uma raça de gato anão como o Munchkin tenha uma saúde mais fragilizada, mas não é bem assim. Na verdade, os bichanos não têm predisposição genética a nenhuma doença específica. Mas, assim como outros pets, precisa ser observado no dia a dia. Ao perceber gatos Munchkin com dificuldade de locomoção, é bom ficar atento a outros sinais e levar o animal no veterinário para entender o que causou isso.

Outro cuidado importante com a raça de gato Munchkin é com a tabela de vacinas para gatos, evitando o atraso das doses de reforço. Só assim é possível evitar algumas doenças que são comuns no universo felino. Não esqueça também da vermifugação!

Gato Munchkin: preço é mais alto do que o normal

Se você é daquelas pessoas que não veem a hora de ter um gato Munchkin para chamar de seu, é preciso ter calma. Quando se trata do gato rebaixado, preço tende a ser mais caro do que outras raças, sendo necessário desembolsar, no mínimo, R$ 4 mil para adquirir um exemplar. Dependendo das características físicas, sexo e linhagem do pet, o valor pode chegar a R$ 8 mil em gatis especializados. 

Além do mais, também é bom pensar nas necessidades do seu novo amigo de quatro patas e os gastos mensais que ele vai exigir. Comprar gato Munchkin ou adotar um bichano da raça é um ato que vem acompanhado de várias outras responsabilidades. E lembre-se: para adquirir um gato de raça como o gato Munchkin, é fundamental procurar por lugares certificados e com boas referências. Essa é a melhor maneira de evitar cair em ciladas e de não financiar estabelecimentos que maltratam os animais. 

Tem gato Munchkin no Brasil?

É possível encontrar gatis de Munchkin no Brasil. Para isso, é importante pesquisar lugares especializados, como o Clube Brasileiro do Gato, para ter acesso a uma lista criadores da raça. Também é necessário ter certeza de que são estabelecimentos confiáveis e com boas referências para ter seu gato Munchkin. Comprar exige mais atenção do que o normal!

Vale lembrar que, ao adquirir um gato anão, valor não pode ser muito diferente do mencionado acima. Também não existe um mini gato Munchkin: preço tem a mesma média para todos os bichanos. Por isso, ao procurar por "Munchkin gato valor" na internet, o custo costuma ter sempre a mesma base. 

Publicado originalmente em: 10/09/2021
Atualizado em: 19/10/2023

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas