Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto neurológico. E para que os ossos, músculos, órgãos e até o sistema imunológico se formem de maneira saudável, o organismo do gatinho precisa de uma nutrição reforçada e adaptada às suas necessidades. É aí que entra a proteína!
Apesar de ser vital para todas as fases da vida de todas as espécies, o consumo desse nutriente deve ser ajustado conforme a idade e o estilo de vida do animal — o que vale também para os gatos. Nesse contexto, será que o filhote de gato precisa de mais proteína do que os adultos? Para entender a importância dessa substância na infância felina, falamos com a médica veterinária Bruna Giubilei, que separou algumas dicas simples de como escolher a melhor ração para gato filhote. Confira!
Por que o filhote de gato precisa de mais proteínas do que o gato adulto?
Quando o assunto é alimentação do filhote de gato, a proteína é a estrela principal — e não é à toa. De acordo com Bruna, o nutriente desempenha funções vitais no desenvolvimento físico, imunológico e metabólico dos felinos. “Gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, dependem de proteínas de origem animal para sobreviver e se desenvolver adequadamente”, afirma a médica.
Em termos gerais, as proteínas ajudam a construir e renovar tecidos, fornecem energia e garantem que o filhote cresça com força, vitalidade e disposição. Justamente devido às suas necessidades intensas de crescimento, desenvolvimento e energia, os gatinhos devem consumir mais proteínas do que adultos — uma exigência que faz toda a diferença nessa fase da vida.
Quais os riscos de uma dieta pobre em proteínas?
Depois do desmame, se o filhote de gato não receber a quantidade adequada de proteínas, ele pode enfrentar consequências graves e, em alguns casos, irreversíveis em seu desenvolvimento. Segundo Bruna, isso inclui crescimento atrofiado, fraqueza muscular, baixo peso, ossos mal desenvolvidos, problemas neurológicos e de visão, imunidade baixa, problemas digestivos e metabólicos, pelagem opaca e problemas de pele.
Em outras palavras, uma nutrição desequilibrada nos primeiros meses de vida pode ter efeitos sérios a longo prazo. Por isso, é fundamental oferecer alimentos específicos para essa fase. E a melhor forma de garantir uma nutrição segura e completa é investindo em uma ração para filhote de gato, com o selo de qualidade de marcas reconhecidas no mercado pet.

Como escolher a ração para gato filhote ideal?
Como o metabolismo de um gato filhote é mais acelerado que o de um gato adulto, ele precisa de mais energia e nutrientes por quilo de peso corporal. Portanto, a ração para gato filhote é formulada especialmente para atender essas necessidades, com níveis mais altos de proteína de qualidade e gorduras saudáveis, além de vitaminas e minerais importantes para essa idade.
“A principal diferença entre a ração para filhote e a ração de adulto está na composição nutricional. O teor de proteína para o filhote precisa ser maior e os níveis de gordura e calorias também são maiores, já que o filhote gasta muito mais energia brincando e crescendo. O filhote também precisa de uma maior quantidade de cálcio e fósforo, porque seus ossos e dentes estão se formando. Assim sendo, as rações de filhotes são mais concentradas em nutrientes para sustentar o crescimento rápido, enquanto a ração para gato adulto prioriza a manutenção da saúde e a prevenção de doenças”, esclarece Bruna Giubilei.
Na hora de escolher uma boa ração para gato filhote, a médica veterinária recomenda que os tutores considerem os seguintes pontos:
- Sempre verifique a idade indicada na embalagem (ela deve ser própria para filhotes até os 12 meses de idade)
- Confira a fonte de proteína e priorize rações com proteína animal como primeiro ingrediente e com taurina adicionada
- Consulte a quantidade de gordura e os níveis de ômega 3
- Opte por rações com grãos pequenos
- Prefira alimentos enriquecidos com prebióticos e fibras, que ajudam na digestão e no equilíbrio da flora intestinal
- Invista em uma ração de alta qualidade desde o início, pois isso vai prevenir problemas futuros e garantir um gato forte e saudável
Tudo isso os tutores encontram na ração Purina® ONE® Frango e Carne para Gatos Filhotes. Ela é rica em proteínas de alta qualidade, essenciais para o crescimento muscular e fortalecimento do sistema imunológico, e sua fórmula ainda inclui ingredientes que auxiliam na digestão, como prebióticos naturais, e fontes de ômega 3, importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão.
O grande diferencial de Purina® ONE® Frango e Carne para Gato Filhote é que, em 28 dias, é possível ver o animal mais saudável, sem contar que ela é feita verdadeiramente com carne como ingredientes principais, grãos integrais, algas marinhas e óleo de coco, contando também com uma alta digestibilidade. Ao escolher a ração Purina® ONE®, você estará oferecendo ao seu filhote uma alimentação completa e balanceada, que contribuirá para o seu crescimento saudável e desenvolvimento pleno.
Por fim, vale reforçar que, antes de iniciar a oferta de qualquer alimento seco ao gatinho, principalmente se acabou de ser desmamado, procure conversar com um médico veterinário para escolher a ração para filhote de gato mais adequada. Só um profissional poderá orientar sobre porções, frequência das refeições e eventuais suplementações para que seu pet cresça feliz e cheio de saúde!
*Matéria produzida em parceria com Purina® ONE®