Alimentação animal

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Publicado - 01 Setembro 2025 - 17h33

Atualizado - 01 Setembro 2025 - 17h40

Foto da: Bruna Garcia Giubilei - Médica Veterinária

Bruna Garcia Giubilei / Médica Veterinária

CRMV: 748174

Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista (Unip) , sou apaixonada por unir minha formação veterinária à arte comercial, especialista em vendas técnicas e relacionamento estratégico, venho conectando ciência veterinária a resultados comerciais há mais de 10 anos, atualmente estou como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina onde uso meu conhecimento veterinário para identificar gaps e oportunidades que geram receita, enquanto construo relações de confiança com clientes e times.
Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto neurológico. E para que os ossos, músculos, órgãos e até o sistema imunológico se formem de maneira saudável, o organismo do gatinho precisa de uma nutrição reforçada e adaptada às suas necessidades. É aí que entra a proteína!

Apesar de ser vital para todas as fases da vida de todas as espécies, o consumo desse nutriente deve ser ajustado conforme a idade e o estilo de vida do animal — o que vale também para os gatos. Nesse contexto, será que o filhote de gato precisa de mais proteína do que os adultos? Para entender a importância dessa substância na infância felina, falamos com a médica veterinária Bruna Giubilei, que separou algumas dicas simples de como escolher a melhor ração para gato filhote. Confira!

Por que o filhote de gato precisa de mais proteínas do que o gato adulto?

Quando o assunto é alimentação do filhote de gato, a proteína é a estrela principal — e não é à toa. De acordo com Bruna, o nutriente desempenha funções vitais no desenvolvimento físico, imunológico e metabólico dos felinos. “Gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, dependem de proteínas de origem animal para sobreviver e se desenvolver adequadamente”, afirma a médica.

Em termos gerais, as proteínas ajudam a construir e renovar tecidos, fornecem energia e garantem que o filhote cresça com força, vitalidade e disposição. Justamente devido às suas necessidades intensas de crescimento, desenvolvimento e energia, os gatinhos devem consumir mais proteínas do que adultos — uma exigência que faz toda a diferença nessa fase da vida.

Quais os riscos de uma dieta pobre em proteínas?

Depois do desmame, se o filhote de gato não receber a quantidade adequada de proteínas, ele pode enfrentar consequências graves e, em alguns casos, irreversíveis em seu desenvolvimento. Segundo Bruna, isso inclui crescimento atrofiado, fraqueza muscular, baixo peso, ossos mal desenvolvidos, problemas neurológicos e de visão, imunidade baixa, problemas digestivos e metabólicos, pelagem opaca e problemas de pele.

Em outras palavras, uma nutrição desequilibrada nos primeiros meses de vida pode ter efeitos sérios a longo prazo. Por isso, é fundamental oferecer alimentos específicos para essa fase. E a melhor forma de garantir uma nutrição segura e completa é investindo em uma ração para filhote de gato, com o selo de qualidade de marcas reconhecidas no mercado pet.

Filhotes de gato comendo ração no pote
Filhotes precisam de mais proteínas e gorduras para suprir suas necessidades de crescimento acelerado

Como escolher a ração para gato filhote ideal?

Como o metabolismo de um gato filhote é mais acelerado que o de um gato adulto, ele precisa de mais energia e nutrientes por quilo de peso corporal. Portanto, a ração para gato filhote é formulada especialmente para atender essas necessidades, com níveis mais altos de proteína de qualidade e gorduras saudáveis, além de vitaminas e minerais importantes para essa idade.

“A principal diferença entre a ração para filhote e a ração de adulto está na composição nutricional. O teor de proteína para o filhote precisa ser maior e os níveis de gordura e calorias também são maiores, já que o filhote gasta muito mais energia brincando e crescendo. O filhote também precisa de uma maior quantidade de cálcio e fósforo, porque seus ossos e dentes estão se formando. Assim sendo, as rações de filhotes são mais concentradas em nutrientes para sustentar o crescimento rápido, enquanto a ração para gato adulto prioriza a manutenção da saúde e a prevenção de doenças”, esclarece Bruna Giubilei.

Na hora de escolher uma boa ração para gato filhote, a médica veterinária recomenda que os tutores considerem os seguintes pontos:

  • Sempre verifique a idade indicada na embalagem (ela deve ser própria para filhotes até os 12 meses de idade)
  • Confira a fonte de proteína e priorize rações com proteína animal como primeiro ingrediente e com taurina adicionada
  • Consulte a quantidade de gordura e os níveis de ômega 3
  • Opte por rações com grãos pequenos
  • Prefira alimentos enriquecidos com prebióticos e fibras, que ajudam na digestão e no equilíbrio da flora intestinal
  • Invista em uma ração de alta qualidade desde o início, pois isso vai prevenir problemas futuros e garantir um gato forte e saudável

Tudo isso os tutores encontram na ração Purina® ONE® Frango e Carne para Gatos Filhotes. Ela é rica em proteínas de alta qualidade, essenciais para o crescimento muscular e fortalecimento do sistema imunológico, e sua fórmula ainda inclui ingredientes que auxiliam na digestão, como prebióticos naturais, e fontes de ômega 3, importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão.

O grande diferencial de Purina® ONE® Frango e Carne para Gato Filhote é que, em 28 dias, é possível ver o animal mais saudável, sem contar que ela é feita verdadeiramente com carne como ingredientes principais, grãos integrais, algas marinhas e óleo de coco, contando também com uma alta digestibilidade. Ao escolher a ração Purina® ONE®, você estará oferecendo ao seu filhote uma alimentação completa e balanceada, que contribuirá para o seu crescimento saudável e desenvolvimento pleno.

Por fim, vale reforçar que, antes de iniciar a oferta de qualquer alimento seco ao gatinho, principalmente se acabou de ser desmamado, procure conversar com um médico veterinário para escolher a ração para filhote de gato mais adequada. Só um profissional poderá orientar sobre porções, frequência das refeições e eventuais suplementações para que seu pet cresça feliz e cheio de saúde!

*Matéria produzida em parceria com Purina® ONE®

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Cachorro

Cachorro pode comer peito de frango cru? Entenda os riscos

O frango é uma das proteínas mais presentes na dieta dos cães, seja como ingrediente da ração para cachorro ou como parte da aliment...

Comportamento

Gatos são mesmo frios? A verdade sobre o comportamento afetivo dos felinos

Quem nunca ouviu alguém dizer que os gatos são frios? A fama de que os felinos são independentes, reservados e até antissociais atra...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Cachorro

Cachorro pode comer peito de frango cru? Entenda os riscos

O frango é uma das proteínas mais presentes na dieta dos cães, seja como ingrediente da ração para cachorro ou como parte da aliment...

Cachorro

Problemas de saúde mais comuns em Shih Tzu: o que observar e como prevenir

O Shih Tzu é uma das raças de cachorro pequeno mais queridas em todo o mundo: ele é dócil, companheiro, brincalhão e muito adaptável...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?