Você já deve ter visto por aí um gato com um olho de cada cor, não é?! Essa característica, chamada de heterocromia, é uma condição genética que pode ocorrer tanto em gatinhos, quanto em cães e humanos. Mas você sabia, que em alguns casos, esse charminho no olho do gato pode ocasionar alguns problemas na saúde do gato? Conversamos com a médica veterinária Amanda Carloni, pós-graduada em clínica médica de cães e gatos e especializada em medicina veterinária preventiva. Ela explicou tudo sobre gato com heterocromia!
Gato com heterocromia: como se desenvolve?
Também conhecido como “gato de olho ímpar”, o fenômeno da heterocromia é uma alteração na coloração da íris - pode ocorrer nos dois olhos ou somente em um. Existem tipos diferentes de heterocromia em gatos, como explica a veterinária Amanda: “pode ser completa (cada olho possui uma cor diferente), parcial (duas cores diferentes no mesmo olho), ou central (um “anel” de cor diferente circunda a pupila)”. Essa condição é, na maioria dos casos, congênita, de caráter hereditário, e não deve causar nenhum espanto ou preocupação ao tutor, já que o gatinho não sente nenhum desconforto ou incômodo.
“Um gato com heterocromia genética herdou da sua família um gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos (células que produzem melanina) e, portanto, normalmente tem os olhos azuis, a pele clara e é branco ou tem manchas brancas”, esclarece a especialista. Porém, ela diz que a heterocromia em gatos também pode se desenvolver devido a um acidente ou patologia: “Nesse caso, o gato adquire uma coloração diferente nos olhos em decorrência da presença de cicatrizes que podem deixar o olho esbranquiçado, azulado ou com manchas”, afirma. De qualquer forma, é necessário observar e tomar alguns cuidados com os felinos, principalmente o gato de olho azul.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Gato com heterocromia: condição pode gerar alguns problemas no bichano
Na maioria dos casos, a heterocromia não causa nenhum problema ao animal, mas há a possibilidade do surgimento de doenças que podem estar associadas com genética e raças de gatos. ”Nos casos genéticos, essa é apenas uma característica do gato e, portanto, não causa alteração da função ou desconforto no olho acometido. Porém, nos casos adquiridos, a heterocromia costuma ser sinal clínico de alguma patologia, sendo importante solicitar a ajuda de um médico veterinário para ajudar o bichano”, explica a veterinária.
Se você perceber alguma mudança repentina na cor do olho do gato, é necessário procurar um veterinário para diagnosticar se não há algum problema associado. Segundo a veterinária, no caso de alteração repentina de coloração do olho, gato pode estar diante de várias doenças oculares, como ferimentos e até mesmo neoplasias. A veterinária destaca, ainda, que algumas raças podem ser mais propensas a desenvolver heterocromia em gatos. “Contudo, é válido ressaltar que a raça, por si só, não irá definir se um gato terá heterocromia. Para isto ocorrer, é preciso que o gato tenha o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos”, explica. Dentre essas raças, estão:
• Angorá;
• Persa;
• Bobtail japonês;
• Van turco;
• Siamês;
• Birmânes;
• Abissínio.
Gato branco de olho azul pode apresentar surdez!
No caso do gato branco, olho azul pode ser indicativo de surdez. Essa característica é denominada geneticamente. “Não podemos dizer que o gato branco de olhos azuis sempre apresentará surdez, pois biologia não é uma ciência exata! Mas, sim, há uma maior incidência de surdez nesses gatos. Isso porque o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos também costuma causar deficiências auditivas”, explica a veterinária Amanda.
A condição da heterocromia é apresentada com mais frequência em algumas raças de gatos específicas, que costumam ter a pelagem clara e os olhos azuis. É o caso do Siamês, do Birmânes, do Abissínio e do gato Persa. Isso também pode ocorrer quando o gato apresenta somente um dos olhos azuis. “Quando o gato ainda é filhote, algumas células em seus olhos podem se transformar em melanócitos, aumentando a produção de melanina. Se isto ocorrer em um olho só, este olho será mais escuro, enquanto o outro permanecerá azul”, complementa. Nesse caso, a condição da surdez pode estar presente somente do lado do olho mais claro.
Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta
