Você já deve ter visto por aí um gato com um olho de cada cor, não é?! Essa característica, chamada de heterocromia, é uma condição genética que pode ocorrer tanto em gatinhos, quanto em cães e humanos. Mas você sabia, que em alguns casos, esse charminho no olho do gato pode ocasionar alguns problemas na saúde do gato? Conversamos com a médica veterinária Amanda Carloni, pós-graduada em clínica médica de cães e gatos e especializada em medicina veterinária preventiva. Ela explicou tudo sobre gato com heterocromia!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato com heterocromia: como se desenvolve?

Também conhecido como “gato de olho ímpar”, o fenômeno da heterocromia é uma alteração na coloração da íris - pode ocorrer nos dois olhos ou somente em um. Existem tipos diferentes de heterocromia em gatos, como explica a veterinária Amanda: “pode ser completa (cada olho possui uma cor diferente), parcial (duas cores diferentes no mesmo olho), ou central (um “anel” de cor diferente circunda a pupila)”. Essa condição é, na maioria dos casos, congênita, de caráter hereditário, e não deve causar nenhum espanto ou preocupação ao tutor, já que o gatinho não sente nenhum desconforto ou incômodo.

“Um gato com heterocromia genética herdou da sua família um gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos (células que produzem melanina) e, portanto, normalmente tem os olhos azuis, a pele clara e é branco ou tem manchas brancas”, esclarece a especialista. Porém, ela diz que a heterocromia em gatos também pode se desenvolver devido a um acidente ou patologia: “Nesse caso, o gato adquire uma coloração diferente nos olhos em decorrência da presença de cicatrizes que podem deixar o olho esbranquiçado, azulado ou com manchas”, afirma. De qualquer forma, é necessário observar e tomar alguns cuidados com os felinos, principalmente o gato de olho azul.

 

Heterocromia: gatos podem ter esse fenômeno nos dois olhos ou em um. Também pode ocorrer de maneira parcial.

Heterocromia: gatos podem ter esse fenômeno nos dois olhos ou em um. Também pode ocorrer de maneira parcial.

 

 

Gato com heterocromia: condição pode gerar alguns problemas no bichano

 

Na maioria dos casos, a heterocromia não causa nenhum problema ao animal, mas há a possibilidade do surgimento de doenças que podem estar associadas com genética e raças de gatos. ”Nos casos genéticos, essa é apenas uma característica do gato e, portanto, não causa alteração da função ou desconforto no olho acometido. Porém, nos casos adquiridos, a heterocromia costuma ser sinal clínico de alguma patologia, sendo importante solicitar a ajuda de um médico veterinário para ajudar o bichano”, explica a veterinária. 

Se você perceber alguma mudança repentina na cor do olho do gato, é necessário procurar um veterinário para diagnosticar se não há algum problema associado. Segundo a veterinária, no caso de alteração repentina de coloração do olho, gato pode estar diante de várias doenças oculares, como ferimentos e até mesmo neoplasias. A veterinária destaca, ainda, que algumas raças podem ser mais propensas a desenvolver heterocromia em gatos. “Contudo, é válido ressaltar que a raça, por si só, não irá definir se um gato terá heterocromia. Para isto ocorrer, é preciso que o gato tenha o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos”, explica. Dentre essas raças, estão:

• Angorá;

• Persa;

• Bobtail japonês;

• Van turco;

• Siamês;

• Birmânes;

• Abissínio.

Gato branco de olho azul pode apresentar surdez!

No caso do gato branco, olho azul pode ser indicativo de surdez. Essa característica é denominada geneticamente. “Não podemos dizer que o gato branco de olhos azuis sempre apresentará surdez, pois biologia não é uma ciência exata! Mas, sim, há uma maior incidência de surdez nesses gatos. Isso porque o gene responsável pela diminuição da quantidade de melanócitos também costuma causar deficiências auditivas”, explica a veterinária Amanda. 

A condição da heterocromia é apresentada com mais frequência em algumas raças de gatos específicas, que costumam ter a pelagem clara e os olhos azuis. É o caso do Siamês, do Birmânes, do Abissínio e do gato Persa. Isso também pode ocorrer quando o gato apresenta somente um dos olhos azuis. “Quando o gato ainda é filhote, algumas células em seus olhos podem se transformar em melanócitos, aumentando a produção de melanina. Se isto ocorrer em um olho só, este olho será mais escuro, enquanto o outro permanecerá azul”, complementa. Nesse caso, a condição da surdez pode estar presente somente do lado do olho mais claro. 

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta