close
Raças

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

Atualizado · 26 de fevereiro de 2021 · 19h01

Publicado · 26/02/2021 · 18h59

O gato Birmanês fará você se apaixonar com seu jeitinho carinhoso e afetuoso
O gato Birmanês fará você se apaixonar com seu jeitinho carinhoso e afetuoso

O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura. Para saber mais sobre essa incrível raça, o Patas da Casa preparou um guia sobre o Birmanês com todas as informações sobre saúde, origem, personalidade e cuidados. 

Qual a história do gato Sagrado da Birmânia?

Os felinos são protagonistas de diversas histórias místicas e não é diferente quando falamos do gato Birmanês. No sudeste asiático, em um país chamado Birmânia (hoje o atual Myanmar), os templos eram guardados por gatos brancos. Até que certa noite invasores entraram no templo enquanto um sacerdote estava em adoração e o mataram. Segundo a história, o gato que o acompanhava permaneceu com seu dono por sete dias, até levar a alma do sacerdote para o paraíso. Até hoje, quando um dos gatos sagrados do templo morre, acredita-se que a alma do felino acompanha a alma de um dos sacerdotes até o paraíso.

Em 1919 o templo foi invadido novamente e os sacerdotes foram ajudados por Auguste Pavie e Major Gordon Russell. Como uma forma de agradecimento, os sacerdotes asiáticos presentearam esses homens, que moravam na França, com um casal reprodutor de gatos Birmaneses, que serviram como a base da reprodução da raça no ocidente. A raça de gato Birmanês permaneceu se reproduzindo na Europa por um bom tempo, quando no final da Segunda Guerra Mundial apenas um casal reprodutor de gatos Birmaneses restou.

Para a raça se manter viva, um vasto trabalho foi feito. Os primeiros Birmaneses foram exportados para a Grã-Bretanha na década de 1960. Os filhotes de gato Birmanês foram levados para outros países da Europa, até que em 1966 a raça foi reconhecida na Grã-Bretanha - e no ano seguinte nos Estados Unidos. A raça é conhecida até hoje como Sagrado Gato da Birmânia em países europeus.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Sagrado da Birmânia: as patinhas brancas são uma das características mais marcantes da raça
    Sagrado da Birmânia: as patinhas brancas são uma das características mais marcantes da raça

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Birmanês: gato sagrado é conhecido pela elegância de suas características físicas

    As características físicas do gato Birmanês são de uma elegância incontestável. Nada mais propício para um gato sagrado, não é mesmo? Essa raça de gato possui uma pelagem sedosa que varia de comprimento médio a longo. Os pelos são mais claros no corpo e mais escuros nas extremidades (focinho, orelhas e rabo), assim como o gato Siamês. Uma característica marcante que diferencia a raça são as patas brancas independente da cor do bichano, como se fossem umas botinhas naturais. A altura da raça varia entre 20 e 30cm e pesa de 4kg a 8kg. As principais variedades de cores são o Birmanês preto, dourado, cinza e azul. O gatinho possui um focinho mais arredondado, chamado de "nariz romano", e orelhas médias.

    Como é o comportamento do gato Birmanês?

    Esse felino é muito dócil, sensível e apegado à família humana, gostando muito de colo e carinho, mas apenas de conhecidos. O gato Birmanês é territorialista, o que pode deixar ele mais tímido com estranhos. A relação de apego com o tutor pode fazer com que esse gatinho demonstre ciúmes, mas nunca de forma agressiva. Muito companheiros, gentis, afetuosos e tranquilos. Eles não gostam nenhum pouco de ficar sozinhos ou serem deixados de lado. Geralmente o Birmanês se apega mais a uma pessoa da família, escolhendo seu tutor principal. Esse felino é inteligente, confiável e obediente.

    Gato da Birmânia: o que você precisa saber sobre a saúde desse bichano?

    Os gatos da raça Birmanês podem sofrer com algumas doenças genéticas, como a degeneração espongiforme, uma condição que ataca o sistema nervoso e causa fraqueza nos membros. Assim como a aplasia tímica, que é uma imunodeficiência que aumenta o risco de infecções.. Além disso, essa raça de gato pode sofrer com alteração de gene que afeta o nervo óptico, ocasionando problemas de visão. A hipotricose congênita, que é uma enfermidade que faz com que os gatos nasçam sem pelos no corpo também é vista com frequência na raça.

    A expectativa de vida de um Gato da Birmânia é de 16 anos
    A expectativa de vida de um Gato da Birmânia é de 16 anos

    Quais os cuidados mais necessários com a raça Birmanês?

    Por ser um gato que costuma ser muito apegado aos seus tutores, esse bichano precisa de muita atenção e não deve ficar sozinho por muito tempo em casa, pois pode acabar desenvolvendo depressão e outros problemas de saúde. O que pode ajudar a estabelecer uma conexão maior com seus tutores, e também é considerada uma forma de cuidado, são as brincadeiras e os ensinamentos de truques para felinos. As brincadeiras preferencialmente devem ser realizadas no chão, pois diferente da maioria dos gatos, o Birmanês não gosta muito das alturas.

    Por ser um bichano robusto, o Birmanês pode acabar desenvolvendo obesidade felina. Por isso é muito importante que ele receba uma alimentação de qualidade e adequada à fase de vida. Além disso, promover brincadeiras ajudará o gato a se manter sempre em movimento. Por ser muito peludinho, a pelagem do Sagrado da Birmânia deve ser escovado todos os dias para evitar nós e bolas de pelos, que podem ser bem prejudiciais para a saúde dos felinos. Com os cuidados adequados, o gato Birmanês pode viver uma média de 16 anos.

    Gato Sagrado da Birmânia: preço não é tão alto como de outras raças de gato

    Diferente de outras raças de gato, o valor de investimento em um Birmanês não costuma ser muito alto. Em média, o preço de um filhote Sagrado da Birmânia gira em torno de R$ 350. Antes de comprar um gato, verifique a procedência do gatil ou do criador para não financiar os maus tratos de animais e adquirir o pet com segurança.

    Redação: Hyago Bandeira

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

    Próxima matéria

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
    Raças

    Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

    A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
    Raças

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

    O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem
    Adote um animal

    Gato laranja: tudo sobre os felinos com essa cor de pelagem

    Gateiro ou não, todo mundo já está familiarizado com o gato laranja e certamente já se deixou levar pelos encantos deste felino ao menos uma vez. Famoso tanto nas ruas quanto nas telinhas da televisão por causa do personagem Garfield, o gato ruivo tem um carisma incomparável e uma personalidade dócil e autêntica. É difícil descrevê-lo em poucas palavras, mas quem convive com um gato laranja (filhote ou adulto) sabe do que estamos falando: os laranjinhas são os melhores amigos que um tutor pode querer!

    Cachorro para apartamento que não late: existem raças que não latem muito?
    Adote um animal

    Cachorro para apartamento que não late: existem raças que não latem muito?

    Quem está determinado a levar um cachorro para apartamento geralmente pensa em duas características principais na hora de escolher seu novo amigo: o tamanho e comportamento do animal. Diferente de quem vive em casa, quem mora em prédio normalmente tem um espaço mais “limitado” para criar o doguinho. É por isso que muitos tutores optam por raças de cachorro pequeno para apartamento (embora seja totalmente possível criar raças de porte médio e grande nestes lugares).

    Nomes de cachorro fêmea chique: veja ideias para nomear sua cadelinha
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea chique: veja ideias para nomear sua cadelinha

    Existe uma verdadeira infinidade de nomes de cachorro fêmeas, o que acaba deixando os tutores indecisos na hora de escolher um bom apelido para os pets. A maioria das pessoas busca referências e inspirações em situações do cotidiano para ajudar a definir isso, mas sempre tem um ponto de partida: tem aquelas pessoas que preferem escolher nomes engraçados para cachorro, enquanto outros buscam algo mais refinado, como um nome de cachorro “de rico” fêmea. 

    Nomes engraçados para cachorro: 50 opções para chamar o seu novo pet
    Adote um animal

    Nomes engraçados para cachorro: 50 opções para chamar o seu novo pet

    Encontrar bons nomes de cachorro nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são tantas formas de chamar o pet que muitas vezes os tutores nem sabem por onde começar. Mas, dentre várias opções, tem aqueles que preferem usar o bom humor para nomear o seu amigo de quatro patas. Nessas horas vale usar toda a sua criatividade, o que geralmente rende nomes engraçados para cachorro. 

    Ver Todas >