Raças

Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

O gato Birmanês fará você se apaixonar com seu jeitinho carinhoso e afetuoso
O gato Birmanês fará você se apaixonar com seu jeitinho carinhoso e afetuoso

O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura. Para saber mais sobre essa incrível raça, o Patas da Casa preparou um guia sobre o Birmanês com todas as informações sobre saúde, origem, personalidade e cuidados. 

Qual a história do gato Sagrado da Birmânia?

Os felinos são protagonistas de diversas histórias místicas e não é diferente quando falamos do gato Birmanês. No sudeste asiático, em um país chamado Birmânia (hoje o atual Myanmar), os templos eram guardados por gatos brancos. Até que certa noite invasores entraram no templo enquanto um sacerdote estava em adoração e o mataram. Segundo a história, o gato que o acompanhava permaneceu com seu dono por sete dias, até levar a alma do sacerdote para o paraíso. Até hoje, quando um dos gatos sagrados do templo morre, acredita-se que a alma do felino acompanha a alma de um dos sacerdotes até o paraíso.

Em 1919 o templo foi invadido novamente e os sacerdotes foram ajudados por Auguste Pavie e Major Gordon Russell. Como uma forma de agradecimento, os sacerdotes asiáticos presentearam esses homens, que moravam na França, com um casal reprodutor de gatos Birmaneses, que serviram como a base da reprodução da raça no ocidente. A raça de gato Birmanês permaneceu se reproduzindo na Europa por um bom tempo, quando no final da Segunda Guerra Mundial apenas um casal reprodutor de gatos Birmaneses restou.

Para a raça se manter viva, um vasto trabalho foi feito. Os primeiros Birmaneses foram exportados para a Grã-Bretanha na década de 1960. Os filhotes de gato Birmanês foram levados para outros países da Europa, até que em 1966 a raça foi reconhecida na Grã-Bretanha - e no ano seguinte nos Estados Unidos. A raça é conhecida até hoje como Sagrado Gato da Birmânia em países europeus.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Sagrado da Birmânia: as patinhas brancas são uma das características mais marcantes da raça
    Sagrado da Birmânia: as patinhas brancas são uma das características mais marcantes da raça

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Birmanês: gato sagrado é conhecido pela elegância de suas características físicas

    As características físicas do gato Birmanês são de uma elegância incontestável. Nada mais propício para um gato sagrado, não é mesmo? Essa raça de gato possui uma pelagem sedosa que varia de comprimento médio a longo. Os pelos são mais claros no corpo e mais escuros nas extremidades (focinho, orelhas e rabo), assim como o gato Siamês. Uma característica marcante que diferencia a raça são as patas brancas independente da cor do bichano, como se fossem umas botinhas naturais. A altura da raça varia entre 20 e 30cm e pesa de 4kg a 8kg. As principais variedades de cores são o Birmanês preto, dourado, cinza e azul. O gatinho possui um focinho mais arredondado, chamado de "nariz romano", e orelhas médias.

    Como é o comportamento do gato Birmanês?

    Esse felino é muito dócil, sensível e apegado à família humana, gostando muito de colo e carinho, mas apenas de conhecidos. O gato Birmanês é territorialista, o que pode deixar ele mais tímido com estranhos. A relação de apego com o tutor pode fazer com que esse gatinho demonstre ciúmes, mas nunca de forma agressiva. Muito companheiros, gentis, afetuosos e tranquilos. Eles não gostam nenhum pouco de ficar sozinhos ou serem deixados de lado. Geralmente o Birmanês se apega mais a uma pessoa da família, escolhendo seu tutor principal. Esse felino é inteligente, confiável e obediente.

    Gato da Birmânia: o que você precisa saber sobre a saúde desse bichano?

    Os gatos da raça Birmanês podem sofrer com algumas doenças genéticas, como a degeneração espongiforme, uma condição que ataca o sistema nervoso e causa fraqueza nos membros. Assim como a aplasia tímica, que é uma imunodeficiência que aumenta o risco de infecções.. Além disso, essa raça de gato pode sofrer com alteração de gene que afeta o nervo óptico, ocasionando problemas de visão. A hipotricose congênita, que é uma enfermidade que faz com que os gatos nasçam sem pelos no corpo também é vista com frequência na raça.

    A expectativa de vida de um Gato da Birmânia é de 16 anos
    A expectativa de vida de um Gato da Birmânia é de 16 anos

    Quais os cuidados mais necessários com a raça Birmanês?

    Por ser um gato que costuma ser muito apegado aos seus tutores, esse bichano precisa de muita atenção e não deve ficar sozinho por muito tempo em casa, pois pode acabar desenvolvendo depressão e outros problemas de saúde. O que pode ajudar a estabelecer uma conexão maior com seus tutores, e também é considerada uma forma de cuidado, são as brincadeiras e os ensinamentos de truques para felinos. As brincadeiras preferencialmente devem ser realizadas no chão, pois diferente da maioria dos gatos, o Birmanês não gosta muito das alturas.

    Por ser um bichano robusto, o Birmanês pode acabar desenvolvendo obesidade felina. Por isso é muito importante que ele receba uma alimentação de qualidade e adequada à fase de vida. Além disso, promover brincadeiras ajudará o gato a se manter sempre em movimento. Por ser muito peludinho, a pelagem do Sagrado da Birmânia deve ser escovado todos os dias para evitar nós e bolas de pelos, que podem ser bem prejudiciais para a saúde dos felinos. Com os cuidados adequados, o gato Birmanês pode viver uma média de 16 anos.

    Gato Sagrado da Birmânia: preço não é tão alto como de outras raças de gato

    Diferente de outras raças de gato, o valor de investimento em um Birmanês não costuma ser muito alto. Em média, o preço de um filhote Sagrado da Birmânia gira em torno de R$ 350. Antes de comprar um gato, verifique a procedência do gatil ou do criador para não financiar os maus tratos de animais e adquirir o pet com segurança.

    Redação: Hyago Bandeira

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!
    Raças

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

    Pelagem branca, olhos claros, orelhas grandes e pontiagudas: essas são as características mais comuns do gato Angorá. A raça é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. De origem turca, hoje em dia é até raro encontrar por aí um felino dessa raça - os Angorás chegaram até a ser considerados extintos depois da Segunda Guerra Mundial. A elegância desse gatinho tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o gato Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre ela, desde curiosidades até os principais cuidados com a saúde. Chega mais!

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro
    Raças

    Cocker Spaniel: conheça todas as características dessa raça de cachorro

    O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Dócil, brincalhão e muio companheiro, o Cocker se da bem com crianças e outros animais. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro da raça Cocker, é importante conhecer as variações desse animal - Cocker Spaniel Inglês e Americano - e as suas principais características.

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
    Raças

    Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

    É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

    Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!
    Raças

    Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!

    A raça LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse tipo de felino é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça em nossa matéria!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >