close
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante. Ficou curioso para saber mais? Então veja o infográfico que o Patas da Casa preparou sobre o gato Angorá. Preço, cuidados, características físicas e comportamentais: enfim, tudo que você precisa saber sobre o gatinho.

O gato Angorá é muito popular e tem características únicas
O gato Angorá é muito popular e tem características únicas

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
Adote um animal

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

Pelagem longa e felpuda é uma das principais características do gato Angorá

Quem é apaixonado por felinos já sabe de cor como é a aparência de um gato Angorá. A pelagem longa, lisa e abundante é um traço muito marcante na raça. Além disso, os pelos do Angorá podem ser um pouco mais compridos no pescoço e na cauda, deixando o animal com um visual ainda mais fofinho.

Já as cores do gato Angorá podem ser variadas, mas a mais comum é a pelagem totalmente branca. Outras possibilidades, porém, são o gato Angorá cinza, preto, chocolate e laranja. Para dar um contraste bem charmoso, os olhos da raça podem ser azuis, verdes ou amarelados. Em alguns casos, pode acontecer de ter um gato com heterocromia, que é quando a íris de cada olho tem uma coloração diferente.

Gato da raça Angorá chama atenção por conta da sua inteligência

Acredite se quiser: o Angorá é uma das raças de gato mais inteligentes do mundo! Ele é tão esperto que não se contenta apenas com a curiosidade instintiva: na verdade, o gato Angorá adora receber vários estímulos e aprende rapidamente com os humanos. Os desafios são muito bem-vindos na rotina do bichano, e servem para estimular ainda mais as suas habilidades cognitivas e inteligência no geral. Uma boa dica é investir no adestramento do gato, um exercício estimulante e que pode melhorar ainda mais a relação entre vocês.

Apesar de muito inteligentes, o gato Angorá pode ser um pouquinho teimoso. Como a raça é muito ativa e curiosa, é comum que o Angorá explore bastante o ambiente em que vive. Por isso, não deixe de investir no enriquecimento ambiental. Brinquedos inteligentes, assim como brincadeiras interativas, são super necessárias para satisfazer essa necessidade “curiosa” do bichano.

Ah, vale lembrar que o gato da raça Angorá é super comunicativo! Até quem não é muito experiente com a linguagem felina consegue compreender a mensagem que o bichano deseja transmitir - até porque ele não mede esforços para isso.

Saiba como é a convivência com o gato Angorá (filhote e adulto)

O gato Angorá Turco é uma das melhores companhias para se ter por perto. Ele tem um lado extremamente sociável e, diferente de vários outros felinos, consegue conviver muito bem com crianças e outros animais. Para isso, a socialização do gato Angorá filhote é fundamental, fazendo com que o bichano aprenda a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais desde cedo.

Com uma personalidade amigável, brincalhona e inteligente, outro traço da personalidade do gato Angorá que chama bastante atenção é que ele é extremamente dócil. É um gato que ama carinho - tanto dar, quanto receber - e simplesmente adora ser o centro das atenções. A única coisa que pode irritar o gato da raça Angorá é quando pegam ele no colo. Nesses casos, ele tenta escapar a todo custo porque não gosta de ficar “preso” no colo de ninguém por muito tempo (ainda que ele ame seus humanos).

É possível perceber que desde cedo o gato Angorá filhote tem uma curiosidade super aguçada. Faz parte da sua inteligência. No entanto, é importante ficar de olho nas estripulias que ele apronta, porque esses gatinhos gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e, por isso, precisam de um ambiente gatificado.

Raça Angorá: gato precisa de alguns cuidados na rotina

A pelagem do gato Angorá precisa ser cuidada para manter uma boa aparência. Escovações semanais são essenciais para isso, sendo recomendado que elas aconteçam pelo menos três vezes por semana. Além disso, outros cuidados gerais também devem fazer parte da sua rotina, como aparar as unhas, escovar os dentes do gato e limpar o seu ouvido.

As consultas veterinárias do gato Angorá não devem ser deixadas de lado. Uma doença genética comum nessa raça é a cardiomiopatia hipertrófica felina, que afeta o bombeamento do sangue no coração. Além disso, alguns gatinhos podem nascer surdos - o que é possível perceber logo no primeiro ano de vida - e, por isso, são animais que exigem cuidados especiais no dia a dia.

Gato Angorá: preço do filhote é mais caro do que outras raças

Se você é um dos apaixonados pelo gato Angorá e já está decidido que quer ter um bichinho desse em casa, deve estar se perguntando quanto custa um Angorá? Preço da raça costuma ser mais elevado, variando entre R$3 mil e R$6 mil. Esse valor pode sofrer influência por conta das cores dos pelos, sexo e linhagem do animal - lembrando que as fêmeas sempre tendem a ser mais caras do que os machos. É bom ter um bom planejamento financeiro. 

Para quem for comprar um gato Angorá filhote, é bom ter muito cuidado com o gatil escolhido. Nem todos os lugares são confiáveis, e o tutor deve fazer uma pesquisa minuciosa para selecionar um local com boas referências e condições de cuidar dos gatinhos.

Redação: Juliana Melo

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo

Próxima matéria

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo "Adota Patas"

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Gato Angorá: conheça todas as características da raça!
Raças

Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

As características mais comuns do gato Angorá são a pelagem branca, olhos claros e orelhas grandes e pontiagudas. De origem turca, o Angorá é um tanto raro de se encontrar hoje em dia e chegou até a ser considerado extinto depois da Segunda Guerra Mundial. A raça de gato Angorá é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. A elegância tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho.

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro
Raças

Fox Paulistinha: conheça todas as características da raça Terrier Brasileiro

É praticamente impossível viver no Brasil e nunca ter ouvido falar no Fox Paulistinha (mini Terrier Brasileiro). Esta é uma das raças de cachorro mais queridinhas entre os tutores por um simples motivo: este cãozinho tem uma facilidade imensa em conquistar qualquer pessoa por causa do seu jeitinho cativante e cheio de energia. Além disso, o Fox Terrier Brasileiro também é super versátil e consegue se adaptar muito bem a qualquer ambiente.

Ver Todas >

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar
Adote um animal

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar

O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os diferentes tipos de Poodle surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o cachorro Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador. Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! 

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura
Adote um animal

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Os cachorros miniatura são muito procurados pelas famílias e a raça Pequinês é muito indicada para quem quer encontrar um companheiro de quatro patas para apartamentos ou outros espaços pequenos. Essa não é a única qualidade do Pequinês, uma raça originária da China que parece um bichinho de pelúcia por causa do tamanho (ele não passa de 23 centímetros e seu peso varia de 2 a 6kg) e da pelagem longa. 

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
Adote um animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Ver Todas >