Oferecer frutas para cachorro é sempre algo que pode causar dúvidas. A alimentação animal é um dos fatores mais importantes quando o assunto é cuidar de cachorro e, como muita gente sabe, o organismo dos pets funciona de forma diferente dos humanos. Portanto, é sempre importante saber os alimentos que são liberados para os cães, ou não - e isso inclui quais frutas cachorro pode comer.

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

No caso das frutas, cada uma tem uma época do ano mais apropriada para a produção, o que acaba facilitando sua compra e consumo. Nesse sentido, o Patas da Casa reuniu as frutas da estação verão que são permitidas — e também listamos as frutas proibidas para cachorro. Veja abaixo quais delas seu cão não precisa passar vontade!

Quais frutas cachorros podem comer no verão?

Antes mesmo de saber quais frutas cachorro pode comer no verão, é necessário entender a maneira correta de servi-las. O ideal é que essas frutas sejam consumidas de maneira isolada e nunca substituam a dieta convencional com a ração de cachorro.

Elas devem ser dadas como petisco e é importante que a frequência não seja maior do que uma vez por dia. A explicação para isso é porque as frutas possuem uma quantidade elevada de frutose na composição, um açúcar natural que pode causar danos à saúde de cachorro quando consumido em excesso.

Veja a lista com as melhores frutas que o cachorro pode comer no verão:

Outras frutas — como mamão, ameixa e coco — até podem ser oferecidas, mas exigem um cuidado maior e pode ser necessário consultar um veterinário antes de incluí-las na dieta do pet.

Frutas para cachorro podem trazer uma série de benefícios

Existem várias frutas boa para cachorro e que, além de serem permitidas na dieta dos pets, ainda podem trazer vários benefícios para a saúde canina. Muitas delas ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos cães, melhoram a digestão e podem auxiliar, inclusive, na hidratação desses animais.

Confira os principais nutrientes das frutas que pode dar para cachorro:

Caju: fonte de de vitamina C e ferro 


Melancia: fonte de vitaminas A e C


Maçã: fonte de vitaminas (A, B, C, E, K) e minerais


Melão: fonte de vitaminas B6 e C, fibras e potássio


Pera: fonte de vitaminas (B1, B2, C, E) e fibras


Manga: fonte de fibras e vitamina C


Banana: fonte de vitaminas A, B e C, fibras e minerais, como o potássio e o cálcio


Goiaba: fonte de vitaminas A, B e C

 

Saber quais frutas que cachorro não pode comer é tão importante quanto saber as liberadas

Saber quais frutas que cachorro não pode comer também é importante

 

 

3 cuidados importantes ao oferecer frutas para cachorro

Além de saber quais frutas pode dar para cachorro, é necessário ter em mente que não se pode dar o alimento de qualquer jeito para o pet. Por isso, separamos alguns cuidados que devem ser tomados:

  1. Nada de exageros. Uma alta quantidade de frutas para cachorro pode resultar em um cachorro obeso ou com problemas nutricionais. Por isso, o ideal é maneirar e respeitar as recomendações do médico veterinário.
  2. Ofereça as frutas para cachorro descascadas e sem sementes. Algumas frutas, como a maçã e a pera, contêm sementes que podem ser bastante tóxicas para os cães e por isso devem ser retiradas. A presença de cascas também não é boa, pois pode deixar o cachorro engasgado ou com obstruções.
  3. Corte as frutas em pequenos pedaços/porções. Assim ficará muito mais fácil para o cãozinho comer o petisco do jeito certo!

Ah, e se você está se perguntando se pode dar frutas para cachorro filhote, a resposta é sim! No entanto, é importante esperar até que o animal complete três meses de vida. Esse é o momento em que o pet já parou de amamentar e está mais adaptado com alimentos sólidos.

Como oferecer as frutas que cachorro pode comer no verão?

Você já sabe que as frutas para cachorro só devem ser oferecidas como petiscos, mas nada impede que você deixe a criatividade fluir na hora de preparar esse agrado para seu doguinho. Uma boa dica é aproveitar o verão para dar as frutas geladas ou até mesmo congeladas, em uma espécie de petisco para cachorro gelado.

Assim como nós,  humanos, os cães também podem sofrer com as altas temperaturas, que são típicas dessa época. Servir frutas geladinhas pode ser uma boa opção para aliviar o calor e um bom truque para cuidar do cão no verão. Além disso, você também pode ser ainda mais criativo e investir em uma receita de bolo canino com a fruta. O bolo de banana para cachorro, por exemplo, é uma receitinha que costuma fazer muito sucesso com os peludos.

E quais frutas que cachorro não pode comer na estação?

 

Tão importante como saber as frutas para cachorros é saber as frutas que não pode dar para cachorro de jeito nenhum! O consumo das frutas proibidas pode atacar órgãos, desencadear problemas gastrointestinais e intoxicar os cães. Por isso, é sempre bom pesquisar quais são os alimentos liberados e aqueles que devem ser evitados. Algumas frutas da estação mais quente do ano fazem parte da lista de comidas "proibidas".

Confira quais são elas abaixo:

  • abacaxi;
  • uva;
  • abacate;
  • frutas cítricas;
  • carambola.

Publicado originalmente em: 24/02/2022

Atualizado em: 11/01/2024