Os filhotes de gato são sempre uma grata surpresa na família. Além de serem incrivelmente fofos e apertáveis, eles têm sede de conhecer o mundo ao seu redor e não perdem tempo para explorar tudo que encontram pela frente. Por conta disso, observar o comportamento dos gatos nessa fase inicial costuma ser uma experiência muito interessante (e divertida!). Da amamentação ao primeiro cio, nossos amigos felinos passam por diferentes estágios no primeiro ano de vida que são marcados por atitudes bem expressivas. Ficou curioso para entender melhor o comportamento de gatos filhotes? Então vem com a gente!

1 a 3 meses: filhote de gato ainda dorme muito, mas já está com a curiosidade aflorada

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Logo nos três primeiros meses de vida, o filhote de gato passa por várias mudanças. De início, ele ainda fica muito grudado na mãe e nos seus irmãos. A primeira semana é marcada pela amamentação, de forma que cada gatinho da ninhada escolhe uma mama específica para se alimentar e permanece nela até o final do aleitamento materno. Já a partir da segunda semana, o bichano tenta se erguer sobre as patas e começa a dar os primeiros passos, embora ainda passe boa parte do tempo dormindo. Sim, os filhotes de gato dormem muito e é algo totalmente normal nessa fase.

Após o primeiro mês, o gatinho começa a se interessar por alimentos com consistências mais sólidas. É uma boa hora para iniciar o desmame e introduzir a ração de gato na dieta do bichano. Vale destacar que durante o segundo e terceiro mês, o comportamento de gato começa a ser mais sociável e interativo. Ele vai querer brincar com seus irmãos e passa a explorar ativamente o ambiente.

4 a 6 meses: o comportamento de gato é cheio de energia e ele se torna mais independente

Ao chegar aos quatro meses, o horário de sono do filhote de gato começa a ficar mais parecido com o de um gato adulto - entre 12 e 16 horas por dia - e os bichanos aprimoram ainda mais as suas habilidades sociais. Geralmente, é o momento ideal para a adoção, já que a amamentação não será mais necessária e esse é o período em que o animal assume uma postura mais independente. Também é nesta fase que o comportamento do gato fica ainda mais divertido, com picos de energia. As brincadeiras devem fazer mais parte da rotina dele, o que é ótimo para fortalecer os vínculos entre vocês dois.

É importante que a alimentação do animal seja de acordo com a sua faixa etária durante esse período. A ração para gato filhote proporciona a quantidade certa de nutrientes que o organismo felino precisa para se desenvolver corretamente. Ah, nessa época também é normal observar um crescimento repentino do filhote de gato.


Comportamento dos gatos: quando começa a andar, o filhote de gato fica mais interativo
Comportamento dos gatos: quando começa a andar, o filhote de gato fica mais interativo

7 a 9 meses: nessa fase dos gatos, comportamento é marcado por mordidas e o primeiro cio

Assim como os cães, os filhotes de gato também passam pela fase de troca da dentição. O processo costuma acontecer entre o terceiro e o sétimo mês de vida do animal, então enquanto os novos dentinhos não nascem, o gato explora bastante a cavidade bucal. Eles vão morder tudo que encontrarem pela frente para aliviar o nascimento dos dentes permanentes. É bom direcionar o comportamento de gato para os objetos certos, como mordedores e acessórios apropriados para isso. Não naturalize as mordidas, ou elas podem se tornar comuns na vida adulta do animal. 

A partir de 8 meses, o bichano atinge a puberdade. Por isso, também é nessa fase que costuma acontecer o primeiro cio das fêmeas, se ele ainda não for castrada. Tanto a fêmea quanto o macho passam a miar de forma mais forte e persistente para chamar a atenção do sexo oposto. No caso das fêmeas, elas ficam se esfregando em todos que se aproximam e andam rebolando. Já os machos adotam uma postura mais territorialista e agressiva ao identificarem uma gata no cio.

10 a 12 meses: os filhotes de gato estão se preparando para entrar na fase adulta

Depois de completar 10 meses, não tem muito mistério. Tanto a personalidade quanto o comportamento de gatos filhotes finalmente começam a ganhar uma forma mais contundente. A partir daqui, seu amiguinho já vai estar pronto para iniciar a fase adulta e já vai ter passado por praticamente todas as etapas do seu desenvolvimento. Já será possível saber se ele é um gato mais ativo e brincalhão, ou um gato mais tímido e reservado, por exemplo. Ele também já vai estar bem crescidinho, mas é importante ter em mente que entre os 12 e 15 meses o filhote de gato pode continuar crescendo até atingir sua estatura final. Depois de completar 1 ano de vida, o animal já é considerado um jovem adulto, uma fase que dura até os três anos.

Redação: Juliana Melo