O enriquecimento ambiental para gatos é um cuidado necessário para oferecer uma boa qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas. Apesar da domesticação ter acontecido há bastante tempo, vários instintos permaneceram com os felinos ao longo dos anos e é importante não inibir isso. Na verdade, os tutores devem saber como direcionar o comportamento do animal para os lugares certos - e é aí que entra a ideia de enriquecimento ambiental. Gatos precisam ser estimulados para manterem a saúde física e mental em dia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como fazer isso? A gatificação de ambientes ajuda nesse aspecto? Qual a importância de oferecer um espaço adequado para que os gatos exerçam seus instintos e o que precisa ser levado em consideração? Para tirar todas as dúvidas sobre o enriquecimento ambiental e explicar a importância desta prática, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Confira!

O que é o enriquecimento ambiental para gatos?

O enriquecimento ambiental para gatos é o ato de deixar o ambiente mais atrativo para os felinos, levando em consideração suas necessidades e instintos selvagens. Dessa forma, o espaço é adaptado com brinquedos e outros elementos lúdicos que buscam se assemelhar a vida na natureza. Como consequência, os animais se sentem estimulados a se comportar de forma mais natural e vão adorar explorar os novos ambientes para gatos.

Ah, e não se preocupe: não quer dizer que você precisa morar em uma casa com quintal e árvores para deixar o seu gatinho satisfeito. Tudo que você precisa é observar as preferências do pet para tentar oferecer aquilo que ele necessita. Por exemplo, se você tem um gato vertical que adora passar horas escalando os móveis de casa, uma boa opção é investir na instalação de nichos e prateleiras. Já se ele gosta de passar a maior parte do tempo no chão, vale a pena investir em uma rede para gatos de cadeira.

Independentemente do padrão de comportamento do gato, todo felino precisa de um ambiente enriquecido e gatificado. Fazer isso ajuda a manter o bem-estar dos bichanos, aumenta a qualidade de vida deles e diminui as chances de ter um gato estressado, ansioso e entediado.

Entenda o que acontece sem a gatificação dos ambientes

Quando o bichinho não tem estímulos suficientes na sua rotina, pode acabar desenvolvendo uma série de problemas comportamentais e de saúde. Estresse, apatia, nervosismo, ansiedade e depressão são alguns deles. O gato tende a adotar uma postura compulsiva, como lambeduras em excesso, e às vezes até para de se alimentar adequadamente. Ele também pode ficar mais agressivo e menos receptivo, além de vocalizar mais do que o normal - os miados de gato excessivos e sem motivo aparente são sempre um alerta.

Além disso, é importante reforçar que o gato estressado tem mais chances de ficar doente. O estresse muitas vezes causa uma queda na imunidade e deixa o animal vulnerável, o que é um risco para doenças. Para evitar que isso aconteça, o enriquecimento ambiental para gatos é uma estratégia que pode - e deve - ser implementada em toda casa de gateiros para entreter e satisfazer as necessidades de cada animal.

Como surgiu a ideia de enriquecimento ambiental? Gatos são os únicos beneficiados?

O enriquecimento ambiental para gatos é um conceito que tem sido amplamente usado nos últimos anos, mas não é bem uma novidade no universo animal. A ideia vem desde a década de 1920 e foi implementada pela primeira vez na década de 1970, mas inicialmente não foi direcionada aos animais domésticos. Tudo começou nos zoológicos, onde biólogos e veterinários decidiram promover espaços mais “naturais” para os bichinhos que viviam em cativeiro. O objetivo principal era amenizar problemas comportamentais nas espécies.

O tempo passou, e foi possível concluir que o enriquecimento ambiental é, de fato, muito benéfico para os animais no geral. Com isso, a ideia passou a ser adotada por pais de pet, que, em conjunto com veterinários, começaram a desenvolver técnicas e estratégias de enriquecimento ambiental para gatos, cachorros e outros animais domésticos.

 

Sem enriquecimento ambiental, gatos podem sofrer com depressão, estresse e problemas de saúde

Sem enriquecimento ambiental, gatos podem sofrer com depressão, estresse e problemas de saúde

 

 

Com o enriquecimento ambiental, gatos exercem seus instintos naturais

 

A proposta do enriquecimento ambiental é fazer com que os gatos se sintam mais próximos da natureza e possam explorar seus sentidos de diferentes formas. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, os gatos têm uma variedade de comportamentos e necessidades únicas. Mesmo vivendo em espaços fechados e sem acesso às ruas, eles mantêm comportamentos naturais, como arranhar, coçar, mastigar e explorar lugares altos. Quando são privados de exercer seus instintos selvagens, eles podem ter problemas de saúde e comportamentais.

Para entender as necessidades da espécie, o estudo formulou um questionário online que deveria ser respondido pelos tutores. O questionário levantou questões como quanto tempo o animal passa sozinho em casa, se recebe visitas frequentes, nível de exposição à rua e o tempo de convivência do animal com a família, além de outras perguntas. O objetivo é identificar e mostrar os diferentes tipos de enriquecimento ambiental para gatos que são necessários e como eles podem transformar positivamente a vida dos felinos em diferentes aspectos.

Quais são os tipos de enriquecimento ambiental para gatos?

  • Enriquecimento ambiental alimentar

Nesse tipo de enriquecimento ambiental, gatos precisam se sentir desafiados para atingirem o objetivo final, que é a comida. Um exemplo disso são aqueles comedouros interativos: os grãos de ração geralmente ficam dentro de um recipiente, e o animal precisa saber como liberá-los para conseguir se alimentar. Além disso, oferecer petiscos para gatos com diferentes texturas e sabores é outra forma de promover esse tipo de enriquecimento.

  • Enriquecimento ambiental cognitivo

É um tipo de enriquecimento ambiental para gatos que tem como principal objetivo estimular o raciocínio, aprendizado e a memória do gato. Ele trabalha as habilidades intelectuais do animal como um tempo, deixando o pet com a mente ativa enquanto se diverte. Existem várias formas de fazer a gatificação, sendo que os brinquedos interativos para gatos são as melhores opções. Além disso, o adestramento também é uma possibilidade que estimula a inteligência dos gatos, e você pode ensiná-los a dar a pata, sentar e muito mais.

  • Enriquecimento ambiental físico

Aqui a ideia é gastar a energia do pet ao mesmo tempo em que ele interage com o ambiente. Estimular essa relação entre o animal e o lugar onde ele mora é muito importante e pode ser feito com a combinação de diferentes estruturas: caixa de areia para gatos, arranhadores com andares, prateleiras, redes, cama suspensa, entre outros. Você também pode provocar esses estímulos com gramas para gatos, catnip, matatabi e atividades físicas no geral. O ideal mesmo é fazer o bichano se movimentar dentro de casa!

  • Enriquecimento ambiental social

A gatificação da casa vai além de simplesmente adaptar o ambiente com mobílias e acessórios para gatos. O enriquecimento ambiental para gatos também envolve um nível de socialização, que é uma das partes mais importantes na convivência com felinos. O tutor deve, portanto, incentivar a integração do animal com outras pessoas e animais de estimação, tornando-o mais receptivo e amigável. Para socializar gatos corretamente, o recomendável é dar início a esse processo durante a fase de filhote.

 

Ambientes para gatos: o enriquecimento ambiental alimentar estimula os felinos de diferentes formasUma casa gatificada precisa de um arranhador para o animal exercer seus instintos naturais de arranharAlém de gatificar ambientes, você deve promover a socialização do gato com outros animais e pessoasUm claro exemplo de gatificação é quando a casa possui estantes e nichos próprias para os gatosEnriquecimento ambiental para gatos: petiscos diferentes entram na listaPara gatificar o lugar onde você mora, não pode faltar uma toca ou casinha para gatosA gatificação inclui brinquedos para gatos que afloram os instintos naturais do animal, como a caça

 

A gatificação é uma maneira de enriquecer o ambiente. Saiba como fazer isso!

 

Gatificar o espaço onde o animal vive é a principal forma de enriquecimento ambiental para gatos. Para isso, é importante entender qual é o padrão de comportamento do seu amigo e o que ele prefere no dia a dia. Seu gatinho gosta mais de escalar móveis, ou ele prefere passar as horas do dia deitado no sofá da sala? Ele é mais reservado ou interativo? Com o que ele mais gosta de brincar e o que desperta a atenção dele? Saber responder a essas perguntas é muito importante para saber de que forma você vai conseguir gatificar ambientes.

5 dicas para deixar a casa gatificada

1) Nichos e prateleiras para gatos

A instalação de nichos e prateleiras para gatos é uma alternativa super válida se você vive com um gatinho que gosta de viver nas alturas. Subir em móveis, apesar de ser uma opção instigante para os felinos, nem sempre é seguro. Por isso, o tutor deve estabelecer um lugar que seja adequado para atender as necessidades do pet sem o risco de ele cair ou derrubar alguma coisa.

Uma curiosidade é que os felinos gostam de ficar localizados nesta posição por instinto, já que que conseguem ter uma ampla visão do ambiente e se sentem menos expostos à possíveis predadores.

2) Tocas para gatos

A maioria dos gatos ama passar um tempo longe da nossa vista (não é à toa que as histórias de gatos “perdidos” pela casa são inúmeras!). Esse hábito de se esconder tem muito a ver com proteção e conforto, então uma forma de deixar seu amiguinho satisfeito é com as famosas tocas para gatos.

Você pode comprar um produto pronto, ou improvisar um cantinho com uma caixa de papelão (que é um material que os gatos amam) ou na própria caixa de transporte para gatos. Não esqueça de deixar o espaço o mais aconchegante possível - uma forma de fazer isso é colocando algumas almofadas, cobertores e brinquedos dentro do acessório.

3) Arranhadores para gatos

Os gatos têm a necessidade instintiva de afiar as unhas. É uma forma de o animal ficar mais relaxado e, consequentemente, diminuir o estresse. Mas não adianta ficar bravo se encontrar o gato arranhando o sofá, colchão e móveis de casa: o ideal é mudar o foco do pet com a gatificação da casa. É aí que entra o arranhador para gatos, um acessório que é feito exclusivamente para atender esse hábito felino.

O melhor de tudo é que existem diferentes modelos de arranhadores! Além da variação de materiais, existem versões que são próprias para gatos horizontais - como o arranhador para gato em forma de tapete ou rampa - e outras que são ideais para gatos verticais - como o arranhador com andares.

4) Brinquedos para gatos

Os brinquedos para gatos são excelentes para estimular os instintos felinos! Tem de todos os tipos e para todos os gostos, mas como o instinto caçador dos gatos é um dos aflorados, a dica é apostar em acessórios que instigam ainda mais esse lado do animal. Algumas opções que podem funcionar são:

No caso das varinhas e brinquedos com catnip, a gatificação vai além de estímulos físicos e cognitivos, pois também exige a interação com o tutor e explora as habilidades sociais do bichano. Ou seja, é uma ótima maneira de estreitar os laços com seu animal de estimação!

5) Fontes de água para gatos

A fonte de água para gatos é uma das formas de gatificar o ambiente e deixá-lo mais interessante para o seu amigo de quatro patas. Todo mundo sabe que os felinos amam bebericar a água da torneira, e isso acontece porque esses animais têm uma clara preferência por água corrente e fresca. Então se você quer saber como fazer o gato beber mais água e manter a hidratação em dia (o que muitas vezes parece ser uma missão impossível), a resposta é muito simples: basta adquirir uma fonte de água! O acessório atrai a atenção dos bichanos justamente por causa da água corrente, e eles amam.

Redação: Juliana Melo