A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Patas da Casa: o que é a doença do carrapato?
Paula Ciszewsi: A doença do carrapato é o nome popular dado a hemoparasitoses causadas por bactérias e protozoários. Tem como vetor o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus) que através de sua picada invade a corrente sanguínea dos cães parasitando diferentes células destes animais. As apresentações mais comuns da doenças são: Erliquiose, causada pela bactéria Ehrlichia Canis, que parasita monócitos, granulócitos ou plaquetas, e a Babesiose, causada pelo protozoário Babesia Canis, que invade e destrói os reticulócitos de seu hospedeiro.
Patas da Casa: Quais os sintomas da doença do carrapato?
Paula Ciszewsi: As principais alterações clínicas encontradas nas duas apresentações da doença são: febre, apatia, anorexia e perda de peso. Na Babesiose, dependendo do grau de destruição dos eritrócitos, o animal pode apresentar coloração amarelada da pele e/ou mucosas e na Erliquiose, distúrbios da coagulação, como manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e sangramento nasal, alterações oftalmológicas e neurológicas (menos comum), podem ocorrer.
Patas da Casa: Como prevenir a doença do carrapato? Existe vacina ou remédio para
carrapato?
Paula Ciszewsi: Por não existir vacina contra a doença do carrapato, medidas que controlem a proliferação destes ectoparasitas é a melhor forma de prevenir que o animal contraia a doença. Para isso, medidas profiláticas devem ser tomadas tanto para evitar infestações de carrapatos diretamente nos cães, quanto no ambiente doméstico.Os ovos dos carrapatos podem alojar-se em todos os lugares que o animal tem acesso, de mobílias e piso a caminhas e roupinhas. Desta forma, deve-se manter o ambiente sempre limpo e os utensílios de seu animal sempre higienizados. As infestações desses ectoparasitas diretamente nos cães devem ser prevenidas através do uso de medicamentos específicos já existentes no mercado, para isso é muito importante conversar com seu médico veterinário e estabelecer qual a melhor escolha de medicamento para o seu cão e para que ele informe a frequência de uso correta, podendo variar de intervalos entre 30 a 90 dias, dependendo da medicação que está sendo administrada.
Patas da Casa: a doença do carrapato em cachorro tem cura?

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.
Paula Ciszewsi: Sim, há cura para a doença do carrapato. O quanto antes o animal for diagnosticado, maior as chances de cura após o tratamento. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Patas da Casa: Qual o tratamento para a doença do carrapato?
Paula Ciszewsi: O tratamento da doença do carrapato vai variar de acordo com o tipo de microorganismo causador, com a fase da doença e com as alterações laboratoriais encontradas. Por esse motivo, é de extrema importância que o animal seja levado ao veterinário logo que surgirem as primeiras manifestações. No geral, o tratamento se baseia no uso de antibióticos específicos e controle de ectoparasitas para evitar reinfecções.
Patas da Casa: Sempre que um cachorro está infectado ou leva uma picada de carrapato ele corre risco de ser infectado?
Paula Ciszewsi: O carrapato é o vetor da doença, mas não obrigatoriamente todos eles estão infectados com os microrganismos causadores. Desta forma, um cão que estava com carrapato não obrigatoriamente vai ser infectado, porém as chances são altas. Sempre que um carrapato for localizado em seu animal, o tutor deve tomar medidas preventivas para que pare com a infestação e ficar atento ao surgimento de sintomas.
Patas da Casa: O que fazer se em uma casa com dois ou mais animais um deles estiver com infestação de carrapato?
Paula Ciszewsi: Se um animal está infestado com carrapatos a chance dos contactantes e o ambiente também estarem infestados é alta. Por isso, o controle deve ser feito em todos os animais da casa e nos locais que eles ficam. A doença do carrapato não é transmitida de cão para cão. Se um animal apresenta a doença, o controle dos ectoparasitas é a melhor forma de prevenir que o outro se contamine também. Da mesma forma que o cão se contamina com a picada do carrapato, se o carrapato não estiver contaminado e picar um animal que esteja, ele pode contrair os microrganismos causadores e aumentar a disseminação da mesma.
Remédio caseiro para carrapatos: saiba como acabar com a infestação na sua casa
Sabemos que às vezes, mesmo com uso de remédio para carrapato e o uso frequente de coleira antipulgas e anticarrapatos, não conseguimos evitar que nosso cachorro seja picado por um desses parasitas. Antes de tomar medidas mais drásticas como a dedetização, por exemplo, você pode optar com remédio caseiro para carrapato. Além de mais barato, são menos agressivos ao seu lar.
Ingredientes:
-
2 xícaras de vinagre de maçã
-
1 xícara de água morna
-
½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
-
5 cravos da índia
Modo de fazer:
Deixe em infusão por, pelo menos, 30 minutos e borrife no cachorro. No máximo, duas borrifadas em cada parte. Não passe no rosto e perto dos olhos.
Redação: Mariana Almeida
