A doença do carrapato é capaz de atacar todo o organismo do animal, o deixando frágil e debilitado. Por isso, é considerada uma das doenças mais graves que podem afetar um cão. Além da doença do carrapato em cachorro, existe a doença do carrapato em humanos, que causa sintomas parecidos e também é bastante grave. Entender a causa do problema é sempre a melhor maneira de evitar que ele apareça. Como o próprio nome sugere, a doença do carrapato é contagiosa por conta do aracnídeo. Mas será que o cachorro com doença do carrapato passa para humanos? Ou que a doença do carrapato é contagiosa para outro cachorro também? O Patas da Casa te responde a seguir!

Doença do carrapato é contagiosa? Entenda como a parasitose é transmitida

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A doença do carrapato é considerada uma hemoparasitose - doença causada por parasita que se aloja no sangue. Na doença do carrapato, os parasitas são bactérias ou protozoários que podem levar a diferentes tipos da doença - a erliquiose e a babesiose são as mais frequentes. Em todos os tipos de doença do carrapato, sintomas são bem parecidos, mas o que todos têm em comum são a forma de transmissão. A doença do carrapato é transmissível de carrapato para cão. Funciona assim: o parasita entra em um carrapato, esse carrapato contaminado pica o cão saudável e, então, o parasita entra no corpo do pet e se aloja na corrente sanguínea. Ou seja: a doença do carrapato é contagiosa de carrapato para cachorro.

Doença do carrapato é contagiosa para outro cachorro?

A doença do carrapato é transmissível por meio da picada do carrapato, por isso um cãozinho doente não consegue passar a doença para outro pet saudável - porque a forma de contágio é apenas por meio da picada do carrapato infectado. Como o parasita se aloja no sangue, até pode acontecer de um pet ser contaminado com a doença do carrapato ao receber transfusão de sangue de outro cão contaminado, mas isso é extremamente raro. Portanto, não podemos dizer que a doença do carrapato é contagiosa para outro cachorro.

Cachorro com doença do carrapato passa para humanos?

A doença do carrapato não afeta apenas cães. Apesar de não ser tão comum quanto nos cachorros, podemos ter gato com doença do carrapato e até mesmo doença do carrapato em humanos. O aracnídeo tem o cão como hospedeiro preferido e sempre prioriza picar esse animal, mas nada impede que ele pique outros hospedeiros. Mas o cachorro com doença do carrapato passa para humanos? Definitivamente, não! A doença do carrapato em humanos só é adquirida quando uma pessoa sofre a picada do carrapato contaminado. Muita gente acha que se o pet estiver com a doença ele vai passar para o tutor também. Assim, decidem manter distância do cãozinho, o que não é necessário. Portanto, a doença do carrapato é contagiosa para humanos sim, mas apenas quando o próprio carrapato infecta a pessoa, e não por causa do contato com um pet doente.


A doença do carrapato é contagiosa apenas quando um carrapato infectado pica um cachorro
A doença do carrapato é contagiosa apenas quando um carrapato infectado pica um cachorro

Se seu cachorro estiver com doença do carrapato, fique atento, o parasita também pode te infectar

Já sabemos que a doença do carrapato é contagiosa apenas pela picada. Ou seja, um cão não passa para outro cão ou para humanos. Porém, é importante ficar atento a um detalhe. Quando se tem um caso de doença de carrapato em cachorro dentro de casa é sinal de que algum parasita o picou. Isso significa que se há um carrapato tem chances de haver outros que podem contaminar os humanos da casa. Como a doença do carrapato é transmissível da mesma forma tanto para o cão quanto para o homem, é fundamental inspecionar o local para eliminar os carrapatos do ambiente. Existem várias receitas de como acabar com carrapato dentro de casa, além de produtos vendidos em farmácias e supermercados voltados para esse fim. Cuidar da limpeza do ambiente previne a doença do carrapato e até mesmo outros problemas.

Doença do carrapato: sintomas percebidos no início evitam que o problema se agrave

Já deu para perceber que seja a doença do carrapato em cachorro ou a doença do carrapato em humanos, o problema é grave. O parasita vai rodando todo o corpo pela corrente sanguínea e, assim, afeta diversos órgãos e sistemas. Quanto mais cedo se descobre o problema, mais rápido e efetivo é o tratamento da doença do carrapato. Sintomas são variados e percebê-los cedo evita que a doença se agrave, facilitando o processo de cura. Confira a seguir quais são os sintomas mais comuns da doença do carrapato em cachorro:

  • Febre
  • Vômito 
  • Mucosas amareladas
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Apatia 
  • Perda de apetite e perda de peso
  • Anorexia 
  • Sangramentos

Redação: Maria Luísa Pimenta