A dermatite canina é um problema de pele bem frequente em cães, e que pode ser causada por diferentes fatores - ou seja, também tem manifestações diversas. Mas, como o termo “dermatite” já indica, a inflamação da pele é um sintoma comum em todos os casos, normalmente junto com uma coceira insistente que muitas vezes acaba adquirindo um aspecto de ferida. Apesar de não ser perigoso, o quadro alérgico compromete significativamente a qualidade de vida do animal e precisa de certa atenção.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

E quais são os tipos de dermatite em cachorro, afinal? Qual o melhor remédio para dermatite canina e as melhores formas de prevenir a patologia? Para entender tudo sobre essa doença de pele em cachorro, preparamos um guia com todas as informações para cuidar da saúde da pele do seu amigo de quatro patas. Confira!

O que é dermatite canina?

Para entender o que é dermatite em cachorro de uma maneira bem simples, é necessário resgatar alguns conceitos de gramática. O termo “dermatite” é composto pelo prefixo “derma”, que significa “pele", e pelo sufixo “ite”, que remete à inflamação. Ou seja, na prática, a dermatite canina nada mais é do que a inflamação da pele do cachorro (de qualquer tipo).

Um dos principais sinais que indicam essa inflamação é quando o animal começa a coçar demais uma região do corpo, demonstrando estar incomodado com alguma coisa. Por isso, ao observar uma coceira em cachorro mais frequente do que o normal, é bom considerar uma consulta com o veterinário para verificar se ele está sofrendo com uma dermatite canina ou algum outro problema.

O que causa dermatite em cachorro?

Antes de buscar formas de como tratar dermatite canina é fundamental entender quais são as causas por trás do problema, que podem ser variadas. Às vezes o cachorro comeu algo que não deveria e isso acabou desencadeando uma reação alérgica no organismo, que se manifesta por meio de inflamações cutâneas. O quadro pode se desenvolver a partir de picadas de pulgas e carrapatos, por exemplo, como também pode ter uma origem genética - como no caso da dermatite atópica canina - ou ser causada por meio do contato direto com substâncias nocivas para pets, como produtos de limpeza.

Logo, de uma maneira geral, pode-se dizer que cada tipo de dermatite em cachorro tem uma causa específica associada. Para não haver erros, somente um médico veterinário poderá avaliar a situação e definir o diagnóstico correto, que normalmente é feito com base em exames laboratoriais e com a identificação de outros sintomas.

Quais são os tipos de dermatite canina?

A dermatite canina se divide em vários tipos e pode gerar certa confusão por conta disso. Como as formas de tratamento variam de acordo com as causas, bem como a prevenção, é importante entender exatamente quais são os tipos de dermatite e as suas especificidades. Saiba tudo abaixo:

1) Dermatite atópica canina

Esse é o tipo de dermatite em cachorro mais comum. De origem genética e sem cura, a manifestação a atopia canina ocorre por meio do contato direto com alérgenos presentes no ambiente, como poeira, ácaros e pólen. Geralmente os cães que sofrem com a dermatite atópica canina têm uma deficiência na estrutura da pele, possuindo menos ceramidas que favorecem a entrada de agentes etiológicos que causam a alergia. 

Trata-se de uma doença de origem genética, então muitas vezes ela é transmitida dos pais para os filhotes. Algumas raças de cachorro têm maior predisposição para a dermatite atópica canina, como:

2) Dermatite de contato

Um cachorro com alergia de contato é aquele que apresenta inflamações na pele após entrar em contato com substâncias consideradas nocivas para os cães. Os principais agentes causadores disso são os produtos de limpeza, mas outros componentes presentes em shampoos, sabonetes e perfumes  também podem desencadear esse tipo de alergia em cachorro. Além de substâncias químicas, alguns tecidos - como lã e poliéster - costumam provocar esse tipo de dermatite.


A dermatite canina pode causar também perda de pelos, vermelhidão e inchaço na pele do animal
A dermatite canina pode causar também perda de pelos, vermelhidão e inchaço na pele do animal

3) Dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos

Uma possível infestação de parasitas, como pulgas e carrapatos em cachorro, pode ser o motivo por trás da dermatite canina. A dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos também pode ser reconhecida pela sigla DAPP, e acontece principalmente quando o animal possui alergia a algum componente presente na saliva desses parasitas. Ou seja, não é necessariamente a picada em si que vai provocar a alergia em cachorro, mas o contato com a saliva da pulga ou carrapato. 

4) Dermatite alérgica alimentar

A alergia alimentar em cães é um outro problema mais comum do que se imagina, e que pode provocar sintomas na pele como coceira e vermelhidão. É algo que acontece quando o organismo canino possui algumas restrições alimentares e, caso o animal ingira algum dos componentes “proibidos”, pode acabar manifestando reações alérgicas. Nessa situação, é sempre bom anotar tudo aquilo que o cachorro come por precaução, já que o pet geralmente tem alergia a mais de um ingrediente.

5) Dermatite acral por lambedura

Um cachorro lambendo a pata compulsivamente pode desencadear o que chamamos de dermatite canina acral por lambedura. Ou seja, o animal lambe tanto uma determinada região do corpo que acaba ferindo a pele. É importante, porém, observar o que acontece primeiro: o comportamento compulsivo de lamber as patas (ou qualquer outra região) ou a ferida. Se a ferida originar das lambidas, é provável que o cãozinho esteja com algum transtorno psicológico, como ansiedade ou depressão.

6) Dermatite seborreica canina

A dermatite seborreica canina atinge a parte mais superficial da pele e deriva de alterações na produção de sebo e queratina do organismo do cachorro. Isso compromete o processo de renovação celular que acontece a cada 22 dias, causando uma inflamação na pele do animal. É um quadro que pode ser primário ou secundário, sendo que os quadros primários são de origem genética e os secundários são decorrentes de doenças pré-existentes.

7) Dermatite por infecção bacteriana ou fungos

Esse tipo de dermatite canina acontece por consequência da ação de bactérias no corpo do cachorro, e também recebe o nome de dermatite úmida em cães. São feridas com aspecto inflamado e úmido, caracterizadas por lesões dolorosas com presença de pus e mau cheiro. Geralmente é uma manifestação que acontece após traumas, arranhões ou até mesmo infestação de parasitas que não foram tratados devidamente. Sendo assim, as bactérias, consideradas oportunistas, se aproveitam do desequilíbrio para aumentar a proliferação de novos agentes e abrindo espaço para infecções mais graves.

Conheça os principais sintomas da dermatite em cachorro

Dependendo do que causou a dermatite canina, os sintomas e manifestações podem ter uma diferença ou outra. Mas, de uma maneira geral, é válido sempre aumentar a observação com a saúde do seu pet se ele apresentar uma coceira excessiva e muito frequente em determinada parte do corpo. Para não restarem dúvidas, anote os principais sinais clínicos que podem surgir quando ocorre algum tipo de dermatite em cachorro:

  • coceira intensa
  • vermelhidão
  • queda de pelos
  • descamação
  • feridas na pele do cachorro com ou sem pus
  • descoloração da pele e dos pelos
  • escurecimento do local
  • formação de crostas
  • cachorro lambendo a pele sem parar

Vale lembrar ainda que alguns sintomas mais específicos também podem variar. Por exemplo, no caso de uma alergia alimentar, o cachorro pode apresentar dificuldade respiratória, vômitos e diarreia. 


O shampoo para dermatite canina ameniza os impactos causados pela inflamação e deve ser prescrito pelo veterinário
O shampoo para dermatite canina ameniza os impactos causados pela inflamação e deve ser prescrito pelo veterinário

Dermatite em cachorro: como tratar o problema?

Uma dúvida muito comum entre os pais de pet é como curar dermatite em cachorro. Infelizmente, alguns casos não têm cura - como a dermatite atópica canina -, mas é totalmente possível controlar os seus sintomas e dar mais qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas. Ainda assim, a melhor forma de saber como tratar dermatite em cachorro, remédios mais indicados e cuidados importantes é consultando um médico veterinário (de preferência especializado em dermatologia).

O uso de remédio para dermatite canina vai depender da raiz do problema, ou seja, daquilo que originou a inflamação na pele do animal, então somente com um diagnóstico fechado é que é possível determinar o melhor tratamento. Em todo caso, para amenizar os incômodos no pet, os veterinários costumam recomendar produtos específicos - como o shampoo para dermatite canina - que devem ser aplicados no cachorro durante o banho. 

Por isso, fica a dica: não dá para saber qual remédio é indicado na dermatite canina sem saber qual é a causa do problema. Até mesmo porque, dependendo da situação, outros medicamentos também podem ser prescritos pelo veterinário, auxiliando no tratamento da doença de base ou até mesmo no combate a bactérias, fungos e parasitas.

Dermatite em cachorro: remédio caseiro é uma opção válida?

O que não faltam são receitas naturais na internet que prometem ser uma maneira de como tratar dermatite em cachorro. Mas será que realmente vale a pena arriscar em algo desse tipo? Bom, a recomendação é sempre seguir à risca as orientações passadas pelo médico veterinário, mas vale a pena também conversar com um profissional de sua confiança sobre a possibilidade de incluir tratamentos alternativos e “caseiros”.

Dentre as opções de remédio caseiro para dar banho em cachorro com dermatite, destacam-se os óleos naturais, como o óleo de coco e o óleo de amêndoas. O óleo do coco atua como um antisséptico, acalmando a pele irritada; enquanto o óleo de amêndoas tem um poder anti-inflamatório e analgésico. O aloe vera também é comumente usado para inibir reações alérgicas, ajudando a melhorar o quadro de dermatite canina.

Alguns cuidados podem ajudar a prevenir a dermatite canina

Não basta apenas saber o que é bom para dermatite em cachorro depois do diagnóstico, o tutor também precisa entender que algumas medidas preventivas podem e devem ser implementadas para evitar esse tipo de transtorno. E nem precisa de muito para conseguir isso: com alguns cuidados básicos no dia a dia, já é possível manter o problema longe (pelo menos em certos casos). Confira uma pequena lista de cuidados para incluir na rotina:

1) Evitar o contato do animal com produtos de limpeza e substâncias potencialmente problemáticas;

2) Investir em bons remédios antipulgas e carrapatos para evitar possíveis infestações no corpo do animal;

3) Cuidar muito bem da higiene do cachorro com banhos periódicos, escovação semanal dos pelos e tosas regulares;

4) Após o banho de cachorro, secar muito bem todo o corpo do animal para evitar proliferação de fungos e bactérias;

5) Observar se o animal apresenta algum quadro de alergia alimentar e oferecer rações de alta qualidade para o pet;

6) Manter o ambiente limpo e longe de agentes causadores da dermatite canina.

Redação: Juliana Melo