Especial fim de ano!

Creche para cachorro: o que pode "reprovar" seu pet na avaliação?

Publicado - 27 Abril 2023 - 16h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Renata Bloomfield / Médica Veterinária Etologista Clínica

CRMV: 12084-RJ

Formada em Medicina veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) Pós-graduando em Etologia Clínica pela Qualittas.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Muitos tutores recorrem à creche para cachorro no dia a dia, seja porque trabalham fora ou para cuidar do animal em momentos específicos, como durante uma viagem. Não importa qual seja a situação, a verdade é que esses espaços são muito benéficos para cães de diferentes idades. Eles ajudam o animal a socializar, gastam a energia dos peludos e são uma maneira de evitar problemas de comportamento do cachorro, principalmente se ele passa muito tempo sozinho em casa. Ou seja, é um lugar com vários prós!

O que tem chamado a atenção na internet nos últimos meses, porém, são as histórias cachorros "reprovados" na creche. Apesar de parecer bobeira em um primeiro momento, muitas famílias ficam indignadas com esse tipo de situação. Para entender melhor como funciona a creche de cachorro e como são feitas as avaliações dos dogs, o Patas da Casa preparou uma matéria especial. Confira!

Creche para cachorro: por que esses espaços realizam avaliações antes do pet entrar e durante a permanência dele?

Na creche, o cachorro aprende a conviver com outros animais e é estimulado a brincar e interagir. Contudo, não é todo animal que se adapta com facilidade a esse tipo de ambiente. Para entender melhor a importância das avaliações, a médica veterinária Renata Bloomfield, especialista em comportamento animal, explica: “A avaliação é necessária pra ver a adaptação do cachorro no ambiente com pessoas que não são do convívio comum dele, mas que vão ter que interagir com ele. Tem que ver se ele aceita bem essa interação com outras pessoas e outros animais. Já durante a permanência, a gente avalia se ele se mantém confortável ali.”

Segundo a profissional, é fundamental entender o comportamento do cachorro nesse cenário. Se é um animal que fica muito ansioso ou que parece ser um cachorro medroso quando fica longe da família, por exemplo, é bom pensar em como será feita a introdução dele no ambiente. Já se é um cachorro que não gosta de espaços assim, pode ser que não valha a pena insistir. “A gente tem que respeitar a vontade do animal de não querer ficar com outros cães. Isso sem falar no quesito agressividade e reatividade com relação a outros animais e outras pessoas.”

Aprender como socializar cachorro com outros cachorros ajuda um pouco nesse aspecto, principalmente quando isso é feito logo no início da vida do animal. Afinal, a permanência de um animal na creche também envolve a segurança dos colaboradores e monitores. “A equipe tem que saber com quem que ela está lidando, como é aquele animal. Então isso tudo é observado na avaliação. Se é um animal que não gosta de ser manipulado é um animal que tem que repensar se ele pode estar ali dentro, porque a manipulação vai ter que ocorrer em alguns casos.” 

Avaliação da creche de cachorro pode trazer uma série de benefícios

Nas avaliações da creche de cachorro, é possível aprender mais sobre o comportamento e gostos do seu amigo de quatro patas. “Com a avaliação a gente vai ver o que que esse animal gosta mais. Se ele gosta de ficar com coleguinhas que tem mais atividade, que tem mais energia; se é um animal que prefere ficar com outros animais que gostam de um entrosamento menos ativo; se esse animal gosta de ficar mais com os monitores - porque ainda tem isso, alguns animais preferem ficar com os humanos e tem que ter um monitor disponível pra esses cães.” 

Conforme a profissional destaca, o principal benefício dessas avaliações é o respeito ao bem-estar individual do animal. Logo, é por meio desse primeiro contato que é possível determinar as turmas e descobrir quais cães têm mais afinidade entre si. “A avaliação não serve só pra gente avaliar a permanência do cão, como também pra gente fazer as turminhas. Botar de repente um cachorro que tem mais energia junto com o outro que tem mais energia ou fazer aquela turma dos mais quietinhos”, acrescenta Renata.

A creche para cachorro é um espaço perfeito para cães aprenderem a socializar e brincar

O comportamento de cachorro geralmente é o que leva um cachorro a ser “reprovado” na avaliação

Várias histórias bombaram nas redes sociais de cães reprovados na creche. Cachorros ficaram com a fama de injustiçados, mas um questionamento que apareceu foi: o que os doguinhos precisam fazer para serem “reprovados”? Sobre isso, a especialista esclarece: “A reprovação de um animal pode acontecer por causa de agressividade e reatividade - o que coloca em risco os funcionários e outros animais - ou por causa de cães que chegam mais afoitos em outros cães, o que pode gerar problemas de comportamento do cachorro.” 

Nesses casos, são cães que tem que aprender a conviver com o outro ou mudar de turma. Se o animal não se enquadrar em nenhuma turma, pode ser necessário investir no adestramento de cães para que ele aprenda a interagir com outros animais ou esse cão realmente é reprovado na creche. “Cães que tem medo e cachorros ansiosos, eu geralmente aconselho a passar por uma consulta com o comportamentalista, porque aí junto com a creche a gente consegue trabalhar esse animal e ver se ele vai se adaptar à creche. É um processo longo."

Creche para cachorros: quais impactos a reprovação pode causar no animal e na família?

Para quem não sabe quanto custa creche para cachorro, os valores costumam variar de acordo com a temporada e quantidade de horas que o animal fica no local. Mas, no geral, uma diária pode custar em média R$ 80. Por ter um preço relativamente alto, muitos tutores se frustram com a possibilidade de reprovação. No entanto, quando paramos para falar exclusivamente do comportamento do cachorro e dos impactos que isso causa nele, não há muito com o que se preocupar: o animal não vai ficar triste ou chateado por ter sido reprovado, até porque ele nem entende a dimensão disso.

“O que causa mais é o impacto na vida da família porque às vezes ela vai na expectativa de que o animal vai ser aceito de primeira. Muitas vezes a creche é vista como resolução de problemas de comportamento, e na verdade não é assim. Ela até auxilia, mas também depende muito do comprometimento da família. É importante entender que a creche de cachorro preza pelo bem-estar não só de um cão, como também de todos os coleguinhas que vão frequentar o espaço.”

A grande questão é como cada família vai reagir, caso tenha um cachorrinho reprovado. Para Renata, há dois caminhos que o tutor pode seguir: o primeiro é não aceitar e não fazer nada em relação ao problema; já o segundo é aceitar e fazer alguma coisa pelo animal. “O que eu aconselho é falar, de preferência, num lugar mais reservado e passar um feedback de forma bem delicada, com muita empatia, pra pessoa também se sentir acolhida. Mesmo que o animal dela não tenha sido aceito na creche, a pessoa tem que se sentir acolhida e procurar ali uma ajuda ali pro animalzinho dela.”

Até onde é saudável para o tutor realizar a avaliação do comportamento do cachorro?

Segundo a profissional, fazer a avaliação é sempre algo positivo, independentemente do resultado, porque é uma forma de conhecer mais a fundo o comportamento de cachorro. A questão é que o tutor tem que ter a cabeça aberta pra ouvir, entender e absorver o que foi passado. Vale até pedir uma segunda opinião, mas é importante ter em mente que a avaliação não é pra condenar o animal e afirmar se um cachorro é bom ou mau. Na verdade, ela serve para ajudar e auxiliar a família.

Caso a notícia seja de uma reprovação, também é importante que a avaliação venha junto com uma solução, seja o acompanhamento com um veterinário de comportamento ou por meio do adestramento de cães. “A avaliação é sempre positiva porque é sempre pra melhorar o dia a dia do animal, não só em casa, mas na rua, na creche, no convívio geral do pet com outras pessoas e outros animais.”

Redação: Juliana Melo
 

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas