Você tem ideia de como fazer para saber se a gatinha cruzou ou não? Identificar a duração do cio de um gato já é complicado e desvendar se a gata fêmea chegou a aceitar algum macho pode ser um enigma ainda mais difícil. Mas assim como o cio pode apresentar alguns sinais sutis, também é possível detectar se a sua gata cruzou ou não. Veja algumas dicas que o Patas da Casa reuniu a seguir!

Como saber se a gatinha cruzou: quais são os principais sinais?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Descobrir como saber se a gatinha cruzou é algo muito útil para os tutores. É preciso prestar atenção no comportamento do animal. Um dos principais indícios que o animal cruzou é que ele começa a urinar com mais frequência. O xixi do gato também costuma ficar com um odor mais forte e muitas vezes a gatinha acaba fazendo fora da caixinha de areia. Além disso, a gatinha começa a ter um comportamento mais dengoso, demonstrando mais carência e buscando mais atenção do tutor. Ela pode miar mais e se esfregar mais em você na tentativa de ganhar carinho. A gatinha também vai querer passar mais tempo ao lado dos tutores

Quanto tempo dura a gestação de um gato?

Saber se a gatinha cruzou ou não é uma questão de responsabilidade, principalmente caso ela ainda não seja castrada. Se ela realmente tiver cruzado, em breve sua casa estará cheia de filhotes de gato. Por isso, entender um pouco mais sobre a gestação de gato é fundamental. Saber exatamente a quanto tempo a gatinha está grávida pode ser mais difícil, mas o tempo de gestação de gato geralmente varia entre 63 e 67 dias. A felina não costuma demonstrar sintomas até as semanas finais da gravidez. Por isso, se você suspeita que sua pet está grávida, é importante consultar um médico veterinário para confirmar. O tempo de gestação do gato pode variar de animal para animal e o acompanhamento de um profissional é essencial para uma gravidez e um parto tranquilo. Os principais sinais de que a gata está prenha são:

  • mamilos maiores e vermelhos
  • vômitos
  • inchaço abdominal
  • aumento de peso
  • aumento do apetite

O médico veterinário poderá confirmar a gravidez com um exame de ecografia de gato - período da gestação mais indicado para fazer o exame é no mínimo de 15 dias. A partir do 40º dia de gravidez, o profissional poderá indicar quantos gatinhos a felina está esperando. Mas lembre-se que um filhote maior pode esconder gatinhos menores no útero. Por isso, se prepare sempre para ter mais filhotinhos em casa do que o previsto. A identificação do sexo dos filhotes é algo que você deve se preparar para os primeiros dias dos recém-nascidos. 


Tempo de gestação de gato pode variar entre 63 e 67 dias
Tempo de gestação de gato pode variar entre 63 e 67 dias

Como ocorre o cruzamento de gatos?

Outra coisa importante para o tutor é entender como ocorre o cruzamento dos gatos. Tendo essas informações, você pode se antecipar e ficar atento para que o cruzamento não ocorra. Os gatos cruzam quando a gata está no cio e aceita a relação com algum macho. A fêmea posiciona seu ventre no chão e levanta ac auda para que o gato macho suba em cima dela e faça a penetração. Durante a relação, o macho dá mordidas em parte da nuca da fêmea, o que pode causar muita dor na gatinha.

Cio de gato dura quanto tempo?

Antes mesmo de saber se a gatinha cruzou, é importante entender como saber se gata está no cio. A gata só aceita a cruza durante esse período, por isso entender esses sinais pode ser muito útil para o tutor. Durante o período do cio, a gatinha passa miar mais frequentemente. É comum que a fêmea comece a se encostar nos objetos e móveis da casa e também apresente um comportamento mais amigável. O cio de gato fêmea costuma durar de 5 a 10 dias. Entretanto, caso a gatinha cruze, o cio se encerra cerca de 48 horas após o cruzamento. Caso a gatinha fique grávida, o cio de gato depois da cria ocorre oito dias após o desmame, mas também pode acontecer sete dias após o parto quando a felina não amamenta. Em todo caso, caso não queira que ela engravide, o melhor método de prevenir isso é com a castração, que inclusive diminui as chances do pet desenvolver algumas doenças. E jamais utilize anticoncepcional para gatos: o alto nível de hormônios pode afetar muito a saúde da gatinha, aumentando a chance de desenvolver tumores.

Redação: Hyago Bandeira